Estratégia Digital | Planear para cantar vitória

06 set 2018
Estratégia Digital | Planear para cantar vitória

O estádio está cheio e as 2 equipas sobem ao relvado preparadas para pôr a bola rolar. São 11 de cada lado, todos a lutar pelo mesmo objetivo: sair do jogo com a vitória no bolso. Imagine agora que uma das equipas define o plano para a partida: analisa o adversário, as condições do relvado, o estado de forma dos seus jogadores enquanto que a outra nada faz. No final dos 90 minutos, em quem apostaria como vencedor?

A grande maioria das empresas decide entrar no campo do marketing digital sem, de fato, saber o jogo que vai jogar; quais as regras a ter em conta e qual a melhor táctica para marcar golo. Pior que isso! Olham para a tabela da reputação digital e não sabem avaliar se o investimento de início de época gerou, ou não, os resultados pretendidos.

 

Planeamento: um passo atrás para dar dois à frente

Se no futebol o segredo da vitória vai para além de bons passes, dribles ou desmarcações, o sucesso de uma estratégia de marketing digital é mais do que criar um site ou publicar uns posts nas redes sociais. Antes de saltarem para o terreno de jogo, as empresas necessitam de blindar o seu balneário e fazer um planeamento cuidadoso dos passos a seguir, de modo a tornarem-se marcas de referência no digital.

Porque o “chuveirinho na área” há muito que deixou de fazer efeito, as organizações devem implementar as suas jogadas digitais à luz do valor acrescentado dos seus produtos e serviços e do público alvo mais interessado na sua aquisição. Esta é a base de jogo para a definição de objetivos SMART, que permitirão monitorizar a rentabilidade das marcas no mundo online.

 

Estratégia Digital: tácticas de A a Z

Quantas vezes já não ouvimos um treinador de bancada gritar “mete o jogo pelo meio! Vira agora para a esquerda, fura antes pela direita!” Seja pelas alas ou pelo centro do terreno, a bola deve circular até depois da linha de golo, em função das caraterísticas dos jogadores em campo e do posicionamento do adversário.

Para que os ativos digitais de uma marca alcancem crescentes níveis de visibilidade orgânica e tráfego de qualidade, importa assegurar que a sua comunicação seja direccionada para os canais onde o público-alvo navega, especialmente, nas horas de maior alcance. Optimização dos motores de pesquisa (SEO); investimento em keywords relevantes e marketing de conteúdos à medida, são algumas das boas práticas web que a Bluesoft define como princípios essenciais de jogo.

 

Reputação digital: limpinho, limpinho, limpinho

Por mais que no treino tudo nos saia às mil maravilhas, é nos jogos a doer que tudo se decide. Se num ano ou outro assistimos à consagração de vencedores pontuais, os verdadeiros campeões são os que atingem resultados consistentes, sedimentados em projectos de médio-longo prazo.

Felizmente, mais de 80% dos projetos que a Bluesoft desenvolve incluem um plano estratégico orientado para resultados. Casos como a Sonae Sierra, Jaba Recordatti ou Cão Nosso são sinónimo de aumento de visibilidade, rentabilidade e credibilidade orgânica, tornando-os marcas de referência online nos respetivos setores de atividade.

Acreditamos que um remate certeiro à baliza requer mais do que uns toques “brinca na areia”. A transformação digital é, sim, fruto de um planeamento estratégico, capaz de tornar as marcas relevantes no mundo online, através da constante criação de valor. Venha ao estádio da Bluesoft e cante vitória connosco.

partilhe
Subscrever Blog
Subscrever Blog

Acompanhe o nosso Blog