É inspirador imaginar uma loja online a faturar sem parar, não é? Uma loja que venda tanto que o deixa sem mãos a medir.
Imaginar que a internet é a América dos tempos modernos, a nova corrida ao ouro, a terra (digital) das oportunidades, onde o sucesso é mais do que uma garantia.
Afinal, as possibilidades são infinitas quando milhares de milhões de pessoas utilizam a internet a toda a hora, sem limites nem barreiras físicas.
Posso continuar a aumentar-lhe as expetativas mas, se não existir uma estratégia digital forte, corre o risco de tornar a sua loja numa espécie de mercearia de aldeia, perdida num recanto qualquer da internet, onde ninguém vai, ninguém compra, ninguém vende. Se assim é, de que vale ter uma loja online, se são só despesas, desilusões e frustrações, sem visitas nem vendas suficientes? Para quê tanto trabalho?
Ao longo dos anos na Bluesoft, temos trabalhado com várias marcas que chegam até nós após maus investimentos no online. Dizem-nos frequentemente: "a nossa loja online foi muito cara, deu imenso trabalho mas, não vende."
Esta é a razão pelo qual escrevi este artigo, quero "dar-lhe de bandeja" algumas dicas a seguir para começar a vender online com sucesso.
As lojas online desenvolvidas pela Bluesoft estão na lista das que mais vendem em Portugal.
A primeira peça do puzzle é saber como atrair as pessoas certas, porque sem visitas não existem vendas. As pessoas certas são as que têm uma maior probabilidade de se tornarem clientes, ou seja, são o seu público-alvo.
Tenha uma noção clara do mercado: Sabe quantas pesquisas existem, todos os meses, no Google pelos produtos que quer vender? Os seus produtos aparecem nos resultados dessas pesquisas?
Acima de tudo, valorize o posicionamento e a visibilidade: Imagine uma loja física na principal avenida da cidade. Agora imagine a mesma loja numa aldeia do interior. Qual acha que vende mais?
Existem duas ações que fazemos de forma constante: uma é respirar, a outra é pesquisar no Google. Quando queremos algo, pesquisamos. A título de exemplo: só no mês de Novembro de 2018, existiram 450.000 (aproximadamente meio milhão) pesquisas por "Black Friday" em Portugal. As "Prendas de Natal" registaram 33.100 pesquisas em Dezembro, demonstrando assim que a recolha de informação, e consequente tomada de decisão, por parte dos Portugueses ocorre, cada vez mais, em ambiente online, sobretudo nas épocas festivas e durante as efemérides onde o consumo é mais acentuado.
As lojas online são feitas para vender nos 365 dias do ano. Para isso, é fundamental saber aquilo que pesquisa o potencial cliente, a que horas pesquisa, os seus interesses, preferências e até as suas emoções, e claro, aparecer em lugar de destaque (nos primeiros resultados) pelo que é pesquisado.
Tudo o que é pesquisado no Google é registado temporal e geograficamente (quando e onde ... e quem)! É sobre estes dados que devemos focar toda a atenção!
Se a loja online vender calçado infantil, deverá aparecer na 1ª posição de resultados do Google por "calçado infantil", "sapataria infantil", "sapatos criança", "sapatarias colombo", "botas menina" e até por "regresso às aulas", caso não apareça, perderá milhares de potenciais vendas.
Se a loja online vender calçado de segurança, deverá aparecer na 1ª posição de resultados por "calçado de segurança", que tem 1.000 pesquisas mensais em Portugal. No Reino Unido deverá aparecer por "safety shoes", termo que conta com 14.800 pesquisas mensais. No entanto, existem outras pesquisas relevantes pelas quais a loja deverá aparecer.
É fundamental a existência de um relatório de keywords relacionadas com a oferta da loja online. Esta será sempre a base de trabalho principal para uma estrutura otimizada, seja ao nível de conteúdos, seja ao nível técnico.
Ao pesquisar "sapataria infantil" encontrará um cliente Bluesoft na 1º posição orgânica
Ao pesquisar "calçado de segurança" encontrará um cliente Bluesoft na 1º posição orgânica
Na Bluesoft as lojas online são desenvolvidas à medida, com máxima atenção prestada ao detalhe e à qualidade tecnológica. Tecnologia essa, otimizada, assente em dados estruturados e com elevados níveis de performance.
A internet atingiu uma dimensão, com milhões e milhões de novas páginas lançadas para a web todos os dias, em que os motores de pesquisa querem dados organizados e estruturados para serem consumidos com ordem e relevância. Em suma: "fazer a papinha ao Google".
Plataformas "pré feitas" como Shopify, WooCommerce, são tentações fáceis, baratas e de rápida implementação. Contudo, não cumprem as boas práticas de otimização ansiadas pelos motores de pesquisa, sendo na maioria dos casos, classificadas como "lixo" por parte dos motores de pesquisa e aplicações. Conclusão: não vendem!
Para vender é necessário aparecer nos primeiros resultados de pesquisas, para aparecer nos primeiros resultados é necessário conquistar a credibilidade orgânica. Para que isso aconteça, a tecnologia deverá ser "perfeita" e seguir criteriosamente as "regras" do ponto de vista técnico, "uma espécie de relógio Suíço".
Ao pesquisar "dados estruturados" encontrará a Bluesoft na 1º posição orgânica
Se os produtos que quer vender não aparecem na primeira página de resultados, não têm visibilidade, não existem, logo não vende!
Seja ambicioso. Não queira só a 1ª posição de resultados. Queira toda a 1º página do Google pelas keywords do seu negócio.
Ao pesquisar "remoção de tatuagem", "preço remover tatuagem" ou outras keywords relacionadas, encontrará um cliente Bluesoft em todas as primeiras posições de resultados.
Não é à toa que o Marketing de Conteúdo é considerado o ouro do século XXI!
Como atrair, reter e envolver os consumidores?” Ora, num mundo onde 75% deles recorrem a pesquisas na internet antes de efetuarem uma compra, um bom princípio de base será apostar na produção de conteúdo relevante, o inbound marketing: tática que permite atrair a atenção do consumidor, no momento em que ele mais necessita de informação útil para satisfazer as suas necessidades.
Estes conteúdos devem acertar bem no público-alvo e nos seus problemas, nas suas dores, nas suas dificuldades. Tocando-lhe na ferida, o público-alvo vai sentir ainda mais a ferida. Sentindo ainda mais a ferida, vai querer tratá-la. Querendo tratá-la, vai procurar uma solução. Procurando uma solução, encontra a sua marca, os seus produtos. Afinal, a sua marca já lá estava.
Saiba mais acerca de Marketing de Conteúdo
Investir em publicidade online é uma estratégia a considerar. A publicidade paga permite-lhe:
Já agora, se pesquisar por "publicidade orgânica" ou "publicidade paga" no Google, encontrará um artigo nosso, exclusivamente dedicado à publicidade online, na primeira página dos resultados devolvidos.
SEO, ou Search Engine Optimization, consiste numa série de implementações de ordem técnica e de conteúdos de forma otimizar um site para que os motores de busca (Google, Yahoo, Bing, Ask, entre outros), entendam o conteúdo como relevante e o mostrem-no em primeiro lugar aos seus utilizadores. É esse o significado de SEO.
Se quer ser a referência de vendas online no seu setor. Contacte-nos e faça parte da lista das lojas que mais vendem online!
Pedro Duarte | Bluesoft