Instagram Ads
17 nov 2022

Instagram Ads

Os anúncios em redes sociais, como é o caso do instagram ads, são uma ótima forma de obter resultados a curto prazo para a sua empresa. 

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo. Na sua plataforma, existem milhões e milhões de utilizadores ativos à espera de ver e consumir novos conteúdos, seja de forma orgânica, seja no formato de anúncios, com os instagram ads.

O Instagram apresenta uma das mais altas taxas de interação e a criação de anúncios oferece-lhe excelentes opções de segmentação do público.

Por outras palavras, escolher fazer anúncios no Instagram é uma opção lógica, perfeitamente válida, com grande potencial para gerar ótimos resultados para a sua empresa.

Além disso, o gesto de anúncios do Instagram – o Instagram Ads manager – é uma ferramenta bastante intuitiva, oferecendo-lhe bastantes opções e diferentes formatos de anúncio, bem como orçamentos de campanha bastante aceitáveis.

Quer saber como tudo se faz? Continue a ler!

 

O que é o Instagram Ads?

O Instagram Ads é a plataforma de anúncios do Instagram. Faz parte da Meta Inc., a detentora do Facebook e o WhatsApp.

Com anúncios no Instagram é possível obter mais cliques, mais visualizações e, naturalmente, mais interações com os seus conteúdos. Ou seja, o Instagram Ads tem a capacidade de lhe aumentar as conversões e, por isso, trazer-lhe mais resultados.

Mais do que isso, é possível promover os seus produtos diretamente na loja do Instagram ou convidar os utilizadores a instalarem a sua aplicação.

Tudo isto contribui para atingir os seus objetivos de marketing, nomeadamente o aumento do reconhecimento de marca.

No Instagram Ads, promovemos conteúdos no formato de fotografias, vídeos ou carrosséis, entre outros – no feed, nas stories ou nos reels.

 

Porquê utilizar o Instagram Ads?

Embora esta seja uma rede social com mais de 10 anos, a verdade é que o Instagram se encontra ainda a crescer em número de utilizadores. E a crescer depressa.

Ao utilizar o Instagram Ads, é capaz de chegar a milhões de pessoas em todo o mundo com conteúdos visualmente apelativos e informativos, comunicando tudo o que precisa acerca da sua empresa.

Mesmo quando se trata de uma pequena loja local, o Instagram Ads é uma ferramenta essencial para se colocar lado a lado com as maiores empresas do mundo. 

Seja para aumentar a venda dos seus produtos, seja para levar mais utilizadores para o seu website, para promover os seus serviços ou tão só para ganhar mais visibilidade, o Instagram Ads oferece-lhe a possibilidade de dar a conhecer a sua marca a milhões de pessoas. Só tem de dar o primeiro passo!

 

Como funciona o Instagram Ads?

Como o Instagram pertence à mesma empresa que detém o Facebook, o modo como funciona o Instagram Ads é muito semelhante – para não dizer igual – ao modo como funcionam os anúncios no Facebook.

Para um conhecimento mais aprofundado acerca do processo, leia com atenção o nosso artigo acerca dos Facebook Ads. 

Contudo, vejamos o passo a passo do Instagram Ads, embora de forma abreviada:

  • No Gerenciador de Anúncios do Instagram – o Instagram Ads Manager / Facebook Ads Manager – clique em “Criar”;
  • Escolha um objetivo claro para a sua campanha de anúncios;
  • Defina o nome da campanha;
  • Configure o público-alvo (utilize as informações do Audience Insights);
  • Estabeleça um orçamento (veja as estimativas que a plataforma oferece);
  • Escolha os tipos de anúncio (mais em baixo, sobre isto);
  • Preencha os campos necessários com título, descrição e um call to action (dica: pense como o utilizador prestes a ver os seus Instagram Ads – o que gostaria de ver ou de ler acerca da sua própria empresa?);
  • Clique em publicar!

Como vê, é possível criar-se uma campanha de Instagram Ads em cerca de dez passos simples. Mesmo assim, ainda só percorremos meio caminho. 

Depois de publicar a campanha, os conteúdos do Instagram Ads serão analisados pela plataforma. O tempo de análise é bastante razoável e existe para garantir que tudo se encontra de acordo com as Políticas de Publicidade da empresa.

O mais certo é a sua campanha ser aprovada. Se isso não acontecer, a própria plataforma apresentar-lhe-á os motivos pela qual foi recusada.

Numa grande maioria das vezes, as explicações para o ocorrido são bastante fáceis de compreender. Logo, basta seguir as indicações do Gerenciador de Anúncios e corrigir os pontos mencionados.

Em seguida, a campanha de Instagram Ads começa a ser veiculada, mas o mais importante acontece depois: a monitorização de resultados. Isto é válido para os Instagram Ads, os Facebook Ads ou os Google Ads.

Quando o assunto são os resultados, a palavra-chave é otimização. É por isso que o acompanhamento dos resultados da campanha de Instagram Ads é essencial.

O objetivo é garantir que não só a campanha está a dar frutos, como também está a chegar ao público-alvo que mais lhe interessa.

Caso contrário, está apenas a deitar dinheiro pela janela fora! 

 

Tipos e formatos Instagram Ads

Tal como acontece com o Gerenciador de Anúncios, a fusão entre o Facebook e o Instagram significa que os formatos dos anúncios do Facebook e do Instagram Ads são – também eles – muito semelhantes.

Mesmo assim, existem algumas diferenças que vale a pena explorarmos. 

Os anúncios a fotografias, vídeos ou carrosséis, são em tudo iguais aos que descrevemos no artigo sobre os anúncios do Facebook. Assim, foquemo-nos no que realmente distingue os Instagram Ads dos restantes tipos de conteúdos patrocinados: os reels, as stories e o shopping.

 

REELS

Os Instagram Ads criados neste tipo de formato são pequenos vídeos que podem correr em loop e que aparecem no feed de reels do Instagram. 

Há quem lhes chame também a versão TikTok do Instagram. Por isso, se tiver conteúdos suficientes para a criação de vídeos apelativos e interessantes, este é o formato mais adequado para a sua campanha de Instagram Ads.

 

STORIES

As stories são um dos tipos de formatos do Instagram mais reconhecidos. Os utilizadores estão mais do que habituados a navegar pela stories e, por isso, faz todo o sentido marcar presença neste ambiente com uma campanha de Instagram Ads.

Contudo, importa reconhecer também a velocidade com que os utilizadores consomem este tipo de conteúdos e a necessidade de adaptar os seus anúncios a esta rapidez: procure criar conteúdos de consumo fácil, com a mensagem principal bem legível.

 

INSTAGRAM SHOPPING

Com os anúncios shopping do Instagram Ads, é possível transformar Instagram numa plataforma de venda de produtos online.

Esta é uma excelente opção para demonstrar os seus produtos a milhões de utilizadores, de modo a aumentar as suas vendas.

Em suma, a cada imagem de produto, associamos um link a partir do qual passa a ser possível partilharmos mais informação acerca dos produtos em causa, dando a opção de compra direta aos utilizadores.

Por último, vale também mencionarmos a opção Explorar dos Instagram Ads e que permitem a presença da sua empresa logo no momento em que um utilizador procura alargar os seus horizontes. 

 

Preço dos Instagram Ads

O preço dos Instagram Ads é bastante variado. Na realidade, o seu orçamento de campanha pode ser tão baixo quanto 5€ ou tão alto quanto dezenas de milhares de euros.

Naturalmente, os resultados estimados variam consoante o orçamento estipulado para cada campanha.

E tal como acontece com os anúncios do Facebook, também os orçamentos para os Instagram Ads podem ser estipulados por dia ou pela duração da campanha.

Por outras palavras, o preço dos Instagram Ads varia de caso para caso e de objetivo para objetivo.

Por isso mesmo, é essencial delinear uma estratégia apropriada para cada campanha, de modo a garantir os melhores resultados e a ter a certeza de que o orçamento não só é devidamente estipulado como é devidamente alocado aos objetivos e ao público-alvo mais apropriado.

Fale connosco e, em conjunto, temos a certeza de que encontramos a melhor estratégia de Instagram Ads para a sua marca ou empresa. 

A Bluesoft é uma agência de SEO, com uma equipa de profissionais especializados em estratégia e marketing digital.


Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft

partilhe