Agência de SEO
23 set 2021

Agência de SEO

Uma agência de SEO é uma agência de marketing e comunicação digital, especializada em serviços de SEO orgânico e otimização de todo o tipo de conteúdos digitais.

O seu grande objetivo é levar os seus clientes a ganharem mais autoridade no seu mercado de atuação e uma maior reputação digital.

Isso é comprovado pelo aumento considerável no número total de cliques e visitantes nas suas páginas.

Por outras palavras, uma agência de SEO aumenta a sua taxa de conversão e, por isso, o seu número de clientes. 

Isto é feito através do desenvolvimento dos mais variados conteúdos e da sua otimização para o posicionamento SEO.

Seja a partir da criação de um website de raiz, seja através da otimização de conteúdos já existentes, seja para textos de blog, ou ainda para qualquer outro tipo de conteúdos digitais.

Uma estratégia delineada por uma agência de SEO foca-se em tudo isto. Mas leva em consideração um ponto fundamental: os motores de pesquisa.

Aliás, a sigla para SEO é mesmo Search Engine Optimization – otimização de motores de pesquisa.

A atenção dedicada à qualidade dos conteúdos deve ser equiparada aquela que é dada aos requisitos pedidos pelos motores de pesquisa.

Nomeadamente aos pedidos pelo algoritmo do Google. E isto sem esquecer a experiência do utilizador.

Quando mais de 80% de toda a navegação da internet começa por estes motores de pesquisa e quando menos de 1% dos utilizadores se aventuram até à segunda página de resultados do Google, é fácil de entender a importância de uma agência de SEO para qualquer empresa.

Além disso, o foco é dado a estratégias e resultados de SEO orgânicos. Ou seja, sem recorrer a anúncios pagos ou outro tipo de conteúdos patrocinados.

Ao colaborar com uma agência de SEO marketing vai estar a investir numa estratégia de longo-prazo, com resultados muito positivos, estáveis e duradouros.

 

O que é uma agência de SEO?

Uma agência de SEO é uma empresa especializada no desenvolvimento e aplicação de estratégias para a produção e otimização de conteúdos digitais.

Através desta otimização, a agência de SEO leva os seus clientes até aos primeiros resultados das páginas de resultados dos motores de pesquisa, como o Google.

Para isso, são aplicadas as melhores práticas para a produção de conteúdos otimizados.

A pesquisa pelas palavras-chaves mais importantes, o posicionamento e a sua densidade nos conteúdos, os títulos a utilizar, as imagens a otimizar, a construção de links e até a velocidade das páginas são apenas alguns dos muitos pontos pelos quais uma agência de SEO pode ficar responsável. 

Todo este trabalho é realizado ao longo do tempo por uma equipa de especialistas que levam os seus clientes a aumentarem a sua relevância e reputação digital, obtendo mais e melhores resultados.

Mas, claro, tudo tem uma forma de se fazer. E uma agência de SEO pode ter várias funções.

 

Quais as funções de uma agência de SEO?

As funções de uma agência de SEO podem ser inúmeras.

Contudo, podem também ser resumidas a quatro grandes campos de atuação: análise, estratégia, produção e otimização e monitorização.

 

Análise de conteúdos

O primeiro passo de qualquer projeto de uma agência de SEO começa sempre por uma análise.

Antes de tudo o resto, os conteúdos existentes devem ser analisados à lupa.

E se uma empresa não tiver qualquer tipo de conteúdos previamente desenvolvidos?

Nesse caso, deve ser feita uma análise ao mercado onde atua, aos seus concorrentes mais diretos e aos termos mais utilizados num determinado campo de atuação. 

Será nos termos mais pesquisados pelos utilizadores que todos os conteúdos a desenvolver no futuro próximo vão encontrar a sua origem. 

Nesta fase inicial, a ideia é planear para o melhor desempenho possível.

Seja através da identificação de melhorias a implementar, seja através da definição dos próximos conteúdos a desenvolver.

 

Estratégia de conteúdos

Depois das informações recolhidas na etapa de análise, a agência de SEO avança para a fase de estratégia.

Neste ponto, são definidos os passos seguintes para a melhoria do desempenho. Para isso, são identificados os conteúdos a otimizar ou a desenvolver.

Aqui, pode ser incluído tanto um website criado de raiz, como a criação de um blog ou uma gestão mais adequada das redes sociais.

Na prática, tudo o que for passível de ser veiculado ou partilhado digitalmente, pode vir a ser otimizado e incluído numa estratégia de SEO orgânico o mais eficaz possível.

 

Produção e otimização de conteúdos

A produção de conteúdos otimizados é o passo natural seguinte.

Tanto os formatos a seguir, como os temas a tratar foram já identificados nos passos anteriores. 

Agora é necessário produzi-los de facto, tendo em conta a experiência da agência de SEO, bem como as melhores práticas do mercado.

 

Monitorização dos conteúdos

Este é um daqueles pontos muitas vezes esquecidos. A monitorização dos conteúdos por parte de uma agência de SEO é tão importante quanto a qualidade com que devem ser definidos e produzidos.

É necessário que uma agência de SEO verifique continuamente o modo como os seus conteúdos se estão a comportar online, ao longo do tempo.

Para isso, a agência de SEO utiliza diferentes ferramentas à sua disposição.

Sempre que for necessário, estes conteúdos devem ser alterados ou reotimizados, por forma a garantir que os níveis de desempenho se mantêm constantes.

 

Como escolher uma agência de SEO?

Para que possa escolher a agência de SEO mais indicada para si, deve ter em conta alguns pontos essenciais.

Em primeiro lugar, deve fazer uma avaliação dos trabalhos já produzidos pela agência de SEO.

Ou seja, dê uma olhada no portefólio disponibilizado pela própria empresa. Por vezes, estes projetos podem não ser públicos, por qualquer motivo.

Nesse caso, contacte diretamente a agência de SEO.

Peça para ver alguns trabalhos ou para falarem um pouco acerca do seu histórico.

Muitas vezes, ao entrar diretamente em contacto com uma agência de SEO pode até receber outro tipo de informações interessantes, tais como os tempos de resposta e até a disposição dos seus colaboradores.

Sabemos hoje que a felicidade no trabalho está diretamente ligada à capacidade e à qualidade de produção dos colaboradores de qualquer empresa.

Este pode ser um ponto de contacto mais informal, mas de peso, no momento da escolha.

O mesmo é dizer que deve prestar também atenção à reputação da agência de SEO.

Isso pode ser feito de várias formas, desde os testemunhos partilhados até ao contacto direto com alguns dos seus profissionais.

Aqui entram ainda todos os canais de comunicação mais utilizados pela agência de SEO.

Mais do que as redes sociais, olhe para o seu website, para o blog ou para quaisquer outros conteúdos disponíveis.

Faça uma pesquisa no Google pela empresa em questão e observe os resultados. 

Confirme que a qualidade dos conteúdos apresentados se adequa também ao que procura.

Avalie por si outras questões que possa considerar mais pertinentes, tais como se o design é responsivo ou se a experiência em determinada área do mercado é uma mais-valia para o seu caso.

 

Onde encontrar uma agência de SEO?

Aqui, tudo depende da importância que dá à localização física da agência de SEO com a qual está prestes a colaborar.

Muitas vezes, os projetos mais complicados são facilmente destrinçados numa sala de reuniões.

Por outro lado, esteja onde estiver, o mais certo é uma boa agência de SEO ser proficiente a colaborar à distância, em todo o tipo de projetos.

É o caso da Bluesoft. Fale connosco e confirme por si.
 

 


Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft

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