Gestão de Redes Sociais
04 jul 2019

Gestão de Redes Sociais

A gestão de redes sociais têm tido uma crescente importância para as marcas, assumindo um papel fundamental para o sucesso da oferta dos seus serviços ou produtos, a gestão de redes sociais é considerada uma das estratégias de marketing digital mais eficazes.

As redes sociais apresentaram-nos um mundo maravilhoso: um mundo onde podemos saber tudo sobre qualquer coisa ou pessoa, um mundo onde podemos fazer ouvir as nossas opiniões livremente, um mundo onde podemos ter influência real nas vidas dos outros.

Mas as redes sociais também nos apresentaram um mundo perigoso: um mundo onde podemos saber tudo sobre qualquer coisa ou pessoa, um mundo onde podemos fazer ouvir as nossas opiniões livremente, um mundo onde podemos ter influência real nas vidas dos outros.

Bem-vindo ao Admirável Mundo Novo, com origens em Huxley e continuação em nós mesmos. 

Tudo tem o seu lado bom e o seu lado mau - vem no manual de instruções do universo. Qualquer embandeiramento em arco ou negação arbitrária de qualquer coisa sem o reconhecimento do seu contrário faz de nós ora rebanho enfeitiçado ora velho do Restelo. As redes sociais não são a melhor invenção do universo, mas também não são a pior.

 

Gestão das Redes Sociais: Gestão da Verdade, Gestão da Mentira

A verdade é que as redes sociais nos abriram horizontes que, até à data, nem sequer sabíamos que existiam. A verdade é que as redes sociais nos permitiram estar em contacto direto e instantâneo tanto com pessoas que estão na sala ao lado como no outro hemisfério, com marcas, empresas e produtos. A verdade é que as redes sociais nos deram a conhecer mundos diferentes dentro deste mundo em que vivemos. A verdade é que as redes sociais nos facilitaram o acesso aos órgãos de decisão, permitindo uma voz mais activa e audível da sociedade. A verdade é que as redes sociais nos permitiram, nos deram e nos facilitaram um acesso a um mundo, também ele, composto por muita mentira - as fake news são um claro exemplo disso.

De acordo com um estudo da Royal Society for Public Health (RSPH), no que diz respeito às 5 maiores redes sociais, o YouTube foi considerada a mais positiva para a nossa saúde mental, enquanto o Snapchat e o Instagram se encontram, respetivamente, em penúltimo e último lugar.

Mas, sendo mentira ou sendo verdade aquilo a que as redes sociais nos permitem aceder, uma coisa é certa: elas são já parte integrante – e indispensável – na nossa vida. A vida moderna já não pode viver sem as redes sociais. Do refugiado sem casa nem família que anda descalço a galgar países ao presidente da maior potência mundial, todos estão online.

 

gestão de redes sociais

 

Os principais benefícios da Gestão das redes sociais:

  • Crescimento no reconhecimento da marca
  • Fidelização dos consumidores
  • Boa segmentação do público-alvo
  • Influência no processo de decisão
  • Mais visibilidade que resulta num aumento da taxa de conversão
  • Baixo investimento em Marketing e Comunicação

 

Marketing em Ambiente Digital: O do Corpo Humano

Não seria de espantar que, em breve, o Facebook, o Whatsapp, o Instagram ou qualquer outra rede social fosse ensinada nas aulas de Ciências como mais um dos elementos do corpo humano – que funciona, não com sangue, mas com marketing digital. Vemos mais pelo ecrã do que pelos olhos. Qualquer dia, ainda descobrimos que, de facto, existe uma coisa chamada realidade.

 

Ranking das maiores redes sociais (Janeiro 2019)

#1 Facebook 2.234.000.000
#2 YouTube  1.900.000.000 (+400)
#3 WhatsApp  1.500.000.000
#4 Facebook Messenger 1.300.000.000 
#5 Wechat +1 1.058.000.000 (+88)
#6 Instagram -1 1.000.000.000
#7 QQ +1 803.000.000 (+17)
#8 QZone +1 548.000.000 (-15)
#9 Douyin / Tik Tok +11 500.000.000
#10 Sina Weibo  431.000.000
#11 Twitter +1 335.000.000 
#12 Reddit -1 330.000.000
#13 Linkedin +2 303.000.000 (+43)
#14 Baidu Tieba -1 300.000.000
#15 Skype 300.000.000
#16 Snapchat +1 291.000.000 (+37)
#17 Viber -1 260.000.000 (-10)
#18 Pinterest +1 250.000.000 (+47)
#19 Line -1 203.000.000
#20 Telegram  200.000.000

 

 

Como escolher quais as redes sociais adequadas à sua marca?

  • Defina quais são os objetivos da marca
  • Analise o perfil do seu público-alvo
  • Faça testes nas várias redes sociais
  • Invista em conteúdo relevante para o seu público-alvo

 

gestão de redes sociais para marcas

 

Gerenciamento de Redes Sociais: Espelho Meu, Espelho Meu

É sobre essa realidade - e sobre a “realidade virtual” que vivemos hoje - que muitas séries, filmes, livros se têm debruçado. Talvez uma das mais impactantes na sociedade actual tenha sido o Black Mirror (por favor, pela vossa saúde, sanidade e consciência mentais, sentem-se um bocadinho no sofá e vejam esta preciosidade).

Black Mirror é uma série assustadora, precisamente pelo facto de estar tão próxima daquilo que é a nossa realidade. É uma série ficcional, mas poderá muito bem vir a ser um documentário fidedigno do que se passa nesta era de amor exacerbado pela tecnologia. 

Nesta série, há um episódio em que as pessoas dão pontuação umas às outras consoante as relações (íntimas, comerciais, profissionais e outras) que tiverem.

Vou na rua, cruzo-me com um tipo com a camisola do Sporting e dou-lhe uma estrela. Mais à frente, cruzo-me com um equipado à Benfica e dou-lhe cinco. É assim que funciona na série. É assim que funciona na realidade. Gostei do atendimento no café? Cinco estrelas à menina que me serviu a mini e o pastel de nata. Odiei o serviço na oficina? Uma estrela ao mecânico que me levou um milhão de euros por duas pastilhas, quatro pistons e cinco minutos de mão- de-obra. 

O que, à partida, não parece assim tão errado, é: essa pontuação contribui para o ranking da pessoa na sociedade. É com esse ranking que a pessoa se apresenta perante uma simples entrada num restaurante, perante uma entrevista de emprego, perante um pedido de empréstimo para uma casa... Quanto maior for a pontuação (atribuída por outras pessoas com e sem critério justo), maior a possibilidade de subida hierárquica na sociedade. Assustador, não é? Pois, é a realidade. 

Atualmente o Instagram é a rede social do momento, contando com milhares de utilizadores, pela sua facilidade de interação e sua simplicidade. Por ser um canal extremamente relevante, algumas marcas devem passar a ver o Instagram como uma grande fonte de negócios.

Na Terra do Sol Nascente, Humanidade Poente

E é mesmo a realidade. Na China, este episódio do Black Mirror ganhou vida em 2014 e o governo já conta com os dados de 10 milhões de pessoas. "O principal objetivo é que as pessoas que se comportem de forma pouco ética ou desonesta, no seu dia-a-dia, percam acesso a tudo. Desde os benefícios do governo até aos transportes públicos”. As palavras são de Wenhong Chen, investigadora especialista em redes sociais, da Universidade do Texas. 

Para construir o perfil dos cidadãos chineses, o governo utiliza os dados que possui, como registo financeiro, e cruza-os com informação obtida através de aplicações móveis. Começou em Xangai e já se alastrou a outras cidades daquele país.

A própria empresa Ford já usa este ranking no serviço de vending na China. Os utilizadores com um ranking elevado têm acesso a um test-drive gratuito. 

Temos as mãos ao volante das redes sociais. Resta agora ver se as sabemos conduzir. A pior (e provável) consequência é provocarmos um acidente em cadeia. Grave. 

 


André Pereira | Bluesoft

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