Os featured snippets são como a contracapa de um livro, na qual lhe apresentam um exemplo do que estás prestes a ler.
São pedaços de informação relevante, apresentados em “caixas”. Mas aqui, os featured snippets invertem a ordem: em vez de um link, seguido de uma breve descrição, é-nos apresentada a resposta e, só depois, o link de acesso.
O mais certo é já se ter deparado com uma destas respostas, depois de uma pesquisa no motor da Google.
Já pesquisou a definição de uma palavra, por exemplo? Quando a informação que procuramos é mais direta, a Google opta por nos responder de forma igualmente direta.
Os featured snippets dão a resposta que os utilizadores procuram, mas num formato onde, por vezes, nem precisam de clicar em mais nada.
Aquilo que lhes é apresentado é suficiente para os esclarecer.
Para que assim seja, o algoritmo do Google puxa para a primeira posição a informação que considera mais pertinente, simples e direta. Contudo, o mais curioso é que a informação que é puxada não precisa de estar na primeira posição orgânica.
Parece um contrassenso não é verdade? Mas para uma Agência SEO que sabe o que faz, sabe também que há outro nome para os feature snippets: posição #0.
Este nome mais coloquial ajuda a explicar o conceito: com os feature snippets é possível saltarmos para a frente da primeira posição orgânica. Saltamos para a posição #0 das SERP – Search Engine Results Page.
Conseguir que um conteúdo obtenha o estatuto de feature snippet é o mesmo que o Google dizer que aquela é a melhor resposta possível de todas as hipóteses.
É quase vencer a internet!
Neste artigo falamos acerca dos feature snippets: uma forma de chegar ao topo das SERP, sem que para isso seja necessariamente preciso chegar à primeira posição orgânica.
Os featured snippets são uma forma de a Google apresentar respostas mais curtas e diretas às questões dos utilizadores.
Por norma, estas respostas são de leitura fácil e conveniente. O utilizador nem precisa de clicar no link associado para estar satisfeito com a procura.
Por isso mesmo, tendem a responder a perguntas ou keywords relevantes, igualmente curtas e diretas. Como veremos mais em baixo, esta é a razão pela qual existem apenas três tipos de featured snippets.
É importante lembrarmos sempre que a experiência do utilizador está constantemente em primeiro lugar. Isso é tão válido para nós, enquanto agência de SEO, como para a Google, enquanto distribuidor de informação.
Assim, os featured snippets aparecem de forma natural e com uma forma simples de funcionarem.
Para entender da melhor maneira a forma como os featured snippets funcionam é preciso ter em consideração dois pontos de vista: o de quem apresenta a informação e o de quem cria os conteúdos.
Do ponto de vista da criação de conteúdos, não existe uma fórmula exata para chegar à tal posição #0.
O que existem são conteúdos de qualidade, embora editados de forma a que o Google os entenda como “curtos e diretos”. Por outras palavras, toda a informação que possa servir de featured snippets deve ser editada de acordo e colocada por baixo dos H2’s da estrutura.
Por isso mesmo, embora os featured snippets nos permitam ultrapassar a primeira posição orgânica das SERP, a verdade é que são indissociáveis das boas práticas do SEO.
Depois, do ponto de vista da apresentação da informação, sabemos que o algoritmo do Google seleciona a melhor resposta, por entre as milhares de opções disponíveis.
Naturalmente, essa informação encontra-se algures nos primeiros resultados das SERP. Afinal, esses conteúdos foram pensados de acordo com uma estratégia de SEO bem desenhada.
Como em tudo o que está ligado ao algoritmo do Google, nem tudo é do conhecimento geral. Contudo, existem padrões que nos permitem identificar que cerca de 70% dos featured snippets vêm de outras posições orgânicas que não a primeira.
Por aqui se vê também a relação direta entre o SEO, o algoritmo do Google e os featured snippets.
Em seguida, entram em cena os vários tipos existentes.
Como vimos, existem apenas três tipos de featured snippets. Isto deve-se ao facto de apenas um conjunto limitado de informação poder ser apresentada de forma tão sucinta.
Neste ponto, os parágrafos, as listas e os quadros são os três tipos de featured snippets que temos à nossa disposição.
Parágrafos
A maioria dos featured snippets segue este padrão: para uma pergunta ou uma pesquisa mais curta de um utilizador, existe uma resposta simples e direta, apresentada na forma de parágrafo.
As perguntas que começam com “o que”, “como”, “quem”, “onde” e outras do género tendem a aparecer maioritariamente neste tipo de featured snippet.
Listas
As listas são o segundo tipo de padrão mais comum. Pense numa receita, por exemplo, ou num step by step. Com certeza já se deparou com este tipo de featured snippet!
Tabelas
Os quadros e as tabelas são também um tipo de featured snippet, embora um pouco mais raro. A sua utilização está mais ligada a comparações como os preços de um determinado produto, por exemplo.
Além das vantagens que partilhamos em seguida acerca dos featured snippets, a sua importância para o SEO é fundamental por duas razões.
Em primeiro lugar, é uma forma de competir diretamente com a sua concorrência, mesmo no caso de não se encontrar na primeira posição orgânica.
Os featured snippets permitem-lhe saltar para a posição #0 e aparecer primeiro do que todos os outros.
Além disso, a informação partilhada com os utilizadores ocupa uma área imensa, empurrando ainda mais para baixo a concorrência.
Ao mesmo tempo, esta é uma oportunidade única para aumentar o tráfego orgânico do seu site, principalmente quando a sua empresa não se encontra ainda no topo das SERP.
Em suma: aumenta as visitas, o número de conversões e, por isso, os resultados.
A maior vantagem dos featured snippets é mesmo o aumento do posicionamento orgânico da sua empresa, como um todo. Mas, a par disso, está o aumento da sua reputação digital.
Obter um featured snippet depende de uma boa estratégia de SEO. Focar-se num é trabalhar imediatamente no outro.
Os resultados obtidos fazem com que os utilizadores queiram saber mais, cliquem no link e aumentem as conversões.
Se está a procura de aumentar a sua reputação digital, só precisa de falar com a Bluesoft.
Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft