CRO ou Conversion Rate Optimization, tem tudo a ver com o número de pessoas que chegam até ao seu website. Ou seja, tem tudo a ver com tráfego. Mas já lá vamos.
A sua empresa pode ter menos de 10 colaboradores, ou mais de 500. O seu negócio pode estar concentrado em produtos e serviços mais generalistas ou estar focado num mercado mais específico, de nicho.
Seja qual for o caso, o importante é mesmo a conversão dos utilizadores, certo?
E é precisamente aqui que entra a CRO – Conversion Rate Optimization ou, em português, a otimização da taxa de conversão. A CRO é uma parte essencial de uma estratégia de marketing digital, nomeadamente aquela que visa transformar um visitante num cliente, aumentando a taxa de conversão.
Mesmo quando utiliza diferentes canais de comunicação, no ambiente digital, o mais certo é que essa transição tenha lugar no seu website.
Afinal, é aí que encontramos todos os conteúdos e as informações mais relevantes acerca dos seus produtos e serviços, nos quais se incluem a loja online ou o formulário de contactos para encomendas, pedidos de orçamento ou contratação de serviços.
No final deste artigo, vai poder entender melhor a diferença entre um e outro, mas antes, fique a saber tudo o que precisa sobre a CRO, o que é e a sua importância para a criação de resultados para a sua empresa.
A CRO – Conversion Rate Optimization é o desenho e a implementação de uma estratégia de marketing digital que visa não só a atração de novos utilizadores, como também a sua conversão.
Isto é feito através da otimização dos conteúdos apresentados no website. Quando aplica uma estratégia de CRO – Conversion Rate Optimization, o objetivo é atração de um cada vez maior número de leads qualificadas, mais propensas à conversão.
Na prática, estas estratégias devem ser aplicadas após uma análise cuidada da taxa de conversão, tal e qual como abordamos no artigo que escrevemos sobre assunto. A CRO – Conversion Rate Optimization visa a otimização desta taxa, tornando os seus conteúdos digitais ainda mais eficientes.
O objetivo é fazer com que o maior número possível de utilizadores, mais do que uma visita ao seu website, procure adquirir os seus produtos ou serviços. Ou seja, queremos transformar o tráfego, mesmo o orgânico, em vendas.
A importância da CRO – Conversion Rate Optimization é sublinhada pelas suas vantagens.
Desde logo, permite poupar tempo e dinheiro, na medida em que quanto maior for a sua taxa de conversão, maior será o número de vendas. E quanto maior for o número de vendas, mais depressa se atingem os objetivos financeiros da empresa.
A segunda vantagem está também diretamente ligada aos resultados sem que, por isso, seja necessário aumentar a carga de trabalho de uma forma desmedida.
Uma estratégia de CRO – Conversion Rate Optimization vive muito da realização de testes, de forma a garantir que os conteúdos apresentados são os que melhor funcionam nos momentos de conversão de um utilizador.
Por exemplo, imagine que os seus serviços apresentam uma taxa de conversão de 5%, a cada mil visitas no seu website. Digamos que este serviço tem um preço único de 30 euros.
Quer isto dizer que, por mês, este tipo de serviço rende à empresa 1500 euros, certo?
A CRO – Conversion Rate Optimization sugere a realização de um teste A/B, a partir do qual chega à conclusão de que se alterar o fundo da página de website, a taxa de conversão é otimizada para 8%. Logo, as receitas saltam para 2400 euros, para os mesmos 1000 utilizadores que visitam o website. Acabou de fazer mais 900 euros, alterando o fundo de uma página.
Mas a CRO – Conversion Rate Optimization tem ainda outros segredos como a realização de testes e afinações ao conteúdo que ajudam, por exemplo, a sugerir outros produtos recomendados para compra, no momento em que o utilizador se encontra no check-out.
Pequenas mudanças na forma como os produtos são apresentados e o cliente, em vez de uma, fez duas compras.
Mas, como acontece em quase tudo o que são conteúdos no universo digital, também a CRO – Conversion Rate Optimization precisa de uma estratégia.
Mesmo quando as empresas têm à sua disposição um sem número de canais digitais, o mais certo é que a conversão tenha lugar no seu website.
Assim, a estratégia de CRO – Conversion Rate Optimization, concentra-se na otimização dessas conversões no website, num processo continuado, cujo objetivo é o aumento de resultados. E qualquer estratégia de CRO – Conversion Rate Optimization começa por aqui:
Os dados informam e alimentam qualquer teste que possamos realizar, para otimizar uma taxa de conversão.
Invista o tempo que for necessário neste ponto, procurando dados relevantes com os quais possa trabalhar de modo a aplicar a CRO – Conversion Rate Optimization.
Análise de métricas, entrevistas a clientes ou testes à experiência do utilizador são algumas das formas como pode obter estes dados. E, com estas informações em mão:
Nesta fase, é preciso estudar os números: as informações de que dispomos para que possamos identificar as oportunidades que nos se colocam.
Mas, mais do que isso, procure entender o que lhe dizem os números, acerca das necessidades dos seus clientes e utilizadores. A CRO – Conversion Rate Optimization exige perguntas:
Por que é que os clientes se comportam de uma determinada maneira? O que é possível fazer-se para que os conteúdos se ajustem melhor aos utilizadores?
Mas também ajuda a encontrar respostas.
Agora que conhece os dados e encontrou algumas oportunidades, chega a hora de testar essas informações no mundo real e comprovar o seu efeito na taxa de conversão.
Com os resultados dos testes passa a poder tomar decisões realmente informadas para a criação de conteúdos capazes de atrair e converter os seus clientes.
Como dissemos, a CRO – Conversion Rate Optimization é um processo contínuo. E mesmo quando bem feito, nunca termina.
Mercado e consumidores estão em constante mutação, influenciados por inúmeros fatores externos ou até desejos internos. Os resultados dos testes de hoje, podem ser diferentes dos resultados dos testes de amanhã. A aplicação de uma estratégia de CRO – Conversion Rate Optimization é um esforço coletivo e constante.
Além dos passos enunciados acima, há uma série de pontos que as equipas devem manter sempre em mente para uma CRO – Conversion Rate Optimization mais eficiente.
Alguns, já poderá conhecer. Mas nunca é demais repetir estes quatro:
É verdade que estes são conceitos que devem estar sempre presentes, mas que se aplicam particularmente a uma estratégia de CRO – Conversion Rate Optimization.
O objetivo é, claro, atrair mais utilizadores para o website e otimizarmos a sua conversão. Mas, sobre isto, talvez importe clarificar: a diferença entre a CRO – Conversion Rate Optimization e o SEO.
Uma estratégia de CRO e de SEO andam lado a lado. Com as devidas proporções, ambas se concentram na atração de utilizadores, num primeiro momento.
Depois, ao longo do túnel de conversão, a CRO vai apontando à otimização da taxa de conversão, enquanto o SEO se concentra na atração de leads, mais e menos qualificadas.
Isto porque, para que exista algum tipo de otimização de taxa de conversão, continua a precisar de receber visitantes, certo?
A questão é que aumentar o tráfego para o seu website, por si só, não garante uma maior taxa de conversão: para isso, precisamos primeiro de uma taxa de conversão. Ou seja, precisamos de atrair utilizadores em massa para o seu website.
E, depois, para a otimizar, utilizamos a CRO.
E como SEO e CRO andam lado a lado, na Bluesoft, encontram especialistas em ambas as estratégias, com um único objetivo e cujos resultados são claros: aumentar os resultados da sua empresa.
Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft