Marketing de Conteúdo | O que é copywriter é bom
31 dez 2018

Marketing de Conteúdo | O que é copywriter é bom

Nos tempos em que costumávamos andar de boné e calções, havia uma certa e determinada pergunta que qualquer adulto nos adorava fazer: “o que é que queres ser quando fores grande?” Nós, ainda a apalpar terreno, éramos peritos em dar asas à imaginação: astronauta, polícia, bombeiro, jogador de futebol... Era à vontade do freguês!

E será que alguém preferia dar uns toques nos jogos de palavras? Em tão tenra idade, provavelmente não. Contudo, este é um daqueles ofícios em que “primeiro estranha-se, depois entranha-se”. No que ao marketing de conteúdo diz respeito, a necessidade acabou por aguçar o engenho dos que se consideram “copywriters! Com muito gosto”.

 

Copywriter o que é? Aquela máquina

Certamente recorda-se de expressões como “Ambrósio, apetecia-me tomar algo” ou “o algodão não engana”. De facto, não é por acaso que estes são dos slogans publicitários com maior êxito em Portugal! As palavras soam-nos tão bem ao ouvido que, inevitavelmente, acabamos por memorizá- las e utilizá-las ao longo do nosso dia-a-dia. Mas de onde é que estas ideias surgiram?

A Bluesoft esclarece com todo o prazer. Tenha, por isso, a bondade de conhecer a personagem do copywriter: todo e qualquer indivíduo que faz uso da arte de bem escrever, ao serviço da comunicação de marcas. Por outras palavras, o copywriter é o criador dos textos que dão vida às mensagens, que as organizações procuram transmitir ao seu público-alvo.

 

Estratégia de Marketing: do princípio ao fim

“Ah! Então basta fazer uns trocadilhos, umas frases bonitas e já está!” Não é bem assim... Na esfera digital, o copywriter necessita de reunir um conjunto de competências-chave, entre as quais: planeamento estratégico, criatividade e marketing digital. O princípio é simples: ajudar a sua marca a alcançar o estatuto de autoridade digital no seu setor de atividade.

Assim, começa-se por obter um conhecimento prévio da proposta de valor dos produtos ou serviços, assim como do comportamento do consumidor. De seguida, é partilhado um briefing sobre o texto a redigir, considerando os objetivos de comunicação da marca. A partir daí, cabe ao copywriter pôr as mãos na massa, com base nas inspirações, influências e capacidades que o definem. “E sobre o marketing digital? Falam, falam, falam, mas não os vejo a fazer nada...” Os seus desejos são ordens!

 

Como criar um blog de sucesso? Música para os nossos ouvidos

Atualmente, 75% dos consumidores recorrem a pesquisas na internet antes de efetuarem uma compra. Ora, a criação de um blog, permite que uma marca partilhe informação útil e relevante junto do potencial consumidor, especialmente no momento em que este é todo ouvidos (inbound marketing). Neste contexto, o copywriter é um eterno aliado que produz conteúdo, otimizando-o à luz das boas práticas de SEO (Search Engine Optimization).

No fundo, ele é um músico que interpreta a sinfonia mais aclamada da estratégia digital: o marketing de conteúdo. No caso da Bluesoft, benditas as mãozinhas dos nossos copywriters! Elas fazem magia, na hora dos nossos artigos aparecerem nas primeiras páginas de resultados do Google.

Se a sua marca pode viver sem um copywriter? Poder, podia, mas não era a mesma coisa. Até porque “escrever cedo e cedo erguer, dá saúde e faz vencer”.

Eu sou o Tomás e, em nome da Bluesoft, espero que a leitura tenha sido do seu agrado.


Tomás VP Storyteller | Bluesoft

partilhe