Algures durante a primeira década do século XXI e ainda antes do advento das redes sociais, o blog era o espaço de eleição para a partilha de comentários, opiniões ou informações acerca de um qualquer assunto.
Aliás, são várias as figuras públicas de hoje em dia que, de uma ou outra forma, contribuíram para a chamada “blogosfera”.
Mas com o passar dos anos, os milhares de portugueses que escreviam e partilhavam os seus textos online com outros milhares de portugueses foram, aos poucos, transferindo o seu hábito para uma das várias redes sociais à sua disposição.
O entusiasmo pelo blog desvaneceu e, por momentos, pareceu condenado ao passado. Pelo menos, no seu formato original.
Contudo, ao longo dos últimos anos, a tendência reverteu-se e o blogging voltou em força. Por uma razão muito simples: a sua capacidade de monetização de conteúdos.
Mas já lá vamos.
Hoje, um blog continua a ser aquilo que sempre foi: espaço online no qual um ou vários autores partilham com os seus leitores inúmeros conteúdos acerca de um ou mais assuntos.
Os conteúdos de um blogue (em português), são maioritariamente partilhados em texto, embora possam também ser complementados por imagens ou vídeos.
Por outras palavras, o blog manteve-se na sua essência. Mas, na prática, é muito mais. Principalmente quando lhe associamos o SEO.
O SEO (Search Engine Optimization) é uma das principais razões pelas quais os blogues voltaram em força. Blog e SEO complementam-se inevitavelmente.
Basta pensarmos no propósito de cada um: com o Search Engine Optimization, otimizamos conteúdos e, com os blogues, criamos conteúdos.
Todos os dias, todas as semanas, todos os meses, podemos ter um novo conteúdo otimizado para motores de busca.
Por outras palavras, quando juntamos o blog ao SEO, atraímos muitas, mas muitas mais pessoas para os produtos ou os serviços de uma empresa.
Com um blog podemos criar conteúdos ad continuum sobre assuntos relevantes para o seu negócio e com um elevado interesse para os utilizadores que os pesquisam. Desta forma, potenciamos o SEO ao máximo.
Em vez de um site cujos conteúdos são estáticos, ou seja, sempre os mesmos ao longo de vários meses, sem grandes novidades para clientes ou potenciais clientes, a partir do momento em que tem um blog passa a poder comunicar novidades sempre que for necessário.
Vejamos um exemplo prático: uma empresa vende utensílios de cozinha. Esta empresa está à procura de melhorar os seus resultados e performance digital. Naturalmente, contacta a Bluesoft (claro!).
Depois de analisarmos o projeto, sugerimos a criação de um site moderno, feito à medida das suas necessidades e com todos os conteúdos otimizados para os motores de busca, de modo a atrairmos milhares de utilizadores.
Contudo, o mais certo é recomendarmos também a criação de um blog, por todas as razões que partilhámos consigo até aqui.
Desta forma, deixamos de ficar limitados aos conteúdos específicos acerca de cada produto que esta empresa pretende vender.
Depois de definirmos uma estratégia de comunicação digital para esta empresa em específico, expandimos a sua área de atuação e comunicação e captamos potenciais clientes que talvez nem estivessem a pensar neste tipo de produtos, mas em como facilitar o seu dia a dia na cozinha.
Ou seja, ao juntarmos o potencial do SEO à liberdade de conteúdos que um blog permite, geramos um maior interesse pelos seus produtos por parte dos utilizadores.
Em suma: geramos resultados e aumentamos o número de vendas de produtos ou de serviços.
O melhor? Isto é válido para qualquer tipo de empresa ou de produto, uma vez que existem vários tipos de blog.
Um blog pode ser, literalmente, sobre qualquer coisa. Sobre qualquer assunto!
Depois dos blogues de tipo pessoal (que também podem ser monetizados), os blogues corporativos ou de empresa são o segundo tipo de blog mais popular. De resto, seja qual for a área na qual a sua empresa se insere, é possível criar um blog sobre o assunto.
Por exemplo, a sua empresa vende sapatos? Que tal criarmos conteúdos sobre a história dos mesmos, sobre os vários estilos, modelos e moda, em geral?
A sua empresa é especializada em remoção de tatuagens? Sugerimos conteúdos passo a passo sobre os vários processos, bem como as respetivas técnicas utilizadas.
A sua empresa fornece serviços de veterinária ao domicílio? O mais certo é os utilizadores terem interesse em conhecerem os sintomas associados às várias patologias animais.
Estes são apenas três exemplos de um sem número de possibilidades que os blogues nos proporcionam.
O importante é analisarmos e trabalharmos com os dados que existem à nossa disposição.
Contudo, neste ponto importa lembrar que o blog funciona sempre como um complemento aos esforços de comunicação digital e de otimização de conteúdos que começam, precisamente, com um site de empresa otimizado e criado à medida.
Já sabe o que é um blog e já confirmou o modo como o SEO o potencializa. Agora, levanta-se a questão: como criar um blog?
São várias as plataformas que existem a partir das quais pode criar um blogue e dedicar-se à produção de conteúdos adequados à sua empresa ou área de negócio. As principais plataformas para blogs são:
Mesmo assim, a verdade é que até as redes sociais como o Facebook ou o LinkedIn podem funcionar como um blog.
Contudo e apesar de todas estas plataformas permitirem a criação e a partilha de conteúdos próprios, a maioria destas ferramentas revela-se pouco adequada para a implementação eficiente de uma estratégia digital focada em Search Engine Optimization.
Lembre-se que o SEO tem como ponto fundamental os algoritmos dos motores de pesquisa, como é o caso do algoritmo do Google.
Quando cria um blog numa destas plataformas, o que está realmente fazer é a introduzir uma barreira entre os conteúdos do site, os conteúdos do blog e estes algoritmos.
É por isso que, na Bluesoft, recomendamos sempre uma solução à medida.
Quando desenhamos uma estratégia digital, levamos tudo isto em conta e sugerimos a inclusão de um blog dentro do próprio site, de modo a facilitar a leitura de todos os conteúdos por parte destes algoritmos.
Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft