O Google My Business pode ser resumido em quatro palavras:
Com uma ferramenta como o Google My Business à sua disposição, vai ficar mais próximo dos seus clientes e aumentar o número das suas vendas.
E se esta plataforma é nova para si, então está na hora de a conhecer melhor: vamos ver o que é, para que serve, como funciona e quais os benefícios que pode aproveitar para a sua empresa.
Sabemos que o Google é a ferramenta de pesquisa mais utilizada pelas pessoas para encontrarem os serviços ou os produtos que procuram a um dado momento. Sabemos também que é muito raro qualquer um desses utilizadores passarem da primeira página de resultados e, por isso, sabemos que o SEO é a melhor ferramenta para lá chegarmos.
O Google My Business é como um complemento de informação acrescentado à página de resultados da pesquisa.
Disponibilizada pela Google, é uma plataforma gratuita que permite a qualquer pessoa ou empresa apresentarem os seus serviços de uma forma mais coerente.
Pesquise pela Bluesoft no Google. Através dos conteúdos otimizados com SEO para o google business, vai ver um “quadrado” de informações relevantes, no lado direito da página.
Esses dados informativos são então apresentados através da utilização do Google My Business.
E para que é que isso serve, na prática?
Esta é uma plataforma que serve para melhorar os resultados da sua empresa, através da otimização das informações prestadas aos seus consumidores. Isto, do ponto de vista do negócio.
Mas do ponto de vista do utilizador, é uma história um pouco diferente.
O Google, sendo o ponto de partida para uma grande maioria de todas as pesquisas feitas pelos utilizadores no mundo, das mais simples às mais complexas, é também a ferramenta utilizada por esses mesmos utilizadores para a pesquisa de informações mais específicas, mais úteis e precisas.
O Google My Business serve exatamente para isso.
Seja qual for a sua área de negócio, a partir do momento em que presta um serviço ou vende um produto, mais cedo ou mais tarde vai ter utilizadores a pesquisarem pela sua empresa, certo?
É aqui que a plataforma se torna essencial. Vejamos um exemplo.
Um utilizador pesquisa pelo seu restaurante, pela sua loja ou até pela instituição à qual preside.
Através da utilização de SEO para o Google Business, os utilizadores vão ter acesso a informação direta, prática e simples, sobre o seu negócio. Eles vão poder ver:
O Google My Business apresenta então todas as informações sobre o seu negócio, desta forma simples e direta. E deixa claro para os utilizadores o seu grau de profissionalismo.
Afinal, na nossa cabeça, quando procuramos por uma empresa, estamos também à procura de informação cuidada, útil e a par dos tempos.
É possível que já lhe tenha mesmo acontecido algo parecido: procura por um serviço e depois constata que a informação está desatualizada ou que o local ao qual queria chegar “nem aparece no Google Maps”.
Como é isso possível, hoje em dia?
Na verdade, funciona de uma forma muito simples. Qualquer pessoa o pode fazer.
Para isso, basta aceder ao Google My Business e dar início à construção de um “perfil de empresa”, seguindo todas as indicações dadas pela plataforma.
À medida que vai preenchendo os campos com os seus conteúdos, vai-se aproximando do resultado final (e dos seus clientes também!). Fácil.
Mas é importante relembrar que a criação de uma página numa rede social também é simples e gratuita.
Ou que há plataformas com as quais pode criar um website num instante.
O caminho entre a teoria e as melhores práticas é longo e exige experiência. Só assim é expectável que os resultados possam – de facto – gerar retorno.
Da mesma forma que outros conteúdos podem ser otimizados, esta plataforma só vai permitir os melhores resultados, no caso de os conteúdos introduzidos estarem também o mais otimizados possíveis.
Terminamos como começamos: as quatro palavras que podem resumir o Google My Business.
A sua utilidade, a consistência e a coerência da informação apresentada, o aumento do alcance da sua empresa, bem como o da sua presença digital, a potencial interação e uma maior proximidades com os seus consumidores, a par de uma análise dos dados fornecidos pela plataforma, de forma a melhorar os seus resultados são os principais benefícios do Google My Bussiness.
Esta é uma plataforma gratuita que, quando otimizada, vai aumentar o alcance da sua empresa e oferecer-lhe um novo grau de dinamismo e profissionalismo.
Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft