A Clínica Veterinária Sobre Rodas fez-se à estrada e fez-nos uma visita. Não, não tínhamos nenhum cão, nenhum gato, nenhum periquito nem nenhum porquinho-da-índia a precisar de cuidados médicos. Na verdade, nós é que fomos solicitados a fazer um tratamento à Clínica Veterinária.
E, uma vez que somos especialistas em melhorar a saúde digital dos nossos clientes, é perfeitamente aceitável sermos considerados médicos digitais.
Antes de avançarmos, convém apresentarmos o nosso paciente. A Clínica Veterinária Sobre Rodas pratica um serviço veterinário profissional diferente de todas as outras clínicas: vai ter com o seu animal ao seu ambiente natural, a sua própria casa.
Um trabalho único e personalizado, características comuns à Bluesoft.
Voltemos ao consultório. A maleita de que a Clínica se queixava era muito comum em empresas que estão no mundo digital: as pessoas iam ao Google e não encontravam a dita empresa.
Já na marquesa, com todas as maquinetas médico-digitais ligadas, a Clínica Veterinária Sobre Rodas contou-nos o que se passava, mais ao pormenor: a Clínica tinha um site Wordpress muito bonito e com coisas muito giras, mas que não aparecia nos resultados das pesquisas Google.
No entanto, nas redes sociais - em particular no Facebook e no Instagram, o cenário era diferente: muitas publicações, muitas interacções e muitos contactos.
Feito o diagnóstico, ajeitámos a bata branca e avançámos para o tratamento. Este passava pela criação de um website otimizado à medida e pela criação de uma estratégia de SEO (o nosso querido Search Engine Optimization).
O nosso objetivo era fazer com que o Google entendesse o conteúdo da Clínica como relevante e o mostrasse primeiro aos seus utilizadores.
Os doutores aceitaram a nossa proposta de tratamento e iniciámos, assim, uma estratégia digital que já apresenta efeitos extremamente positivos.
O website foi lançado no dia 30 de Setembro e, neste momento, está muito bem posicionado por diversas keywords, como veterinários, veterinário ao domicílio, veterinário em casa, entre muitas outras.
Como resultado desta estratégia de Marketing Digital, a Clínica Veterinária Sobre Rodas já aumentou a frota que tinha, bem como a equipa de veterinários para conseguir dar resposta a todos os pedidos.
Um resultado que deixa felizes os doutores (nós, os do Marketing Digital, e eles, os da Clínica Veterinária), os clientes, o Google e os cães, os gatos, os periquitos e os porquinhos-da-índia.
...Estávamos nós sossegadinhos da vida a fazer o nosso trabalho quando a seta do cupido nos atingiu. Foi mesmo em cheio no coração, ali entre a aurícula orgânica e o ventrículo online.
Ficámos vermelhos nas feições e irrequietos no batimento digital. Não sabíamos o que fazer, o que dizer, para onde olhar. Era mesmo fogo que ardia sem se ver. Estávamos apaixonados.
Foi amor à primeira vista. Ou match, como se diz hoje em dia. Não sabemos. Seja o que for, foi amor. Olhámos para ela e ela olhou para nós! Nunca nos tinha acontecido isto, desta forma, com ninguém. É a magia do Marketing Digital.
Perguntámos-lhe o seu nome e dissemos-lhe o nosso. Amore Nostrum, agência matrimonial que presta um serviço de matchmaking entre homens e mulheres que procuram o par perfeito. Bluesoft, agência de Marketing Digital em Lisboa que presta serviços de reputação digital, estratégia SEO, design e programação.
Feitas as apresentações, convidámo-la para um café. Aceitou e sentámo-nos à mesa, a beber e a conversar. Disse-nos que era uma eterna romântica mas que, apesar das constantes tentativas em encontrar o amor, nunca teve muita sorte - “Procurei em todo o lado, na rádio, nos jornais e na televisão, até em publicidade paga, mas o que ouvia era sempre o mesmo: não!”.
Achámos normal. Afinal, ela apostava apenas (e muito) nos meios tradicionais. “Encontrámo-nos no momento certo”, dissemos. “A tua vida já não é um deserto, o futuro somos nós, está nos digitais”. Ela sorriu de volta e disse que sim.
Saímos várias vezes, fomos ao cinema, ao teatro e ao Google. Passeámos de mão dada, trauteámos a mesma canção e até descobrimos novas keywords. Pouco a pouco, fomos abandonando os meios tradicionais e investindo no Marketing Digital – com publicidade orgânica em detrimento da publicidade paga (tendo poupado o dinheiro para outros cafés, cinemas e teatros).
