Limpar a cache
09 nov 2018

Limpar a cache

Neste artigo prometo ensinar-lhe a limpar a cache nos diversos sistemas operativos e browsers, mas também ensinar-lhe como limpar a cache nos seus equipamentos portáteis, no Android e no iOS (iPhone e iPad).

Selecione o seu browser ou sistema operativo móvel:

Limpar a cache no edgeLimpar a cache no chromeLimpar a cache no firefoxLimpar a cache no OperaLimpar a cache no safariLimpar a cache no androidLimpar a cache no iPhoneLimpar a cache no LinuxLimpar a cache no Ubuntu

 

Limpar a cache?

Porque devemos limpar a cache?

Para consultar uma página web e termos a certeza que estamos a ver a sua versão mais recente e totalmente carregada no momento, é necessário limpar a cache para evitar que o seu browser (navegador da internet) mostre uma página “pré-gravada” com informações que podem já não corresponder à mais recente versão do website que pretende visitar.

 

Porque é que muitos sites de pirataria na internet aconselham a limpar a cache?

De tempos em tempos os sites sofrem atualizações nos seus serviços e servidores web. Como todos os browsers guardam automaticamente cache e cookies, podemos estar a visualizar sites desatualizados. Se, por exemplo, já visitou um determinado site à algumas semanas atrás, hoje pode ser necessário limpar a cache do seu browser para corrigir alguns problemas de visualização. Limpar a cache pode melhorar significativamente a velocidade e o desempenho do seu browser.

 

Limpei a cache e agora?

Agora o seu browser está significativamente mais rápido e com um desempenho superior, além disto, todas as páginas de internet que visitar depois da limpeza da cache estarão completamente atualizadas. Este passo é fundamental para aceder corretamente aos serviços digitais online do Governo, como por exemplo, Portal das Finanças ou Segurança Social.

 

O que é a cache?

A cache é um espaço de armazenamento onde ficam guardados os dados utilizados recentemente, assim como os dados utilizados regularmente na visualização de páginas na internet, isto é, todos os dados de navegação em que existam probabilidades de voltarem a ser usados. 

Todos os browsers utilizam cache, mas existem outros softwares e dispositivos que guardam igualmente cache, como por exemplo as mother-boards (componente que interliga todos os outros componentes num computador/smartphone/tablet).

Neste caso, e para ter uma ideia prática do que é a cache, quando entra num site pela primeira vez ele demora mais algum tempo a abrir do que nas visitas seguintes?

O seu browser guarda cache e é ele que faz com que o tempo de abertura do site diminua à segunda e próximas vezes que o abrir.

Isto acontece porque a cache do browser guarda a estrutura básica das páginas de internet, assim como, as imagens de fundo, links e outros dados das páginas que visitou mais recentemente e das que visita mais vezes. A cache poupa tempo e poupa trafego de internet, no entanto para consultar alterações numa página web, é necessário limpar a cache para evitar ver uma página “pré-gravada” pelo browser com informações que podem já não corresponder à mais recente versão do website.

 

Quando limpar a sua cache vai reparar que algumas das páginas que anteriormente abriam em menos de um segundo, depois desta limpeza demoram o dobro ou o triplo do tempo. 

No seu computador, e ligado a uma rede Wi-fi, é possível que os tempos sejam muito semelhantes e não note uma grande diferença. 

Para poder testar comigo os tempos de abertura de páginas em cache e sem cache, pegue no seu smartphone, ligue-se à rede de dados móveis (3G ou 4G - de preferência no local mais isolado do Alentejo) e abra uma das suas páginas favoritas. Posteriormente, conte os segundos que ela demora abrir, e depois da limpeza da cache repita o processo. No final deste teste compare o tempo decorrido.

Atenção que a cache do browser não é o mesmo que o histórico do browser. Ao eliminar a sua cache não elimina obrigatoriamente o seu histórico de navegação.

Mas se ganhamos em tempo, perdemos em espaço. Nos dispositivos móveis como smartphones e tablets, este espaço é fundamental para a instalação de app’s ou para guardar fotografias e videos da nossa câmera.

 

Então e como é que se limpa a cache?

De forma diferente em cada sistema operativo, em cada equipamento e em cada browser! Por isso vou explicar-lhe como deve proceder seja qual for o seu equipamento: Computador, Tablet ou Smartphone; seja qual for o seu o sistema operativo: Mac os X, Windows, Linux, Android ou iOS; seja qual for o seu browser : Explorer/Edge, Chrome, Safari, Firefox ou Opera.

 

 

 

Limpar a cache no Edge / Internet Explorer (windows)

  1. Abra o Edge.
  2. No teclado pressione simultaneamente as teclas: Ctrl + Shift + Del
  3. Na janela de configurações que surgiu à direita deverá selecionar “Dados e arquivos armazenados em cache”.
  4. Por fim clique em “Limpar”.
  5. Reinicie o Edge.

ATENÇÃO: Elimine apenas os dados de navegação que pretende eliminar para não perder outros dados que necessite no futuro, como por exemplo palavras passe guardadas no seu browser ou o seu histórico de páginas visitadas.

 

 

 

Limpar a cache no Chrome (windows)

  1. Abra o Google Chrome.
  2. No canto superior direito clique no símbolo semelhante às reticências (alinhadas verticalmente).
  3. Selecione “Mais Ferramentas” e de seguida "Limpar Dados de Navegação".
  4. Na janela que se abriu no seu monitor pode definir o intervalo de tempo e quais os dados que deseja apagar.

Limpar a cache no chrome - windows

ATENÇÃO: Elimine apenas os dados de navegação que pretende eliminar, para não perder outros dados que necessite no futuro, como por exemplo, palavras passe guardadas no seu browser ou o seu histórico de páginas visitadas.

 

Limpar a cache no Chrome (mac os x)

  1. Abra o Google Chrome.
  2. No canto superior direito clique no símbolo semelhante às reticências (alinhadas verticalmente).
  3. Selecione “Mais Ferramentas” e de seguida “Limpar Dados de Navegação.
  4. Na janela que se abriu no seu monitor pode definir o intervalo de tempo e quais os dados que deseja apagar.

ATENÇÃO: Elimine apenas os dados de navegação que pretende eliminar, para não perder outros dados que necessite no futuro, como por exemplo palavras passe guardadas no seu browser ou o seu histórico de páginas visitadas.

 

 

 

Limpar a cache no Safari (windows)

  1. Abra o Safari.
  2. No canto superior direito clique no símbolo “Roda de engrenagem”.
  3. Clique em “Preferências”.
  4. No topo da janela que abriu, escolha o separador “Privacidade”.
  5. Abaixo clique no botão “Remover todos os dados dos sites…”.
  6. Irá aparecer uma janela para confirmação da limpeza da cache onde deve clicar em “Remover agora”.

 

Limpar a cache no Safari (mac os x)

  1. Abra o Safari.
  2. Clique em “Safari” e de seguida clique em “Preferências” (como a imagem abaixo apresenta).
  3. Limpar a cache no safari - mac os x
  4. No topo da janela que abriu, escolha o separador “Privacidade” (como a imagem abaixo apresenta).
  5. Abaixo clique no botão “Gerir dados dos sites…” (como a imagem abaixo apresenta).
  6. Limpar a cache no safari - mac os x
  7. Clique no botão “Remover tudo”.
  8. Irá aparecer uma janela para confirmação da limpeza da cache onde deve clicar em “Remover agora” (como a imagem abaixo apresenta).
  9. Limpar a cache no safari - mac os x
  10. Agora já eliminou a cache do seu browser safari. Para ter a certeza que limpeza foi completa deverá aparecer-lhe a seguinte mensagem “Não há dados de sites guardados” (como a imagem abaixo apresenta).
  11. Limpar a cache no safari - mac os x
 

 

 

Limpar a cache no Firefox (windows)

  1. Abra o Firefox.
  2. No canto superior direito clique no símbolo se assemelha a quatro livros encostados na estante (como a imagem abaixo apresenta).
  3. Clique em “Histórico”.
  4. Limpar a cache no firefox - windows
  5. Clique em “Limpar histórico recente…" (como a imagem abaixo apresenta)
  6. Limpar a cache no firefox - windows
  7. Selecione o intervalo de tempo que deseja eliminar na primeira caixa de seleção.
  8. Se deseja apenas eliminar a memória cache certifique-se que seleciona apenas a opção: “Cache”.
  9. Por fim clique no botão “Limpar agora”.

 

Limpar a cache no Firefox (mac os x)

  1. Abra o Firefox.
  2. No canto superior direito clique no símbolo se assemelha a quatro livros encostados na estante (como a imagem abaixo apresenta).
  3. Clique em “Histórico”.
  4. Limpar a cache no firefox - mac os x
  5. Clique em “Limpar histórico recente…" (como a imagem abaixo apresenta)
  6. Limpar a cache no firefox - mac os x
  7. Selecione o intervalo de tempo que deseja eliminar na primeira caixa de seleção.
  8. Se deseja apenas eliminar a memória cache certifique-se que seleciona apenas a opção: “Cache” (como a imagem abaixo apresenta).
  9. Limpar a cache no firefox - mac os x
  10. Por fim clique no botão azul “Limpar agora”.
 

