Em português, AMP – Accelerated Mobile Pages – significa Páginas Mobile Aceleradas. Hoje em dia, o AMP é fundamental na construção de websites.
Mais do que isso, é praticamente uma obrigação. Os acessos à internet, sabemos hoje, tem cada vez mais origem num smartphone. Ou num tablet, ou num outro dispositivo móvel.
Por outras palavras, o tráfego online tem lugar, cada vez mais, on the go – em qualquer altura e em qualquer momento.
O AMP é uma forma de adaptar o seu website a esta realidade. Com o AMP é possível tornar as páginas web carregadas em mobile até 85% mais rápidas – uma característica fundamental nos dias que correm.
Pense nisso. Quantas vezes já desistiu de uma pesquisa online porque a página à qual tinha acedido demorou demasiado tempo a carregar?
Com o aumento da velocidade das páginas mobile potenciado pelo AMP, as páginas às quais quer aceder não só carregam mais depressa, como contribuem inevitavelmente para a experiência do utilizador.
Em pelo menos algum momento, o acesso será feito a partir de um dispositivo móvel. Assim, saber como adaptar o seu website ao mobile torna-se absolutamente fundamental. E isso apenas pode ser feito através do AMP.
Neste artigo, vamos ajudar-lhe a perceber como funciona e se configura o AMP e quais os benefícios das Páginas Mobile Aceleradas.
Se os acessos à internet são cada vez mais realizados a partir de um dispositivo móvel, sabemos também que a tendência é que assim continue, ao longo dos próximos anos e à medida que a tecnologia e o digital se desenvolvem.
Ao mesmo tempo, temos também a consciência de que os utilizadores esperam uma navegação fluída, sem qualquer tipo de barreiras e, claro, sem esperarem que as páginas carreguem para poderem visualizar aquilo que procuram.
É isso mesmo que faz o AMP.
O AMP é uma estrutura – um framework – que permite a adaptação das páginas web à realidade dos dias de hoje.
Com o AMP, o seu desempenho em mobile torna-se muito mais forte. O carregamento das páginas torna-se muito mais rápido do que quando carrega uma versão igualzinha à apresentada num desktop.
Por outras palavras, o AMP torna a experiência do utilizador muito mais agradável, cumprindo todas as suas expetativas, como se quer.
Neste ponto, vale a pena também sublinhar a razão para a criação da existência do AMP.
Até há uns anos, todos os websites eram desenvolvidos maioritariamente a pensar num desktop, certo? À medida que os dispositivos móveis se foram desenvolvendo, os utilizadores passaram a aceder cada vez mais à internet a partir de smartphones ou tablets de última geração.
Antes do aparecimento do AMP, o que acontecia era as empresas e as marcas apresentarem o seu website em mobile, numa versão igualzinha àquela que apresentavam e pensaram para o desktop.
No entanto, a potência de um desktop é bem diferente daquela de um smartphone. Bem como é a velocidade de acesso à internet entre um e outro.
Assim nasceu a necessidade de uma estrutura como o AMP.
O AMP permite manter e apresentar a estrutura do seu website tal e qual como a que é apresentada na versão desktop, mas mais leve, mostrando apenas a informação que consideramos essencial para o utilizador.
É assim que o AMP permite que a velocidade das páginas mobile sejam apresentadas de uma forma bem mais rápida. Esta é a essência de como o AMP funciona.
O objetivo do AMP é colocar as páginas mobile aceleradas. Quando funciona corretamente, o AMP permite que estas páginas estejam prontas mais rapidamente, assim que o utilizador lhes acede.
Na prática, o que acontece é que o AMP apresenta uma versão mais leve dessas páginas, com menos elementos de apresentação e, portanto, menos elementos necessários de carregar e apresentar.
Para que o AMP seja capaz de otimizar as páginas do seu website, o AMP deve ser configurado para atuar no tipo de páginas mais indicadas para o efeito.
Ou seja, o AMP deve ser configurado para funcionar apenas em determinadas páginas do website.
Nomeadamente aquelas que cuja informação ou apresentação é mais simples.
A título de exemplo, falando de forma genérica, a página “Sobre”. Esta é uma página essencial para que os utilizadores tenham conhecimento acerca da missão ou da visão de uma empresa. Esta é uma das páginas nas quais o AMP pode ser aplicado, na perfeição.
Por outro lado, uma página que requeira algumas imagens ou ilustrações necessárias para a apresentação de artigos ou produtos, não devemos aplicar o AMP. Nestes casos, é mais importante o utilizador ter acesso à informação necessária do que ter acesso a uma página mais simples, mais leve, devido à AMP.
Portanto, podemos dizer que o AMP funciona melhor quando é utilizado num equilíbrio perfeito, com peso e medida, numa gestão adequada entre aquelas que devem ser as páginas potenciadas pelo AMP e aquelas cuja informação se deve manter na integra.
Em algumas das páginas do seu website, a configuração do AMP fará todo o sentido; noutras, nem tanto.
A forma mais fácil de configurar o AMP é através dos websites ou blogs construídos em WordPress. Aqui, o AMP é disponibilizado em forma de plugin. Nestes casos, para configurar o AMP basta fazer o download do plugin na página de administração do website, instalá-lo e seguir os passos indicados, de modo a que o AMP seja ativado.
A partir deste ponto, as páginas do seu website terão uma versão AMP. Ou seja, depois de seguidos os passos, as páginas do seu website, quando visualizadas na versão mobile, serão aceleradas.
Nota importante: dentro da página de configuração do AMP, no WordPress, terá acesso a uma Tab na qual deve inserir o código do Google Analytics, para que tenha acesso aos dados provenientes dos acessos feitos via mobile e os possa analisar. Para isso, basta clicar na Tab Analytics e inserir o código do website.
O AMP pode também ser configurado direta e manualmente no seu website.
Normalmente, isto acontece quando o website é desenvolvido noutro tipo de plataforma que não o WordPress. Nestes casos, em cada página do seu website, o AMP deve ser configurado através da programação, com a inclusão de uma série de linhas de código. A boa notícia é que o AMP é um projeto de código aberto.
O mesmo é dizer que está acessível a todos e que o seu desenvolvimento e aplicação pode ser visto e apreendido, aqui.
Seja através do plugin WordPress, seja através da sua inclusão manual, a partir de agora vai poder retirar todas as vantagens que o AMP tem para a sua empresa, a partir das páginas mobile aceleradas.
Há vários benefícios associados ao AMP e à aplicação de páginas mobile aceleradas ao seu website.
Os benefícios do AMP estão ligados ao desempenho de um website, sim. Mas, mais do que isso, o AMP tem também implicações diretas no seu posicionamento na web, bem como na sua reputação digital.
Fique a conhecer os cinco principais benefícios do AMP:
Com a aplicação do AMP e uma maior velocidade das páginas no mobile, os sites que utilizam as funcionalidades do AMP podem ficar até 85% mais rápidos.
O número a ter em conta é o 3: três segundos é o tempo que, em média, qualquer utilizador está disposto a esperar para que uma página de um website ao qual quer aceder carregue devidamente.
Quando falamos em digital, a experiência do utilizador é absolutamente essencial. Esta deve ser fluída e sem complicações de maior. É o mínimo que todos esperamos, hoje em dia. O tempo que um website demora a carregar tem então implicações diretas na experiência do utilizador, como um todo.
Como vimos, ao utilizar as funcionalidades do AMP esse tempo é menor e, por isso mesmo, a experiência do utilizador é otimizada.
Diretamente ligado à experiência do utilizador, melhorada com o AMP, está o seu engagement. Se a experiência for boa, é mais provável que este engagement se mantenha até à conversão final, certo?
Ora, se a partir do momento em que um utilizador acede a um website e este demora a carregar, o mais certo é o utilizador abandoná-lo, logo ali. Sempre que falamos de reputação digital, tanto o engagement como uma experiência positiva do utilizador, são dois fatores de peso. E, aqui, o AMP é um verdadeiro aliado.
O tempo de carregamento das páginas de um website é um dos indicadores avaliados pelo Google, no momento de os “rankear” nas suas páginas de resultados. Ao utilizar o AMP nas suas páginas de website – principalmente em páginas de conteúdo – estas passam a carregar mais depressa. Logo, as possibilidades de começar a aparecer nas primeiras páginas de resultados do Google aumentam exponencialmente.
Tudo isto, em conjunto, leva-nos ao principal benefício do AMP: as conversões. Os resultados.
Desde o primeiro momento em que pensamos na jornada de um utilizador, pensamos na forma como vamos fazer com que esse mesmo utilizador chegue ao momento de conversão, certo? Se pensarmos assim, convém que os primeiros pontos de contato corram da melhor forma possível.
A utilização do AMP torna o seu website mais rápido, melhorando a experiência do consumidor, como um todo; e aumentando as suas taxas de engagement (além de ajudarem no posicionamento das páginas de resultados no Google).
Assim, o AMP aumenta a possibilidade de gerar resultados, sejam as vendas, sejam outro tipo de conversão que estejamos à procura.
O AMP, as páginas mobile aceleradas, são uma pequena ferramenta de otimização com um grande impacto na reputação da sua empresa e no seu posicionamento no universo digital. Seja um blog, seja um site institucional ou até um e-commerce, os utilizadores vão chegar até si através de um smartphone ou de um tablet. Isso é certo.
A otimização é uma constante, hoje em dia. O AMP é mais uma forma de otimizar os seus resultados. Se estiver à procura de saber como trabalhar a sua reputação digital e colocar o AMP ao seu serviço, fale connosco.
Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft