Auditoria SEO
28 out 2021

Auditoria SEO

Uma auditoria SEO é a metodologia pela qual identificamos e corrigimos os potenciais erros encontrados numa estratégia de Search Engine Optimization

Na prática, é como fazer uma avaliação ao atual estado da arte dos seus esforços de SEO. Para isso, recorremos à nossa experiência, mas também a diversas ferramentas digitais.

Uma auditoria SEO ajuda-nos a diagnosticar anomalias, irregularidades, lacunas e, às vezes, erros crassos que possam estar a impedir o crescimento orgânico da sua empresa. 

Podemos encontrar estas falhas diretamente nos conteúdos, ou então em questões mais técnicas e estruturais, associadas aos códigos ou à velocidade das páginas.

Uma auditoria SEO dizem-nos por onde começar a otimizar a sua estratégia de otimização de motores de pesquisa e qual o caminho a seguir. É o verdadeiro primeiro passo que tomamos. 

Mas conhecer o que está por trás de um processo de diagnóstico e auditoria SEO dá-lhe uma outra vantagem: não só fica a saber o que é preciso, como passa a poder avaliar de outra forma a qualidade dos serviços que recebe.

Neste artigo, é nisso que nos focamos. Quais os pontos essenciais de uma auditoria SEO?

 

O que é uma auditoria SEO?

Os termos diagnóstico e auditoria SEO são, muitas vezes, utilizados enquanto sinónimos. Na verdade, são dois momentos diferentes de um mesmo processo. 

O diagnóstico é o primeiro momento: uma análise real dos sintomas que possam estar a impedir o crescimento orgânico de uma empresa.

Já a auditoria SEO é o processo pelo qual confirmamos que as medidas aplicadas foram implementadas com eficácia. Idealmente, todo este processo é feito por uma agência de SEO especializada, como é o caso da Bluesoft. 

No entanto, os utilizadores pesquisam é mesmo por “auditoria SEO”. Isto é importante não só para esclarecer as diferenças entre o que é um diagnóstico e uma auditoria SEO, mas porque é um exemplo perfeito de como funciona o Search Engine Optimization, não é?

Os conteúdos devem ser informativos e responder ao que as pessoas realmente pesquisam. Se a auditoria SEO nos permite identificar aquilo que precisa de ser corrigido, então é importante percebermos qual o ponto de partida. Ou seja, quais são os dados que temos atualmente?

Há duas métricas essenciais: o tráfego orgânico e o posicionamento por palavras-chave.

Para ter acesso ao tráfego orgânico, a melhor ferramenta de SEO que existe é mesmo o Google Analytics. Estes dados encontram-se no menu Aquisição – Todo o tráfego – Origem/meio – Orgânico. 

Já o posicionamento por palavras-chave pode ser acompanhado através de um grande número de ferramentas de SEO.

Destas, as mais conhecidas são a Ubersuggest ou a SEMrush. Depois de reunidos estes dados, avançamos para o próximo passo.

 

O que envolve uma auditoria SEO?

Tal como existem um sem-número de ferramentas de SEO que permitem uma análise inicial, existem também várias outras que dão uma ajuda preciosa a todo o processo de uma auditoria SEO. 

Na Bluesoft, utilizamos várias. Além do já mencionado Google Analytics, existem também o Google Search Console, o Google Page Speed Insights ou o Screaming Frog

Cada uma destas ferramentas de SEO apresenta as suas próprias vantagens e desvantagens. Elaborar sobre cada uma delas transforma este artigo num livro autêntico! Por isso, terá de ser suficiente dizer que se complementam. 

Pelo meio, experimentamos novas ferramentas de diagnóstico e auditoria SEO e damos novas oportunidades a ferramentas de SEO mais antigas, para confirmar que trabalhamos sempre com as melhores. 

O objetivo é utilizá-las em conjunto, de modo a analisarmos uma série de métricas essenciais para a otimização dos motores de pesquisa. Estas métricas podem ser focadas ora no site em si, ora nos conteúdos.

No site em si, a auditoria SEO identifica e corrige aspetos como a segurança do website, particularmente importante para os de e-commerce e um dos fatores essenciais para o Search Engine Optimization. 

A auditoria SEO responde à pergunta: O website está de acordo com os protocolos de segurança? Ou seja, está em https?

Mas há mais aspetos a ter em conta numa auditoria SEO:

  • Relação entre title tags e keywords; 
  • Está responsivo e mobile friendly?
  • Qual a velocidade de carregamento?
  • A arquitetura é simples? Intuitiva?

Ao concentrar-se nestes primeiros pontos, os resultados podem começar a chegar. Isto, se os conteúdos estiverem igualmente de acordo com as boas práticas. 

Antes de mais, numa auditoria SEO é importante garantirmos que todas as páginas oferecem valor ao utilizador. Assim, deve-se avaliar todo o conteúdo. Ou seja, olhar para o SEO On Page.

Páginas com poucas visitas, conteúdos duplicados, curtos ou sem qualidade são consideradas prejudiciais às estratégias de crescimento orgânico.

Aqueles considerados obsoletos podem ser apagados. Ou então editados e atualizados. Em caso de atualização, a auditoria SEO sugere a aplicação das regras essenciais aplicadas à produção de novos conteúdos:

  • Introduções explicativas;
  • Keyword nas primeiras 100 palavras;
  • Parágrafos curtos;
  • Utilização de subtítulos;
  • Utilização de imagens.

O plano é garantir que não só o algoritmo do Google entende sobre o que tratam os conteúdos, como otimizar a experiência do utilizador. Aliás, mesmo quando não tem à sua disposição o tempo ou a equipa necessária, este é o princípio básico: a experiência do utilizador.

Numa auditoria de SEO podemos olhar para os mais de 200 fatores tidos em conta. Mas acima de tudo está o princípio básico da experiência do utilizador que deve ser cumprido. 

As regras de uma auditoria SEO podem ser complexas, mas essência é a mesma de sempre.

 

O que é uma auditoria SEO técnica?

Uma auditoria SEO técnica é uma auditoria SEO profunda. Toca em todos os aspetos da presença digital de marcas e empresas. É feita por profissionais experientes.

Por exemplo, aqui, mais do que perceber se existem subtítulos, é perceber se os mesmos estão de acordo com as regras exigidas.

Dá-se mais atenção aos conteúdos: contêm – mais do que palavras-chave – sinónimos e variações das mesmas? A densidade está no valor correto?

As imagens apresentam textos alternativos? Os títulos e as meta-descriptions estão devidamente preenchidos? Canonical Tags, páginas 404, redirecionamentos 301, dados estruturados ou sitemaps são alguns dos conceitos mais técnicos que vai ouvir numa auditoria SEO técnica.

 

A importância de uma auditoria SEO

A auditoria SEO garante que a sua presença digital responde tanto aos algoritmos como aos utilizadores que pesquisam pelos seus produtos ou serviços.

Diagnósticos e auditorias SEO recorrentes aumentam o tráfego orgânico para o seu website, aumentam o seu número de clientes e, por isso, aumentam os seus resultados. 

Com o tempo, a sua reputação digital aumenta e vai transformar-se numa verdadeira autoridade na sua área de atuação. Assim, neste momento só há mesmo uma pergunta a fazer.

 

Como fazer uma auditoria SEO?

Tudo o que abordámos neste artigo, bem como tudo aquilo que só faria sentido abordar num guia passo-a-passo extenso sobre como realizar uma auditoria SEO, pode ser feito “à mão”.

Como vimos, existem dezenas de ferramentas de SEO à sua disposição. Muitas delas até são gratuitas. A par disso, existem ainda milhares de artigos na internet sobre auditoria SEO. 

Contudo, o SEO é também uma arte que demora o seu tempo a dar resultados. Como sabe, é mesmo um investimento a longo-prazo, mas com resultados garantidos.

Se a este tempo adicionar o tempo necessário para estudar tudo, para compreender todos os conceitos, ganhar experiência e, na prática, começar uma segunda profissão, o longo-prazo é capaz de se estender. 

Mas se falar connosco, pode começar já hoje.

Preencha o formulário e deixe na mensagem o URL do seu website. Nós respondemos com um diagnóstico simples, mas suficiente para saber se está no caminho certo!

 


Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft

partilhe