Para muitas empresas, a gestão de redes sociais é um daqueles assuntos que fica sempre para segundo plano.
Isso acontece porque quase todos nós temos uma conta numa ou em várias das muitas redes sociais que existem.
E o nosso pensamento rapidamente se vira para uma questão: afinal, quão diferente poderá ser? A resposta é simples. Direta: é muito diferente.
São poucas as pessoas que fazem uma gestão de redes sociais pessoal que se possa equiparar com a de uma empresa como à sua.
Aliás, a estas pessoas até demos um nome: influencers.
Mas esse é um assunto que fica para depois.
Pense no seguinte: faz realmente uma gestão das suas redes sociais? Ou partilha uns quantos artigos, opiniões e imagens de vez em quando?
Antes de mais, é uma expressão que pode induzir em erro.
O primeiro passo para que efetivamente exista uma gestão de redes sociais é a existência de uma estratégia para redes sociais.
Voltando à questão anterior: partilhar, aqui e ali, um artigo ou uma imagem, é uma estratégia? Este é o maior equívoco que muitas pessoas cometem ao fazer a gestão de redes sociais da sua própria empresa. Principalmente quando se trata pequenos negócios ou de empresas de tamanho médio.
Mas desengane-se quem achar que todas as grandes empresas têm uma estratégia de redes sociais ou uma gestão de redes sociais eficaz. Ficaria surpreendido. Por isso, descanse – estamos aqui para ajudar nessa demanda.
A gestão de redes sociais é a gestão de uma estratégia. E envolve muito mais do que responder a eventuais comentários ou partilhar artigos.
Faz parte da sua estratégia de marketing digital global. Ou seja, faz parte do modo como aborda o posicionamento da sua empresa online, com o objetivo de gerar resultados.
E atenção: esta deve ser uma abordagem objetiva e factual.
A sua rede social favorita até poderá ser o Twitter, por exemplo, mas o Twitter poderá não ser a melhor rede para a sua empresa.
Se um dos maiores equívocos na gestão de redes sociais para empresas é a falta de estratégia, o segundo é a presença em todas as que existem, apenas porque sim.
Uma presença digital é importante, atenção.
Mas imagine que a sua empresa é uma empresa pequena ou familiar, cujo negócio é a venda de produtos tradicionais. Faz mesmo sentido ter uma presença no Linkedin?
Por outras palavras, faz sentido gastar o seu tempo e a sua energia a produzir conteúdo para uma rede muito focada no recrutamento e no B2B?
Em vez de estarmos em todo o lado, é importante percebermos que a gestão de redes sociais trará resultados muito mais benéficos se nos concentrarmos naquelas que fazem sentido para as nossas empresas.
As redes sociais são uma espécie de praça pública digital, onde todos nos encontramos. A gestão de redes sociais é a gestão da sua presença nessa mesma praça: a forma como fala sobre os seus produtos e serviços.
Quando abdica dessa presença, arrisca-se a perder um grande número de clientes e potenciais clientes.
A importância de uma gestão de redes sociais para as empresas está então diretamente ligada à importância do seu crescimento, a todos os níveis, incluindo os resultados financeiros.
Mas nessa praça pública digital existem milhares e milhares de pessoas. E cada canto da praça utiliza uma linguagem diferente.
Faça o seguinte exercício: divida essa praça em seis partes.
Agora, imagine que, em cada uma dessas partes, estão públicos diferentes – de uma demografia e uma linguagem muito próprias.
Para falar com esse público, para captar a sua atenção, vai ter de se enquadrar. Ou seja, vai ter de se adaptar a essa linguagem.
O mesmo é dizer que será necessário que que a sua presença se adeque aos diferentes tipos que existem.
Mais vídeo, menos vídeo; mais atual ou mais efémero; mais longo ou mais curto; a gestão de redes sociais implica sabermos como se comportam e quais os formatos com mais sucesso, em cada uma delas.
E há para todos os gostos.
Mas lembre-se da necessidade de se manter pragmático e objetivo, no momento de escolher qual – ou quais – as melhores redes sociais onde marcar presença.
Em seguida, apresentamos uma brevíssima descrição do que esperar das redes sociais mais utilizadas em Portugal.
Enquanto lê, experimente ver em qual delas a sua empresa se encaixa melhor.
A rede social que deu início a toda esta história. Atualmente, consta que tem mais de dois mil milhões de utilizadores ativos – cerca de 25% da população mundial.
Quer melhor local para apresentar os seus produtos e serviços?
Mas a verdade é que se, no início, todos estávamos no Facebook, hoje encontramos mais os adultos e os menos jovens.
Ou seja: os que têm um maior poder de compra. E este é um dado importante e até desvalorizado algumas vezes.
Esta rede permite ainda uma melhor segmentação do público, bem como a criação de pequenos negócios de vendas online.
Parte do universo do Facebook – no qual vamos registando uma maior integração – o Instagram é uma rede social com muito sucesso, utilizada pelo seu conteúdo extremamente visual e de fácil leitura.
Aqui, encontramos os mais jovens e os jovens adultos. É com esta rede que nos aproximamos mais do nosso público. Fazemo-lo de uma forma um pouco mais emocional, que permite a fidelização de clientes, ao longo do tempo.
Mas o conteúdo visual chega ao seu pico no Youtube. Em digital, o vídeo é o formato com maior poder de alcance e é nesse formato que o Youtube se foca.
Em vídeo, conseguimos gerar um variado leque de emoções no nosso público. E isso leva-nos a deixar uma marca importante na sua memória.
Para além disso, o Youtube dá-nos ainda a possibilidade de criarmos conteúdo passível de se partilhar em quase todas as outras redes sociais. No entanto, o vídeo é também um dos formatos mais difíceis de produzir, dadas as necessidades técnicas envolvidas.
O Twitter é uma rede social que inverte os parâmetros do Instagram e do Youtube e se foca no conteúdo escrito, curto e efémero.
Os tópicos abordados nesta rede são os mais atuais (praticamente ao momento) pelo que a presença de empresas nesta rede exige um acompanhamento dos temas contínuo – o que nem sempre é fácil.
Na gestão de redes sociais do Linkedin, focamo-nos no negócio e no mercado onde a sua empresa se insere.
Nesta rede, o público concentra-se nos agentes que atuam na sua esfera de negócios, incluindo os profissionais que nela laboram. E é aqui que nos posicionamos perante o mercado, de forma única e inovadora.
O Tik Tok é a rede social mais recente.
Nos últimos tempos, tem vindo a crescer de forma impressionante, em número de utilizadores. É como se tivesse pegado em tudo o que tornou as outras redes num sucesso e os juntasse num formato único:
Vídeos curtos, potencialmente virais e, ao mesmo tempo, efémeros.
Esta rede social é território novo, pronto a ser explorado. E é isso mesmo que muitas marcas têm feito ultimamente, procurando perceber a melhor maneira de se posicionarem neste canto da praça.
Faz sentido que a sua empresa tenha presença e atue em alguma destas redes sociais?
De uma forma objetiva – sempre – procure enquadrar a sua empresa dentro de um destes tipos. Avalie a sua capacidade para a criação de novos conteúdos, de forma consistente e de acordo com os formatos pedidos por cada uma destas redes sociais.
Porque esse é o primeiro passo.
E sempre que precisar de um especialista em estratégia e gestão de reputação digital, fale connosco.
Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft