Todos sabemos que não é possível fazer omeletes sem ovos e sem estarem reunidas as condições mínimas, como a frigideira, o azeite e, dependendo da receita, mais ou menos ingredientes.
No marketing de conteúdo é a mesma coisa, para além do conteúdo em si, é necessária uma plataforma para os “alojar”. E é necessário que essa tecnologia seja robusta e credível o suficiente para a sua visibilidade.
Passemos a um exemplo prático. Nem sempre é fácil ter, todas as semanas, um artigo no nosso Blog, com um assunto que gere interesse transversal a todos.
No entanto, existe uma coisa que sabemos fazer muito bem, os artigos que escrevemos têm muita visibilidade/impressões, isto porque, conseguem ganhar a credibilidade orgânica para se posicionarem nas primeiras posições no Google.
Na semana passada escrevemos um artigo sobre dados estruturados e, passados 3 dias, esse artigo já estava na primeira página de resultados do Google, existem centenas de fóruns, websites, todo um manancial de informação sobre o assunto, mas se colocarem a keyword “dados estruturados”, encontram a Bluesoft na terceira posição da primeira página do Google, só pelo artigo em si.
Caso para dizer que o marketing de conteúdo quando bem feito, pode ser quase tão rápido como fazer uma omelete.
Para este artigo fizemos um estudo de keywords (palavras-chave), identificámos o perfil do utilizador que pesquisa por marketing de conteúdo e, tentamos enquadrar essas keywords no próprio conteúdo.
*(Volume médio de pesquisas mensais em Portugal)
Keywords – 4.400 pesquisas mensais
SEO – 2.400 pesquisas mensais
Storytelling – 1.000 pesquisas mensais
Inbound marketing – 480 pesquisas mensais
Estratégia de marketing – 320 pesquisas mensais
Marketing de conteúdo – 260 pesquisas mensais
Transmedia – 90 pesquisas mensais
Produção de conteúdo – 40 pesquisas mensais
Desta forma, ficámos a conhecer as keywords, cuja presença seria fundamental para o sucesso do nosso artigo.
Uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente não deve basear-se somente em bons conteúdos, é fundamental que estes sejam otimizados para os motores de pesquisa (SEO) e que se adaptem às diferentes redes sociais.
Como vê, os bons resultados no digital dependem de vários fatores. E na Bluesoft, o nosso storytelling são os bons resultados.
Pedro Duarte | Bluesoft