Marketing de Conteúdo, para que te quero?

08 mar 2018
Marketing de Conteúdo, para que te quero?

Todos sabemos que não é possível fazer omeletes sem ovos e sem estarem reunidas as condições mínimas, como a frigideira, o azeite e, dependendo da receita, mais ou menos ingredientes.

No marketing de conteúdo é a mesma coisa, para além do conteúdo em si, é necessária uma plataforma para os “alojar”. E é necessário que essa tecnologia seja robusta e credível o suficiente para a sua visibilidade.

Passemos a um exemplo prático. Nem sempre é fácil ter, todas as semanas, um artigo no nosso Blog, com um assunto que gere interesse transversal a todos.

No entanto, existe uma coisa que sabemos fazer muito bem, os artigos que escrevemos têm muita visibilidade/impressões, isto porque, conseguem ganhar a credibilidade orgânica para se posicionarem nas primeiras posições no Google.

Na semana passada escrevemos um artigo sobre dados estruturados e, passados 3 dias, esse artigo já estava na primeira página de resultados do Google, existem centenas de  fóruns, websites, todo um manancial de informação sobre o assunto, mas se colocarem a keyword “dados estruturados”, encontram a Bluesoft na terceira posição da primeira página do Google, só pelo artigo em si. 

Caso para dizer que o marketing de conteúdo quando bem feito, pode ser quase tão rápido como fazer uma omelete.

 

3 pontos fundamentais para uma boa estratégia de marketing de conteúdos: 

  • Saber trabalhar a produção de conteúdo, através de uma boa história, o chamado storytelling, procurando sempre um possível envolvimento emocional com o utilizador, também chamado de inbound marketing;
  • Inserir os conteúdos numa plataforma tecnológica, que cumpra as boas práticas de otimização com os motores de pesquisa SEO (search engine otimization);
  • Publicar e adaptar conteúdos às diferentes redes sociais e suportes - transmedia.

 

Para este artigo fizemos um estudo de keywords (palavras-chave), identificámos o perfil do utilizador que pesquisa por marketing de conteúdo e, tentamos enquadrar essas keywords no próprio conteúdo.

 

Principais keywords* para o artigo sobre marketing de conteúdo:

*(Volume médio de pesquisas mensais em Portugal)

Keywords – 4.400 pesquisas mensais

SEO – 2.400 pesquisas mensais

Storytelling – 1.000 pesquisas mensais

Inbound marketing – 480 pesquisas mensais

Estratégia de marketing – 320 pesquisas mensais

Marketing de conteúdo – 210 pesquisas mensais

Transmedia – 90 pesquisas mensais

Produção de conteúdo – 40 pesquisas mensais

 

Desta forma, ficámos a conhecer as keywords, cuja presença seria fundamental para o sucesso do nosso artigo.

Uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente não deve basear-se somente em bons conteúdos, é fundamental que estes sejam otimizados para os motores de pesquisa (SEO) e que se adaptem às diferentes redes sociais.

 

Como vê, os bons resultados no digital dependem de vários fatores. E na Bluesoft, o nosso storytelling são os bons resultados.

partilhe
Subscrever Blog
Subscrever Blog

Acompanhe o nosso Blog