Estratégias de SEO
02 set 2021

Estratégias de SEO

As estratégias de SEO são uma das principais ferramentas do marketing digital. 

O seu objetivo é claro: levar a sua empresa ou a sua marca até ao topo das páginas de resultados dos motores de pesquisa ou SERPS. 

Aliás, como provavelmente até já saberá, esse é mesmo o significado de SEO – Search Engine Optimization ou Otimização dos Motores de Pesquisa. Isso tem uma razão de ser.

85% de todas as navegações na internet começam, precisamente, por aí. As estratégias de SEO fazem uso dessa percentagem e otimizam todos os seus conteúdos digitais, de modo a alcançar o melhor ranking possível, de uma forma orgânica.

O resultado é um aumento de tráfego considerável para o seu website, blog ou loja online, sem que para isso seja necessário investir em medidas de curto prazo, como são os anúncios ou o tráfego pago.

Ao implementar estratégias de SEO vai passar a estar na “rua mais movimentada” da internet.

No mesmo local onde se encontram os websites e os links mais vistos e clicados por todos os utilizadores, todos os dias.

São milhares e milhares de utilizadores que só muito raramente visitam a segunda página do Google. 

Em princípio, é na primeira página que se encontram as respostas às suas pesquisas.

Estes utilizadores procuram pela melhor informação e os melhores conteúdos. Procuram pelos melhores produtos, pelos melhores serviços. 

Perguntam pelos melhores restaurantes e hotéis, as melhores receitas, os melhores destinos. Querem saber as melhores formas de fazer isto, aquilo e aqueloutro.

Cada pesquisa feita por cada utilizador é uma oportunidade para a sua empresa ou marca dar uma resposta positiva e demonstrar a sua qualidade.

O mundo inteiro cabe dentro dos seus ecrãs e as estratégias de SEO ajudam-nos a garantir que quando um utilizador procura pelo quer que seja, nós temos a resposta.

Com as estratégias de SEO aumentamos a sua reputação digital, geramos mais tráfego para os seus canais de comunicação e, por isso, trazemos-lhe mais conversões, resultados e vendas.

Neste artigo, vamos dar-lhe a conhecer como o fazer, de forma breve. Comecemos pelo ponto mais elementar.

 

O que são estratégias de SEO?

As estratégias de SEO fazem parte de uma área do marketing digital chamada SEM – Search Engine Marketing. 

O SEM é utilizado para a otimização de todos os resultados dos motores de pesquisa, através das mais variadas ferramentas digitais. Alguns exemplos incluem os anúncios ou os links patrocinados. É dentro do SEM que encontramos o SEO. 

As estratégias de SEO focam-se na otimização dos conteúdos, mas de um modo orgânico. 

Ou seja, de forma natural. Sem necessidade de qualquer outro tipo de investimentos.

Quando falamos em estratégias de SEO, em geral, há dois conceitos importantes a ter em conta:

  1. SEO On Page
  2. SEO Off Page

O SEO On Page concentra-se na criação de conteúdos de alta qualidade, como meio de otimizar os seus resultados.

Falamos da pesquisa de palavras-chave essenciais para o seu público-alvo; do trabalho com dados, na sua análise objetiva e posteriores estratégias de SEO desenhadas e adequadas ao projeto e aos objetivos.

Já no SEO Off Page, falamos de otimizações que têm lugar fora do website, propriamente dito. 

Um exemplo é a criação de parcerias com outras empresas. Neste caso, a otimização visa a construção de backlinks que aumentam a autoridade e a reputação digital das empresas.

As estratégias de SEO são um investimento a médio-longo prazo, mas têm provas dadas.

E muitas vantagens associadas.

 

Vantagens das estratégias de SEO

As vantagens das estratégias de SEO são inúmeras e, neste artigo, até já mencionámos algumas delas. Entre outras, as suas principais vantagens aumentam:

  • O tráfego orgânico
  • As leads qualificadas
  • A autoridade e a reputação digital
  • As conversões
  • As vendas

Quando opta por fazer um investimento em estratégias de SEO, são estas as vantagens às quais terá acesso. 

Desde que tenha em atenção dois pontos:

Em primeiro lugar, as estratégias de SEO podem demorar algum tempo a surtir efeito. Isto é fundamental de entender.

Por se concentrar no lado mais orgânico do crescimento, o SEO é uma prática que pode demorar uns poucos meses até começar a demonstrar resultados.

Mas tendo em conta que, a prazo, o sucesso está praticamente garantido, o seu ROI – Retorno sobre o Investimento – está também assegurado. 

Em segundo lugar, as estratégias de SEO devem estar de acordo com os objetivos da empresa.

Por exemplo, se o objetivo principal for o aumento da autoridade, então o foco deve ser dado à construção de uma Page Authority

É pela definição destes objetivos, bem como dos indicadores de sucesso mais apropriados, que começam todas as estratégias de SEO.

 

Tipos de estratégias de SEO

Na verdade, o SEO é uma estratégia em si mesmo. Mais do que diferentes tipos de estratégias, o que existem são diferentes tipos de abordagens que pode utilizar para otimizar os seus conteúdos digitais.

Mas antes de falarmos sobre alguns deles, convém definir o caminho. Há dois caminhos que pode seguir: um é legítimo. O outro, nem por isso.

Sobre um e outro, já escrevemos no nosso blog: 

O White Hat e o Black Hat. 

Mesmo assim, é importante mencioná-los aqui também, na medida em que estas são duas formas de abordar as estratégias de SEO.

O Black Hat é, na falta de melhores palavras, uma forma um tanto ou quanto matreira de desenvolver estratégias de SEO. 

É assim mesmo, por uma razão.

Para termos acesso a todas as vantagens do SEO, precisamos – claro – de saber como trabalhar SEO

Precisamos de conhecer, estudar e saber quais são as regras e quais as boas práticas.

É necessário estar a par da forma como funcionam os algoritmos dos motores de pesquisa e saber como aplicá-los.

E depois procurar pelas palavras-chave certas, desenhar as melhores estratégias e criar conteúdos otimizados para o efeito.

Ora, quando se sabe tudo isso, passam a conhecer-se também as eventuais fragilidades existentes em qualquer ferramenta ou mecanismo e, portanto, a explorá-las para benefício próprio.

A esta exploração damos o nome de Black Hat: formas matreiras de obter resultados mais rápidos. 

Mas de curto prazo. Mais cedo ou mais tarde, o seu website é marcado e deixa de ser de confiança, tanto para os algoritmos, como para os utilizadores. 

Não é por acaso que temos vindo a sublinhar a questão do tempo.

Essas são mesmo as estratégias de SEO que funcionam e crescem ao longo do tempo, de forma sustentável.

A estas, damos o nome de White Hat: a utilização das melhores ferramentas e boas práticas digitais ao serviço de um público humano.

Os conteúdos destas estratégias de SEO são de alta qualidade e de genuíno interesse para os seus clientes. Não existe duplicação de conteúdos, por exemplo. Nem compras de partilhas ou keyword stuffing. 

O sucesso é orgânico e verdadeiro. 

Pode demorar um pouco mais de tempo, é certo. Mas é o caminho a percorrer, com a garantia de dividendos que lhe vão durar anos. 

Agora, feita a distinção sobre estas duas formas de abordar as estratégias de SEO, passemos aos vários pontos nos quais nos concentramos para otimizarmos os resultados:

 

Pesquisa e seleção de palavras-chave

Os seus conteúdos devem conter algumas palavras-chave essenciais. É por aqui que os motores de pesquisa entendem sobre o que é que a sua empresa está a falar.

Chegamos a estas palavras-chave através de algumas ferramentas especializadas e selecionamo-las de acordo com os nossos próprios padrões, de modo a criarmos estratégias de SEO que resultam realmente.

Mas lembre-se sempre: a qualidade está acima de tudo. Não vale a pena forçar a inclusão de uma palavra-chave onde ela não faz sentido.

 

Arquitetura do website

As estratégias de SEO também contam com a arquitetura do website, incluindo as suas funcionalidades e design. 

Estamos, claro, a falar de UX, ou da experiência do utilizador. O website deve funcionar de forma rápida e ser intuitivo: tanto para os seus clientes, como para os próprios motores de pesquisa, como o Google.

 

Audiência

Para que o ponto 1 e o ponto 2 sejam um sucesso, as estratégias de SEO devem ser informadas pelo estudo e a compreensão de quem é o seu público. 

Quando este entre no website, já espera um tipo de apresentação de conteúdos adequado ao seu perfil e que foi previamente analisado.

 

Linkbuilding

As estratégias de SEO focadas neste ponto são as que demoram mais tempo e as que, ao mesmo tempo, requerem um esforço redobrado. No entanto, são fulcrais para o aumento da sua autoridade e reputação.

Uma das formas mais válidas que os motores de pesquisa utilizam para verificarem a autoridade de qualquer website, está no número de vezes que outros websites o referenciam. 

Ou seja, no número de vezes que outras empresas ou marcas entendem os seus conteúdos como de qualidade suficiente para que eles próprios se sintam à vontade para os partilharem com o seu próprio público. A isto chamamos de Linkbuilding.

Neste tipo de estratégias de SEO é essencial o desenvolvimento de parcerias com outros websites ou blogs. Mas aqui já começamos a entrar na área do tráfego de referência.

 

O lado mais técnico

O lado mais técnico das estratégias de SEO é mesmo aquele que se concentra em cumprir com todas as regras dos algoritmos dos motores de pesquisa.

Neste ponto, falamos em campos como alt texts, meta descriptions ou title tags, mas também em certificados de segurança como os certificados SSL ou a utilização em HTTPS.

Na prática, estas são estratégias de SEO implementadas em backend, mas que demonstram o profissionalismo das empresas e garantem a segurança digital de todos.

Por último, lembre-se sempre do seguinte:

Continuam a ser pessoas a falarem com outras pessoas, sobre os mais variados assuntos.

Antes de colocar qualquer conteúdo online, pergunte-se se o mesmo está a ajudar a criar a reputação que procura e se é, de facto, uma mais-valia para o seu público.

Ao termos sempre isto em mente, garantimos que o conteúdo é de qualidade e relevante. E isso é mesmo o mais importante.

Isto porque podemos ter todas as peças das estratégias de SEO no lugar certo; mas sem conteúdo de qualidade, deixa de existir interesse por parte das pessoas.

Porque temos essa consciência, na Bluesoft encontra tanto as melhores estratégias de SEO como a produção de conteúdos de qualidade. 

Fale connosco e descubra como retirar partido de todas as vantagens do SEO.


Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft

partilhe