Estratégia digital | A âncora de um investimento sem risco
12 jul 2018

Estratégia digital | A âncora de um investimento sem risco

Portugal é hoje um país digitalizado e a prova disso é que mais de 7 milhões de portugueses já acedem à internet. Desde o tempo passado na proa das redes sociais, à navegação no Google, o nosso perfil, gostos e preferências estão ao perfeito alcance tanto de agências como dos respetivos clientes.

Envoltos nesta onda digital, desaguam as benditas buzzwords que todos gostamos de incluir em pomposos relatários e apresentações: otimização SEO, marketing de conteúdo, técnicas de “engagement”... A questão é saber se estes conceitos, fundamentais para a credibilidade orgânica de uma marca, não acabam por ficar à deriva até ao momento em que dão por si a morrer na praia.

 

Plano Estratégico Digital: um nó que tarda em desatar

 

Vamos recuar a um episódio clássico dos tempos de escola: estamos nós entretidos no recreio quando um colega aparece sorridente de brinquedo novo na mão. O que é que nós fazemos logo que chegamos a casa? “Mãe! Eu quero um igual!”

Este é um caso que ilustra bem o modo como muitas empresas encaram a contratação de serviços de marketing digital. “O meu concorrente está no Instagram e eu não? Vamos lá puxar da carteira para não ficar atrás!” Hoje assistimos à ausência de planeamento estratégico em prol de decisões tomadas ao sabor da maré, sem articulação com os objetivos do negócio. Fala-se cada vez mais de Big Data mas tudo leva a crer que somos arrastados por um Big Nada.

 

Matemática: o farol que nos guia

 

A maioria dos comuns mortais recordar-se-à das dores de cabeça à conta da Matemática... A verdade é que as decisões mais simples do nosso dia-a-dia recorrem ao rigor e exatidão desta disciplina! Ao planear a tão ansiada viagem ao nosso destino de sonho, é inevitável testarmos várias datas de embarque a fim de pagarmos o menor valor possível.

Neste sentido, qualquer marca que deseje içar a sua reputação digital nas primeiras páginas dos motores de busca, pode e deve validar decisões estratégicas à luz de dados quantitativos. São eles que nos facilitarão a vida ao tornar informação disponível em conhecimento prático! A título de exemplo, o registo público das pesquisas efetuadas no Google permite analisar e compreender o comportamento dos consumidores de forma estatisticamente significativa. Tal facto influenciará o investimento em keywords relevantes e, consequentemente, a performance dos websites nos motores de pesquisa.

 

Estratégia Digital: é Nau or Never!

 

Quer o que todos têm ou quer ter uma marca de referência?

Sim, o digital veio para ficar, assim como as novas oportunidades de negócio que dele advêm. Contudo, elas esfumar-se-ão se não formos capazes de decifrar este mapa do tesouro. Para que os nossos produtos e serviços alcancem maior visibilidade e rentabilidade no mundo online, porque não investir recursos nas variáveis que realmente importam?

Na Bluesoft, o barco não navega sem sabermos para onde ir nem o melhor caminho até lá chegar. Por entre a neblina que paira no mar digital, nós guiamo-nos pela máxima “contra factos não há argumentos”. Se a bússola direcionou a rota dos marinheiros de outrora, a nossa equipa levará a estratégia digital da sua marca a bom porto: um porto decerto seguro.


Tomás VP Storyteller | Bluesoft

partilhe