O Google Tag Manager (GTM) é como uma máquina do tempo.
Quando utilizamos esta ferramenta da Google, além de beneficiarmos de todas as suas vantagens, ganhamos tempo precioso.
Caso contrário, todas as funcionalidades que apresenta, acabam por recair sobre as equipas de IT que, como sabemos, se encontram ocupadas com operações de manutenção diária.
Com o Google Tag Manager, os dias transformam-se em apenas algumas horas.
Durante muito tempo, trabalhar com dados implicava a análise dos dados provenientes da maior fonte à nossa disposição: o Google Analytics.
O panorama mudou por completo.
A monitorização dos dados de um website está diretamente ligada ao código associado a cada uma das suas páginas, ao qual adicionamos, modificamos ou retiramos, pedaços de código conhecidos como “tags” – responsáveis por esta monitorização.
Na prática, isto exigia o tempo de um especialista em código, dedicado a esta gestão.
Mas com o Tag Manager da Google, passa a poder fazer isso facilmente, a partir de uma única ferramenta.
O nome diz tudo: o Google Tag Manager é uma ferramenta de gestão de etiquetas (ou tags), disponibilizada pela Google.
Estas etiquetas são pedaços de código utilizados para a monitorização de websites ou aplicações para o telemóvel.
O GTM é uma solução user-friendly que permite criação e gestão destas etiquetas que, por sua vez, nos permite monitorizar algumas ações dos utilizadores, desde os números de conversões ao remarketing, de forma mais simples.
Seguindo as suas instruções, o Tag Manager ajuda-o a decidir onde colocar o código e em que páginas específicas o deve utilizar.
A partir daqui, a ferramenta passa a tratar de tudo.
Na prática, o Google Tag Manager serve para monitorizar, analisar e otimizar tanto páginas de website, como campanhas de marketing.
Serve para simplificar todo o processo associado à criação e gestão de etiquetas inseridas em código que monitorizam as ações dos utilizadores.
É a análise destes dados que nos vai informar, de forma específica, onde e o que é que temos de otimizar nas páginas, para que os resultados melhorem.
No final deste texto vai ficar a conhecer todas as vantagens associadas ao GTM, mas a sua grande vantagem já foi desvendada:
Esta ferramenta foi desenhada para ser user-friendly.
Ou seja, é de fácil utilização e confiável. Com ela, vamos poder criar, gerir e reportar a informação obtida a partir das tags, sem necessitar de recorrer constantemente a programadores.
Sempre que quiser alterar os parâmetros da monitorização, seja em que moldes for, basta aceder ao GTM.
Mas, com isto, estamos já a passar ao próximo tópico.
Tal como na grande maioria das ferramentas disponibilizadas pela Google, o Google Tag Manager tem uma utilização fácil e intuitiva.
O primeiro passo para começar a usar o GTM é criar uma conta, que pode ser associada a uma conta Gmail já existente.
O segundo passo parte-se em dois e deve ser entendido como um processo de reorganização prévia.
Depois de criarmos uma conta no Tag Manager, seguimos as instruções disponibilizadas pela própria ferramenta.
No final, temos acesso ao primeiro pedaço de código que utilizamos no website e a partir do qual começamos, efetivamente, a trabalhar com o Google Tag Manager.
É neste momento que passamos à “limpeza”.
Nas várias páginas de código de um website deixa de ser necessária a inclusão de outros pedaços, associados a outros programas, tais como, por exemplo, o Google Analytics.
O Google Tag Manager permite a integração de ferramentas de monitorização como o Analytics, mas também o AdWords ou o Pixel.
O objetivo desta “limpeza” é tornar o código de cada página o mais simples e limpo possível, com o código associado ao GTM a ser o único pedaço referente aos parâmetros de monitorização, facilmente identificável.
Mas mesmo que este passo de “limpeza” seja adiado, o Tag Manager continua a funcionar na sua plenitude.
E, de uma forma geral, funciona em três pontos:
É mais fácil do que parece. O próprio GTM apresenta sugestões e instruções para tudo isto, além de disponibilizar um guia de instruções.
No entanto, sempre que tiver dúvidas, fale com um especialista. É perfeitamente normal que, nos primeiros tempos, estes termos lhe pareçam estranhos, mas cedo se entranham.
Principalmente a partir do momento em que todas as vantagens do Google Tag Manager se tornam evidentes.
Como vimos, o GTM é de fácil utilização, à qual juntamos uma certa tranquilidade.
A velocidade com que esta ferramenta funciona, aliada à sua capacidade para detetar eventuais incorreções, deixa-nos mais tranquilos, com a certeza de que a monitorização é precisa e de que potenciais alterações necessárias são feitas em tempo útil, mesmo durante os dias mais atarefados.
Com o GTM, a monitorização e análise de performance torna-se mais ágil e ampla, dadas as próprias funcionalidades do Tag Manager, nas quais se incluem sugestões para próximos passos.
Além disso, a possibilidade de integração com outras ferramentas de monitorização faz com que trabalhemos com todos os dados relevantes a partir de um único local.
Tudo isto vai possibilitar as equipas trabalharem de forma mais eficiente e colaborativa, uma vez que todos passam a ter acesso à mesma informação.
Uma ferramenta como o Google Tag Manager tem enormes potencialidades e permite uma análise dos dados mais ampla e, ao mesmo tempo, concreta.
E isto significa decisões mais informadas e estratégias mais robustas.
Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft