Growth Marketing
09 dez 2021

Growth Marketing

O termo growth marketing é introduzido por volta do ano 2010. A sua introdução deve-se à necessidade de o mercado diferenciar as ações de marketing tradicionais das novas práticas digitais.

Por outras palavras, o growth marketing nasce para incluir novos modelos de negócio, maioritariamente digitais, como a Airbnb, a Netflix ou o Spotify, por exemplo.

Nestes casos, uma grande parte das suas ações de comunicação e marketing concentra-se no universo digital. 

Por isso, assuntos como a análise de dados, a criação e gestão de comunidades, a otimização SEO, o posicionamento orgânico, os testes AB e até as redes sociais são temas recorrentes do growth marketing.

Mesmo assim, hoje a comunicação digital é um dado adquirido e todas as empresas devem ter a sua própria estratégia de growth marketing.

Neste artigo, é precisamente sobre isso que falamos, dando-lhe a conhecer os pontos fundamentais desta área.

 

O que é o growth marketing?

Resumidamente, o growth marketing refere-se a estratégias de crescimento digital. 

Contudo, mais do que se focar apenas num determinado indicador (como o número de seguidores, por exemplo), o growth marketing deve ser entendido enquanto estratégia de crescimento holística. Ou seja, em todas as suas vertentes.

Mais do que atrair novos clientes, o growth marketing certifica-se de também os fideliza e os mantém ao longo do tempo, de forma coerente e consistente.

 

Como funciona o growth marketing?

Para funcionar da melhor forma possível, existem cinco pontos fundamentais no momento de criação de uma estratégia bem-definida de growth marketing:

  • Público-alvo
  • Novos clientes
  • Meios de comunicação
  • Conteúdos direcionados
  • Testes, testes, testes

Em seguida, abordamos cada um dos pontos, de forma breve.

 

Público-Alvo

Muitas vezes, o público-alvo das empresas é tido como um ponto adquirido. Isso acontece por dois motivos:

  • o primeiro está ligado a uma preconceção de que um serviço ou produto tem o seu público-alvo pré-determinado, logo à partida;
  • o segundo deve-se à ideia incompleta de que “toda a gente” pode ser um público-alvo.

Por isso mesmo, o desenho de uma estratégia de growth marketing começa com a identificação correta do seu público-alvo que poderá estar ou não de acordo com a definição original.

Em seguida, o público-alvo é separado em nichos de mercado, de acordo com os dados demográficos ou com os seus interesses, por exemplo.

O objetivo é individualizar ao máximo, de modo a corresponder com as suas expetativas e necessidades.

 

Novos Clientes

Os novos clientes encontram-se dentro do público-alvo e nichos de mercado, definidos no passo anterior.

Para que cheguem até aos seus produtos ou serviços, deve produzir conteúdos adequados não só aos interesses, mas também ao seu posicionamento dentro do funil de vendas.

Além disso, o growth marketing implementa também formas de acompanhar as mais recentes tendências, de modo a antecipar as necessidades do público. Para isso, utilizam-se algumas ferramentas específicas, como o Google Trends, por exemplo.

De modo a falar a mesma linguagem e a comunicar melhor com o seu público, vá anotando potenciais tópicos de conversa relevantes. Vai precisar deles para o próximo ponto.

 

Meios De Comunicação

Há mesmo muitas formas de comunicar com o seu público online.

Desde um simples e-mail até às dezenas de redes sociais que existem, uma estratégia de growth marketing vencedora escolhe a dedo os meios de comunicação que vai utilizar. Não precisa de estar em todo o lado, constantemente.

Basta posicionar-se no sítio certo e comunicar com interesse para o seu público.

Se a sua empresa estiver mais focada na área do gaming, por exemplo, plataformas como a Reddit ou o Twitch serão as mais indicadas.

Por outro lado, se os seus serviços foram pensados para o B2B, então é no Linkedin que deve estar.

As técnicas de growth marketing em redes sociais levariam todo um novo artigo (ou dois, na verdade), mas a ideia central mantém-se: o seu público-alvo tem uma plataforma de comunicação predileta e essa deve ser devidamente identificada.

Comunique com o seu público nos locais que eles utilizam para comunicar entre si.

Mesmo assim, existem ainda dois meios de comunicação essenciais para o growth marketing: o email e o blog da sua empresa. A sua importância deve-se a uma única razão: o controlo é total.

Os conteúdos são pensados e direcionados de acordo com o nicho de mercado que se pretende atingir. Além disso, ao fazer uso do email garante também que os mesmos são direcionados de forma ainda mais precisa.

 

Conteúdos

Quando segue um destes passos, está a facilitar o passo seguinte. Isso é ainda mais notório no que toca à criação de conteúdos, visuais e escritos.

Quantas vezes já se sentou a pensar no que é que vai “dizer” esta semana ou durante o próximo mês, sem fazer ideia nenhuma?

Ao seguir estes passos de growth marketing esse trabalho fica-lhe facilitado. Repare:

  • Conhece o seu público-alvo,
  • Segmentado por gostos e interesses;
  • Tem uma lista de tópicos de conversa;
  • Conhece as tendências e os temas do momento;
  • Sabe como deve preparar cada conteúdo, de acordo com o meio de comunicação identificado. 

Mesmo assim, à medida que o tempo passa, vai começar a reparar que há conteúdos que chamam mais a atenção e geram um maior interesse para os seus clientes. 

É neste tipo de conteúdos que os esforços em growth marketing se devem passar a concentrar. Aprofunde e desdobre os temas nos mais variados formatos. Em seguida, faça testes.

 

Testes, Testes, Testes

Tudo o que é digital deve contar com análise de dados. O growth marketing não foge a esta regra. De modo a aumentar o ROI e a obter os melhores resultados possíveis, teste e analise tudo o que puder.

Já se vê que o growth marketing é trabalho para uma equipa de growth marketing specialists. Sobre isto, falamos mais em baixo. Antes, abordamos o growth hacking.

 

Growth Marketing e Growth Hacking

Dentro da área do growth marketing encontramos o growth hacking. Pode descansar porque o termo está longe do que normalmente encontra nas notícias.

Growth hacking concentra-se na criação de resultados imediatos, obtidos com base nos dados analisados.

É neste ponto que entra o famoso “fora-da-caixa”. Munidos de informação recolhida acerca do que o público quer mesmo ver ou interagir, é daqui que saem os conteúdos que mais chamam a atenção.

De um momento para o outro, os indicadores sobem a curto-prazo e geram mais resultados. Mesmo assim, dura apenas um momento, fruto de uma análise completa e experimentada, posta em prática através da tecnologia e da criatividade.

 

Estratégias de Growth Marketing

As estratégias de growth marketing acabam por ser mais fáceis de ler do que fazer.

Contudo, ao seguir os passos essenciais elencados ao longo deste artigo, está no caminho certo para fazer crescer a sua empresa.

Com o tempo, o mais provável é vir a precisar de uma equipa especialista em growth marketing skills, com capacidades igualmente estratégicas e criativas, desde o analista de dados até ao gestor de marca, passando pelo SEO, de modo a manter o posicionamento orgânico da sua empresa.

Mas isso é um excelente sinal.

Significa que está na hora de dar o próximo passo em direção a uma maior autoridade e reputação digital. E é por isso que uma agência de SEO como a Bluesoft precisa de estar preparada para responder aos desafios do growth marketing. Fale connosco.


Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft

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