Imagine que vai viajar para as Ilhas Maldivas. Quer sol, praia, descanso. Prepara uma mala com roupa leve, fato de banho, óculos de sol, chinelos e protetor solar.
Agora imagine que vai para a Islândia em Janeiro. Imagina-se a levar a mesma mala? Acha possível cumprir os mesmos objetivos de praia, sol, calor e descanso que encontraria nas Maldivas?
Planear uma viagem pelas redes sociais é o equivalente a planear uma viagem pelo mundo. Até podemos seguir sem rumo, mas é pouco provável que cheguemos a todos os lugares de interesse. Veja aqui, em aproximadamente 80 segundos, o que precisa de saber para iniciar uma viagem de sucesso com a sua marca nas redes sociais.
Para uma viagem triunfante, é preciso planear, traçar objetivos, fazer reconhecimento dos lugares, de quem se vai encontrar e estar preparado para as diferentes características de cada lugar.
Ou seja, é preciso criar uma estratégia de marketing digital para as redes.
E tal como numa grande viagem, uma estratégia é meio caminho para o sucesso. As redes sociais devem adaptar-se à estratégia e não a estratégia às redes.
Para que comece da melhor forma possível, é fundamental que tenha planeado alguns passos básicos. No entanto, pela sensação de urgência em estar presente na web, as marcas atiram-se sem rumo, bússolas, mapas ou planos de segurança. Se por um lado, a viagem digital pode proporcionar-nos uma panóplia de novas oportunidades, também pode ser uma fonte de desperdício de tempo, recursos e dinheiro, caso viajem à deriva.
Se quer organizar uma viagem de sucesso, comece por perceber onde está e onde quer chegar. É melhor ir de avião ou comboio? Começar pelo Norte ou pelo Sul? Que devo fazer antes de ir? Preciso de passaporte e vacinas?
É necessário pesquisar e analisar.
Conhecer os costumes de um país que vamos visitar torna tudo mais simples. Da mesma forma, no marketing digital é necessário conhecer as dinâmicas das redes. Não queira ficar perdido em território desconhecido.
Há um mundo de redes sociais e plataformas digitais que tem de conhecer para se poder integrar: Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter, YouTube, Pinterest, Snapchat, Google Plus, Vine, Tumblr e muito mais.
A sua influência, utilização e popularidade variam de país para país, mas também pelo target que a utiliza e consequentemente pelos seus interesses, áreas de estudo e habilitações literárias.
Tal como os países espalhados pelo mundo, as redes sociais não são homogéneas, não são todas iguais e não se comportam todas da mesma maneira.
É indispensável entender e selecionar as redes sociais que fazem sentido para a sua marca e de que forma pode destacar-se, tornar-se num agente ativo e influenciador que todos querem acompanhar.
Uma viagem que não é programada, pode fazer-nos perder tempo desnecessário. Também para uma marca, sem planeamento, estratégia, e objetivos concretos, mensuráveis e calendarizados, torna-se difícil prever e avaliar resultados.
As vendas são quase sempre a meta, mas há escalas que fazem mais sentido que outras.
É preciso colocar e responder às questões que vão surgindo:
- O que é preciso para aumentar as vendas: visibilidade e reconhecimento da marca? Uma melhor comunicação com atuais clientes?
- É urgente mais e melhor tráfego no website? Se sim, como atrair potenciais consumidores para uma loja online?
- Como é que as redes sociais me podem auxiliar?
Após o diagnóstico da situação, é necessário conhecer as caraterísticas de cada uma das redes sociais e analisar como estas podem ajudar a marca a alcançar resultados. Ou seja, uma verdadeira viagem de introspeção.
Se viajar para um novo país, quererá aprender como se diz “Olá”, “Por favor”, “Obrigada” e outros vocábulos que lhe permitam comunicar minimamente com as pessoas à sua volta. No marketing digital, deve tornar-se uma pessoa fluente para que esteja sempre no caminho certo.
Por exemplo, vamos imaginar uma marca de alimentos saudáveis, que promova a saúde, o exercício e o bem-estar. Antes de começar a fazer publicações, deve saber com quem e como deve comunicar.
É preciso conhecer as redes, os seus utilizadores e adaptar os caminhos, de forma a levar a sua marca ainda mais longe:
Seguindo o exemplo dado, concluímos que fará mais sentido adoptar duas estratégias diferentes:
No Facebook: | No Instagram: | |
- publicar na hora do almoço / início da tarde - dirigir-se para um público feminino, mais velho - focar as publicações, por exemplo, em recém-mamãs ou com filhos até aos 12 anos, predispostas para receber informação sobre alimentação equilibrada |
- publicar de manhã - dirigir-se a um público jovem, mais masculino - focar em conteúdos sobre exercício, musculação e bem-estar, com os produtos que comercializa, com conselhos e hábitos saudáveis, que correspondam ao conceito que o público procura |
Os exemplos variam consoante os produtos e targets, mas há uma regra comum a todos eles: não pode comunicar de forma indiferenciada, para diferentes tipos de suportes e pessoas.
Uma viagem segura é uma viagem sem grandes preocupações. Uma marca com uma estratégia de marketing digital, é uma marca segura dos seus objetivos.
Analise, planeie, meça resultados, volte a planear. Invista tempo e dinheiro em formação ou numa boa parceria digital. Na verdade, qualquer um pode publicar umas piadas ou fotografias, mas só quem entende o meio poderá garantir-lhe resultados seguros e assertivos.
Se quer que a sua empresa comece uma viagem pelas redes sociais que dure muito mais que 80 segundos, contacte-nos. Boa viagem!
Inês Santos | Bluesoft