Dê as boas vindas à sua montra virtual, com o Google Shopping.
É isso mesmo.
O Google Shopping é uma ferramenta da Google que lhe permite mostrar e anunciar os seus produtos aos utilizadores que pesquisam por eles.
Faça o teste. Vá até ao Google e pesquise por um produto: “comprar ténis”.
O que é a primeira coisa que vê?
Uma montra digital com várias opções de ténis.
E quanto mais específico for na utilização de palavras-chave, mais específicos são os produtos dessa montra.
O Google Shopping é mesmo um shopping online, no qual todas as lojas marcam a sua presença e todos os produtos estão disponíveis.
Num momento em que o e-commerce deixou de ser uma tendência para se afirmar nos hábitos de compra dos consumidores, esta é uma ferramenta imprescindível para a sua empresa.
E se é digital e essencial, então a Bluesoft é especialista.
Acompanhe-nos nesta leitura para ficar a perceber o que é, como funciona e quais as vantagens de investir no Google Shopping.
O Google Shopping é mesmo um mercado digital, com milhares de produtos e marcas disponíveis.
A grande diferença é que, sendo da Google, está integrado no universo de plataformas e ferramentas da Google, com ligação direta ao Google Ads.
Da mesma forma que otimizamos conteúdos para a criação de páginas web, por exemplo, é também possível aplicarmos esses mesmos princípios a campanhas de anúncios de venda de produtos no Google.
Quando um utilizador faz uma pesquisa de produto, como no exemplo que vimos logo ao início, sabemos que esse mesmo utilizador se encontra numa fase mais avançada do funil de vendas: no mínimo, está interessado em comprar um par de ténis, certo?
Através da otimização destes conteúdos, o objetivo é que o seu produto apareça antes do demais, respondendo àquela necessidade especifica do consumidor.
O primeiro passo para colocar o Google Shopping a funcionar implica a criação de um perfil no Google Merchant Center.
Depois de criado, é feita uma ligação entre esse perfil à conta de Google Ads, já existente.
Tanto o Google Merchant Center, como o Google Ads, serão abordados um pouco mais ao detalhe, no final deste artigo.
É depois destes dois passos que o Google Shopping começa, efetivamente, a funcionar.
Como em quase todas as plataformas e ferramentas da Google, a sua utilização é bastante user-friendly. Neste caso, começamos por dar à plataforma o inventário de produtos que queremos anunciar nesta montra.
A estes produtos, adicionamos então todo o tipo de informações – desde o seu nome até ao preço dos mesmos, passando pela sua descrição, imagens associadas, disponibilidade em loja e outros dados ou informações pedidas pela Google.
São estas informações que podemos otimizar, de modo a que os resultados sejam apresentados ao utilizador certo, no momento certo.
Depois de preenchermos e otimizarmos os conteúdos, é definido um montante de investimento e dá-se início à campanha.
Com o Google Shopping, além de poder começar a anunciar os seus produtos na página de resultados do Google – o motor de pesquisa mais utilizado do mundo – vai poder aumentar o seu número de vendas e perceber ainda melhor quais são os produtos que verdadeiramente funcionam.
Isto porque a maior vantagem do Google Shopping é a possibilidade de monitorizar e analisar a fundo a performance de cada um dos produtos anunciados.
Esta monitorização inclui até o levantamento de informações sobre a concorrência e, no conjunto, vai permitir a criação de uma linha de produtos extremamente eficaz no comércio online – ou seja, não só terá os seus conteúdos otimizados, como vai poder otimizar os próprios produtos!
Mas há mais quatro vantagens essenciais:
Os resultados do Google Shopping são os primeiros a aparecer nos resultados (antes dos links para websites e até mesmo antes de links patrocinados).
É o primeiro conteúdo com que o utilizador se depara e, sendo composto por texto e imagem informativos, é também dos mais apelativos ao clique e à compra.
Ao pesquisar por um produto, as opções apresentadas pelo Google Shopping promovem um estágio já mais avançado do funil de vendas.
Ou seja, estes utilizadores encontram-se numa fase onde procuram as informações mais cruciais para a compra, tal como o preço do produto ou a oferta de custos de envio, por exemplo.
E estas são, precisamente, as informações mais visíveis do Google Shopping.
Se estes utilizadores se encontram numa fase avançada de compra e se os conteúdos do Google Shopping estão otimizados, então o mais certo é a sua loja receber mais cliques.
Lembre-se que, neste momento, o utilizador se encontra praticamente a decidir de onde encomendar o seu produto – user experience ou facilidade de compra são as características a ter em conta aqui.
Uma vez que está integrado na rede de plataformas da Google, uma das vantagens do Google Shopping é a possibilidade de conjugar várias campanhas num único momento.
Se os seus conteúdos estiverem otimizados e as configurações das várias campanhas bem definidas, é possível que um utilizador, ao procurar por um determinado produto, dê de caras com a sua loja, quase exclusivamente.
Está visto que investir no Google Shopping é uma mais valia para a sua empresa, mas também para os utilizadores que ao procurarem por um produto, o encontram sem problemas.
E como aceder a tudo isto?
Para anunciar no Google Shopping precisa, antes de mais, de duas ferramentas essenciais da Google:
O Google Merchant Center e o Google Ads.
Esta é a plataforma com a qual providenciamos o Google Shopping com a tal listagem de produtos, ou inventário que queremos utilizar na montra digital.
Esta ferramenta vai também ajudar-nos a perceber e a analisar o tipo de procura feita pelos consumidores no Google Shopping, para que depois possamos otimizar os conteúdos apresentados.
E estes são então os conteúdos que, em seguida, anunciamos através do Google Ads.
Com certeza já terá ouvido falar nesta ferramenta.
O Google Ads é onde toda a publicidade do Google acontece, incluindo os anúncios de produtos do Google Shopping.
A Bluesoft é uma empresa especialista nesta plataforma, a partir da qual vai poder divulgar os seus produtos ou serviços a todo o universo digital.
Com o Google Ads, garantimos que os seus produtos aparecem aos seus consumidores, no momento certo, no local certo, respondendo às necessidades que eles procuram.
Para saber como retirar proveito de uma das ferramentas mais imprescindíveis no marketing digital, clique aqui.
Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft