Marketing 4.0
10 fev 2021

Marketing 4.0

Se pensa que o Marketing 4.0 é apenas mais uma das muitas tendências do marketing digital, está muito enganado.

O Marketing 4.0 está bem longe de ser uma tendência. 

Até porque este é apenas um nome ou uma ideia que pretende explicar a evolução do marketing como um todo. Desde o seu aparecimento até aos dias de hoje.

4.0 dá ao marketing uma linguagem tecnológica, à qual os consumidores estão habituados. E marca historicamente o passo que foi dado na sua evolução.

Neste artigo vamos tentar explicar o que é isto do Marketing 4.0 – um conceito complexo, lançado por um académico em 2016. Confessamos que será uma tarefa um pouco difícil, mas também nunca fomos de recusar desafios.

E, como se costuma dizer, o melhor mesmo é começarmos pelo princípio.

 

Eras do Marketing 

Para chegarmos ao Marketing 4.0 foi preciso passarmos pelas "Eras do Marketing". 

No fundo, é a evolução e a adaptação de uma área profissional de comunicação, ao mundo que a rodeia.

Como já percebeu, foi assim que chegámos ao Marketing 4.0 – mas, claro que, para aqui chegarmos passámos pelas suas versões anteriores: a 1.0, a 2.0 e a 3.0

 

O Marketing 1.0

A primeira versão – o Marketing 1.0 – a coisa era…bem, não era fácil, mas estava longe de ser o que é hoje.

Estávamos na era industrial e os consumidores, na altura, interessavam pouco. As opções eram poucas e a concorrência entre as empresas era baixa. Por isso, o enfoque estava apenas no produto – na sua produção e redução de custos.

Para os consumidores, massificavam-se as comunicações em torno desse mesmo produto e dos seus benefícios.

Com pouca escolha à sua disposição, era o que havia. Era escolher. Aliás, a marca pouco interessava. Então a tecnologia começou a ganhar protagonismo e começámos a progredir em direção ao Marketing 4.0

 

O Marketing 2.0

Chegou com a chamada ‘era da informação’, que permitiu aos consumidores estarem mais bem informados, passando a melhor comparar produtos, características e marca. 

Esta foi também uma época de maior concorrência e isso levou as marcas a terem de lutar entre si pela sua preferência: levando-as a criarem e a falarem para o seu público-alvo. 

A segmentarem o mercado e, do produto, as marcas passaram então a concentrarem-se nos consumidores.

 

O Marketing 3.0

Com mais tecnologia, o advento das redes sociais e uma maior proximidade, as marcas começaram a humanizar-se. É neste momento que o consumidor passa a poder falar diretamente com marcas, a “estar dentro da empresa” e a tornar-se, ele próprio um difusor de conteúdo. 

Com cada consumidor mais próximo, as marcas entenderam que cada um deles era único: com a sua própria complexidade, história e valores, mesmo quando dentro de uma comunidade específica.

Nasce então a necessidade de se criar uma ligação emocional com eles e, ao mesmo tempo, marcar presença no digital, como forma de se adaptarem aos seus novos comportamentos.

Entramos na personalização das marcas e na associação de valores humanos às mesmas. 

Chegamos ao seu “propósito” e à confirmação de que o público espera mais de uma marca para além da criação e venda de produtos. 

Para além de responderem às necessidades, as marcas passam a ter de estar alinhadas com os valores humanos que o seu público-alvo aprecia e segue.

É deste ponto que partimos para a ideia de Marketing 4.0, lançada por Philip Kotler, em 2016.

 

O que é o Marketing 4.0?

O Marketing 4.0 nasce de um livro com o mesmo nome, da autoria de Philip Kotler, um académico reconhecido na área, em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan.

Como já deve ter percebido, o Marketing 4.0 segue a evolução da prática e pensamento do Marketing, mas, numa linha, o Marketing 4.0 é a adaptação da área aos tempos atuais. 

Ou seja, às novas tecnologias, à internet e ao comportamento do consumidor. O Marketing 4.0 parte também de uma evidência:

Mais de metade da população mundial tem internet e faz uso dela. Para tudo e mais alguma coisa, incluindo a aquisição de produtos e serviços de todas as formas, cores e feitios (e preços!).

Vamos arriscar numa frase: Até as compras feitas por impulso, hoje, foram alvo de uma investigação no Google, algures no tempo passado. Certo?

Se hoje lhe der para comprar um par de calças, o mais certo é ir pesquisar e comparar, antes de o fazer. Ou então já o terá feito: ontem, na semana passada, há um mês. 

O Marketing 4.0 é isso: a integração plena do digital no customer journey.

Quer isso dizer que o Marketing 4.0 se aplica apenas ao Marketing Digital?  Não, de todo! É mesmo a junção do marketing offline e do marketing online, num só conceito: marketing 4.0.

O digital é indissociável do nosso dia a dia. Esqueça os smartphones. Já estamos a caminho dos smartgadgets – da internet das coisas.

E a sua influência na forma como nos comportamos e tomamos decisões é inegável. 

O Marketing 4.0 é a interação entre o digital e o físico. É a criação de um mundo sem fronteiras entre um e outro e a forma como se devem relacionar de forma perfeita, sem barreiras.

Isto é tudo muito bonito. Mas e a prática? O melhor fica sempre para o fim. 

Continue a ler porque, agora sim, vamos falar das características e da estratégia sobre o Marketing 4.0

 

Características do Marketing 4.0

Para entender devidamente o conceito de Marketing 4.0 é importante compreendermos as suas características. E o mesmo é dizer que é preciso compreendermos os paradoxos inerentes ao Marketing 4.0. O que queremos dizer com isto?

Em primeiro lugar, significa que apesar do marketing online estar a ganhar cada vez mais o seu espaço, todos nós continuamos a dar valor aos encontros físicos – às experiências reais. 

A primeira característica do Marketing 4.0 é então a maior necessidade de integração entre o marketing online e o marketing offline. Entre o digital e o físico.

Depois, e uma vez que no universo digital há espaço para todos, isso significa que a competição é feroz. O Marketing 4.0 dá aos consumidores mais informação e mais escolha e, por isso, menos tempo.

Ou seja, o marketing digital exige que a comunicação de uma empresa seja simples, direta e útil, de modo a que possamos capitalizar do pouco tempo de atenção a que tivermos direito.

Por fim, a última característica do Marketing 4.0 leva-nos ao espaço de ação do consumidor, que hoje pode criticar tudo. De forma positiva ou negativa.

E se, por um lado, as críticas negativas nos podem deitar um pouco abaixo, por outro, podem também levar à criação de defensores da marca – verdadeiros embaixadores da sua empresa.
Estas são as principais características do Marketing 4.0, a partir das quais vamos desenhar uma estratégia.

 

Estratégia do Marketing 4.0

Pegando em tudo o que falámos até aqui sobre o Marketing 4.0, há quatro passos fundamentais para a atualização da sua estratégia de comunicação.

Em primeiro lugar, lembre-se que está acompanhado. Empresas e consumidores interagem entre si. Trocam experiências e conteúdos autênticos.

Aliás, a autenticidade é uma palavra-chave na prática do Marketing 4.0

A comunicação da sua empresa deve ser horizontal. Ou seja, mais democrática e inclusiva. Para isso, é importante humanizarmos a marca, dando-lhe valores e propósitos. 

Em segundo lugar, para o Marketing 4.0 é essencial que exista uma integração entre o marketing online e offline.

Ambas as estratégias devem evoluir e convergir numa única. As experiências oferecidas aos consumidores devem utilizar todos os canais disponíveis – digitais e físicos – de uma forma fluída, sem barreiras.

Os conteúdos utilizados nesta fase devem conquistar a atenção e a confiança dos seus consumidores. É assim que entramos no terceiro ponto da estratégia de Marketing 4.0 – com marketing de conteúdo relevante para o seu público.

Por último, é também importante sublinhar que esse público deve ser estimulado à interação. Lembre-se que está acompanhado e que há uma fatia da sua marca que está fora do seu controlo. 

Mas isso é excelente! 

Como vimos não só pode levar à criação de defensores da marca, como também à produção de conteúdos externos que, por sua vez, vão alimentar a sua comunicação e autoridade.

Explicar o Marketing 4.0 em apenas um artigo sucinto e mesmo entender o seu conceito de uma assentada só é um pouco difícil.

Mas acredite que é o primeiro passo para se colocar à frente da competição e preparar-se para o futuro próximo, mesmo aí ao virar da esquina.

O Marketing 4.0 está diretamente ligado ao desenvolvimento tecnológico e esse, como sabemos, tem uma evolução exponencial.

Se estiver interessado em explorar um pouco mais a ideia de Marketing 4.0 não hesite: fale connosco ainda hoje e nós esclarecemos tudo.


Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft

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