Recebi um telefonema de um amigo a desabafar que a loja online da empresa onde trabalha não "funciona". Foi muito cara e deu imenso trabalho mas não vende.
Pediu-me para analisar o que poderia estar a afectar negativamente os resultados das suas vendas online. Numa rápida análise vi uma loja online muito atrativa, funcional, mas com uma falha fatal: os seus produtos não apareciam nos resultados quando pesquisados no Google. A principal causa do problema consistia na ausência total de uma estratégia digital:
Para conseguirmos vender na internet, não basta termos uma loja online atrativa e funcional. A tecnologia, os conteúdos e a sua otimização têm um peso enorme para o sucesso. Uma loja "fisica" para vender com sucesso tem que estar na principal avenida de uma cidade. O mesmo se passa na internet: a sua loja online tem que estar na 1ª página de resultados.
85% de toda a navegação na internet começa com uma pesquisa no Google. É crucial que a sua loja online apareça na 1ª página de resultados, pelos produtos ou serviços que vende.
1ª página de resultados = Visibilidade = Vendas Online
É muito importante trabalhar com profissionais especializados na área, devendo ser sempre delineada uma estratégia digital orientada para os resultados.
Não cometa o erro de criar uma loja online com base nos seus gostos pessoais, com escolhas aleatórias não fundamentadas, e sem uma boa estratégia digital.
Nós podemos ajudar, contacte-nos.
Saber para quem se está a comunicar, definir o consumidor que se pretende alcançar, fazer um estudo para conhecer as suas pesquisas, hábitos, interesses, necessidades e padrões de comportamento.
Tudo o que é pesquisado pelos consumidores no Google é registado temporal e geograficamente (onde e quando), é fundamental o uso da matemática e da estatística de forma a conhecermos o comportamento do seu público-alvo e potencial de alcance.
Caso Prático: De Guimarães para o Mundo, a ToWorkFor é um fabricante de calçado de segurança, a sua loja online encontra-se nas primeiras posições de resultados do Google por "safety shoes" entre outras keywords da sua oferta, capitalizando assim milhares de visitas e consequentemente vendas online.
O SEO é a arte de alcançar tráfego gratuito, de qualidade e que gere conversões. Isto é o mesmo que dizer que o site deve comunicar de forma eficaz com os motores de pesquisa (Google SEO). Para isso, devem ser identificadas as keywords de negócio e respectivas pesquisas. Uma vez identificadas as palavras-chave, que expressam o grau de interesse do público-alvo face a um determinado negócio, podemos então priorizar os conteúdos relevantes para a comunicação em qualquer ambiente digital, com o objetivo de proporcionar a visibilidade, credibilidade e rentabilidade digital da oferta da sua loja online.
Caso Prático: Para aparecer na primeira página do Google por "calçado para criança", os conteúdos têm que ser relevantes e responder às pesquisas por este tema. Esses mesmos conteúdos têm de respeitar as boas práticas de otimização (meta tags, estrutura de navegação, responsive, performance, experiência do utilizador (UX), entre outros).
A Loja Online desenvolvida para a Pés de Cereja, encontra-se nas primeiras posições de resultados do Google, quando se pesquisa por "sapataria infantil", "crocs para menina", "havaianas para menina" , "mocassins para menino" entre outras keywords de negócio, capitalizando assim milhares de visitas e consequentemente vendas online.
Tornar a experiência digital do utilizador de excelência e com elevados níveis de usabilidade. Optar por um layout clean, funcional, bem estruturado e de fácil usabilidade, onde qualquer utilizador consiga ter acesso à informação de forma simples e intuitiva.
Quando 80% de todos os utilizadores usam o "mobile" para acesso à internet, o pensar "mobile first" é sem dúvida relevante. Pensar o layout "mobile first" não implica não pensar no "desktop", mas implica adaptar e privilegiar o mobile em detrimento do desktop, ou seja, na balança das decisões, o mobile deverá pesar mais, o típico "ahh mas fica bem em desktop, vai ser complicado é em mobile" deverá ser invertido!
O ser humano comum é um runner. E, se ele corre, a marca que o quer apanhar tem de correr com ele. Ou, pelo menos, meter-se à frente para que ele a veja. Em vez de a sua marca colocar os seus produtos/serviços na paisagem, o melhor é mesmo colocá-los na pista de tartan.
Até há pouco tempo, o consumidor andava de mãos nos bolsos, assobio na boca e olhos na paisagem. Podia não ver todos os produtos ou serviços que lá estavam, mas via alguns e, acima de tudo, procurava e selecionava. Hoje em dia, o consumidor tem as mãos no Smartphone que tirou do bolso, o assobio é música de Benny Hill e os olhos só olham em frente. Não procura, escolhe o que lhe aparece no ecrã. A sua loja online tem que estar preparada para dar uma resposta em segundos ao que o utilizador pesquisa e quer comprar.
Mais do que a procura de uma empresa que crie lojas online atrativas e funcionais, a competência em marketing e reputação digital são fundamentais no processo de seleção. O fornecedor deverá ter a capacidade de ver em primeiro lugar os objetivos de negócio do cliente, no portfólio do fornecedor deverão constar casos de sucesso, com provas dadas e demonstráveis.
Na Bluesoft falamos com os nossos clientes “olhos nos olhos”. Investigamos, analisamos e aconselhamos as melhores estratégias digitais para que a sua loja online venda com muito sucesso.
Somos especialistas em reputação e marketing digital, temos os melhores profissionais, especializados em exclusivo, nos canais digitais.
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Na Bluesoft as lojas online são desenvolvidas à medida, com máxima atenção prestada ao detalhe e à qualidade tecnológica. Tecnologia essa, otimizada, assente em dados estruturados e com elevados níveis de performance.
A internet atingiu uma dimensão, com milhões e milhões de novas páginas lançadas para a web todos os dias, em que os motores de pesquisa querem dados organizados e estruturados para serem consumidos com ordem e relevância. Em suma: "fazer a papinha ao Google".
Plataformas "pré feitas" como Shopify, WooCommerce, são tentações fáceis, baratas e de rápida implementação. Contudo, não cumprem as boas práticas de otimização ansiadas pelos motores de pesquisa, sendo na maioria dos casos, classificadas como "lixo" por parte dos motores de pesquisa e aplicações. Conclusão: não têm credibilidade, não têm visibilidade, não vendem!
Para vender é necessário aparecer nos primeiros resultados de pesquisas, para aparecer nos primeiros resultados é necessário conquistar a credibilidade orgânica. Para que isso aconteça, a tecnologia deverá ser "perfeita" e seguir criteriosamente as "regras" do ponto de vista técnico, "uma espécie de relógio Suíço".
Devido à pandemia COVID-19, estão a surgir novas tendências no comportamento digital. Mudanças significativas na forma como os consumidores vão interagir com as marcas e como fazem as suas compras de produtos e serviços. Nunca as compras online cresceram tanto.
Com uma visão otimista do futuro, novos negócios e oportunidades vão surgir. O digital e tudo o que envolverá o comércio online, irá assumir uma maior relevância.
Já não é suficiente que uma marca tenha uma presença online em todos os meios, essa presença tem que funcionar, a loja online tem que vender, os seus produtos têm que ser encontrados por quem os procura.
Trabalhar com dados tornou-se fundamental mais do que nunca para o sucesso de qualquer investimento no digital.
Prepare o seu negócio para responder aos desafios e oportunidades da nova era digital, contacte-nos.
Pedro Duarte | Bluesoft