Quando está no Facebook, quantos Facebook Ads vê por minuto?
O Facebook dispensa apresentações. Os Facebook Ads talvez não: são os anúncios promovidos nesta rede social por empresas de todo o mundo.
Desde o feed até ao Marketplace, os Facebook Ads estão em todo o lado. Provavelmente terá dado de caras com um e pensar: como é que isto se faz, afinal? Para conhecer a resposta, continue a ler e descubra o modo como colocar a sua marca em frente a milhões de pessoas.
Como o próprio nome indica (em inglês), os Facebook Ads não são mais do que os anúncios do Facebook.
Mais precisamente: anúncios promovidos no Facebook. Os Facebook Ads são utilizados por milhares de empresas em todo o mundo, dos mais variados setores de atividade comercial.
Como em todo o tipo de anúncios, o grande objetivo do Facebook Ads é apresentar e promover os seus produtos e serviços a milhões de utilizadores. Milhões, mesmo.
É importante desmistificarmos o seguinte: o Facebook continua a ser a rede social mais utilizada em Portugal. Quem lhe disser o contrário, não leu o Digital Report 2022.
Mesmo em termos de websites visitados, só o Google recebe mais visitas. Por isso, se tem andado a procurar por uma plataforma na qual promover a sua empresa, os Facebook Ads podem ser a resposta.
Além disso, o gerenciador de anúncios do Facebook Ads pertence à Meta, Inc. também responsável pelos Instagram Ads.
Ou seja, ao criar anúncios para o Facebook, é possível promovê-los também no Instagram. E se a isto juntar o Google Ads? A sua marca torna-se imparável no digital!
Tal como nos anúncios Google Ads, também os Facebook Ads segmentam o seu público-alvo por diferentes características: desde os dados demográficos até aos seus interesses ou localizações, bem como outras informações registadas pela plataforma.
Depois de segmentado o público-alvo – mais em baixo, veremos como isso se faz – as empresas introduzem um orçamento para a campanha de Facebook Ads e esperam pelos resultados.
O que nos leva a uma questão comum acerca dos Facebook Ads.
Quando gastar em anúncios no Facebook? Na verdade, não existe uma resposta certa para a questão.
A orçamentação de uma campanha de Facebook Ads depende de múltiplos fatores, desde a localização do público até à hora do dia.
Por exemplo, sabia que uma campanha de Facebook Ads para um público nicho pode ser mais cara do que uma campanha de Facebook Ads dirigida a um público mais amplo?
Contudo, também aqui é necessário desmistificarmos outro ponto: o sucesso do Facebook Ads depende mais de um objetivo de campanha claro (leia-se, adequado), do que propriamente do orçamento alocado.
Por isso, qualquer campanha de Facebook Ads deve ser construída em torno de um destes cinco objetivos:
Para controlar o orçamento de uma campanha de Facebook Ads, a escolha de um objetivo é fundamental para o seu sucesso. E é com base neste objetivo que passamos à análise do melhor tipo de Facebook Ads para a campanha.
Quando falamos em tipos de Facebook Ads estamos, na realidade, a falar da forma como os anúncios ou os conteúdos serão apresentados aos utilizadores.
Desde uma simples imagem até aos anúncios de “experiência instantânea” são vários os tipos de Facebook Ads pelos quais pode optar:
Enquanto utilizador, já está habituado às publicações mais típicas do Facebook e do Instagram (imagens, vídeos, carrossel e stories). Simplesmente, passa a promover este tipo de conteúdos formato de anúncio.
Vejamos os restantes tipos de Facebook Ads, de forma breve:
Coleções
As coleções do Facebook Ads funcionam um pouco como as imagens em carrossel, embora estas sejam mais interativas.
Para o utilizador, estas coleções apresentam-se quase como numa loja online: os produtos podem ser vistos em ecrã inteiro e estão alinhados de acordo com as suas prioridades.
Além do mais, o utilizador pode adquirir qualquer produto clicando diretamente no anúncio.
Slideshows
No Facebook Ads, os slideshows podem ser compostos por uma série de imagens ou por vídeo.
Neste caso, o que é verdadeiramente interessante reside no facto de a opção vídeo utilizar menos dados do que um anúncio de vídeo mais clássico.
Por outras palavras, esta é uma opção estratégica utilizada por empresas cujo público-alvo se encontra em zonas cuja ligação à internet é mais lenta.
Sabia que os Açores são a região do país cuja internet móvel é a mais rápida? Ou que o Algarve é a zona do país onde a internet é mais lenta?
Isto do Facebook Ads tem muito que se lhe diga!
Experiência Instantânea
Nesta opção, levamos as imagens utilizadas no Facebook Ads um pouco mais longe em termos de experiência do utilizador. Aqui deixamos que os utilizadores explorem à vontade uma série de imagens que lhes são disponibilizadas em formato de anúncio.
Entre outras coisas, os utilizadores podem mexer no ecrã e explorar tudo, em todas as direções.
Produtos que exijam uma maior atenção ao detalhe, por exemplo, podem ser bastante beneficiados por este tipo de campanhas de Facebook Ads.
Leads
Este é um caso em que os anúncios de Facebook Ads estão apenas disponíveis para telemóveis.
De uma forma direta, permitem ao utilizador preencher uma série de dados simples, mas essenciais para a geração de leads qualificados. Marcação de test-drives? É por aqui.
Agora que já conhece o que são, como orçamentar e os tipos de Facebook Ads à sua disposição, resta-lhe ver como fazer anúncios Facebook Ads.
Antes de mais, precisa de uma página de empresa no Facebook.
Depois de criada, basta ir ao Facebook Ads Manager – o gestor de campanhas onde tudo acontece. Clique em criar campanha e, em seguida, siga os passos. É tudo bastante intuitivo:
Objetivo
Como vimos, este é o passo fundamental. No Facebook Ads, existem bastantes opções para alinhar a sua campanha ao objetivo principal da sua empresa.
Por entre as opções apresentadas, procure aproximar-se o mais possível do seu objetivo real: desde uma campanha para alcançar o maior número de pessoas possível até à campanha que pede aos utilizadores para instalarem a sua aplicação.
Nome da Campanha
Procure dar nomes facilmente identificáveis às campanhas de Facebook Ads. Uma boa dica é colocar o nome do produto, seguido do objetivo e da data da campanha. Por exemplo: Produto X – Objetivo Y – dd/mm/aa.
Esta dica pode parecer estranha se estiver a criar a sua primeira campanha de Facebook Ads, mas vai dar-lhe muito jeito daqui para a frente!
É também nesta fase que pode dizer se deseja realizar Testes A/B mas, por enquanto, coloquemos o tema de lado.
Orçamentos e Horário
Qual o orçamento para uma campanha de Facebook Ads?
Já sabe que resposta a esta pergunta é complexa e multifacetada. Por isso, preste atenção às estimativas de resultados, no canto inferior direito do ecrã.
Faça contas ao orçamento disponível e analise as estimativas. Quando estiver confortável, dê uma data de início e de fim à campanha.
Aqui entra ainda a questão do horário de apresentação dos anúncios. Vale a pena pensar um pouco sobre o assunto: fará sentido apresentar Facebook Ads às três da manhã se o seu público se encontra mais ativo entre as 10h30 e as 15h00, por exemplo? Talvez não.
Analise o público da sua empresa e deduza as horas em que estão mais ativos ou mais propícios a adquirir os seus produtos.
Chegou à conclusão que a campanha deve decorrer 24h sobre 24h? Sem problema.
Público-alvo
Neste ponto, definimos o público-alvo da campanha do Facebook Ads.
O gerenciador de anúncios apresenta-lhe uma série de campos e opções, de modo a poder “atingir o alvo” que pretende.
Pode incluir ou excluir todo o tipo de utilizadores. Com base numa miríade de opções, faça as suas escolhas: desde as mais básicas, como a idade e a localização, até às mais detalhadas, como os gostos e os comportamentos.
Apresentação de Facebook Ads
Aqui escolhemos onde os anúncios aparecem, de facto: no feed? Apenas em smarthpones e só para os sistemas Android?
Queremos que os utilizadores estejam diretamente conectados à internet, ou usem dados móveis? As opções variam de acordo com os objetivos escolhidos. Contudo, em teoria, quanto mais aparecer, melhor.
Criação Facebook Ads
Neste último passo, escolhe o tipo de Facebook Ads e insere os conteúdos necessários (imagens, textos, vídeos, etc.).
Em termos de imagens, opte pela utilização de imagens que façam parte do Facebook Ads gallery. Ou seja, que façam parte da sua biblioteca de imagens. Quando estiver satisfeito com a apresentação, clique em publicar.
Feito!
O Facebook Ads é uma plataforma com o potencial de promover a sua marca a milhares de pessoas, todos os dias.
Isto, em Portugal, porque se o utilizarmos para promover a sua empresa em todo o mundo, a audiência aumenta significativamente.
Além disso, a possibilidade de criarmos anúncios para as várias plataformas da Meta, Inc. ao mesmo tempo, permite-nos anunciar nas redes sociais mais utilizadas hoje em dia e controlar tudo a partir de um único centro de controlo.
Os formatos de anúncios e as opções que temos à nossa disposição permitem-nos criar Facebook Ads quase personalizados ao público-alvo da sua empresa e isto, por sua vez, é quase uma garantia de que os seus resultados vão aumentar.
Precisa de ajuda para encontrar a melhor estratégia de Facebook Ads para a sua empresa ou marca? Fale connosco!
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Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft