Chave na ignição, primeira metida e pé no acelerador. Lá fomos nós até às oficinas da MIDAS fazer um check-up de marketing digital da viatura. Não da nossa, da viatura da MIDAS. Foi há vários anos e estava tudo normal: andava normalmente, sem grandes problemas, cumpria o objetivo de chegar ao destino e de, pelo caminho, apanhar algumas pessoas que se foram tornando clientes. A pressão dos pneus estava boa, os travões estavam afinados, o pedal do acelerador estava um pouco preso, mas a direção é que estava um pouco pior: desalinhada.
Então, sentámo-nos à mesa (da oficina), em cima de uma série de pneus, e propusemos à MIDAS fazer uma revisão à sua viatura digital. Após algumas horas de conversa, a MIDAS lá aceitou inverter os papéis e deixar-nos vestir o fato-macaco.
Começámos por abrir o capot, levando a MIDAS a posicionar-se mais acima nos motores de busca em algumas palavras chave relevantes.
Seguiu-se a verificação do nível de posicionamento digital. Pegámos na vareta, limpámo-la bem limpinha e inserimo-la no reservatório estratégico. Retirámos com cuidado e olhámos bem para aquilo. Exatamente. O posicionamento deveria ser outro. Um posicionamento de proximidade e que alavancasse as dezenas de oficinas presentes a nível nacional.
Mas alto lá. Parece-nos que a correia de distribuição está ali a fazer uma pressão excessiva sobre os pistões e algumas válvulas.
O melhor é mesmo corrigir o quanto antes. E assim foi. Arregaçámos as mangas e colocámos a correia de distribuição do website da MIDAS a funcionar como deve ser, tornando-o pioneiro em funcionalidades relevantes para o cliente.
Falamos das seguintes:
Apesar de estarmos com as mãos cheias de óleo digital, vamos clarificar o que é Hard Sell e o que é Inbound Marketing. Ora bem, Hard Sell tem como principal característica o seu foco na venda agressiva. Ou seja, pouco importa o processo, o cliente, a sua necessidade ou o seu desejo. O objetivo é vender, pensando somente em quantidade: quanto vendeu, para quantas pessoas e quanto lucro gerou.
Por sua vez, o Inbound Marketing consiste num processo que analisa todas etapas de venda, com foco no consumidor. Desta forma, podemos considerar o Inbound Marketing como uma mudança, não apenas de ferramentas, mas de mentalidade no Marketing.
Falamos de otimização para mecanismos de busca, falamos de Marketing para Redes Sociais, falamos de vídeos, falamos de podcasts, falamos de newsletters e de uma série de elementos que compõem o leque do Marketing de Conteúdo.
As consequências destas revisões foram tão positivas que fortaleceram a relação da Bluesoft com a MIDAS. Tanto que, no último ano, conjugaram know-how para reforçar a sua estratégia. para desenvolver uma estratégia de Marketing de Conteúdo ainda mais relevante para os utilizadores.
O tráfego obtido através do digital tem crescido de ano para ano, fazendo da Bluesoft mais do que um mero fornecedor. A Bluesoft – depois de várias revisões e inspeções – é, hoje, o parceiro tecnológico da MIDAS, tendo ultrapassado os desafios tecnológicos de outrora.
A correia de distribuição funciona perfeitamente, o motor mantém a temperatura adequada, o combustível é o melhor do mercado, a suspensão está a funcionar na perfeição, a embraiagem está limpa e eficaz, o sistema de travagem está afinadíssimo e o pedal do acelerador funciona bastante melhor.
A colaboração conjunta da Bluesoft e da Midas só poderia resultar numa parceria forte e de sucesso garantido. A revisão está feita, mas o trabalho continua. Na MIDAS, com a Bluesoft.
André Pereira | Bluesoft