O Google Adsense é uma das formas mais rápidas de conseguir fazer dinheiro sem, por isso, comprometer em demasia os seus conteúdos.
Na prática, o que acontece é o seu website ou blog, por exemplo, passar a ser também um espaço digital no qual é exibida publicidade paga por outras marcas ou empresas.
Em todo o mundo, todos os dias, milhões de empresas exibem milhões de anúncios aos milhões de utilizadores que, a cada dado momento, navegam pela internet.
De cada vez que um desses utilizadores vê ou clica num desses anúncios, existe a possibilidade de aumentar um pouco mais as suas receitas mensais.
Esta é uma boa forma de complementar uma estratégia de longo prazo, previamente definida, na qual o investimento é canalizado para o marketing de conteúdo e a prática de SEO, de modo a aumentar a sua reputação digital e crescimento orgânico.
Neste artigo, vai ficar a perceber como funciona o Google Adsense, como começar a utilizá-lo e quais as suas maiores vantagens e desvantagens.
Mesmo assim, há uma vantagem do Google Adsense que merece ser partilhada, desde já: este é um serviço totalmente gratuito. Agora sim: pronto para aumentar as suas receitas? Vamos a isso!
Tecnicamente, o Google Adsense é uma plataforma de publicidade da Google e uma das maiores do mundo. E embora possa ainda desconhecer o termo, o mais certo é já a ter visto em ação.
O que o Google Adsense faz, na prática, é exibir os anúncios de milhares de empresas ou marcas em sites, blogs e até vídeos de Youtube.
Por exemplo, lembra-se de visitar um blog e reparar que, na lateral direita ou no topo da página, se encontra um banner que anuncia qualquer coisa? Pois bem, isso é o resultado de uma parceria entre a empresa que anuncia e a plataforma Google Adsense.
À primeira vista, isto pode parecer um processo complexo – temos de falar com uma das maiores empresas do mundo para nos apresentarmos e sermos considerados? Nada disso!
Como quase todas as ferramentas associadas à Google, o Google Adsense é muito prático, altamente automatizado e bastante user friendly. Para utilizá-lo, basta criar uma conta e perceber como funciona para então começar a receber e a exibir anúncios nos seus próprios websites!
É perfeitamente normal sentirmos um nervosinho miúdo, antes de nos aventurarmos numa nova ferramenta de trabalho que desconhecemos. Principalmente quando, através dessa ferramenta, planeamos exibir conteúdos externos, certo?
Mas vamos por partes. Vai ver que o Google Adsense lhe dá todo o controlo.
Em primeiro lugar, são os parceiros do Google Adsense que definem os tipos de anúncios que podem ser exibidos. Isto inclui as dimensões dos mesmos, as imagens e as cores do texto a aparecerem. Além disso, é o próprio Google Adsense que estabelece um número limitado de anúncios que podem ser exibidos no seu website: são três.
Isto acontece porque a Google acredita que demasiada publicidade num qualquer website pode acabar por interferir com a experiência do utilizador – e ninguém quer isso! Estas são as definições base para que o Google Adsense comece a funcionar.
No entanto, são milhares de milhões de empresas que podem vir a exibir o seu conteúdo no seu site. Como é que o Google Adsense evita que os seus conteúdos se misturem com outro tipo de conteúdos, desde os menos próprios até aos que não têm mesmo nada a ver?
Idealmente, qualquer website procura oferecer aos seus utilizadores uma boa experiência de navegação e de leitura. Queremos oferecer informação pertinente e interessante ao nosso público-alvo e isso inclui os anúncios que chegam até aos seus utilizadores.
É por esse motivo que o Google Adsense apresenta mecanismos próprios e automatizados que procuram garantir que é isso que acontece. Além disso, você mesmo pode ter uma mãozinha nesta seleção: se não quiser que um ou outro tipo de anúncios apareça no seu website, então basta bloqueá-los. Simples.
Por isso, caso uma das suas preocupações seja a vinculação de anúncios que não sejam do seu interesse apresentar ao seu público-alvo, pode ficar descansado. No final do processo, o Google Adsense apresenta-lhe um “snippet” de código que basta associar ao seu website e já está: os anúncios começam a funcionar e você pode então começar a receber.
