A Era do Mobile-First

08 fev 2018
A Era do Mobile-First

Já não é novidade para ninguém que os smartphones e os tablets mudaram a forma como os utilizadores se relacionam com a web.

Pela primeira vez, a utilização de dispositivos móveis disparou ao ponto de as pesquisas efetuadas no Google em mobile ultrapassarem as realizadas em desktop (computadores). A Google, evidentemente, não ficou alheia a este marco histórico e cedo anunciou que passará a basear os seus critérios de indexação e posicionamento na versão mobile do site (smartphones e tablets) em detrimento da versão desktop, atualizando o algoritmo com o Mobile First Index.

O Mobile First Index tem como objetivo proporcionar uma melhor experiência do utilizador (UX - User Experience) em dispositivos móveis, que, presentemente, já representam 67% de todos os acessos à internet.

 

Qual é a grande mudança com o Mobile First Index?

Como a própria terminologia advinha, a atualização Mobile First Index significa que o Google passará a indexar e a posicionar os sites em função da experiência de utilização em ambiente mobile.

Atualmente, as páginas de um website são avaliadas e posicionadas pela sua versão desktop – pese embora que nos resultados devolvidos em smartphones, seja exibida a versão mobile da página. De futuro, o Google passará a rastrear os websites pela versão mobile dos mesmos.

Para ter uma boa classificação e posição nos resultados devolvidos para as pesquisas realizadas no Google será incontornável, no futuro, contar com um site, blog ou loja online “amigável” à navegação e que detenha uma excelente performance em mobile. Contudo, ainda poliferam websites que, por não serem responsive, verão o seu posicionamento severamente penalizado pelo Google.

 

Experiência do utilizador (UX)

Hoje, e doravante, um dos pré-requisitos para estar conforme os critérios do Google é apresentar um website responsive (um site que se adapte aos diferentes dispositivos) e com um design apelativo e funcional, otimizado tanto para mobile como para desktop

 

É importante que cumpra o seguinte:

Mobile Friendly – que apresente um layout responsive adaptado a qualquer dispositivo. Sabia que 67% dos utilizadores consideram mais provável comprar num site mobile-friendy? 

Accelerated Mobile Pages (AMP) – que o carregamento da página seja instantâneo. Sabia que 53% dos utilizadores abandona uma página mobile se demorar mais do que 3 segundos para carregar?

Flexible texts and images – que o conteúdo (textual ou gráfico) seja flexível e esteja bem estruturado para ambas as versões (desktop e mobile).

Motores de Busca e SEO

Converter o utilizador em cliente é um dos objetivos mais relevantes para as marcas. Esta conversão é mais expressiva quando tem origem nos motores de busca, de onde provém a grande maioria dos visitantes a um website. Por isso, para que a presença das marcas seja forte na primeira página dos resultados devolvidos pelo Google para pesquisas por produtos, serviços ou soluções, ter uma tecnologia responsive é essencial.

Se o seu website já está adaptado para mobile, é um site responsive, a velocidade de carregamento de página é rápida (AMP) e alicerçou-se numa estratégia de SEO (Search Engine Otimization), não tem de se preocupar. Se já tem uma estratégia de SEO bem definida, um bom produto e um design eficaz, muito provavelmente não será surpreendido com uma penalização por parte do Google.

Os dispositivos móveis já fazem parte da nossa rotina, proporcionando maior rapidez e fluidez no dia-a-dia. Como observámos, o mobile-first é um fator determinante no processo de avaliação e de atribuição das ambicionadas posições cimeiras por parte dos motores de busca.

 

O seu site não está preparado para a nova mudança da Google? Não se preocupe!

Numa sociedade em que todos estamos conectados é imperativo ter sucesso no digital.

Na Bluesoft adaptamo-nos à realidade e encontramos soluções para os nossos clientes. Assim sendo, estamos prontos para a chegada da "Era do Mobile-First". Desenvolvemos websites em tecnologia responsive, orientados aos motores de pesquisa (SEO) e delineamos estratégias para obter os melhores resultados no plano digital. Desenhamos e implementamos websites friendly adaptados a quaisquer dispositivos.

partilhe
Subscrever Blog
Subscrever Blog

Acompanhe o nosso Blog