 

 

Limpar a cache no Opera (windows)

  1. Abra o Opera.
  2. Clique no “Menu Opera” no canto superior esquerdo.
  3. Clique em definições.
  4. Clique em “Privacidade e Segurança”.
  5. Por baixo de Privacidade clique em “Limpar Dados de Navegação”.
  6. Selecione o intervalo de tempo que deseja eliminar.
  7. Se deseja apenas eliminar a memória cache certifique-se que seleciona apenas a última opção: “Imagens e ficheiros em cache”.
  8. Por fim toque no canto inferior direito em “Limpar Dados”.

 

Limpar a cache no Opera (mac os x)

  1. Abra o Opera.
  2. Na barra superior clique em “Histórico” e de seguida clique na última opção “Mostrar Todo o Histórico" (como a imagem abaixo apresenta).
  3. Limpar a cache no opera - mac os x
  4. Ao aparecer o seu histórico de navegação clique no botão “Limpar dados de navegação” à direita (como a imagem abaixo apresenta).
  5. Limpar a cache no opera - mac os x
  6. Selecione o intervalo de tempo que deseja eliminar.
  7. Se deseja apenas eliminar a memória cache certifique-se que seleciona apenas a última opção: “Imagens e ficheiros em cache”.
  8. Por fim toque no canto inferior direito em “Limpar Dados”.
 

 

 

Limpar a cache no Linux - Debian

- Basta executar os comandos a seguir:

  1. sudo sync
  2. sudo echo 3 > /proc/sys/vm/drop_caches

O comando sync faz com que toda a cache do sistema que está temporariamente armazenado na memória cache, seja guardado em disco e depois eliminado, prevenindo assim que tenha perda de dados.

 

 

 

Limpar a cache no Ubuntu

- Para limpar a cache em Ubuntu abra a linha de comandos linux e digite o comando: sudo apt-get clean

- Para fazer um flush à cache local do Ubuntu digite na linha de comandos: sudo apt-get autoclean

 

 

 

Limpar a cache das várias app’s no sistema Android

  1. Abra a app do seu sistema android que se chama “Configurações” (ou “Configurar” nalgumas versões android mais antigas).
  2. Selecione a opção “Armazenamento”.
  3. Aguarde até que a lista de app’s e respetivos tamanhos e pesos sejam calculados e exibidos no seu ecrã.
  4. Toque em “Dados em Cache” ou “Limpeza do Armazenamento”.
  5. Toque em “Ok” para confirmar a limpeza dos dados. 

 

Limpar a cache na app Chrome (Android)

  1. Abra a aplicação Chrome no seu smartphone ou tablet android.
  2. No canto superior direito toque no símbolo semelhante às reticências (alinhadas verticalmente).
  3. Toque em “Histórico" (vai aparecer o seu histórico de páginas visitadas).
  4. Toque em “Limpar dados de Navegação”.
  5. Selecione o intervalo de tempo que deseja eliminar.
  6. Se deseja apenas eliminar a memória cache certifique-se que seleciona apenas a última opção: “Imagens e arquivos armazenados em cache”.
  7. Por fim toque no canto inferior direito em “Limpar Dados”.
 

 

 

Limpar a cache na app Chrome (iPhone e iPad [iOS])

  1. Abra a aplicação Chrome no seu iPhone ou iPad.
  2. No canto inferior direito ( ou no superior direito nas versões mais antigas), toque no símbolo semelhante às reticências (alinhadas verticalmente).
  3. Toque em “Histórico" (vai aparecer o seu histórico de páginas visitadas).
  4. Toque em “Limpar dados de Navegação”.
  5. Se deseja apenas eliminar a memória cache certifique-se que seleciona apenas a opção: “Imagens e arquivos armazenados em cache”.
  6. Por fim toque no canto inferior direito em “Limpar Dados”.

 

Limpar a cache na app Safari (iPhone, iPad e iPod touch [iOS])

  1. Abra o Safari no seu equipamento.
  2. Aceda a “Definições" e de seguida selecione “Safari”.
  3. Selecione a opção “Avançadas” e de seguida toque em “Dados dos sites”.
  4. Por fim toque em “Remover dados dos sites”.

 

Chegámos ao fim da limpeza da cache. Alerto para o facto de que em versões mais antigas e possivelmente em versões futuras de alguns browsers ou app's, a limpeza da cache seja feita de forma diferente da apresentada.


Paulo Ribeiro | Bluesoft

partilhe