Aqui, importa referir o seguinte: apenas os utilizadores qualificados podem ser vistos como utilizadores que geram receita.
Ou seja, no caso de um utilizador clicar num anúncio sem querer e fechá-lo, logo em seguida, esse utilizador não será contabilizado.
Por último, de modo a poder receber do Google pelos anúncios que exibe no seu website, é preciso seguir todos os passos para que o processo de pagamento aconteça, 21 dias depois de feito o pedido. Mas, antes de tudo isto, é preciso darmos o primeiro passo: criar a conta no Google Adsense.
Como tudo o que está ligado à utilização de ferramentas da Google, para começar a utilizar o Google Adsense é necessário criar-se ou registar-se na plataforma com uma conta de email da google: gmail.
Em seguida precisa, claro, de um website ou de um blog (um espaço digital), no qual os anúncios possam ser exibidos aos utilizadores que o visitam. Neste ponto, importa dizer que estes devem ser conteúdos originais, de potencial interesse para os utilizadores. Ou seja: plágio não conta.
De modo a evitar que algumas pessoas possam criar um website, enchê-lo de conteúdos copiados de outros locais e, assim, começarem a utilizar o Google Adsense, a própria Google fará uma análise ao conteúdo do website, de modo a garantir que o mesmo se encontra de acordo com as normas e as diretrizes da empresa.
Por último, o Google Adsense vai também pedir-lhe algumas informações pessoais, de modo a poder processar os pagamentos devidos. Neste caso, é, por isso, também necessário fornecer o número de telefone e uma morada.
Será para esta morada que o Google depois envia uma carta, com um código de confirmação que deve ser associado à sua conta do Google Adsense. Esta carta demora, normalmente, cerca de duas semanas a chegar até si.
Depois deste processo e após validação do Google Adsense, o seu website ou o seu blog ficam aptos a receber anúncios, pelo que poderá começar a funcionar com a plataforma e aproveitar todas as suas vantagens.
Antes de decidir começar a utilizar o Google Adsense e a disponibilizar o seu espaço digital para que outras marcas ou empresas utilizem os serviços de publicidade paga do Google, convém analisar todas as vantagens e desvantagens associadas.
Comecemos por lhe dar conta das três principais vantagens na utilização do Google Adsense.
Com um sem número de empresas a competirem pelo seu espaço para aí anunciarem os produtos ou serviços, é importante garantir que a publicidade paga, exibida junto dos seus próprios conteúdos, faz sentido para os seus utilizadores.
Nisto, o Google Adsense distingue-se de outras plataformas de publicidade, distribuindo os anúncios de acordo com os conteúdos abordados pelos seus parceiros – ou seja, você.
Com milhares de opções disponíveis, há menos risco que os anúncios aí exibidos entrem em conflito com os seus conteúdos apresentados.
Com o Google Adsense, vai poder decidir quais os formatos de anúncios mais adequados à apresentação do seu website, por entre as várias opções disponíveis que pode definir.
O Google Adsense oferece-lhe um grande poder de decisão, incluindo a decisão sobre o que pode ser mais impróprio ou de menor interesse para exibir ao seu público.
Se considerar que alguma campanha ou mensagem pode estar a colidir com os seus princípios ou com a sua linha editorial, basta impedir que aquela empresa utilize publicidade paga no seu espaço.
Quando um dos seus utilizadores vir algum anúncio que seja do seu interesse, existe a hipótese de gerar receita. Aqui, existem dois modelos à sua disposição: o CPM e o CPC.
No primeiro, sempre que alguém aceder ao seu website ou assistir a um dos seus vídeos, há um valor predeterminado que é associado a essa ação – com o CPM (Cost per Mille), as receitas dependem da quantidade de utilizadores impactados pela publicidade paga.
Já com o CPC (Cost per Click), essas receitas passam a depender mais dos cliques dos utilizadores que, como vimos, devem ser utilizadores qualificados. Ou seja, neste modelo, passa a interessar a qualidade e a pertinência dos anúncios exibidos, mais do que o número de utilizadores, em geral.
E é precisamente com este ponto que passamos às principais desvantagens da utilização do Google Adsense:
No fundo, é como juntarmos o útil ao agradável – e, para descobrir como fazê-lo, enquanto aumenta a reputação digital da sua empresa, basta falar connosco!
Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft