O marketing digital é uma área muito, muito vasta. Uma agência de marketing digital é uma empresa cujos profissionais se especializam nos mais variados campos desta área.
O seu objetivo principal é melhorar a performance online de uma empresa e aumentar os seus resultados digitais.
Para isso, a agência de marketing digital cria os mais diversos conteúdos e coloca em prática diferentes estratégias de comunicação, sempre focados na experiência do utilizador – o potencial consumidor digital.
Mas será que vale a pena contratar uma agência de marketing digital? Continue a ler.
Uma agência de marketing digital é uma empresa que se concentra na promoção da marca e na venda de produtos em canais de comunicação exclusivamente digitais.
Na prática, uma agência de marketing digital aplica ou adapta ao universo online os conceitos fundamentais da área do marketing tradicional e da comunicação.
Mesmo assim, a verdade é que as possibilidades que a interação digital nos trouxe, deram também origem a novos tipos de profissões e serviços que apenas se encontram numa agência de marketing digital.
O SEO – Search Engine Optimization – é um exemplo disso mesmo. Mas existem outros, como é o caso do UX Design ou o planeamento e a gestão de campanhas online através do Google Ads ou das redes sociais, por exemplo.
Do mesmo modo, uma boa agência de marketing digital conta ainda com a área da programação para criar e a oferecer soluções digitais inovadoras, desenhadas à medida de cada cliente.
Para interagir com os seus clientes online precisa de utilizar os canais digitais à sua disposição. Ou seja, precisa dos serviços de uma agência de marketing digital online.
Se há um conteúdo de marca online, o mais certo é ter sido criado por uma agência de marketing digital. Assim sendo, é capaz de imaginar o que é que faz?
A melhor resposta para esta pergunta é mesmo outra pergunta: o que é que não faz uma agência de marketing digital!?
Análise de dados, estratégia, criação e desenvolvimento de aplicações, landing pages e sites, gestão de anúncios online, gestão de canais digitais – redes sociais, emails, newsletters, blogs – gestão de tráfego pago, gestão de tráfego orgânico, produção de conteúdos escritos, produção de conteúdos visuais, etc. etc. etc.
Esta é uma lista de alguns dos muitos serviços que uma agência de marketing digital deve ser capaz de fornecer ao mercado.
Mas se tivermos de os reduzir a todos a uma única palavra, essa palavra seria: resultados. Se fossem duas palavras: performance digital. E três: trabalhar com dados. Vejamos o caso da Bluesoft.
Somos uma agência de marketing digital, mas, acima de tudo, somos uma agência de SEO. Trabalhamos com dados para melhorarmos a sua performance digital de modo a aumentarmos os seus resultados – leia-se: presença online e número de vendas.
Ora, se já acompanha o nosso blog e os nossos mais de 150 artigos acerca do universo digital e do que significa ser uma agência de marketing digital em Portugal, sabe que o SEO é uma área que abrange muito mais do que as Search Engine Results Page.
Todos os conteúdos online, veiculados em todos os canais de comunicação digitais, precisam de uma estratégia que os justifique, bem como podem e devem ser otimizados.
Isto pode ser feito por uma agência de marketing digital, não só na ótica do utilizador, mas também na ótica dos algoritmos, como o algoritmo do google.
Sejamos claros: qualquer empresa de marketing digital tem o potencial de alavancar o seu negócio na internet. Esta é a parte fácil – as vantagens do marketing digital são óbvias.
A parte mais complicada é escolher a agência de marketing digital mais adequada para si e para o seu negócio.
Embora a maioria das agências de marketing digital ofereçam ao mercado um diversificado leque de serviços, a verdade é que muitas destas também se especializam numa ou noutra área.
Como vimos, a Bluesoft é uma agência de marketing digital especializada em SEO e criação de sites e lojas online. Mas também implementamos campanhas online ou gerimos redes sociais, por exemplo.
Mesmo assim, assumimos a nossa especialização enquanto agência de marketing digital.
Sabemos que a maioria dos utilizadores começa por fazer uma pesquisa no Google, em busca dos produtos que procuram. Aliás, é por aqui que começa cerca de 85% de toda a navegação na internet.
Queremos que a sua empresa seja a primeira resposta que veem.
Quando opta por colaborar com uma agência de marketing digital, está à procura de melhorar a sua presença online e, por isso, a tentar melhorar os seus resultados. Para nós, o SEO é a resposta.
Os restantes serviços – seja o plano de redes sociais, seja a campanha online ou até a newsletter semanal – devem complementar a estratégia delineada e centrada no SEO.
Por isso, a questão acaba por ser menos “porquê colaborar com uma agência de marketing digital” e mais: porquê trabalhar com uma empresa especializada em SEO? Ou porquê uma empresa especializada em redes sociais? (só para os likes?) Ou porquê com uma especializada em email marketing?
A diferença está, claro, nos resultados que se obtêm a partir de cada uma destas áreas.
Seja qual for a sua escolha, a verdade é que as vantagens do marketing digital estão aí para serem aproveitadas por todos.
As vantagens do marketing digital são conhecidas, mas nunca é demasiado recordá-las. Embora sejam bastantes, existem quatro vantagens fundamentais que uma agência de marketing digital lhe oferece:
Presença online
Estamos já a caminho de 2030. Para muitos, se não todos os consumidores, a presença online das marcas que consomem ou utilizam é um dado adquirido.
Mas o modo como uma empresa se posiciona e se apresenta ao consumidor em ambiente digital pode fazer a diferença no momento de compra.
Para isso, a sua imagem de marca deve ser cuidada, coerente e consistente em todos os canais de comunicação onde está ou pode vir a estar presente. Uma agência de marketing digital é essencial para este tipo de presença online.
Autoridade de marca
Por vezes, ter uma presença online não chega.
É preciso que a agência de marketing digital torne essa presença ativa – seja através de um blog, de novos conteúdos no site, de atuação em redes sociais ou de outro canal ou conteúdo – de modo a poder usufruir de uma maior interação com os seus atuais e potenciais consumidores.
Aos poucos, as estratégias de conteúdos desenhadas pela agência de marketing digital transformam a sua empresa numa referência e numa autoridade.
Competição
Uma das maiores vantagens do marketing digital é a possibilidade que dá às pequenas e médias empresas de competirem com as maiores empresas do mundo pelo mesmo espaço.
Com uma estratégia de SEO bem definida, uma agência de marketing digital como a Bluesoft consegue colocar a sua empresa ombro a ombro com os gigantes.
Não acredita? Procure por algoritmo do Google e veja os primeiros resultados. Ou faça uma pesquisa por “carraças” e veja como uma empresa de veterinários aparece à frente de uma marca reconhecida precisamente pelo tratamento destes bichos.
Análise de dados e resultados mensuráveis
No marketing digital, tudo é mensurável. É possível a uma agência de marketing digital aceder a todo o tipo de dados.
A sua análise pode ser muito interessante, por dois aspetos: em primeiro lugar, permite comprovar os resultados obtidos. Isto, por sua vez, permite a otimização contínua de uma estratégia de comunicação online.
Por outro lado, é também muito interessante podermos verificar o modo como os utilizadores se comportam.
Imagine que uma marca tem um público-alvo definido. Agora imagine que isso não se verifica no comportamento dos utilizadores que acedem aos seus produtos.
Ou seja, uma análise de dados feita por uma agência de marketing digital pode até redefinir a essência de uma marca!
A principal desvantagem do marketing digital – algo com que todas as agências de marketing digital têm de saber lidar – é o facto de se dedicarem exclusivamente ao ambiente online.
Por outras palavras, os tipos de comunicação mais tradicionais – a televisão, os folhetos, os anúncios de revista ou outros – são serviços que, normalmente, são prestados pelas empresas de marketing mais tradicional e não por uma agência de marketing digital.
É por isso que o ideal para as empresas é a chamada campanha 360º, com ações de comunicação que juntam o digital ao tradicional que complementa esta desvantagem incontornável de uma agência de marketing digital.
Se fizer uma pesquisa por uma agência de marketing digital em Lisboa ou em Portugal, sabe que vai encontrar centenas de opções. Vai encontrar empresas de marketing digital de todo o tamanho, especializadas numa ou noutra área. Com mais ou menos portefólio.
Contudo, lembre-se sempre do fundamental: o importante é saber em que medida é que uma agência de marketing digital pode ajudar a sua empresa. Procure por parceiros, não apenas ao nível operacional – procure uma parceria estratégica.
Não sabe por onde começar? Fácil: fale connosco.
Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft