Google Analytics
21 out 2021

Google Analytics

O Google Analytics é como a sala de controlo do seu website. É a ferramenta de análise por excelência da Google. Com esta ferramenta, vai poder responder a várias questões.

Por exemplo, sabe quantas pessoas visitam o seu website por dia? Ou de onde vêm? Que língua falam? Sabe quais as páginas do seu website que melhor funcionam?

Quais os produtos de e-commerce que geram mais interesse, por parte dos utilizadores? Os utilizadores acedem via telemóvel ou computador?

O Google Analytics responde-lhe a tudo isto e muito mais. A sua função principal é a recolha de dados. Sejam dados de acesso, de navegação ou de comportamento do utilizador.

As informações são recolhidas e apresentadas na plataforma de um modo intuitivo e simples ou através de relatórios preparados para exportação.

Criado em 2005, o Google Analytics não tem parado de evoluir desde então, tanto em termos das métricas que disponibiliza, como em termos de experiência do utilizador

Esta é uma ferramenta de análise verdadeiramente essencial para o marketing digital. Neste artigo, vamos explicar tudo o que precisa de saber acerca do Google Analytics.

 

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é a ferramenta da Google para a monitorização e análise do comportamento dos utilizadores. Neste caso, o comportamento específico de um qualquer utilizador num determinado website. 

É a ferramenta a partir da qual pode retirar dados e métricas imprescindíveis para atingir os seus resultados de negócio.

O Google Analytics oferece-lhe uma visão geral sobre o seu website e a forma como os utilizadores interagem com os seus conteúdos, em todas as suas páginas.

Mais do que isso, esta é uma ferramenta que lhe diz o que resulta melhor e aquilo que talvez possa ou deva ser alterado.

É claro que, para isso, precisa de saber como funciona. 

 

Como funciona o Google Analytics?

A ferramenta do Google Analytics começa a funcionar através de um ID ou uma identificação. Depois de criar uma conta no Google Analytics, basta seguir e preencher o formulário de acordo com as informações pedidas.

Em seguida, para colocar o Google Analytics a funcionar, basta ir até à aba de administração (a roda dentada), clicar em Informações de Acompanhamento e depois em Código de Acompanhamento.

Para que o Google Analytics comece a analisar e a recolher dados do seu website, basta copiar e colar as linhas de código disponibilizadas, no código do seu website.

Estas linhas de código funcionam como uma identificação – um ID – único, atribuído a cada website. Também se podem chamar a estas linhas uma “etiqueta de acompanhamento”.

Existem várias. No caso de já utilizar ou precisar de utilizar outras etiquetas de acompanhamento, a Google disponibiliza também uma ferramenta de gestão de etiquetas, chamada Google Tag Manager.

A partir deste ponto, o seu website está pronto para ser analisado. Contudo, as primeiras informações a que tem acesso são...nada. Isso mesmo, nada.

O Google Analytics só começa a funcionar a partir do momento em que é instalado no website.

Não reporta métricas prévias a esse momento. 

Por outras palavras, quanto mais cedo incluir o ID de acompanhamento no seu website, mais cedo vai começar a ter acesso a todo o tipo de informações. Depois de alguns dias, os primeiros dados começam a chegar. 

Do lado direito do seu ecrã pode ver algumas informações em tempo real. Do lado esquerdo, tem todas as outras opções disponíveis.

Estão repletas de informações e relatórios com dados essenciais sobre todas as sessões, o seu público-alvo, o comportamento dos utilizadores, entre outras.

Por exemplo, na aba sobre comportamento tem acesso às páginas com maior e menor taxa de rejeição – uma métrica essencial sobre a qual falamos mais em baixo.

Em público-alvo tem acesso a dados demográficos que vão desde o país de origem até ao sistema operativo utilizado por quem o visita.

Começa a ver para que serve o Google Analytics?

 

Para que serve o Google Analytics?

Acima de tudo, o Google Analytics serve para obtermos algumas informações sobre o comportamento dos nossos utilizadores que, de outro modo, seriam impossíveis de obter.

É mesmo assim. Com este tipo de informações em mão, há muito que pode influenciar positivamente na sua empresa, desde produtos e serviços a desenvolver no futuro, até à própria geografia na qual atua!

Com o Google Analytics, colocamos os “achismos” de lado.

Estas são informações concretas, reais, acerca do comportamento dos seus utilizadores. São números irrefutáveis. Com eles, fica a saber o que está realmente a funcionar e o que pode ser melhorado.

Em seguida, conheça quais as principais métricas do Google Analytics que deve acompanhar.

 

Quais as principais métricas do Google Analytics?

Como temos vindo a falar até aqui, são muitas as métricas que pode acompanhar através do Google Analytics.

Quantas? Nós estivemos a contar. Só em menus (os tais do lado esquerdo) existem mais de 100 opções. É natural que, ao início, se perca um pouco sobre quais as métricas que deve acompanhar.

Por isso, deixamos aqui três métricas essenciais.

 

  • Público-alvo: Dados Demográficos
  • Aquisição: Todo o Tráfego – Canais
  • Comportamento: Conteúdo do Site – Todas as Páginas

Ao visitar cada umas destas abas, vai ter acesso a todos os dados demográficos dos utilizadores que visitam o seu website, aos canais através dos quais lhe acedem e ainda às páginas com mais ou menos sucesso. 

Ao conteúdo das páginas deve prestar muita atenção. Em particular à Taxa de Rejeição. 

É com estes valores que o Google Analytics lhe informa sobre quais são as páginas do seu website que estão mesmo a funcionar e aquelas em pode melhorar.

Neste ponto, é também importante sublinharmos o seguinte. Para o Google Analytics, uma taxa de rejeição não é uma página à qual os utilizadores reagiram mal. Antes, é uma página à qual os utilizadores acederam, mas depois não interagiram.

Ou seja, visitaram-na e terminaram a sessão, saindo do seu website sem converter.

Embora estas sejam consideradas métricas essenciais, a verdade é que existem muitas mais. À medida que vai aprendendo a analisá-las, lembre-se sempre do seguinte.

Sejam quais forem as métricas nas quais se decidiu focar, decida-se sempre por uma janela temporal sob a qual as analisar, de modo a poder ter uma janela de comparação. 

Depois, lembre-se dos objetivos do seu website. Adeque as métricas a esses objetivos e atue de acordo. Caso contrário, pode muito bem afogar-se numa grande quantidade de informação!

Desta forma, vai poder retirar todas as vantagens que o Google Analytics tem para lhe oferecer.

 

Vantagens do Google Analytics

O Google Analytics oferece-lhe toda a informação que precisa para que possa tomar decisões informadas sobre como gerir o seu negócio e obter resultados.

Além disso, é completamente gratuito, pelo que “oferecer” é mesmo a palavra certa. E como foi desenvolvido pela própria Google, o Google Analytics integra-se facilmente em todo o seu ecossistema.

Ao início, o Google Analytics pode parecer demasiado complexo, mas existem os mais variados guias e tutorias online para ajudarem. Embora o mais simples seja mesmo falar diretamente connosco, certo?


Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft

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