Sobre o Google Analytics 4, o ponto fundamental a reter é uma data: 1 de julho de 2023.
A partir daí, pode esquecer o Google Universal – GA – o Google Analytics tal como o conhecia. Daí para a frente, só conta com o Google Analytics 4.
O Google Analytics 4 é a plataforma de análise de dados de tráfego e interação, criada pela Google.
É a mais recente versão da plataforma de análise da Google. E a partir de julho de 2023, vai passar a ser a única, substituindo por completo o Google Analytics Universal.
Importa sublinhar que a primeira versão foi lançada em 2005: há mais de 15 anos. O Facebook era uma novidade com apenas um ano. O fundador do TikTok tinha 22 anos.
Não é preciso irmos muito mais longe para explicar o quanto o mundo mudou desde 2005.
Naturalmente, o Analytics foi sendo aprimorado e melhorado, ao longo do tempo. Contudo, a verdade é que a criação do Google Analytics 4 era inevitável. É uma adaptação total da empresa às novas realidades do marketing digital e do mercado, em geral.
O principal ponto de diferenciação do Google Analytics 4 vs o Google Universal é duplo.
Primeiro, o Google Analytics 4 coloca a privacidade do utilizador no eixo central de atuação.
Deste modo, a Google responde às questões (e preocupações) ligadas à privacidade digital, mas também ao final das Cookies e a legislação direcionada, tal como o GDPR.
Segundo, o Google Analytics 4 permite a monitorização do comportamento de um mesmo utilizador ao longo de múltiplos dispositivos (web + apps), na mesma plataforma.
Mais do que uma nova versão do Analytics (a quarta – daí o 4), o Google Analytics 4 é uma verdadeira revolução no modo como podemos analisar o comportamento dos utilizadores.
Também conhecido por GA4, o Google Analytics 4 oferece insights mais aprofundados e informações mais detalhadas acerca da forma como os utilizadores interagem com os nossos websites e outras aplicações.
Além de uma renovação total à sua interface, o Google Analytics 4 apresenta-se também com novas funcionalidades, nomeadamente na forma como recolhe e apresenta todo o tipo de informações e dados.
Permite a monitorização de métricas sem que, por isso, se infrinjam quaisquer políticas de navegação.
O GA4 recorre ainda às capacidades da inteligência artificial e machine learning, de modo a apresentar relatórios personalizados e construídos na base de uma análise preditiva.
O que muda, fundamentalmente, no Google Analytics 4:
Monitorização de múltiplos dispositivos
Com a versão Universal, a monitorização do comportamento dos utilizadores em mais do que um dispositivo era um tema complexo de solucionar. Com o Google Analytics 4, isso deixa de acontecer: tudo se apresenta na mesma plataforma, na mesma propriedade.
O Google Analytics 4 permite uma maior compreensão acerca da jornada do consumidor, do início ao fim.
Mesmo quando essa jornada começa num telemóvel, passa por um computador, por um iPad e volta ao telemóvel, depois de múltiplas sessões, para uma compra ou uma subscrição final.
Depois de fazerem o login, ao utilizador é-lhe atribuída uma identificação única. A partir daí, o Google Analytics 4 é capaz de monitorizar o seu comportamento em qualquer dispositivo, através de uma tag apropriada.
Monitorização de métricas
Na versão Analytics que melhor conhecemos, a visualização de página era a métrica mais importante à qual podíamos aceder. Para outras informações, criávamos “Events”.
No Google Analytics 4 tudo é tratado como um evento.
Por outras palavras, em vez de termos acesso a dados de uma forma mais genérica, vamos poder aceder ao modo como todos os utilizadores interagem com todos os conteúdos. Isto, ao detalhe: ponto a ponto – de interação em interação, em qualquer dispositivo.
Em suma: relatórios mais aprofundados e insights verdadeiramente únicos.
É claro que há outras métricas que se mantêm. Com o Google Analytics 4 continuamos a obter informações demográficas da audiência, por exemplo. Mas também existem outras novas, nomeadamente as ligadas ao “engajement”, incluindo engajement rate, session ou time.
É verdade que as alterações são muitas e profundas e exigem algum tempo de aprendizagem. Contudo, dão-nos acesso a mais e melhores dados acerca da jornada do consumidor e o modo como este interage com os nossos conteúdos.
Sugestões de Análise Preditiva
Com o poder da Inteligência Artificial, uma das maiores novidades do Google Analytics 4 é a apresentação de conclusões e sugestões fruto de uma análise preditiva.
Com base em dados mais detalhados, o Google Analytics 4 apresenta probabilidades acerca dos mais variados assuntos, incluindo a probabilidade de compra dos utilizadores ou até uma previsão do lucro.
Para campanhas de retargeting o impacto é enorme, por exemplo.
Imagine que o Google Analytics 4 lhe informa que o perfil de um utilizador terá uma maior probabilidade de fazer uma compra ao longo dos próximos 7 dias.
Estas audiências podem ser utilizadas em campanhas de Google Ads, para a criação de anúncios especificamente direcionados a estes utilizadores.
No Universal, era preciso tomarmos decisões com base em comportamentos maioritariamente tomados no passado.
Com o Google Analytics 4 podemos ser mais proativos.
Além do mais, à medida em que os dados vão sendo recolhidos, melhores vão sendo as sugestões da análise preditiva da plataforma.
Relatórios Personalizados
Mais do que uma alteração completa no modo como os dados se apresentam, o Google Analytics 4 permite ainda que vejamos apenas aquilo que nos interessa para cada caso específico.
Os relatórios apresentam apenas os dados de que precisamos, principalmente quando criados em conjunto com o Data Studio.
Não só isso, mas o Google Analytics 4 permite ainda a segmentação personalizada, tendo por base outros eventos específicos criados dentro de um evento pré-concebido.
Tendo em conta que a partir do dia 01 de julho de 2023, o Google Analytics 4 vai passar a ser a única plataforma de recolha e análise de dados da Google, quanto mais cedo começar a utilizar o Google Analytics 4, melhor.
Até porque a migração do GU para o GA4, não existe. O Google Analytics 4 não vai importar os dados recolhidos pela versão Universal.
A recomendação é que utilize ambas as plataformas de análise, ao longo dos próximos meses.
Assim, quando o Google Analytics 4 se tornar na única plataforma disponível, não só já saberá como o utilizar, como também já terá dados recolhidos. Para isso, basta criar uma propriedade do Google Analytics 4 associada a uma propriedade já criada em Universal.
Para isso, basta dirigir-se a uma propriedade e clicar no assistente GA4, de modo a criar uma nova propriedade, agora em Google Analytics 4.
Depois, aproveite os próximos meses. Antes de avançar para os detalhes e as minúcias do novo Google Analytics 4, aproveite para se familiarizar com a nova plataforma, enquanto trabalha com a versão Universal, como até aqui.
Aproveite para experimentar a barra de pesquisa, para explorar todos os painéis de controlo, para criar novos eventos, personalizar relatórios e estudar as sugestões da análise preditiva.
Em suma: vá brincando com o Google Analytics 4 até se sentir à vontade para migrar totalmente. Até porque não vai haver outra alternativa.
Quando o momento chegar, não só estará pronto, como já terá alguns dados com que trabalhar no Google Analytics 4.
E se tiver dúvidas, não hesite em contactar-nos.
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Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft