Ter uma landing page é sempre uma boa ideia, seja qual for a sua área de negócio.
Quando bem desenhada, pode mesmo funcionar como a base para todas as suas vendas.
E, no digital, essas vendas acabam por depender de apenas dois pontos.
Sabe quais são?
Em primeiro lugar, o tráfego. Ou seja, de fazer com que as pessoas venham até si e à sua página.
E, em segundo lugar, de conversão. Ou seja, de fazer com que as pessoas que vieram até si se convertam em clientes.
Parece simples, não parece?
No Marketing Digital, muitas vezes o que parece simples acaba por se demonstrar um caso complexo, cheio de dados, de especificidades, de regras e de políticas a seguir.
A landing page talvez seja um caso raro, neste aspeto.
Explicamos porquê.
Uma landing page é, acima de tudo, uma página web cujo propósito é claro e objetivo.
Essencialmente, trata do segundo ponto que mencionámos acima, sobre a conversão de utilizadores em compradores.
É por isso que à landing page também chamamos página de vendas, porque o seu objetivo é só este: vender um produto ou um serviço.
É por isso que o conteúdo ali partilhado também deve ser claro. Deve conter apenas os elementos absolutamente necessários para a partilha de informação pertinente, terminando com um call-to-action também ele muito claro.
No fundo, queremos evitar que o utilizador tenha distrações de qualquer natureza.
Lembre-se que isto é mais difícil do que parece, tendo em conta o mundo em que vivemos, constantemente a sermos bombardeados por mais e mais informação.
Dito assim, parece que uma landing page é quase um momento de meditação plena no meio da tempestade.
Não é bem isso, mas talvez não esteja longe. O objetivo não é acalmarmos os utilizadores, mas antes dar-lhes um momento raro de informação objetiva sobre o que queremos deles e o que temos para lhes oferecer.
Por último, as boas práticas pedem que esta página seja independente do seu website geral, funcionando como uma página para a qual encaminhamos os utilizadores.
Por várias razões.
Como vimos, uma landing page cumpre um único propósito.
Neste caso, a venda.
E serve para que essa informação fique concentrada numa única página, sem distrações.
Para além disso, por ser independente, permite também uma análise mais focada, tanto ao seu público, como até ao produto.
Com essa análise, vamos melhorando os nossos resultados obtidos através da landing page.
E este é apenas um dos seus benefícios.
Uma landing page oferece vários benefícios, tanto para o utilizador como para o seu negócio.
Em primeiro lugar, é uma excelente oportunidade para uma boa primeira impressão.
Num mundo onde a atenção é cada vez menor, uma página clara e objetiva acaba por ser uma lufada de ar fresco para os utilizadores.
Para isso, contamos e muito com a importância do user experience para a criação destas páginas.
Em poucos segundos, os leitores sabem ao que vêm e isso é sempre um bom sinal.
Significa que trata as pessoas com o respeito que elas merecem, para além de reconhecer o mundo atual em que vivemos.
A experiência para o utilizador é positiva; a informação que presta é clara; e o seu objetivo está à vista.
Faça mesmo esse exercício.
Pare um momento e tente lembrar-se da última vez que isso lhe aconteceu, enquanto navegava pela internet ou pesquisava por um produto?
Essa experiência positiva é um benefício que ajuda os interessados no seu produto a quererem saber mais e a passarem de utilizadores a compradores, através da sua landing page.
Mas o maior benefício talvez seja mesmo o aumento comprovado da geração de novos leads, ou seja, de potenciais clientes.
Ao colocar um formulário de contacto simples, já imaginou com quantos potenciais clientes vai poder começar a interagir e a conversar sobre os seus produtos?
Por ser uma página web única, clara e objetiva, há certos elementos que são essenciais para se ter uma landing page de sucesso.
O título e um subtítulo são essenciais para se dar início à conversa com os utilizadores. A página deve ser acompanhada de elementos visuais adequados e, se possível, de um vídeo acerca do seu produto, onde os seus benefícios fiquem à vista de todos.
Por último, é absolutamente essencial (obrigatório, mesmo) a inclusão de uma call-to-action que nos coloque em contacto direto com os nossos potenciais clientes.
E é isto. A sério.
Lembre-se que uma landing page deve ser simples e clara.
Ainda que os seus conteúdos devam ser trabalhados da melhor forma possível.
Uma landing page eficiente, acaba por ficar a gerir o seu negócio, enquanto dedica o seu tempo a outros assuntos – quem sabe se não mesmo a outras landing pages?
Entre em contacto connosco e peça orçamento para a sua página de vendas.
Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft