Como criar uma loja online de sucesso
01 set 2020

Como criar uma loja online de sucesso

Recebi um telefonema de um amigo a desabafar que a loja online da empresa onde trabalha não "funciona". Foi muito cara e deu imenso trabalho mas não vende.

Pediu-me para analisar o que poderia estar a afectar negativamente os resultados das suas vendas online. Numa rápida análise vi uma loja online muito atrativa, funcional, mas com uma falha fatal: os seus produtos não apareciam nos resultados quando pesquisados no Google. A principal causa do problema consistia na ausência total de uma estratégia digital:

  • Não existia correspondência entre os conteúdos existentes na loja, e as pesquisas efectuadas pelo público alvo;
  • A plataforma tecnológica e os conteúdos, não seguiam, nem respeitavam minimamente as boas práticas de SEO (search engine optimization).

 

Para conseguirmos vender na internet, não basta termos uma loja online atrativa e funcional. A tecnologia, os conteúdos e a sua otimização têm um peso enorme para o sucesso. Uma loja "fisica" para vender com sucesso tem que estar na principal avenida de uma cidade. O mesmo se passa na internet: a sua loja online tem que estar na 1ª página de resultados.

 

85% de toda a navegação na internet começa com uma pesquisa no Google. É crucial que a sua loja online apareça na 1ª página de resultados, pelos produtos ou serviços que vende.

1ª página de resultados = Visibilidade = Vendas Online

 

É muito importante trabalhar com profissionais especializados na área, devendo ser sempre delineada uma estratégia digital orientada para os resultados.

Não cometa o erro de criar uma loja online com base nos seus gostos pessoais, com escolhas aleatórias não fundamentadas, e sem uma boa estratégia digital.

Nós podemos ajudar, contacte-nos.

 

Estratégia Digital: Os 5 pontos mais importantes para a criação da sua loja online:

 

1 - Trabalhar com dados e conhecer as pesquisas do seu Público-Alvo

Saber para quem se está a comunicar, definir o consumidor que se pretende alcançar, fazer um estudo para conhecer as suas pesquisas, hábitos, interesses, necessidades e padrões de comportamento.

Tudo o que é pesquisado pelos consumidores no Google é registado temporal e geograficamente (onde e quando), é fundamental o uso da matemática e da estatística de forma a conhecermos o comportamento do seu público-alvo e potencial de alcance.

Caso Prático: De Guimarães para o Mundo, a ToWorkFor é um fabricante de calçado de segurança, a sua loja online encontra-se nas primeiras posições de resultados do Google por "safety shoes" entre outras keywords da sua oferta, capitalizando assim milhares de visitas e consequentemente vendas online.

  • A keyword "safety shoes" tem 165.000 pesquisas de média mensal no Mundo.

 

2 - Implementar uma estratégia de SEO

O SEO é a arte de alcançar tráfego gratuito, de qualidade e que gere conversões. Isto é o mesmo que dizer que o site deve comunicar de forma eficaz com os motores de pesquisa (Google SEO). Para isso, devem ser identificadas as keywords de negócio e respectivas pesquisas. Uma vez identificadas as palavras-chave, que expressam o grau de interesse do público-alvo face a um determinado negócio, podemos então priorizar os conteúdos relevantes para a comunicação em qualquer ambiente digital, com o objetivo de proporcionar a visibilidade, credibilidade e rentabilidade digital da oferta da sua loja online.

Caso Prático: Para aparecer na primeira página do Google por "calçado para criança", os conteúdos têm que ser relevantes e responder às pesquisas por este tema. Esses mesmos conteúdos têm de respeitar as boas práticas de otimização (meta tags, estrutura de navegação, responsive, performance, experiência do utilizador (UX), entre outros).

  • A keyword "calçado para criança" tem 580 pesquisas de média mensal em Portugal.
  • A keyword "sapataria infantil" tem 210 pesquisas de média mensal em Portugal.

A Loja Online  desenvolvida para a Pés de Cereja, encontra-se nas primeiras posições de resultados do Google, quando se pesquisa por "sapataria infantil", "crocs para menina", "havaianas para menina" , "mocassins para menino" entre outras  keywords de negócio, capitalizando assim milhares de visitas e consequentemente vendas online.

 

3 - A Usablilidade e o Moblie First

Tornar a experiência digital do utilizador de excelência e com elevados níveis de usabilidade. Optar por um layout clean, funcional, bem estruturado e de fácil usabilidade, onde qualquer utilizador consiga ter acesso à informação de forma simples e intuitiva.

Quando 80% de todos os utilizadores usam o "mobile" para acesso à internet, o pensar "mobile first" é sem dúvida relevante. Pensar o layout "mobile first" não implica não pensar no "desktop", mas implica adaptar e privilegiar o mobile em detrimento do desktop, ou seja, na balança das decisões, o mobile deverá pesar mais, o típico "ahh mas fica bem em desktop, vai ser complicado é em mobile" deverá ser invertido!

 

4 - Nunca esquecer o fator tempo

O ser humano comum é um runner. E, se ele corre, a marca que o quer apanhar tem de correr com ele. Ou, pelo menos, meter-se à frente para que ele a veja. Em vez de a sua marca colocar os seus produtos/serviços na paisagem, o melhor é mesmo colocá-los na pista de tartan.

fator tempo e lojas online

Até há pouco tempo, o consumidor andava de mãos nos bolsos, assobio na boca e olhos na paisagem. Podia não ver todos os produtos ou serviços que lá estavam, mas via alguns e, acima de tudo, procurava e selecionava. Hoje em dia, o consumidor tem as mãos no Smartphone que tirou do bolso, o assobio é música de Benny Hill e os olhos só olham em frente. Não procura, escolhe o que lhe aparece no ecrã. A sua loja online tem que estar preparada para dar uma resposta em segundos ao que o utilizador pesquisa e quer comprar.

 

5 - Escolher o fornecedor certo

Mais do que a procura de uma empresa que crie lojas online atrativas e funcionais, a competência em marketing e reputação digital são fundamentais no processo de seleção. O fornecedor deverá ter a capacidade de ver em primeiro lugar os objetivos de negócio do cliente, no portfólio do fornecedor deverão constar casos de sucesso, com provas dadas e demonstráveis.

 

criar loja online fornecedor certo

Na Bluesoft falamos com os nossos clientes “olhos nos olhos”. Investigamos, analisamos e aconselhamos as melhores estratégias digitais para que a sua loja online venda com muito sucesso.

Somos especialistas em reputação e marketing digital, temos os melhores profissionais, especializados em exclusivo, nos canais digitais. 

Na Bluesoft entregamos resultados e não promessas !!  Contacte-nos.

 

Criar uma loja online que cumpra as boas práticas tecnológicas é essencial

Na Bluesoft as lojas online são desenvolvidas à medida, com máxima atenção prestada ao detalhe e à qualidade tecnológica. Tecnologia essa, otimizada, assente em dados estruturados e com elevados níveis de performance.

A internet atingiu uma dimensão, com milhões e milhões de novas páginas lançadas para a web todos os dias, em que os motores de pesquisa querem dados organizados e estruturados para serem consumidos com ordem e relevância. Em suma: "fazer a papinha ao Google".

Plataformas "pré feitas" como  Shopify, WooCommerce, são tentações fáceis, baratas e de rápida implementação. Contudo, não cumprem as boas práticas de otimização ansiadas pelos motores de pesquisa, sendo na maioria dos casos, classificadas como "lixo" por parte dos motores de pesquisa e aplicações. Conclusão: não têm credibilidade, não têm visibilidade, não vendem!

Para vender é necessário aparecer nos primeiros resultados de pesquisas, para aparecer nos primeiros resultados é necessário conquistar a credibilidade orgânica. Para que isso aconteça, a tecnologia deverá ser "perfeita" e seguir criteriosamente as "regras" do ponto de vista técnico, "uma espécie de relógio Suíço".

Loja Online Carateristicas

 

Principais caraterísticas que devem ser cumpridas por uma loja online:

  • Certificada e Segura;
  • Adaptada a todos os dispositivos (desktop, mobile, tablets, ...);
  • Permitir autonomia total na gestão de conteúdos sem encargos;
  • Otimizada com Motores de Pesquisa (SEO);
  • Possuir dados estruturados e pesquisa por voz;
  • Possibilitar pagamentos automáticos ou integração com gateway de pagamentos (MB, MBWay, Cartões Crédito, PayPal);
  • Permitir integração com empresas transportadoras;
  • Ser otimizada para Redes Sociais;
  • Possibilitar integração com ferramentas de análise estatística do perfil dos utilizadores;
  • Possibilitar integração com Google Shopping (se justificar);
  • Possibilitar faturação integrada ou sistema de faturação próprio (se justificar);
  • Possibilitar integração com sistemas de CRM (se justificar).

 

As tendências que deve considerar ao criar uma loja online:

Devido à pandemia COVID-19, estão a surgir novas tendências no comportamento digital. Mudanças significativas na forma como os consumidores vão interagir com as marcas e como fazem as suas compras de produtos e serviços. Nunca as compras online cresceram tanto.

 

  • Virtual Experience Economy: com espetáculos cancelados e museus encerrados, a economia das experiências agora é virtual e imersiva, causando um aumento da experiência virtual em setores como turismo, retalho e desporto;
  • Shop Streaming: com o mercado live streaming em alta, as compras online tornam-se mais interativas, experimentais e em tempo real;
  • Virtual Companions: aumento da procura por empresas virtuais que nos possam entreter, educar e até criar amizades;
  • Ambient Wellness: as empresas devem incorporar os hábitos de higiene e proteção nos espaços físicos, sendo esta uma nova prioridade dos consumidores;
  • M2P (Mentor to Protégé): aumento na procura por plataformas que nos ligam a professores, especialistas e mentores para ganharmos novas skills para tornar o tempo online mais produtivo;
  • A-Commerce: com a crescente procura por interação sem contacto, chega uma nova geração de comércio automatizado;
  • The Burnout: os consumidores estarão sensíveis e recetivos para todos os negócios que possam melhorar o bem-estar mental;
  • Open Source Solutions: as empresas que colaboram umas com as outras e com as pessoas serão mais valorizadas pelos consumidores;
  • Assisted Development: o tempo em casa permitirá descobrir o que realmente gostamos de fazer, mas a economia do on-demand continuará a crescer;
  • Virtual Status Symbol: com a procura por um consumo mais sustentável, os bens virtuais afirmam-se como símbolo de status genuínos em diferentes indústrias e geografias.

 

Com uma visão otimista do futuro, novos negócios e oportunidades vão surgir. O digital e tudo o que envolverá o comércio online, irá assumir uma maior relevância.

 

Já não é suficiente que uma marca tenha uma presença online em todos os meios, essa presença tem que funcionar, a loja online tem que vender, os seus produtos têm que ser encontrados por quem os procura.

Trabalhar com dados tornou-se fundamental mais do que nunca para o sucesso de qualquer investimento no digital.

Prepare o seu negócio para responder aos desafios e oportunidades da nova era digital, contacte-nos.


Pedro Duarte | Bluesoft

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