O Google Analytics é como a sala de controlo do seu website. É a ferramenta de análise por excelência da Google. Com esta ferramenta, vai poder responder a várias questões.
Por exemplo, sabe quantas pessoas visitam o seu website por dia? Ou de onde vêm? Que língua falam? Sabe quais as páginas do seu website que melhor funcionam?
Quais os produtos de e-commerce que geram mais interesse, por parte dos utilizadores? Os utilizadores acedem via telemóvel ou computador?
O Google Analytics responde-lhe a tudo isto e muito mais. A sua função principal é a recolha de dados. Sejam dados de acesso, de navegação ou de comportamento do utilizador.
As informações são recolhidas e apresentadas na plataforma de um modo intuitivo e simples ou através de relatórios preparados para exportação.
Criado em 2005, o Google Analytics não tem parado de evoluir desde então, tanto em termos das métricas que disponibiliza, como em termos de experiência do utilizador.
Esta é uma ferramenta de análise verdadeiramente essencial para o marketing digital. Neste artigo, vamos explicar tudo o que precisa de saber acerca do Google Analytics.
O Google Analytics é a ferramenta da Google para a monitorização e análise do comportamento dos utilizadores. Neste caso, o comportamento específico de um qualquer utilizador num determinado website.
É a ferramenta a partir da qual pode retirar dados e métricas imprescindíveis para atingir os seus resultados de negócio.
O Google Analytics oferece-lhe uma visão geral sobre o seu website e a forma como os utilizadores interagem com os seus conteúdos, em todas as suas páginas.
Mais do que isso, esta é uma ferramenta que lhe diz o que resulta melhor e aquilo que talvez possa ou deva ser alterado.
É claro que, para isso, precisa de saber como funciona.
A ferramenta do Google Analytics começa a funcionar através de um ID ou uma identificação. Depois de criar uma conta no Google Analytics, basta seguir e preencher o formulário de acordo com as informações pedidas.
Em seguida, para colocar o Google Analytics a funcionar, basta ir até à aba de administração (a roda dentada), clicar em Informações de Acompanhamento e depois em Código de Acompanhamento.
Para que o Google Analytics comece a analisar e a recolher dados do seu website, basta copiar e colar as linhas de código disponibilizadas, no código do seu website.
Estas linhas de código funcionam como uma identificação – um ID – único, atribuído a cada website. Também se podem chamar a estas linhas uma “etiqueta de acompanhamento”.
Existem várias. No caso de já utilizar ou precisar de utilizar outras etiquetas de acompanhamento, a Google disponibiliza também uma ferramenta de gestão de etiquetas, chamada Google Tag Manager.
A partir deste ponto, o seu website está pronto para ser analisado. Contudo, as primeiras informações a que tem acesso são...nada. Isso mesmo, nada.
O Google Analytics só começa a funcionar a partir do momento em que é instalado no website.
Não reporta métricas prévias a esse momento.
Por outras palavras, quanto mais cedo incluir o ID de acompanhamento no seu website, mais cedo vai começar a ter acesso a todo o tipo de informações. Depois de alguns dias, os primeiros dados começam a chegar.
Do lado direito do seu ecrã pode ver algumas informações em tempo real. Do lado esquerdo, tem todas as outras opções disponíveis.
Estão repletas de informações e relatórios com dados essenciais sobre todas as sessões, o seu público-alvo, o comportamento dos utilizadores, entre outras.
Por exemplo, na aba sobre comportamento tem acesso às páginas com maior e menor taxa de rejeição – uma métrica essencial sobre a qual falamos mais em baixo.
Em público-alvo tem acesso a dados demográficos que vão desde o país de origem até ao sistema operativo utilizado por quem o visita.
Começa a ver para que serve o Google Analytics?
Acima de tudo, o Google Analytics serve para obtermos algumas informações sobre o comportamento dos nossos utilizadores que, de outro modo, seriam impossíveis de obter.
É mesmo assim. Com este tipo de informações em mão, há muito que pode influenciar positivamente na sua empresa, desde produtos e serviços a desenvolver no futuro, até à própria geografia na qual atua!
Com o Google Analytics, colocamos os “achismos” de lado.
Estas são informações concretas, reais, acerca do comportamento dos seus utilizadores. São números irrefutáveis. Com eles, fica a saber o que está realmente a funcionar e o que pode ser melhorado.
Em seguida, conheça quais as principais métricas do Google Analytics que deve acompanhar.
Como temos vindo a falar até aqui, são muitas as métricas que pode acompanhar através do Google Analytics.
Quantas? Nós estivemos a contar. Só em menus (os tais do lado esquerdo) existem mais de 100 opções. É natural que, ao início, se perca um pouco sobre quais as métricas que deve acompanhar.
Por isso, deixamos aqui três métricas essenciais.
Ao visitar cada umas destas abas, vai ter acesso a todos os dados demográficos dos utilizadores que visitam o seu website, aos canais através dos quais lhe acedem e ainda às páginas com mais ou menos sucesso.
Ao conteúdo das páginas deve prestar muita atenção. Em particular à Taxa de Rejeição.
É com estes valores que o Google Analytics lhe informa sobre quais são as páginas do seu website que estão mesmo a funcionar e aquelas em pode melhorar.
Neste ponto, é também importante sublinharmos o seguinte. Para o Google Analytics, uma taxa de rejeição não é uma página à qual os utilizadores reagiram mal. Antes, é uma página à qual os utilizadores acederam, mas depois não interagiram.
Ou seja, visitaram-na e terminaram a sessão, saindo do seu website sem converter.
Embora estas sejam consideradas métricas essenciais, a verdade é que existem muitas mais. À medida que vai aprendendo a analisá-las, lembre-se sempre do seguinte.
Sejam quais forem as métricas nas quais se decidiu focar, decida-se sempre por uma janela temporal sob a qual as analisar, de modo a poder ter uma janela de comparação.
Depois, lembre-se dos objetivos do seu website. Adeque as métricas a esses objetivos e atue de acordo. Caso contrário, pode muito bem afogar-se numa grande quantidade de informação!
Desta forma, vai poder retirar todas as vantagens que o Google Analytics tem para lhe oferecer.
O Google Analytics oferece-lhe toda a informação que precisa para que possa tomar decisões informadas sobre como gerir o seu negócio e obter resultados.
Além disso, é completamente gratuito, pelo que “oferecer” é mesmo a palavra certa. E como foi desenvolvido pela própria Google, o Google Analytics integra-se facilmente em todo o seu ecossistema.
Ao início, o Google Analytics pode parecer demasiado complexo, mas existem os mais variados guias e tutorias online para ajudarem. Embora o mais simples seja mesmo falar diretamente connosco, certo?
Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft