A volta ao mundo das redes sociais em 80 segundos

30 nov 2017
A volta ao mundo das redes sociais em 80 segundos

Imagine que vai viajar para as Ilhas Maldivas. Quer sol, praia, descanso. Prepara uma mala com roupa leve, fato de banho, óculos de sol, chinelos e protetor solar.

Agora imagine que vai para a Islândia em Janeiro. Imagina-se a levar a mesma mala? Acha possível cumprir os mesmos objetivos de praia, sol, calor e descanso que encontraria nas Maldivas?

Planear uma viagem pelas redes sociais é o equivalente a planear uma viagem pelo mundo. Até podemos seguir sem rumo, mas é pouco provável que cheguemos a todos os lugares de interesse. Veja aqui, em aproximadamente 80 segundos, o que precisa de saber para iniciar uma viagem de sucesso com a sua marca nas redes sociais.

Decida para onde quer ir

Para uma viagem triunfante, é preciso planear, traçar objetivos, fazer reconhecimento dos lugares, de quem se vai encontrar e estar preparado para as diferentes características de cada lugar.

Ou seja, é preciso criar uma estratégia de marketing digital para as redes.

E tal como numa grande viagem, uma estratégia é meio caminho para o sucesso. As redes sociais devem adaptar-se à estratégia e não a estratégia às redes.

Planeie a sua viagem

Para que comece da melhor forma possível, é fundamental que tenha planeado alguns passos básicos. No entanto, pela sensação de urgência em estar presente na web, as marcas atiram-se sem rumo, bússolas, mapas ou planos de segurança. Se por um lado, a viagem digital pode proporcionar-nos uma panóplia de novas oportunidades, também pode ser uma fonte de desperdício de tempo, recursos e dinheiro, caso viajem à deriva.

Se quer organizar uma viagem de sucesso, comece por perceber onde está e onde quer chegar. É melhor ir de avião ou comboio? Começar pelo Norte ou pelo Sul? Que devo fazer antes de ir? Preciso de passaporte e vacinas?

É necessário pesquisar e analisar.

Pesquise sobre as novas culturas que vai encontrar

Conhecer os costumes de um país que vamos visitar torna tudo mais simples. Da mesma forma, no marketing digital é necessário conhecer as dinâmicas das redes. Não queira ficar perdido em território desconhecido.

Há um mundo de redes sociais e plataformas digitais que tem de conhecer para se poder integrar: Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter, YouTube, Pinterest, Snapchat, Google Plus, Vine, Tumblr e muito mais.

A sua influência, utilização e popularidade variam de país para país, mas também pelo target que a utiliza e consequentemente pelos seus interesses, áreas de estudo e habilitações literárias.

Tal como os países espalhados pelo mundo, as redes sociais não são homogéneas, não são todas iguais e não se comportam todas da mesma maneira.

É indispensável entender e selecionar as redes sociais que fazem sentido para a sua marca e de que forma pode destacar-se, tornar-se num agente ativo e influenciador que todos querem acompanhar.

Programe as escalas e aproveite-as da melhor forma

Uma viagem que não é programada, pode fazer-nos perder tempo desnecessário. Também para uma marca, sem planeamento, estratégia, e objetivos concretos, mensuráveis e calendarizados, torna-se difícil prever e avaliar resultados.

As vendas são quase sempre a meta, mas há escalas que fazem mais sentido que outras.

É preciso colocar e responder às questões que vão surgindo:

- O que é preciso para aumentar as vendas: visibilidade e reconhecimento da marca? Uma melhor comunicação com atuais clientes?

- É urgente mais e melhor tráfego no website? Se sim, como atrair potenciais consumidores para uma loja online?

- Como é que as redes sociais me podem auxiliar?

Após o diagnóstico da situação, é necessário conhecer as caraterísticas de cada uma das redes sociais e analisar como estas podem ajudar a marca a alcançar resultados. Ou seja, uma verdadeira viagem de introspeção.

 

guia redes sociaisguia redes sociais

Saiba como comunicar com os locais

Se viajar para um novo país, quererá aprender como se diz “Olá”, “Por favor”, “Obrigada” e outros vocábulos que lhe permitam comunicar minimamente com as pessoas à sua volta. No marketing digital, deve tornar-se uma pessoa fluente para que esteja sempre no caminho certo.

Por exemplo, vamos imaginar uma marca de alimentos saudáveis, que promova a saúde, o exercício e o bem-estar. Antes de começar a fazer publicações, deve saber com quem e como deve comunicar.

É preciso conhecer as redes, os seus utilizadores e adaptar os caminhos, de forma a levar a sua marca ainda mais longe:

 

facebook Vs Instagram redes sociais

Seguindo o exemplo dado, concluímos que fará mais sentido adoptar duas estratégias diferentes:

No Facebook:      No Instagram:

- publicar na hora do almoço / início da tarde

- dirigir-se para um público feminino, mais velho

- focar as publicações, por exemplo, em recém-mamãs ou com filhos até aos 12 anos, predispostas para receber informação sobre alimentação equilibrada

 

- publicar de manhã

- dirigir-se a um público jovem, mais masculino

- focar em conteúdos sobre exercício, musculação e bem-estar, com os produtos que comercializa, com conselhos e hábitos saudáveis, que correspondam ao conceito que o público procura

 

Os exemplos variam consoante os produtos e targets, mas há uma regra comum a todos eles: não pode comunicar de forma indiferenciada, para diferentes tipos de suportes e pessoas.

Faça um seguro e viaje descansado

Uma viagem segura é uma viagem sem grandes preocupações. Uma marca com uma estratégia de marketing digital, é uma marca segura dos seus objetivos.

Analise, planeie, meça resultados, volte a planear. Invista tempo e dinheiro em formação ou numa boa parceria digital. Na verdade, qualquer um pode publicar umas piadas ou fotografias, mas só quem entende o meio poderá garantir-lhe resultados seguros e assertivos.

Se quer que a sua empresa comece uma viagem pelas redes sociais que dure muito mais que 80 segundos, contacte-nos. Boa viagem!

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