Demos as mãos e, juntos, elaborámos um website – o mais completo e apelativo, muito mais do que um site de encontros. E, como um website nunca vem só, definimos uma estratégia digital de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, uma série de métodos de otimizar um site para que os motores de busca (Google, Bing, Yahoo, Ask e outros) entendam o seu conteúdo como relevante e o mostre primeiro aos seus utilizadores.
Definimos objetivos, keywords, conteúdos relevantes, corrigimos erros, acrescentámos links, apurámos o conteúdo e deitámos o olho a outras relações que víamos como modelo para nós. Resumindo, “apimentámos a relação” com a Estratégia Digital.
Assim, com o tempo, fomos conseguindo gerar tráfego qualificado para o website e aumentar a rentabilidade e Visibilidade Orgânica.
Hoje, nem nós nem a Amore Nostrum somos os mesmos que se cruzaram numa das ruas do mundo virtual. Hoje, temos uma relação sólida, cúmplice e carregadinha de amor e keywords - especialmente na primeira página do Google: “alma gémea”, “homem procura mulher”, “mulher procura homem”, “conhecer pessoas”, “par perfeito”, entre muitas outras.
Temos muito orgulho em dizer que, fruto desta nossa relação, nasceu um blog onde, todas as semanas, a Amore Nostrum escreve artigos sobre fogo que arde sem se ver e que se apodera da gente, artigos sobre quem procura e sobre quem encontra, artigos com dicas, artigos com propostas e também poemas de amor - tudo o que a leve a obter resultados de forma orgânica. Tudo através do Marketing de Conteúdo.
O tráfego aumentou em 346% desde que o website foi colocado online. E o mais espantoso é que o tráfego continua a aumentar. A nossa relação é feliz e vai de vento em popa. O segredo?
Bem, como em qualquer relação, investimos no amor ao digital e ao cliente. Acreditámos na Amore Nostrum e ela acreditou na Bluesoft. A confiança e o trabalho árduo por um objetivo comum fazem o resto. E seremos felizes para sempre.
...SEO, ou Search Engine Optimization, é - além de um palavrão para quem não está dentro do Marketing Digital ou do desenvolvimento web - uma série de métodos de otimizar um site para que os motores de busca (Google, Yahoo, Bing, Ask, entre outros) entendam o seu conteúdo como relevante e o mostre primeiro aos seus utilizadores. É esse o significado de SEO. Simples. Nem precisou de ir ao Google pesquisar.
85% de toda a navegação na Internet começa nos motores de busca! E é aqui que está a importância da otimização SEO para os nossos clientes, como o caso da Master Group, uma clínica focada na realização de transplantes capilares.
A Bluesoft é uma agência digital focada na realização de estratégia de SEO (search engine optimization). A Master Group mexe na cabeça das pessoas. A Bluesoft mexe na cabeça das empresas.
Não de forma tão maléfica como possamos ter dado a entender – até porque não estamos aqui para concorrer com governos. Mas a verdade é que a Bluesoft vai à origem do problema e, dessa forma, à origem da solução. É assim que se faz o bom Marketing Digital. E é, também assim, que a Bluesoft se apresenta como uma agência de referência de Marketing Digital que presta serviços de reputação digital, estratégia SEO, design e programação.
A Bluesoft já criou três websites para a Master Group, mantendo o bom posicionamento da empresa no mundo digital e contribuindo para que esta, neste momento, surja na primeira página do Google após pesquisas por “transplante capilar”, “tratamento capilar”, “alopecia feminina”, “alopecia masculina”, “fortalecer o cabelo”, “transplante capilar fue”, entre muitas outras.
Não foi fácil colocar a Master Group no topo das pesquisas do Google. Envolveu muito trabalho e alguma perda de cabelo. No entanto, o trabalho valeu a pena e o cabelo foi reposto - afinal, estávamos a trabalhar com especialistas lideres da área.
Assim, desenvolvemos uma estratégia digital com o objetivo de aumentar a visibilidade e a credibilidade da Master Group na Internet. Aplicámos a nossa magia digital, através das nossas queridas estratégias de SEO (Search Engine Optimization) e de Marketing de Conteúdo, e demos tempo ao tempo. O tempo gostou que lhe tivéssemos dado tempo (e estratégias bem delineadas) e retribuiu da melhor maneira.
No entanto, nem sempre tudo foi um mar de rosas. O posicionamento orgânico da Master Group nem sempre foi bom. E isto do Marketing de Conteúdo é muito bonito e tal, mas é difícil de vender.
É comum uma empresa optar pelo tradicional método de pagamento por publicidade do que de investimento numa estratégia de Marketing de Conteúdo. Percebemos que é uma prática que vem do mundo não-digital, provocando uma certa resistência das empresas a este novo método, mas também percebemos (e tentamos fazer perceber) que é uma prática errada. E essa prática é uma luta “clássica” que temos travado no mundo digital - publicidade paga versus publicidade orgânica.
E nós travámos essa luta com a Master Group. Infelizmente, perdemos a primeira batalha para as falinhas mansas de uma agência que prometia mundos e fundos. A agência prometeu, de facto, mundos e deu, de facto, fundos. A Master Group viu o seu posicionamento digital cair a pique e os seus contactos desaparecerem. De cabelos em pé, a Master Group levou as mãos à cabeça e pensou em quem poderia tratá-la.
A resposta foi óbvia: Bluesoft. Analisámos o que se passava e verificámos duas sutuações críticas:
O Google não gosta deste comportamento na Web e penalizou a Master Group. Resultado: quem pesquisasse no Google por “transplante capilar” só iria encontrar o site da clínica na centésima página quando, anteriormente, estava na primeira. Uma queda valente. Mas, felizmente, não fatal. Então, a Master Group contactou a Bluesoft que, depois de prestar os primeiros socorros, prescreveu uma série de receitas de sucesso.
Num curtíssimo espaço de 6 meses, a Master Group recuperou o seu posicionamento. Todos os meses, há 1.600 pesquisas por “transplante capilar” e 1.900 pesquisas por “implante capilar” no Google.
Em todas estas pesquisas, a Master Group aparece na primeira posição da primeira página e, muitas vezes, também na segunda e na terceira posições. Isto tem possibilitado mais contatos e, consequentemente, um aumento do volume de negócio.
Se a perda de cabelo afeta a sua confiança e a sua autoestima, a Master Group é a escolha certa. A cabeça pode não ter os cabelos suficientes mas, poderá escolher um grupo médico de excelência nos Transplantes Capilares e no Tratamento da calvície em Portugal. Um grupo que se diferencia pela qualidade, pela ética e pelo tratamento premium de todos os pacientes, sem exceção. Para a Master Group, todas as pessoas são VIP.
Mais um caso de sucesso de um “transplante digital” feito pela Bluesoft. Com pés e cabeça!
Atualmente a Nasdaq valoriza as empresas em função da sua reputação digital, para além do volume de vendas e de todas as outras métricas tradicionais.
Sim, somos nós. A Bluesoft tem estado na linha da frente das empresas de SEO e tem colocado inúmeras marcas na pole position dos motores de busca.
O sucesso de uma estratégia de Marketing Digital requer, entre outros elementos, a criação de conteúdo relevante e a implementação de técnicas de SEO. A Bluesoft faz.
Se ninguém conhecer a sua marca, passará a conhecê-la. Quem já conhece, as keywords certeiras farão com que a conheçam melhor.
Não basta estar online. É preciso saber estar online. E a Bluesoft, enquanto reputada empresa de SEO, vai ajudá-lo nesse processo.
Lado a lado, a Bluesoft irá preparar a sua marca para a nova era digital. Com a matemática, com a estratégia de SEO, com a tecnologia e com os conteúdos, a sua empresa alcançará as posições cimeiras nos motores de pesquisa, otimizadas para a obtenção de resultados orgânicos.
É este o caminho do sucesso na Web. Abrimos-lhe o apetite? Pois bem, no mundo do marketing digital, pode escolher do hambúrguer gourmet ao cozido à portuguesa, do gin à cerveja fresquinha. A escolha é sempre SEOa (pedimos desculpa por mais um trocadilho, mas foi só mais uma maneira que arranjámos de escrever só mais uma vez SEO).
...Chave na ignição, primeira metida e pé no acelerador. Lá fomos nós até às oficinas da MIDAS fazer um check-up de marketing digital da viatura. Não da nossa, da viatura da MIDAS. Foi há vários anos e estava tudo normal: andava normalmente, sem grandes problemas, cumpria o objetivo de chegar ao destino e de, pelo caminho, apanhar algumas pessoas que se foram tornando clientes. A pressão dos pneus estava boa, os travões estavam afinados, o pedal do acelerador estava um pouco preso, mas a direção é que estava um pouco pior: desalinhada.
