Indexação de Sites
27 jan 2022

Indexação de Sites

A indexação de sites é a forma como dizemos aos motores de pesquisa do que é que os nossos conteúdos falam exatamente.

Imagine que o novo website da sua empresa acabou de ser criado. Os conteúdos foram criados com base numa estratégia digital informada. Textos e imagens estão otimizados para SEO. O design teve em conta fatores essenciais como o user experience e tudo foi desenvolvido para ser web responsive.

Está tudo pronto. Um cenário idílico, certo? Mas falta um último check na lista de to-do’s.

Para que este novo website chegue ao topo das SERP, os seus conteúdos precisam de ser analisados, categorizados e indexados pelos motores de pesquisa como o da Google. É a este processo que chamamos indexação de sites.

É através da indexação de sites que os utilizadores chegam até si, depois de pesquisarem por determinadas palavras-chave.

É a partir deste processo que o seu tráfego orgânico aumenta e, por isso, se aumentam os seus resultados. Neste artigo, vamos explicar como tudo é feito, bem como partilhar as vantagens e a importância da indexação de sites enquanto processo fundamental para o seu sucesso digital.

Antes de passarmos ao “como funciona”, vejamos o que é exatamente a indexação de sites.

 

O que é a indexação de sites?

A indexação de sites é o processo pelo qual os motores de pesquisa criam um índice de todos os endereços web. 

Leu bem: de todos os endereços web. Como deve imaginar, esta é uma tarefa hercúlea, apenas possível graças aos algoritmos e à automatização. Mas já lá vamos.

Neste índice, são catalogados todos os assuntos e temas sobre os quais cada website trata. É também por isso que a utilização de palavras-chave é fundamental para o seu negócio.

Para que os utilizadores se sintam satisfeitos com as informações – as respostas – dadas pelo motor de pesquisa, é necessário que os resultados estejam de acordo com as suas pesquisas.

Para que assim seja e para que um utilizador que pesquise por “Marketing Digital” não dê de caras com um website que venda bicicletas, tem lugar a indexação de sites por parte dos motores de pesquisa.

O Google precisa de analisar os seus conteúdos e associá-los às suas palavras-chave de negócio.

Em seguida, essas palavras-chave são categorizadas e indexadas de acordo. Depois, quando um utilizador, em qualquer parte do mundo, pesquisa por um determinado tema, os resultados que lhe são mostrados têm por base o índice criado pela indexação de sites.

Dissemos que isso só é possível graças aos algoritmos e à automatização. Estes algoritmos têm um nome: web crawlers. É graças a eles que a indexação de sites funciona.

 

Como funciona a indexação de sites?

Quando abordamos a forma como funciona a indexação de sites, depressa se mencionam os web crawlers. Este é o nome dado aos algoritmos que rastreiam toda a  web, analisando e catalogando toda a informação disponibilizada pelos websites.

Todos os motores de pesquisa os utilizam. E aos web crawlers do Google damos o nome mais amigável de “Googlebots”.

Os Googlebots procuram por novos websites, mas também por alterações que possam existir em websites já online ou até por páginas que tenham sido desativadas, entretanto.

O seu objetivo é não só criar um índice de informação relevante para o utilizador, mas também mantê-lo o mais atualizado possível. Para isso, os Googlebots rastreiam a web, em busca de três ficheiros essenciais: o ficheiro sitemap, o ficheiro robots.txt e as meta tags.

De modo a facilitar ou a acelerar o processo de indexação de sites, estas informações podem ser fornecidas diretamente à Google, que também fornece o modo como isso pode ser feito, de forma transparente e gratuita.

 

A importância da indexação de sites

Se a indexação de sites é o que permite ao seu website estar devidamente catalogado no índice da Google, então o mesmo é dizer que a indexação de sites é o que permite aos utilizadores de todo o mundo entrar a sua empresa no motor de pesquisa da Google.

Logo, a importância da indexação de sites é absolutamente fundamental.

Aparecer nas primeiras páginas de resultados é essencial para o sucesso de qualquer estratégia digital.

Ter um website sem que o mesmo esteja devidamente identificado é como ter um projeto “cinco estrelas” guardado na gaveta. Investiu tempo e dinheiro em algo a que ninguém tem acesso.

É aqui que entra também o SEO. Sem a correta indexação de sites, não há o que otimizar.

Idealmente, o SEO deve estar presente no início de qualquer estratégia digital (até porque é a área que identifica e produz conteúdos com palavras-chave relevantes para o seu negócio), mas a verdade é que o posicionamento da sua empresa só é possível depois de um processo de indexação de sites.

Só assim se chega ao topo das SERP e se recolhem as vantagens da indexação de sites.

 

Vantagens da indexação de sites

Há duas vantagens da indexação de sites que se colocam sobre tudo o resto: melhor posicionamento digital e maior tráfego orgânico qualificado.

Ao criar conteúdos com base nas melhores práticas de indexação de sites, vai estar a trabalhar desde o início para atrair o seu público-alvo. 

Como dissemos em cima, a indexação de sites é o modo como os motores de pesquisa categorizam os conteúdos dos websites e depois os apresentam de acordo com as pesquisas dos utilizadores.

Quantos mais conteúdos forem criados com base em técnicas de SEO, mais fácil será a sua categorização e por isso, melhor será o posicionamento digital da empresa que é identificada como sendo relevante de cada vez que um utilizador pesquisar por determinadas palavras-chave.

Naturalmente, isso vai atrair um maior número de utilizadores. Mas, mais do que isso, será capaz de atrair utilizadores qualificados, aumentando o seu tráfego orgânico como um todo. 

A indexação de sites permite que mais utilizadores com um real interesse nos seus produtos ou serviços cheguem até aos seus conteúdos.

São potenciais novos clientes e clientes fidelizados que vão fazer com que os seus resultados aumentem. 

Para saber mais sobre indexação de sites, para garantir que o seu website está devidamente indexado ou para aumentar o seu tráfego orgânico qualificado através do SEO e da indexação de sites, fale connosco.


Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft

partilhe