Google Search Console
22 jul 2021

Google Search Console

Seja bem-vindo à Google Search Console – a sua própria sala de controlo.

É a partir daqui que vai poder analisar, coordenar e monitorizar alguns dos conteúdos mais importantes do seu website: aqueles que aumentam a sua visibilidade e posicionamento nas pesquisas na página de resultados do Google.

Esta é uma das ferramentas mais poderosas do Google que se encontra à sua disposição, para o dia a dia da gestão e monitorização dos conteúdos da sua empresa. 

Há duas vantagens que merecem ser referidas, desde logo:

  1. É uma ferramenta subestimada, muitas vezes substituída pelo Google Analytics.
  2. É uma ferramenta muito flexível: preciosa tanto para iniciantes, como para especialistas.

Ao longo deste artigo, vamos explicar porquê e porque deve incluir o Google Search Console na sua estratégia de marketing digital.

 

O que é o Google Search Console?

O Google Search Console é uma plataforma criada pela Google que ajuda os gestores de websites a monitorizarem o posicionamento e a visibilidade das suas páginas, nos resultados do motor de pesquisa da Google.

Ou seja, esta é a plataforma que lhe permite perceber exatamente quais são os conteúdos do seu website que estão a chamar mais a atenção dos seus utilizadores ou consumidores e porquê. 

Mais do que isso, é com esta plataforma que consegue obter uma visão geral (e até comparativa, se assim o desejar) de indicadores importantes, tais como o número de impressões ou o CTR (Click-through-rate) de um determinado URL.

Desta forma, vai poder analisar o que está a funcionar melhor ou pior e tomar decisões que informem a sua estratégia de marketing digital, como um todo. 

Mas o Google Search Console já foi também conhecido por outro nome: o Webmaster Tools

Esta era uma denominação mais direta do seu propósito. Literalmente: ferramentas para utilização de um webmaster.

A mudança ocorreu porque a Google queria passar uma mensagem de que a Google Search Console também era adequada para outro tipo de utilizadores, além dos profissionais ou “mestres” da web. E, até certo ponto, isso é uma realidade. 

Qualquer pessoa pode (e deve, talvez) utilizá-la para aumentar o tráfego para o seu website. Aliás, a própria Google disponibiliza formações básicas para os iniciantes e os utilizadores menos experientes.

No entanto, na prática, o que acontece é um pouco como a carta de condução: 

quem a tem sabe guiar – mas depois existem os condutores que acabaram de tirar a carta, os condutores com alguma experiência na bagagem e os condutores de fórmula um. Todos guiam, na verdade, mas o nível de execução é diferente, certo?

 

Para que serve o Google Search Console?

Muito, muito resumidamente, o Google Search Console serve para responder a uma pergunta:

O que devo fazer para aumentar o tráfego para o meu website?

Com a Google Search Console, vai passar a ter acesso a ferramentas de análise dedicadas (URL’s específicos; tag itles; meta tags; meta descriptions; etc.), com informações importantes acerca dos seus efeitos na visibilidade e posicionamento geral do seu website. E esta é apenas uma das ferramentas desta “consola de controlo”. 

Outra opção, por exemplo, é a visualização das palavras-chave que mais atraem os utilizadores até ao seu website, ou os relatórios disponibilizados, a partir dos quais podemos obter uma visão geral do que realmente funciona ou do que é necessário alterar.

Mas uma das nossas opções favoritas é mesmo o alerta de email. É simples e eficaz: quando preenchemos os campos com toda a informação necessária, começamos literalmente a colaborar com a Google. E na eventualidade de existir um problema, o mesmo é identificado e recebe uma notificação sobre o assunto, esteja onde estiver. Resolvido, volta-se a informar a Google de que o problema foi corrigido e o processo repete-se.

Mas há também um outro aspeto fundamental: os dispositivos móveis. Algumas das opções do Google Search Console permitem a realização de análises ao seu website, quando o acesso é feito a partir de um qualquer dispositivo móvel. 

Isto vai ajudá-lo a perceber melhor o seu nível de performance nestes ambientes digitais mais específicos, numa altura em que cada vez mais utilizadores acedem à internet via telemóvel ou tablet.

Chegados até aqui, talvez seja altura de passarmos à pergunta principal.

 

Como usar o Google Search Console?

Como em quase todas as ferramentas do universo da Google, o primeiro passo implica a utilização de uma conta gmail.

Em seguida, vá até à página do Google Search Console, crie a sua conta e coloque o URL do website que deseja monitorizar. Siga as instruções de verificação e confirmação e…já está!

A partir deste momento, passa a ter acesso a todas as suas funcionalidades, incluindo as ferramentas de análise e envio de relatórios específicos acerca de eventuais problemas que estejam a afetar o seu posicionamento nas páginas de resultados do Google e, por isso, no seu tráfego, em geral.

Comece por explorar os campos de análise que tem à sua disposição e a retirar conclusões acerca dos mesmos. Existem um sem-número de manuais espalhados pela internet que dão uma ajuda na compreensão de tudo o que é possível fazer com as capacidades do Google Search Console.

Como vimos, esta é uma ferramenta que se adequa tanto a iniciantes como aos profissionais mais experientes, como a Bluesoft. Mas, no caso de a considerar muito complexa ou conter demasiada informação, fale connosco. Na Bluesoft, encontra uma equipa de verdadeiros especialistas na matéria.

Mas… e se tudo o resto falhar?  Então o mais certo é o problema encontrar-se ora no conteúdo apresentado, ora na sua estratégia digital, como um todo.

E, seja num ou noutro caso, também estamos aqui para lhe dar uma ajuda.


Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft

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