Então, sentámo-nos à mesa (da oficina), em cima de uma série de pneus, e propusemos à MIDAS fazer uma revisão à sua viatura digital. Após algumas horas de conversa, a MIDAS lá aceitou inverter os papéis e deixar-nos vestir o fato-macaco.
Começámos por abrir o capot, levando a MIDAS a posicionar-se mais acima nos motores de busca em algumas palavras chave relevantes.
Seguiu-se a verificação do nível de posicionamento digital. Pegámos na vareta, limpámo-la bem limpinha e inserimo-la no reservatório estratégico. Retirámos com cuidado e olhámos bem para aquilo. Exatamente. O posicionamento deveria ser outro. Um posicionamento de proximidade e que alavancasse as dezenas de oficinas presentes a nível nacional.
Mas alto lá. Parece-nos que a correia de distribuição está ali a fazer uma pressão excessiva sobre os pistões e algumas válvulas.
O melhor é mesmo corrigir o quanto antes. E assim foi. Arregaçámos as mangas e colocámos a correia de distribuição do website da MIDAS a funcionar como deve ser, tornando-o pioneiro em funcionalidades relevantes para o cliente.
Falamos das seguintes:
Apesar de estarmos com as mãos cheias de óleo digital, vamos clarificar o que é Hard Sell e o que é Inbound Marketing. Ora bem, Hard Sell tem como principal característica o seu foco na venda agressiva. Ou seja, pouco importa o processo, o cliente, a sua necessidade ou o seu desejo. O objetivo é vender, pensando somente em quantidade: quanto vendeu, para quantas pessoas e quanto lucro gerou.
Por sua vez, o Inbound Marketing consiste num processo que analisa todas etapas de venda, com foco no consumidor. Desta forma, podemos considerar o Inbound Marketing como uma mudança, não apenas de ferramentas, mas de mentalidade no Marketing.
Falamos de otimização para mecanismos de busca, falamos de Marketing para Redes Sociais, falamos de vídeos, falamos de podcasts, falamos de newsletters e de uma série de elementos que compõem o leque do Marketing de Conteúdo.
As consequências destas revisões foram tão positivas que fortaleceram a relação da Bluesoft com a MIDAS. Tanto que, no último ano, conjugaram know-how para reforçar a sua estratégia. para desenvolver uma estratégia de Marketing de Conteúdo ainda mais relevante para os utilizadores.
O tráfego obtido através do digital tem crescido de ano para ano, fazendo da Bluesoft mais do que um mero fornecedor. A Bluesoft – depois de várias revisões e inspeções – é, hoje, o parceiro tecnológico da MIDAS, tendo ultrapassado os desafios tecnológicos de outrora.
A correia de distribuição funciona perfeitamente, o motor mantém a temperatura adequada, o combustível é o melhor do mercado, a suspensão está a funcionar na perfeição, a embraiagem está limpa e eficaz, o sistema de travagem está afinadíssimo e o pedal do acelerador funciona bastante melhor.
A colaboração conjunta da Bluesoft e da Midas só poderia resultar numa parceria forte e de sucesso garantido. A revisão está feita, mas o trabalho continua. Na MIDAS, com a Bluesoft.
...“Meu querido mês de Agosto, por ti levo o ano todo a sonhar!” A cantiga do Dino Meira não podia ser mais reveladora do nosso estado de espírito: a Bluesoft está a precisar de férias e, por meio de xutos e pontapés, temos a certeza que não somos os únicos...
É verdade que não é o primeiro artigo que escrevemos sobre este tema. No entanto, faz todo o sentido voltar a ele pois só agora o Verão veio para ficar! Depois de um Junho e Julho adormecidos, o termómetro já passa dos 30ºC e parece que não abrandará tão cedo. À boleia da temperatura quente, a Bluesoft preparou-lhe um manual de viagem inspirado nos nossos clientes com tudo o que necessita para desfrutar de um merecido descanso.
Nós na Bluesoft somos adeptos da máxima “vá para fora cá dentro”. Por alguma razão Portugal é o campeão dos World Travel Awards, os ditos ‘óscares’ do turismo mundial! Deste modo, queremos surpreendê-lo com sugestões encantadoras de turismo rural. Garantimos desde já que são destinos de ir e chorar por mais dado que fomos nós os padrinhos do respectivo desenvolvimento tecnológico.
Porque a descer todos os santos ajudam, o roteiro Bluesoft segue viagem de Norte para Sul. Comecemos então pela Villa de Paçô: um refúgio com vista deslumbrante sobre o Vale do Vouga. Rumo a Sudeste, damos de caras com a Casa da Tia Piedade situada na aldeia histórica de Monsanto, a aldeia mais portuguesa de Portugal.
Se vai para os lados de Portalegre, sugerimos uma paragem na Quinta da Dourada em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede. Se a costa algarvia ditar a sua preferência, porque não o Monte do Sapeiro no paraíso que é a Costa Vicentina?
Agora que já escolheu o destino de férias, é hora de deixar a casa limpa e arrumada. Se por acaso tem um cão e não sabe o que fazer com ele, nós damos-lhe a solução: Quinta do Cão Nosso. Não só é uma marca que ocupa os lugares cimeiros de pesquisas nos motores de busca como também fornece o serviço de pet sitting. O seu cão agradecer-lhe-á e muito...
Além de elementos básicos como roupa, documentos e afins, é importante certificarmo-nos de que o amigo de 4 rodas tem condições para assegurar uma condução sem sobressaltos.
Com base na nossa experiência de desenvolvimento de plataformas web, pode verificar os pneus na Continental e aproveitar a ocasião para visitar uma das oficinas Midas. Com estes dois ajudantes a seu lado, pode ir mais do que descansado com as mãos no volante.
Ainda assim, já todos sabemos como é que as viagens de carro funcionam... Por norma gostamos sempre de encarnar o papel de automobilistas da Fórmula 1 e dar aquela clássica aceleradela. Mas para quê tanta pressa? Já basta a azáfama do dia-a-dia. Aproveite para esticar as pernas de 2 em 2 horas e nunca se esqueça da hidratação. Das muitas águas que por aí andam, não podíamos deixar de aconselhar a que está mais apta a entrar na nova era de Transformação Digital: Água Castello para partilhar com quem mais gosta.
Apesar das inúmeras recomendações, não está nos nossos planos ser o próximo TripAdvisor ou substituir a PSP na preservação da segurança rodoviária. Somente desejamos ir de férias com o sentimento de agradecimento aos nossos clientes (mencionados e não mencionados) que nos ajudam a crescer neste caminho de reputação e Marketing Digital.
No momento da sua partida, verifique que leva todos os seguros consigo. De qualquer das formas, o manual da Bluesoft tem tudo o que precisa para viver umas férias quentes e inesquecíveis.
...Seja bem-vindo ao Verão! Altura do ano em que esfregamos as mãos de contentamento. Afinal, estendemos a passadeira às boas e ricas férias que nos proporcionam um merecido descanso. Porque o que é nacional é bom, resolvemos fazer as malas e ir à descoberta dos mais de 1800 quilómetros de costa portuguesa.
Seja a Norte ou a Sul, bastam umas meras horas de viagem para alcançarmos o paraíso atlântico que não é mais do que o oceano que nos banha. Somos de facto um povo abençoado... Dar um bom mergulho no mar perante a luz do sol que nos aquece ou degustar um peixinho grelhado acabado de pescar na noite anterior, são algumas das dádivas que nem todos têm a oportunidade de usufruir. Mas e se de repente tudo isto deixasse de ser possível?
Quando vemos uma baleia perder a vida por engolir 80 sacos de plástico, é caso para dizer “mayday, mayday!” Algo não pode estar bem... Cotonetes, baldes, garrafas, palhinhas e sacos descartáveis fazem parte dos 8 milhões de toneladas de plástico que são deitados aos oceanos a cada ano que passa. Para que se pense que não estamos a fazer uma tempestade num copo de água, em 2050 estima-se que a quantidade de lixo nos oceanos seja superior ao número de peixes.
A conduta irresponsável do ser humano está a pôr em risco não só a sustentabilidade das actividades piscatórias como de toda a vida marinha. Com a diminuição da biodiversidade e do número de espécies no oceano, é a humanidade quem ficará com a corda na garganta. Imaginem o estado da nossa saúde ao ingerirmos alimentos que têm apenas plástico como “nutriente” para dar? Com a população a crescer em maré alta e o meio-ambiente tratado como lixo, é caso para perguntar de que água beberemos no futuro.
Calma... O cenário é negro mas não assim tanto até porque, na Bluesoft, estaremos sempre do lado bom da força. Somos verdadeiros fãs de um Oceano Pacífico e isso significa fugir do plástico como o diabo da cruz! Reciclar é uma palavra de ordem e, no seio da nossa copa, nenhum prato, copo ou talher é apelidado de descartável.
Contudo, queremos ir mais além. Preferimos apanhar a onda de responsabilidade ambiental dos que depositam a confiança em nós. Dito isto, é um orgulho testemunhar o posicionamento orgânico dos serviços de sustentabilidade da Sonae Sierra assim como o desenvolvimento tecnológico da Zouri: os nossos amigos de Braga que produzem sandálias ecológicas e sustentáveis a partir do plástico sediado na costa portuguesa. Quer escolham um par de Black Sea, Red Sand ou Wave Nature, saibam que estão a calçar 6 garrafas de plástico cujo conforto e design vos fará sentir como peixe na água.
No dia 8 de Junho, é celebrado o Dia dos Oceanos com o carimbo das Nações Unidas presididas por um português. Sim, somos uns confessos patriotas e argumentos não nos faltam! Para além da riqueza paisagística comum a terra e mar, encontramos quem tenha como prioridade cuidar dela custe o que custar. É o caso da Liga para a Protecção da Natureza, a associação de defesa do ambiente mais antiga da Península Ibérica a quem demos a mão na nova realidade digital. Um dos seus objectivos consiste em “promover a cidadania ambiental incentivando a participação pública, através de acções de formação e educação ambiental.”
Como cidadãos, instituições e empresas, zelar pela sustentabilidade do mundo em que vivemos é uma responsabilidade transformada em meio de sobrevivência. Os oceanos em particular são os pulmões do nosso planeta. Se lhes faltar o ar, mais tarde ou mais cedo deixaremos de respirar.
Sempre nos habituámos a ver os nadadores-salvadores resgatarem vidas no oceano mas agora é o oceano que necessita de ser salvo por cada um de nós.
Plastic Free Ocean | ZOURI - Sandals from the Ocean
...De Guimarães para o Mundo
A To Work For desenha e fabrica calçado de segurança de alta qualidade com design jovem e arrojado. A produção destinada ao mercado externo, como o Reino Unido, Alemanha, Rússia, Espanha e França, representa 90% do total da facturação, afirmando-se a marca como uma referênica mundial em safety shoes.
Working Class Hero e Safety Runners são das coleções desenvolvidas sob a marca Toworkfor e cuja tecnologia está devidamente patenteada. Em Portugal a Autoeuropa, a BMW e a Audi são algumas das empresas que compram os produtos Toworkfor. O calçado de segurança fabricado em Guimarães é destinado a profissionais que necessitem de segurança e conforto extremo, inovando com uma linha de calçado desenvolvida em parceria com a gigante Michelin.
A parceria entre a To Work For e a Bluesoft iniciou-se no ano de 2014 com a delineação da estratégia digital e desenvolvimento à medida de uma loja online otimizada para os diferentes mercados. Estudou-se o comportamento de pesquisa do público alvo de cada mercado estratégico, desenvolveu-se a criatividade e todos os módulos necessários para uma loja online inovadora e diferenciadora no sector.
Nos diferentes mercados, a To Work For lidera os primeiros resultados do Google, pelas principais "keywords" relacionadas com o seu negócio, o que significa vendas online, provando assim que os resultados obtidos no e-commerce foram uma aposta ganha no digital.
Uma plataforma de vendas online nascida em Guimarães e exportada para o Mundo, que nos enche a todos de orgulho e motiva-nos para atingir patamares ainda mais elevados.
Saiba mais em Criar Loja Online
...Com a chegada do frio, que já tardava, vemo-nos mais uma vez envoltos pela inevitável cacofonia da tosse. Ora como espectadores contrariados, ora como participantes resignados, é-nos praticamente impossível escapar ao ritmo pautado pelas diversas sonoridades da tosse, seja ela aguda ou grave, de curta ou longa duração, de batida seca ou vigorosamente acompanhada de expetoração.
Não sendo uma patologia em si, a tosse é um sintoma de que algo está errado com o nosso organismo, manifestando-se de forma bastante audível. As suas causas variam entre alergia, constipação, gripe e até poluição. Independentemente do motivo, ali estamos nós a exibir a nossa desgraçada condição nos transportes públicos, na reunião importante, na conference call impercetível, no restaurante preferido, na sala de cinema ou no quarto, afugentando o tão esperado sono. Se juntarmos ao quadro atrás pintado uma pincelada de rouquidão ou, se quisermos ser mais ousados, de afonia, deparamo-nos com a incontornável constatação de facto: o dia vai ser terrível.
Muitos de nós utilizamos a voz em contexto de trabalho. Não queremos tê-la condicionada por ataques de tosse, ou pior, ficarmos privados dela. Por isso, procuramos uma solução imediata. Se há alguns anos atrás o primeiro instinto era queixarmo-nos à pessoa mais próxima (ansiando por qualquer mezinha milagrosa) ou simplesmente ir a correr à farmácia de serviço, hoje é inevitável acrescentar o Google à equação.
Em Portugal, 80% das casas têm acesso à internet e cerca de 7 milhões de portugueses possuem um smartphone, que podem transportar para qualquer lugar. E com eles irá também o Google, sempre disponível para responder às mais diversas pesquisas. Prático, simples e rápido.
Se o ser humano é curioso por natureza, ávido por respostas, também é verdade que pode tornar-se hipocondríaco por consequência. Sendo a internet um repositório infinito de informação transforma-se o Google num vasto manancial de ligações para sugestões de tratamento para as mais diversas maleitas, enfermidades, doenças e patologias.
Regressemos à tosse. Se pesquisarmos “tosse” no Google, retorna-nos este 6 840 000 resultados, a primeira página apresenta-nos 10 destes, somente 10 resultados orgânicos para além dos anúncios pagos.
Se faz parte das 1 900 pessoas que pesquisaram no Google por “tosse” no último mês, encontrou na primeira página o Euphon®, pastilhas indicadas para o tratamento sintomático da rouquidão, afonia, tosse seca e irritativa. Sim, aquelas da caixa laranja.
Se foi mais específico e fez parte das 2 900 pessoas que pesquisaram “tosse seca”, também encontrou Euphon® nos resultados.
Se pesquisou por “afonia”, “rouquidão”, “pastilhas para tosse”, “pastilhas para a garganta”, “cuidados com a voz” ou por outras combinações possíveis, também obteve muito provavelmente o Euphon® na primeira página, entre as 10 primeiras posições, de milhares ou mesmo de milhões de resultados, automaticamente devolvidos pelo Google em milésimos de segundos, para os milhares de pesquisas que existem, todos os meses, por palavras-chave relacionadas com tosse e saúde vocal. E se pesquisou concretamente por Euphon®, encontrou, como era de esperar, o microsite da marca, contudo, nem sempre foi assim.
Quando a Bluesoft iniciou os trabalhos com a Jaba Recordati, em 2016, perspectivando o lançamento de um novo website para assinalar os 90 anos de uma das empresas farmacêuticas mais bem-sucedidas em Portugal, muitos dos fármacos de marca, entre eles o Euphon®, não chegavam a subir aos resultados da primeira página. Em inúmeros casos, os microsites dos próprios medicamentos eram suplantados por páginas de farmácias, de artigos de blogs e de foruns dedicados à saúde e bem-estar. Esta situação verificava-se digitando o próprio nome do medicamento. Quanto às áreas terapêuticas e respectivas patologias, a que a Jaba Recordati dedicou décadas de investigação, a sua presença na ambicionada primeira página do Google era praticamente nula.
Consequentemente, tanto o tráfego na web como os internautas, vagueavam e dispersavam-se por websites que, não raras vezes, estavam do outro lado do Atlântico em sítios terminados com “ponto br”.
O diagnóstico estava feito e era agora imperativo trabalhar a reputação digital, tanto dos produtos de marca como da própria farmacêutica, elaborando um planeamento estratégico sustentado nas palavras-chave mais pesquisadas pelos públicos-alvo, prosseguindo todas as boas práticas de SEO e materializando o projeto numa plataforma integradora, desenhada e desenvolvida à medida.
Como a premissa de estar mais perto dos consumidores e dos profissionais de saúde não é somente uma expressão para figurar na comunicação institucional da empresa, iniciámos um tratamento intensivo que obteve grandes resultados.
Atualmente, se fizer parte dos milhares de pessoas que pesquisam todos os meses por termos relacionados com a vasta área da saúde em Portugal, de “prisão de ventre” e “obstipação infantil” a “disfunção erétil” e “hiperplasia benigna da próstata”, passando por “doenças cardiovasculares” como “colesterol”, “dislipidemia” ou “hipertensão”, “dispositivos médicos” como “penso para dores musculares” ou “gel para aftas”, sejam “medicamentos genéricos”, “medicamentos sujeitos a receita médica” ou “medicamentos não sujeitos a receita médica” é muito, muito provável, que já se tenha deparado com a Jaba Recordati.
