Alterações Climáticas e Digitais |  Como é que a sua marca pode salvar o planeta?
03 out 2019

Alterações Climáticas e Digitais | Como é que a sua marca pode salvar o planeta?

Calma, nem nós somos a Greta nem isto é a ONU. De qualquer forma, tome atenção ao que lhe vamos dizer: como se atreve a querer ser uma marca green se não trabalha com a Bluesoft?

Pois é, isso é muito grave. Quase tão grave como o estado de emergência climática a que o nosso planeta chegou ... Quer dizer, talvez não seja assim tão grave. Bem, é óbvio que não é assim tão grave. Está longe de ser assim tão grave.

É só um bocadinho grave, vá. Agora fora de brincadeiras, a Greta pode ter aquele ar de miúda irritada com a vida, mas a verdade é que ela tem toda a razão para ser uma miúda irritada com a vida. O planeta parece estar a dar as últimas. E a culpa é nossa.

 

Como é que a Bluesoft pode salvar a sua marca?

A boa notícia é que podemos mudar isso. A sua marca pode mudar isso. Sim, a sua marca pode mesmo salvar o planeta. Como? Já lá vamos. Antes, um breve apanhado da atualidade.

Hoje em dia, não há marca que não queira ser green, amiga do ambiente, eco-friendly, sustainable lifestyle lower carbon footprint cenas ... Seja o que for que transmita alguma preocupação ambiental, as marcas querem ser. Muitas até já possuem departamentos de sustentabilidade ambiental para trabalharem nesse sentido. E bem!

 

Marcas e Consumidores: Match Ambiental

As marcas querem convencer os consumidores de que são amigas do ambiente. Os consumidores querem que as marcas sejam amigas do ambiente. Isto dá match. Vai buscar, Tinder.

Mas atenção. Se a sua marca quer mesmo salvar o planeta, então não pode ficar apenas pela persuasão dos consumidores. Se a sua marca quer mesmo salvar o planeta, então tem, realmente, de ser green, amiga do ambiente, eco-friendly, sustainable lifestyle lower carbon footprint cenas ...

 

Qual é a Pegada Ecológica da sua marca? 

Comece por levantar os pés da sua marca e ver qual a pegada ecológica que está a deixar no planeta. É grande? Pequena? Assim assim? (Estamos a falar da pegada da sua marca, não desfoque). Pode mudar alguma coisa? Se sim, o quê? Qual a perspetiva de mudança? Demorará muito tempo? Quanto? Quais os custos? Bem, você sabe bem as perguntas que deve colocar.

 

Meio ambiente, Sustentabilidade ambiental e Marketing Digital são a Solução

Colocadas essas perguntas, trate de lhes dar respostas. E nada de malabarismos. Hoje em dia, é muito fácil descobrir um chico-esperto que diga que vai fazer isto e aquilo na sua marca mas que, na verdade, só está ali para se aproveitar da onda (que será cada vez maior por causa do degelo no Ártico e na Antártica). O segredo é ser green, amiga do ambiente, eco- friendly, sustainable lifestyle lower carbon footprint cenas mas agir como tal.

O consumidor atual não se foca tanto em produtos, serviços ou preços. O consumidor atual foca-se em experiências com significado.

O consumidor atual tem, cada vez mais, uma reforçada consciência cívica, social e ecológica.

O consumidor atual não compra produtos, compra a mudança que quer ver no mundo. Escrevemos muitas vezes “consumidor atual”? Pois bem, é porque é quem realmente importa.

Segundo um estudo da Tetra Pak, em 2017:

  • 85% dos consumidores consideram que a importância das questões ambientais vai aumentar;
  • 42% dos consumidores procuram, nos produtos, informações sobre o impacto ecológico do próprio produto;
  • 43% dos consumidores afirmam que uma embalagem ecológica torna mais provável a compra do produto, sendo que, destes, metade acreditam que isso aumenta o valor do produto.

 

É o Super-Homem? É o Batman? É a Greta Thunberg? Não, é a Bluesoft

A sustentabilidade não é apenas uma preocupação ambiental. A sustentabilidade é uma oportunidade de negócio.

E é essa oportunidade de negócio que nós queremos que agarre. Não é fácil uma marca conseguir um posicionamento green, amiga do ambiente, eco-friendly, sustainable lifestyle lower carbon footprint cenas. Mas é possível. A educação ambiental é possível. E o maravilhoso mundo do Marketing Digital ajuda bastante. Nós, Bluesoft, enquanto empresa de referência no Marketing Digital, fazemos “o resto”, que é como quem diz, tudo.

As manifestações fazem-se na rua, mas também se fazem no digital. É lá que vamos colocar a sua empresa. De cartaz em punho e garganta afinada. Com a delineação de uma estratégia de SEO sólida, conseguimos posicionar a sua marca green na primeira página do Google pelas keywords green que as pessoas procuram (85% de toda a navegação começa no Google). E, sim, a página será reciclada, não se preocupe.

Identificamos, analisamos e estudamos o público-alvo da sua marca. Desenvolvemos toda a tecnologia à medida, de acordo com todas as boas práticas digitais de otimização com os motores de pesquisa (SEO - Search Engine Optimization). Desenvolvemos conteúdos orientados ao público-alvo e otimizados para uma máxima visibilidade orgânica.

Trabalhamos a reputação e marketing digital da marca: acompanhamento e otimização do website e lojas no online, redes sociais e todos os ativos ou plataformas digitais. Tornamos a sua marca autoridade digital no seu setor de atividade.

Está na altura de salvarmos o planeta. Pelo caminho, ainda aproveitamos para salvar a sua marca. Sem lágrimas nem murros na mesa.


André Pereira | Bluesoft

partilhe

Bluesoft / Digital Reputation Expertise © 2018. All Rights Reserved