A minha experiência num emprego do século XXI

25 jan 2018
A minha experiência num emprego do século XXI

Assim que entrei para a Bluesoft, um dos desafios que me foi dado, foi a participação no blog. Todas as semanas é preciso escolher um tema e trabalhá-lo. Esta semana pensei, porque não falar de mim? Porque não falar da experiência que estou a viver nesta empresa? Mas antes disso vou contar-vos um bocadinho da minha história!

Chegamos a um momento da vida e deparamo-nos com “vai correr tudo bem”, “vais arranjar um trabalho”. E a verdade é que arranjei. Arranjei vários, mas não houve um que me preenchesse, não houve um que me fizesse saltar da cama com vontade de trabalhar. Depois da frustração e da tristeza que é trabalhar em algo que não nos faz felizes, a motivação e esperança por um trabalho que me preenchesse, não desapareciam.

 

O meu hobbie chegou a ser “enviar currículos”. 

Após alguns empregos chatos, que aceitei porque tinha que ser, porque temos que sobreviver, começamos a ouvir “vais arranjar um trabalho melhor”, “vai correr tudo bem”, “fecha-se uma porta, abre-se uma janela” ... e a verdade é que abriu mesmo!

Comecei a trabalhar na Bluesoft logo nos primeiros dias de 2018, bela maneira de começar o ano, não é?

Não deixo de aceitar oportunidades para realizar alguns sonhos. Aliás este trabalho em que estou é uma dessas situações, permitiu-me dar andamento a outros sonhos. Apesar de que, não tenho dúvidas, que é onde eu quero estar agora. Onde eu me sinto bem, onde eu todos os dias aprendo algo novo, onde eu quero pertencer.

Os primeiros dias não foram fáceis, senti como se estivesse num país diferente, com uma língua que não dominava (nem domino). Mas tinha-me saído a sorte grande e eu tinha (e tenho) de aproveitar. É um misto de sentimentos de se fazer o que se gosta e medo de cair. Todos os dias. Um sobe e desce. De manhã à tarde. Uma montanha russa de risos e nalguns dias de perda total.

A área do Marketing Digital tem muito que se lhe diga, é como um glossário cheio de palavras estranhas. Nos primeiros dias percebi que tudo o que achava que sabia deste mundo representava apenas 20%. Achava que sabia o que era SEO (search engine otimization), achava que sabia o que era Inbound Marketing, Meta Tags, Long Tail, CTR...

 

Será eternamente desafiante sair da nossa zona de conforto.

Porque é que se muda o corte de cabelo se não fica mal, porque é que se termina uma relação quando as coisas não correm assim tão mal, porque é que se procura um novo emprego quando se tem um salário ao final do mês? A resposta será a mesma: porque existe uma diferença entre ser suficiente e ser satisfatório.

Mais do que um emprego que nos pague as contas ao final do mês, quer-se um emprego apaixonante, um emprego que dê satisfação, desafio, reconhecimento, que nos preencha e faça sentir que as muitas horas nele despendidas valeram a pena. E eu acho que encontrei!

 

Perseguir e aceitar oportunidades.

Aprendi a aceitar as oportunidades que surgem, medindo-as, ponderando-as, mas aceitando a vida como ela é. Pode não ser aquilo com que imaginei, mas sei que com isso posso sempre adquirir novas aprendizagens, novas capacidades e essencialmente crescer.

Nestas duas semanas repeti muitas vezes “estou a adorar o meu novo trabalho, tenho mesmo sorte”. Esta nova oportunidade leva-me a conhecer e adquirir novas competências que sempre quis desenvolver. Tenho sorte em trabalhar com pessoas que me fazem crescer com cada uma delas, de poder repetir todos os dias o melhor resumo da sorte que tenho: adorar o meu trabalho.

Trabalhar na Bluesoft significa lidar com diferentes metas no dia a dia. Para que o cliente se sinta sempre satisfeito com o nosso trabalho, é preciso muita organização e trabalho em equipa: Criamos estratégias de marketing digital, posicionamos empresas, monitorizamos o comportamento do consumidor e tentamos antecipar tendências. Mas cada um tem o seu trabalho.

 

Porquê trabalhar na Bluesoft?

Mais do que uma empresa ambiciosa e especialista em Estratégia, SEO e Reputação Digital, a Bluesoft é uma empresa que se preocupa com a equipa, com o objetivo de levar os clientes para um patamar superior.

Sempre fui uma pessoa sonhadora e determinada. Posso não esgotar todas as minhas energias para alcançar o que quero, mas não deixo de lutar por um sonho e nunca deixo de tentar. A equipa da Bluesoft também é assim. Por muito difícil que pareça, por muito cansativo que seja, por muito frustrante que seja tentar e tentar, nunca, mas nunca desiste.

É incrível trabalhar num ambiente assim, aqui ou somos uma equipa ou não somos. Aqui terei oportunidades para crescer profissionalmente.

 

Nesta empresa acreditam em mim e dão-me responsabilidades - e isso dá-me confiança para alcançar mais. Essa é uma experiência que também levo para a minha vida pessoal, porque é assim que se trabalha em equipa.

Eu pertenço aqui, à Bluesoft que se importa com a credibilidade das empresas dos clientes no digital, que se importa com a visibilidade, com a reputação e tudo o que a rodeia.

 

Sofia Cary

Linkedin.com/in/sofia-cary

partilhe
Subscrever Blog
Subscrever Blog

Acompanhe o nosso Blog