E desta forma, os produtos farmacêuticos da marca passaram a estar também no expositor principal do Google. Neste expositor, tanto o website institucional, como os microsites das marcas nada vendem diretamente. Dão e ganham. E quanto mais dão, mais ganham. Dão informações de qualidade e notícias da indústria farmacêutica, a quem por elas pesquisa, e recebem visitas e crescente autoridade na web.
Se é fã dos romances de espionagem de John Le Carré ou se optou por esperar pelo filme para contactar com “O Fiel Jardineiro” desengane-se, porque aqui o enredo é bem simples. E podemos prová-lo. A receita do sucesso digital da Jaba Recordati é: planeamento estratégico, tecnologia, conteúdos credíveis e muitas horas de trabalho.
Os resultados falam por si. O microsite otimizado para o Euphon® multiplou por 25 o número de visitas. O novo website da Jaba Recordati aumentou o seu tráfego em 500% desde que foi colocado online, e continua a aumentar, representando hoje o tráfego de origem orgânica (que é como quem diz - visitas provenientes de pesquisas nos motores de busca) cerca de 85% do total das visitas ao website.
Este projeto foi possível através da sinergia entre Bluesoft e 100% Get On e mediante a visão e constante colaboração da direção da Jaba Recordati.
Em jeito de conclusão, e como a saúde da sua marca é um assunto sério, em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte-nos para uma avaliação da sua reputação digital.
...Esqueça tudo o que julga saber sobre negócios, sectores de actividade, serviços, produtos e marcas.
Até há pouco tempo, o marketing e a análise dos mercados seguiam uma linha simples: criar necessidades nos consumidores para depois colmatá-las através da venda de novos produtos e/ou prestação de novos serviços. Estudava-se o sector, analisavam-se as empresas e organizações que operavam no mercado, identificavam-se os limites legislativos, tecnológicos, económicos e sociais, avaliava-se se havia monopólio ou espaço para entrar nesse mercado. Tomavam-se decisões estratégicas de acordo com essa análise.
Hoje, com a transformação digital, deparamo-nos com uma nova realidade, repleta de oportunidades... se soubermos como aproveitá-las.
O projecto que a Bluesoft criou para a marca Cão Nosso é prova disso.
O Cão Nosso é uma empresa de dog-sitting, de pequena dimensão, criada pelo Pedro e pela Luísa. No universo digital existem milhares de plataformas, fóruns, websites, todo um manancial de informação sobre cães. E não é de se esperar que uma empresa tão pequena, com um serviço tão específico, obtenha, de forma tão eficaz, um lugar bem posicionado nesta nova realidade. Mas abraçámos esse desafio.
Foi realizado um planeamento estratégico cuidado, aplicando-se todas as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization – Optimização para os Motores de Pesquisa), desde a definição das páginas do website à redação dos conteúdos, da navegação às várias funcionalidades.
Design e layout foram realizados à medida e a equipa de desenvolvimento superou-se para que este projecto fosse um caso de sucesso.
Volvidos 3 meses, após a criação e lançamento do website, começaram a aparecer os primeiros resultados, com bom posicionamento digital e, em menos de 1 ano, website e marca Cão Nosso aparecem na primeira página dos motores de pesquisa, como o Google, nos primeiros lugares, e à frente de grandes marcas do sector, como são exemplo Royal Canin, Pedigree ou Friskies, bem como de todos os blogs que já agregam vasta informação sobre a espécie canina!
Poderá verificar a veracidade destas afirmações ao pesquisar por exemplo “caniche”, “proibição de cães em casas arrendadas”, “como escolher um cão” , “fox terrier” , "tudo sobre seguros para cães", entre outros termos.
Tal só foi possível, não só com o trabalho incansável do Pedro e da Luísa, mas também com a crescente visibilidade e credibilidade da marca nos canais digitais, porque atualmente já não é suficiente criar um site atrativo e funcional.
Quando mais de 85% da navegação começa nos motores de pesquisa, quando cerca de 75% dos consumidores pesquisam pelas marcas na internet antes de tomarem uma decisão de compra, e quando as bolsas de valores já têm em conta a credibilidade e a reputação digital na avaliação das empresas, é inegável a importância e o peso que o digital assume no ecossistema corporativo e institucional.
Este projecto, que anteriormente poderia ser algo arriscado ou de crescimento lento, exemplifica bem como a realidade digital veio transformar a realidade empresarial.
Conheça o site do Cão Nosso em http://www.caonosso.pt/
Não fique para trás: posicione-se nesta nova realidade.
...