O Google Merchant Center é a outra metade do Google Shopping. Em conjunto, estas duas plataformas permitem vender quase tudo, a quase todos.
Com uma conta no Google Merchant Center, até a loja mais pequena, situada na aldeia mais remota, pode começar a vender os seus produtos online. Pode competir lado a lado com os gigantes da indústria e chegar a milhões de potenciais compradores, todos os dias.
Se não acredita, faça o teste: vá até ao Google Shopping e pesquise por “galo de Barcelos”, por exemplo. Analise a quantidade de lojas que vendem este típico produto português e as suas localizações.
O facto mantém-se: seja qual for o tamanho da sua empresa, sejam quais forem os produtos que pretende vender e esteja onde estiver, o Google Merchant Center é uma ajuda preciosa para o seu negócio.
Depois de ler este artigo, vai ficar a par de tudo o que precisa de saber para começar a dar os primeiros passos numa das melhores ferramentas digitais à sua disposição.
O Google Merchant Center é uma plataforma que facilita a venda de produtos online, no Google Shopping. Na prática, ambas se complementam.
Enquanto o Shopping acaba por ser a montra dos seus produtos e a sua loja online, o Google Merchant Center é onde faz a gestão do inventário, bem como define a informação a apresentar nas campanhas de shopping.
O conceito é mais fácil de entender com um exemplo prático.
Imagine que está à procura de um par de sapatos online. Ou então, lembrou-se de oferecer uma bela garrafa de vinho a um amigo. Talvez esteja à procura do mais recente smartphone?
Seja qual for o produto, o mais certo é a sua jornada de compra começar no motor de pesquisa da Google. Digamos que escreve “sapatos online”. Logo em seguida lhe aparecem dezenas de opções: várias marcas, vários modelos.
Todas as opções estão completas com imagens, preços e todas as informações que possa vir a precisar para tomar uma decisão.
Neste ponto, já está a fazer compras no Google Shopping. Contudo, toda a informação que lhe é disponibilizada (preço, descrição de produto, imagem de produto, portes de envio, promoções, etc.) foram carregadas através do Google Merchant Center.
O Google Merchant Center é então a plataforma que utiliza para fazer o upload de toda a informação que os seus clientes precisam para adquirir os seus produtos.
Para começar a funcionar com o Google Merchant Center é preciso criar uma conta própria nesta plataforma.
Neste caso, a recomendação é que essa conta seja criada com os mesmos dados utilizados na criação da conta de Google Ads. Assim, o processo de verificação torna-se muito mais fácil e célere.
Como é no Google Merchant Center que vai disponibilizar a lista com os seus produtos, em seguida é preciso configurarem-se alguns aspetos técnicos, como é o caso dos impostos aplicados ou o custo associado a eventuais taxas de entrega.
Para isso, basta ir até à coluna respetiva (“impostos”, por exemplo) e preencher de acordo com o que o Google Merchant Center lhe pede. Aqui, importa referir que as campanhas de shopping só acontecem depois de estes dados estarem devidamente configurados.
Se estiver a planear oferecer os portes de envio aos seus clientes, então sublinhe-o. Clique em “selecionar taxa fixa” e fixe-a em zero euros. Desta forma, quando os seus produtos aparecerem às pesquisas feitas pelos utilizadores, a informação de que os portes serão gratuitos estará logo à vista.
A partir daqui a sua conta Google Merchant Center está pronta para funcionar. Fácil, certo? Agora chega o momento de inserir os produtos que vai vender no Google Shopping.
Não se preocupe que não os vai inserir um a um!
Existem vários métodos para dizer ao Google Merchant Center quais são os produtos a apresentar.
Contudo, partilhamos consigo a forma mais fácil de o fazer: através de um ficheiro CSV.
CSV designa a extensão da maioria dos documentos apresentados em tabela. Ou seja, no formato Excell, para os sistemas operativos Windows ou o Numbers, para os Macintosh.
É neste documento que lista todos os produtos que planeia vender online. Estes devem estar acompanhados pelas informações mais pertinentes, como o nome, a marca, o preço, a disponibilidade e uma descrição simples.
Depois de criado o documento, volta ao Google Merchant Center, clica em “Produtos” e em “Feeds”. Faz o upload desse mesmo documento e aguarda pelo processo de aprovação que pode demorar até 72 horas. Agora, sim. Está tudo pronto.
Mas, a partir daqui, para que serve o Google Merchant Center?
O Google Merchant Center é a plataforma a partir da qual vai gerir todos os produtos que quer vender online. Depois de configurada de acordo com os passos que descrevemos atrás, a partir deste momento é aqui que passa a gerir o seu inventário digital.
Sempre que tiver um novo produto, ou sempre que quiser alterar algum dado específico, basta fazer o upload de um ficheiro CSV com as novas informações no Google Merchant Center.
Assim, sempre que um utilizador procurar por um produto – afinal, estamos a falar do motor de pesquisa mais utilizado em todo o mundo! – os seus artigos estarão em condições para serem apresentados aos utilizadores como uma opção de compra. Depois, é só vantagens.
Existem várias vantagens associadas à utilização do Google Merchant Center. A primeira é óbvia: um aumento exponencial da sua audiência.
Na Bluesoft, costumamos dizer que estar na primeira página das SERP do Google é como estar na avenida mais importante da cidade, na qual todos sonham ter a sua loja.
O Google Merchant Center é uma das formas de o transformar em realidade. Através desta ferramenta, o seu universo de potenciais clientes aumenta para o número de utilizadores do Google que, em 2021, realizaram mais de 3 mil milhões de pesquisas diárias.
A par disso, o Google Merchant Center fornece também relatórios com dados relevantes que devem ser analisados de modo a aumentar os resultados e os lucros da sua empresa.
Claro que estes são apenas os primeiros passos a dar no Google Merchant Center. Há muitos mais a descobrir, principalmente no que toca às campanhas de shopping.
Se tiver curiosidade sobre como esta plataforma pode aumentar o seu número de vendas, fale connosco!
Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft