Gestão de Redes Sociais
21 jan 2021

Gestão de Redes Sociais

Para muitas empresas, a gestão de redes sociais é um daqueles assuntos que fica sempre para segundo plano.

Isso acontece porque quase todos nós temos uma conta numa ou em várias das muitas redes sociais que existem. 

E o nosso pensamento rapidamente se vira para uma questão: afinal, quão diferente poderá ser? A resposta é simples. Direta: é muito diferente.

São poucas as pessoas que fazem uma gestão de redes sociais pessoal que se possa equiparar com a de uma empresa como à sua. 

Aliás, a estas pessoas até demos um nome: influencers

Mas esse é um assunto que fica para depois.

Pense no seguinte: faz realmente uma gestão das suas redes sociais? Ou partilha uns quantos artigos, opiniões e imagens de vez em quando? 

 

O que é a gestão de redes sociais?

Antes de mais, é uma expressão que pode induzir em erro.

O primeiro passo para que efetivamente exista uma gestão de redes sociais é a existência de uma estratégia para redes sociais.

Voltando à questão anterior: partilhar, aqui e ali, um artigo ou uma imagem, é uma estratégia? Este é o maior equívoco que muitas pessoas cometem ao fazer a gestão de redes sociais da sua própria empresa. Principalmente quando se trata pequenos negócios ou de empresas de tamanho médio.

Mas desengane-se quem achar que todas as grandes empresas têm uma estratégia de redes sociais ou uma gestão de redes sociais eficaz.  Ficaria surpreendido. Por isso, descanse – estamos aqui para ajudar nessa demanda.

A gestão de redes sociais é a gestão de uma estratégia. E envolve muito mais do que responder a eventuais comentários ou partilhar artigos.

Faz parte da sua estratégia de marketing digital global. Ou seja, faz parte do modo como aborda o posicionamento da sua empresa online, com o objetivo de gerar resultados.

E atenção: esta deve ser uma abordagem objetiva e factual. 

A sua rede social favorita até poderá ser o Twitter, por exemplo, mas o Twitter poderá não ser a melhor rede para a sua empresa.

 

Gestão de Redes Sociais para empresas

Se um dos maiores equívocos na gestão de redes sociais para empresas é a falta de estratégia, o segundo é a presença em todas as que existem, apenas porque sim.

Uma presença digital é importante, atenção. 

Mas imagine que a sua empresa é uma empresa pequena ou familiar, cujo negócio é a venda de produtos tradicionais. Faz mesmo sentido ter uma presença no Linkedin? 

Por outras palavras, faz sentido gastar o seu tempo e a sua energia a produzir conteúdo para uma rede muito focada no recrutamento e no B2B?

Em vez de estarmos em todo o lado, é importante percebermos que a gestão de redes sociais trará resultados muito mais benéficos se nos concentrarmos naquelas que fazem sentido para as nossas empresas.

 

Qual a importância das redes sociais para as empresas?

As redes sociais são uma espécie de praça pública digital, onde todos nos encontramos. A gestão de redes sociais é a gestão da sua presença nessa mesma praça: a forma como fala sobre os seus produtos e serviços.

Quando abdica dessa presença, arrisca-se a perder um grande número de clientes e potenciais clientes. 

A importância de uma gestão de redes sociais para as empresas está então diretamente ligada à importância do seu crescimento, a todos os níveis, incluindo os resultados financeiros.

Mas nessa praça pública digital existem milhares e milhares de pessoas. E cada canto da praça utiliza uma linguagem diferente.

Faça o seguinte exercício: divida essa praça em seis partes. 

Agora, imagine que, em cada uma dessas partes, estão públicos diferentes – de uma demografia e uma linguagem muito próprias. 

Para falar com esse público, para captar a sua atenção, vai ter de se enquadrar. Ou seja, vai ter de se adaptar a essa linguagem.

O mesmo é dizer que será necessário que que a sua presença se adeque aos diferentes tipos que existem. 

 

Tipos de Redes Sociais

Mais vídeo, menos vídeo; mais atual ou mais efémero; mais longo ou mais curto; a gestão de redes sociais implica sabermos como se comportam e quais os formatos com mais sucesso, em cada uma delas.

E há para todos os gostos.

Mas lembre-se da necessidade de se manter pragmático e objetivo, no momento de escolher qual – ou quais – as melhores redes sociais onde marcar presença.

Em seguida, apresentamos uma brevíssima descrição do que esperar das redes sociais mais utilizadas em Portugal.

Enquanto lê, experimente ver em qual delas a sua empresa se encaixa melhor. 

 

Facebook

A rede social que deu início a toda esta história. Atualmente, consta que tem mais de dois mil milhões de utilizadores ativos – cerca de 25% da população mundial. 

Quer melhor local para apresentar os seus produtos e serviços?

Mas a verdade é que se, no início, todos estávamos no Facebook, hoje encontramos mais os adultos e os menos jovens. 

Ou seja: os que têm um maior poder de compra. E este é um dado importante e até desvalorizado algumas vezes. 

Esta rede permite ainda uma melhor segmentação do público, bem como a criação de pequenos negócios de vendas online.

 

Instagram

Parte do universo do Facebook – no qual vamos registando uma maior integração – o Instagram é uma rede social com muito sucesso, utilizada pelo seu conteúdo extremamente visual e de fácil leitura. 

Aqui, encontramos os mais jovens e os jovens adultos. É com esta rede que nos aproximamos mais do nosso público. Fazemo-lo de uma forma um pouco mais emocional, que permite a fidelização de clientes, ao longo do tempo.

 

Youtube

Mas o conteúdo visual chega ao seu pico no Youtube. Em digital, o vídeo é o formato com maior poder de alcance e é nesse formato que o Youtube se foca.

Em vídeo, conseguimos gerar um variado leque de emoções no nosso público. E isso leva-nos a deixar uma marca importante na sua memória. 

Para além disso, o Youtube dá-nos ainda a possibilidade de criarmos conteúdo passível de se partilhar em quase todas as outras redes sociais. No entanto, o vídeo é também um dos formatos mais difíceis de produzir, dadas as necessidades técnicas envolvidas. 

 

Twitter

O Twitter é uma rede social que inverte os parâmetros do Instagram e do Youtube e se foca no conteúdo escrito, curto e efémero

Os tópicos abordados nesta rede são os mais atuais (praticamente ao momento) pelo que a presença de empresas nesta rede exige um acompanhamento dos temas contínuo – o que nem sempre é fácil.

 

Linkedin

Na gestão de redes sociais do Linkedin, focamo-nos no negócio e no mercado onde a sua empresa se insere.

Nesta rede, o público concentra-se nos agentes que atuam na sua esfera de negócios, incluindo os profissionais que nela laboram. E é aqui que nos posicionamos perante o mercado, de forma única e inovadora.

 

Tik Tok

O Tik Tok é a rede social mais recente. 

Nos últimos tempos, tem vindo a crescer de forma impressionante, em número de utilizadores. É como se tivesse pegado em tudo o que tornou as outras redes num sucesso e os juntasse num formato único:

Vídeos curtos, potencialmente virais e, ao mesmo tempo, efémeros.

Esta rede social é território novo, pronto a ser explorado. E é isso mesmo que muitas marcas têm feito ultimamente, procurando perceber a melhor maneira de se posicionarem neste canto da praça.

Faz sentido que a sua empresa tenha presença e atue em alguma destas redes sociais? 

De uma forma objetiva – sempre – procure enquadrar a sua empresa dentro de um destes tipos. Avalie a sua capacidade para a criação de novos conteúdos, de forma consistente e de acordo com os formatos pedidos por cada uma destas redes sociais. 

Porque esse é o primeiro passo.

E sempre que precisar de um especialista em estratégia e gestão de reputação digital, fale connosco.


Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft

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