Google Ads
14 out 2021

Google Ads

Sempre que utiliza o Google, está a interagir com o Google Ads.

Pensa que não é possível? 

Faça uma pesquisa por um termo. Repare que os primeiros resultados dizem “anúncio”. Agora procure por um produto. Os primeiros resultados têm imagens, apresentam preços e reencaminham diretamente para uma loja.

Vá até ao seu blogue ou website favorito. Está a ver aquelas imagens, aqui e ali? Google Ads. Um vídeo no Youtube? É preciso esperar antes de poder fazer “Skip Ad”. 

Em todos estes momentos (e mais ainda) está a interagir com o Google Ads! Mesmo que nunca tenha ouvido falar em Google Ads, a verdade é que passa por esta plataforma sempre que utiliza o Google.

Mas talvez já tenha ouvido falar no Google AdWords? São a mesma coisa. Em 2018, o seu nome foi alterado para Google Ads. 

Esta é a maior fonte de rendimentos deste gigante da internet.

Em 2019, foi daqui que vieram 70% das suas receitas. Todos os anos, são milhares de milhões de dólares que comprovam o investimento de várias empresas nesta plataforma. É uma ótima maneira de complementar as suas estratégias de crescimento orgânico e aumentar o seu número de vendas, mantendo um ROI invejável.

Se ainda não conhecia o Google Ads, ou se se ficou pelo tempo do Google AdWords, neste artigo vamos levantar um pouco o véu a esta plataforma e explicar tudo o que precisa para começar a dar os seus primeiros passos.

 

O que é Google Ads?

O Google Ads é a plataforma de anúncios da Google. Por plataforma de anúncios entenda-se o local no qual milhares de empresas anunciam os seus produtos ou serviços, através de uma miríade de opções e campanhas digitais.

O melhor? Paga apenas pelos resultados que obtém, sejam os cliques, as impressões ou as conversões. Esta plataforma permite a captação de leads qualificadas e obter resultados reais e tangíveis.

Faz a sua empresa crescer e disponibiliza-lhe os relatórios que o comprovam.

Mais em baixo, vamos partilhar todas as suas vantagens. Para já, há uma que se sobrepõe. O Google Ads permite uma híper-segmentação da sua audiência. Assim, garante que a sua mensagem não só aparece à pessoa certa, como aparece no momento e nos contextos certos.

Vamos a isso?

 

Como funciona o Google Ads?

De uma forma ampla, o Google Ads funciona como um leilão. Sempre que um utilizador faz uma pesquisa, há um leilão pela palavra-chave utilizada. Todo o processo é automático e gerido pela plataforma do Google Ads.

As empresas apresentam um valor – fazem uma bid – por essa keyword de pesquisa. Vejamos um exemplo prático. 

Imagine que a sua empresa vende câmaras fotográficas. Para fazer um anúncio no Google Ads, é do seu interesse que o mesmo apareça a pessoas que pesquisam por “câmaras fotográficas”. 

Logo, essa é uma keyword relevante para o seu negócio. Mas é igualmente relevante para a sua concorrência. Em princípio, a empresa disposta a pagar mais por uma determinada keyword ganha o leilão. Serão os seus anúncios a aparecerem na SERP.

Em princípio? Nem sempre quem oferece mais ganha o leilão!

Para a Google, a experiência do utilizador está em primeiro lugar. 

Por isso, ao valor da bid – ou seja, ao Custo por Clique (CPC) – que estamos dispostos a pagar, o Google Ads associa outros fatores. 

Alguns exemplos incluem a relevância do anúncio para o utilizador ou a landing page para a qual serão direcionados. Ao conjunto total destes fatores chamamos Quality Score ou Índice de Qualidade.

Se este índice não existisse, os anúncios estariam apenas dependentes do valor pelo qual as empresas estariam dispostas a pagar. Corríamos o risco de serem irrelevantes ou de nenhum interesse para os utilizadores.

Mas porque o que realmente importa é a experiência do utilizador, nem sempre quem paga mais é quem ganha este leilão. Aliás, é comum a qualidade do próprio anúncio ser mais importante do que o valor pago por uma keyword.

Em suma, é assim que o Google Ads funciona. Tudo começa com a conta.

 

Como criar conta no Google Ads?

Para começar a fazer login no Google Ads todos os dias, precisa de se registar na plataforma. Como em todos os serviços Google, é necessário ter uma conta Gmail.

Depois, basta aceder a ads.google.com e clicar em “começar agora”. Tão simples como isto. Em seguida tem início o processo de configuração, para o qual só tem de preencher os dados conforme solicitado. Feito isso, está tudo pronto para a sua primeira campanha.

 

Vantagens e desvantagens do Google Ads

O curto-prazo é a maior desvantagem do Google Ads. Para que este tipo de estratégia se mantenha viável, necessita de um esforço financeiro constante.

Se a sua empresa deixar de ter fundos disponíveis para este tipo de operações, os anúncios no Google Ads deixam de ser feitos e as empresas desaparecem da SERP, pura e simplesmente.

Por isso, é imprescindível compensar esta desvantagem com uma estratégia de crescimento orgânico a longo-prazo, como é o SEO. Contudo, há vantagens que deve conhecer.

No Google Ads, a promoção de produtos ou serviços é feita de uma forma muito mais direcionada e mensurável. Além disso, a plataforma permite às empresas mais pequenas competirem com outras cujos orçamentos são infinitamente maiores.

Faça algumas pesquisas genéricas por produtos e compare as marcas que os anunciam – algumas são bem conhecidas, outras nem tanto, certo? Como vimos, isso acontece por causa do Índice de Qualidade

Não é mesmo uma questão de valores. No Google Ads, estes são inteiramente controlados. E podem ser limitados por campanha, por mês ou mesmo por dia.

Por outras palavras, uma das grandes vantagens do Google Ads é o ROI, clarificado em relatórios apetrechados de informações relevantes.

Estas informações são utilizadas para otimizar as campanhas, mas também para a criação de estratégias digitais a longo-prazo. Lembre-se que estas keywords revelam muitas das intenções dos utilizadores. Ficamos a par dos termos pesquisados que melhor convertem.

Por que não aproveitar estas informações para a sua estratégia de conteúdos? E estamos a falar da Google, certo? Onde mais de 90% das pesquisas na internet são feitas. Logo, a sua audiência é verdadeiramente enorme. Para chegarmos até ela, existem vários tipos de anúncios.

Tipos de Google Ads

Na plataforma do Google Ads existem várias opções de anúncios. Diferem maioritariamente pelo seu formato e local de apresentação. Os principais são:

  • Youtube;
  • Display;
  • Shopping;
  • Search.

 

Google Ads Youtube

Toda a gente conhece o Youtube. É o segundo motor de pesquisa mais utilizado em todo o mundo. Já todos esperámos que um anúncio terminasse ou já fomos interrompidos a meio de um vídeo por um anúncio.

É no Google Ads que estas campanhas são criadas e carregadas diretamente. Neste tipo de anúncios, o interessante é apenas pagar pelo custo de visualização. Ou seja, só paga quando o utilizador vê o anúncio por inteiro ou os seus primeiros 30 segundos.

 

Google Ads Display

A forma mais simples de descrevermos os anúncios display é relembrarmos os anúncios que vê sempre que visita um website. Desde o jornal mais reconhecido do mundo até ao seu blog favorito, sempre que vir um destes anúncios, está perante um anúncio de Google Ads display.

A rede display chega até perto de 90% dos utilizadores da internet e permite que os seus anúncios alcancem uma audiência muito específica, uma vez que os níveis de segmentação envolvem contextos, temas, públicos-alvo, localização ou interesses.

Uma das suas maiores vantagens é a associação dos seus anúncios a websites relevantes, cujos temas se aproximam daqueles que está a anunciar.

 

Google Ads Shopping

O Google Ads Shopping é essencial para quem tenha uma loja online com e-commerce.

Os anúncios de Shopping permitem a criação de anúncios para todo o tipo de produtos. Recorrem a descrições e imagens, bem como a preços ou promoções associadas e outras informações relevantes para a compra dos utilizadores.

Estas campanhas são muito valiosas porque estes utilizadores já se encontram numa fase ativa de compra. Estão muito próximos da conversão. Neste caso, entra em cena uma nova plataforma: o Google Merchant Center, para a qual são enviadas as listas de produtos a anunciar em campanhas Shopping.

 

Google Ads Search

Estes são os anúncios na rede de pesquisa – nas SERP. Se está a começar agora a trabalhar com Google Ads então a sugestão é começar por aqui. Este é a forma mais simples de criar campanhas e é a principal forma de anúncios do Google Ads.

É ideal para aumentar o número de conversões e gerar leads. Contudo, por estar muito dependente dos termos pesquisados pelos utilizadores, depende também do custo de cada keyword.

 

SEO Google Ads

O crescimento orgânico através do SEO é a nossa especialidade. Qualquer estratégia digital deve começar por aqui, antes mesmo de utilizar o Google Ads. Mesmo assim, o SEO é uma forma de crescimento orgânico que demora o seu tempo a dar resultados.

Por isso, o aspeto mais imediato do Google Ads pode ser uma boa forma de equilibrar os seus investimentos e esforços de comunicação. O Google Ads pode parecer simples, mas é tudo menos isso. As otimizações das suas campanhas são feitas finamente. São otimizadas resultado a resultado.

Quando a paciência é curta ou os devidos cuidados não são tomados, o Google Ads pode rapidamente tornar-se num poço sem fundo para os seus esforços financeiros. A ideia é começar simples, enquanto desenvolve a sua estratégia de SEO, em paralelo.

Por isso mesmo, convém que as suas campanhas de Google Ads sejam criadas e geridas por especialistas da área. E se a isto forem capazes de juntar o SEO, melhor ainda.

É o nosso caso, claro. Fale connosco e nós explicamos como pode aliar estas duas estratégias digitais e obter resultados reais.

 


Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft

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