Uma estratégia de marketing digital é um conceito amplo que engloba todas as estratégias digitais desenhadas para obter resultados no universo do marketing digital.
Desse ponto de vista, uma estratégia de marketing digital é um tema amplo e complexo, composto por um sem número de tópicos a abordar. Aqui, incluem-se não só os canais de comunicação a utilizar, como também os objetivos a cumprir, as bases de dados a construir e ainda todos os processos de análise a implementar, de modo a controlar todo o projeto do princípio ao fim.
Compreender um assunto tão abrangente, exige uma estratégia por si só e o segredo é simples: dividir por partes.
A estratégia de marketing digital é, na verdade, composta por várias estratégias digitais que dependem dos objetivos de cada empresa e das suas próprias capacidades.
A estratégia digital para a captação de novo negócio é diferente de uma estratégia digital cujo objetivo seja a interação com os clientes. E, aqui, diferente de empresa para empresa.
A importância do marketing digital no século XXI é inegável.
E a cada vez maior velocidade da internet favorece uma estratégia de marketing digital ágil, capaz de se adaptar a cada momento ou contexto e composta por estratégias digitais que incluem estratégias de SEO ou de Marketing de conteúdo, como veremos um pouco mais em baixo.
Este é um tópico que se aplica a todo o tipo de empresas, das maiores às mais pequenas e até as unipessoais porque, como vimos, a melhor estratégia digital também leva em conta os meios disponíveis a cada um.
Por isso, acompanhe-nos e fique a saber o que é uma estratégia de marketing digital, quais os objetivos que deve ter e que caminhos pode seguir para atingir os seus objetivos e gerar mais resultados. Vamos a isso?
Objetivamente: uma estratégia de marketing digital são todas as ações desenvolvidas em formatos digitais, colocadas em prática, com o objetivo de comunicar, construir, divulgar ou aumentar as vendas de uma marca.
Na prática, é o conjunto de toda a sua dedicação, empenho e esforço que visa a atração e fidelização de novos clientes e o reconhecimento da sua autoridade numa dada matéria.
Hoje, não tem sentido falarmos em marketing sem incluirmos a parte digital.
Uma grande parte da população mundial tem acesso à internet e faz compras online, certo?
Desde um banner a um website, passando pelo envio de emails e as publicações em redes sociais ou a criação de aplicativos, são vários os canais de comunicação digitais à sua disposição para a promoção da sua empresa, marca ou produtos.
O mesmo é dizer que são várias as estratégias digitais que fazem parte de uma estratégia de marketing digital global. Então, por onde começar?
O primeiro passo para a criação de uma estratégia de marketing digital é a definição de objetivos, claros e mensuráveis.
Já agora, o segundo passo é imediato: evite descrever o objetivo da sua estratégia como “gerar lucros”. Este é o objetivo central de todas as empresas. Deve estar sempre presente, claro. Mas, quando falamos em objetivos para uma estratégia de marketing digital falamos em objetivos que o encaminhem até esse objetivo primário.
Por exemplo, o que precisamos para gerar lucros? Clientes e consumidores, certo? Então, um dos objetivos da sua estratégia digital deve ser esse: atração de novos clientes. Desta forma, o objetivo passa a ser claro para toda a equipa.
Talvez o contexto atual seja um contexto de crise? Nesse caso, o mais importante pode ser pensar a médio-longo prazo, criando uma estratégia para fidelização dos clientes atuais, num momento de maior adversidade.
Talvez esteja a desenvolver um novo produto ou serviço e precisa de aumentar o seu cash-flow a curto prazo? Nesse momento, precisa de leads mais qualificadas!
Uma estratégia de marketing digital contempla tudo isto, idealmente pensado de antemão, de modo a que possa ser aplicada no momento.
É claro que este é um cenário ideal. Na verdade, como vimos, a realidade acaba por exigir que se apliquem os recursos disponíveis.
Para a definição dos seus próprios objetivos, deve levar três pontos em conta:
Por outras palavras, os objetivos de uma estratégia de marketing digital devem ser específicos e do conhecimento de todos os envolvidos; atingíveis, num equilíbrio entre o demasiado fácil e o impossível; e, claro, relevantes – ou seja, importantes para o contínuo desenvolvimento e crescimento da sua empresa.
Apenas após a definição destes objetivos é possível desenhar-se uma estratégia de marketing digital global que, como vimos, deve ser composta por diferentes tipos de estratégias digitais.
Ainda que os objetivos possam ser diferentes de empresa para empresa, a verdade é que há uma série de estratégias digitais que são utilizadas de forma mais habitual.
Estas são as principais estratégias que, de uma forma geral, a maioria das empresas implementa, ainda que adaptadas à sua própria realidade e objetivos.
São seis:
Como dissemos logo ao início, uma estratégia de marketing digital é uma estratégia ampla e complexa que engloba vários pontos essenciais no plano de comunicação de qualquer marca ou empresa.
São diferentes estratégias, com objetivos diferentes entre si, mas que culminam num objetivo principal: gerar resultados para a sua empresa.
Neste artigo, abordamos um pouco este conceito, em jeito de introdução ao tema. Se estiver à procura de elaborar uma estratégia de marketing digital robusta e adaptada à sua situação, fale connosco.
Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft