Marketing Digital para Oficinas - Uma parceria Midas e Bluesoft
16 mai 2019

Marketing Digital para Oficinas - Uma parceria Midas e Bluesoft

Chave na ignição, primeira metida e pé no acelerador. Lá fomos nós até às oficinas da MIDAS fazer um check-up de marketing digital da viatura. Não da nossa, da viatura da MIDAS. Foi em 2013, há seis anos, e estava tudo normal: andava normalmente, sem grandes problemas, cumpria o objetivo de chegar ao destino e de, pelo caminho, apanhar algumas pessoas que se foram tornando clientes. A pressão dos pneus estava boa, os travões estavam afinados, o pedal do acelerador estava um pouco preso, mas a direção é que estava pior – mal alinhada e com vontade própria (não a melhor).

Então, sentámo-nos à mesa (da oficina), em cima de uma série de pneus, e propusemos à MIDAS fazer uma revisão à sua viatura digital. Após algumas horas de conversa, a MIDAS lá aceitou inverter os papéis e deixar-nos vestir o fato-macaco.

Estratégia Digital – o SEO serviço Midas

Começámos por abrir o capot e elaborar uma estratégia de SEO, levando a MIDAS a posicionar-se na primeira página por keywords relevantes para o seu negócio, como por exemplo: “oficinas auto”, “revisão auto”, “travões”, “revisão oficial”, “adblue”, “serviços de oficina”, “oficinas”, entre muitas outras – faça o teste: vá ao Google e pesquise por qualquer uma destas keywords. Resultado? MIDAS.

Seguiu-se a verificação do nível de posicionamento digital. Pegámos na vareta, limpámo-la bem limpinha e inserimo-la no reservatório estratégico. Retirámos com cuidado e olhámos bem para aquilo. Exatamente. O posicionamento deveria ser outro.

Assim, sugerimos que a estratégia de posicionamento se debruçasse sobre o posicionamento local, nomeadamente através da otimização das fichas Google Business das diversas e trabalho off-site. Esta medida teve um impacto de milhares de visualizações mensais, levando a um considerável aumento do número de chamadas telefónicas e de pedidos de direções, entre outros. 

Mas alto lá. Parece-nos que a correia de distribuição está ali a fazer uma pressão excessiva sobre os pistões e algumas válvulas.

O melhor é mesmo corrigir o quanto antes. E assim foi. Arregaçámos as mangas e colocámos a correia de distribuição do website da MIDAS a funcionar como deve ser, tornando-o pioneiro em funcionalidades relevantes para o cliente.

Falamos das seguintes: 

  1. Simulador de revisão – plano / orçamento de revisão através de matricula, automático e sem necessitar de intervenção humana - integração com tecnologia da TIPS 4Y (líderes em dados automóvel) ; 


  2. Georreferenciação – o website localiza a oficina MIDAS mais próxima do ponto de localização do visitante/utilizador; 


  3. Simulador de pneus – orçamentador do preço para as medidas de pneus da viatura do utilizador; 


  4. Integração com o call center das oficinas;

  5. Gestão de Oficinas - gestão automatizada de serviço e marcações de oficinas.

  6. Funcionalidades essenciais para o bom funcionamento da correia de distribuição da plataforma web. Desde então que todos os seus componentes funcionam às mil maravilhas. Mais um check na folha de serviço da Bluesoft, que fez com que a MIDAS transitasse de uma estratégia de Hard Sell para uma estratégia de Inbound Marketing. 

 

Inbound Marketing nas Oficinas Midas – Dos posters de hard sell às keywords

Apesar de estarmos com as mãos cheias de óleo digital, vamos clarificar o que é Hard Sell e o que é Inbound Marketing. Ora bem, Hard Sell tem como principal característica o seu foco na venda agressiva. Ou seja, pouco importa o processo, o cliente, a sua necessidade ou o seu desejo. O objetivo é vender, pensando somente em quantidade: quanto vendeu, para quantas pessoas e quanto lucro gerou.

Por sua vez, o Inbound Marketing consiste num processo que analisa todas etapas de venda, com foco no consumidor. Desta forma, podemos considerar o Inbound Marketing como uma mudança, não apenas de ferramentas, mas de mentalidade no Marketing.

Falamos de otimização para mecanismos de busca (SEO), falamos de blogs, falamos de Marketing para Redes Sociais, falamos de vídeos, falamos de podcasts, falamos de newsletters e de uma série de elementos que compõem o leque do Marketing de Conteúdo

 

Oficinas Midas e Bluesoft | Pneus e Keywords na medida certa

As consequências destas revisões foram tão positivas que fortaleceram a relação da Bluesoft com a MIDAS. Tanto que, no último ano, conjugaram know-how para desenvolver uma estratégia de Marketing de Conteúdo ainda mais relevante para os utilizadores. É nesta área que estão os artigos que escrevemos regularmente para o blog da MIDAS. Esses artigos, abordam temas essenciais para qualquer automobilista, como a revisão do carro, a importância dos amortecedores, as vantagens e desvantagens dos carros elétricos, dicas para a conservação dos pneus do seu carro, entre muitos outros temas. 

Os artigos de blog somados representam uma percentagem significativa das visitas ao website e são focados em keywords como “quando mudar pneus”, “quando trocar pneus”, “quando trocar a bateria”, “AdBlue” ou “mudança de óleo” e respondendo com informação válida a perguntas concretas dos utilizadores. 

O número de conversões através do digital (tráfego orgânico, Google business e tráfego pago) também tem crescido de ano para ano, fazendo da Bluesoft mais do que um mero fornecedor. A Bluesoft – depois de várias revisões e inspeções – é, hoje, o parceiro tecnológico da MIDAS, tendo ultrapassado os desafios tecnológicos de outrora, como UX, SEO, Mobile-First e Dados Estruturados

 

Revisão Oficial Midas aprovada (com selo da Bluesoft)

A correia de distribuição funciona perfeitamente, o motor mantém a temperatura adequada, o combustível é o melhor do mercado, a suspensão está a funcionar na perfeição, a embraiagem está limpa e eficaz, o sistema de travagem está afinadíssimo e o pedal do acelerador funciona bastante melhor. 

A MIDAS é hoje uma referência digital no sector de atividade em que se enquadra. A Bluesoft também. A colaboração de ambas só poderia resultar numa parceria forte e de sucesso garantido. A revisão está feita, mas o trabalho continua. Na MIDAS, com a Bluesoft. 


André Pereira | Bluesoft

partilhe