Marketing Empresarial
16 set 2021

Marketing Empresarial

O marketing empresarial é como a casa de partida para todas as suas estratégias de comunicação e marketing.

O grande objetivo do marketing empresarial é ajudar a sua empresa a conquistar novos clientes e a fidelizar os que já existem. Ou seja, é a base para o sucesso da sua empresa.

É essencial para que os consumidores e o mercado saibam quem é e o que tem para oferecer, seja em termos de produtos, seja em termos de serviços.

Por isso mesmo, a primeira pergunta que tem mesmo de ser respondida é: porquê?

A sua empresa fornece produtos e serviços de qualidade, certo? Seja qual for a sua área de especialização, o mais certo é que estes se destaquem da concorrência.

Pelo menos, a ideia é essa! 

O marketing empresarial dá uma ajuda preciosa ao posicionamento da sua marca, junto do público-alvo.

Com o marketing empresarial vai poder construir uma imagem “à sua imagem” e garantir que todos os esforços realizados seguem a mesma direção.

Neste artigo, vamos começar por explicar o que é o marketing empresarial, qual a sua real importância, como definir os seus principais objetivos e quais são algumas das estratégias digitais que pode adotar para os atingir.

 

O que é o marketing empresarial?

O marketing empresarial é o conjunto de todas as ações tomadas por uma empresa para a captação e fidelização de clientes.

Por “todas as ações”, entenda-se mesmo todas as ações

Desde o local e o momento nos quais os produtos ou os serviços são desenvolvidos, até à entrega final ao consumidor ou ao cliente e ainda um pouco mais, em contactos de pós-venda ou de avaliação de serviços.

Seja online ou offline, para B2C (Business to Consumer) ou B2B (Business to Business), o marketing empresarial permite-lhe desenhar uma estratégia de vendas única e personalizada à sua empresa.

Mais em baixo, vamos abordar os principais objetivos do marketing empresarial.

No entanto, vale a pena sublinhar o seu grande objetivo:

Alcançar o sucesso da sua empresa e garantir que esta cresça, obtenha vendas e lucros. 

Para isso, o marketing empresarial começa por analisar o mercado no qual as empresas se inserem, bem como identifica potenciais lacunas que possam existir nesse mesmo mercado.

Em seguida, são definidos os objetivos e as estratégias para o curto, médio e longo prazo.

Mas há um ponto fundamental que distingue as estratégias de marketing empresarial dos restantes tipos de estratégias.

Como dissemos, o marketing empresarial é o conjunto de todos os esforços da sua empresa.

Isso inclui também o esforço da sua equipa e do trabalho realizado por todos os colaboradores, em conjunto.

Uma vez que estamos a tratar de uma visão global do que é a sua empresa e para onde caminha, é exigido um esforço a todas as suas áreas.

Perceber isto é também entender a real importância do marketing empresarial para o sucesso de qualquer empresa.

 

A importância do marketing empresarial

Ao marketing empresarial podemos (ou devemos) dar a mesma importância que damos a uma “máquina bem oleada”.

Façamos um pequeno desvio ao mundo do desporto. 

Nesta área, é comum ouvirmos essa expressão. Aquela é uma equipa “bem oleada”

Mesmo no desporto individualizado, como é o caso do ténis ou do golfe, existe uma equipa que apoia o campeão em título.

Quando remam todos na mesma direção, quando a máquina se encontra bem oleada, então o sucesso é apenas uma questão de tempo, certo?

Com o marketing empresarial, acontece o mesmo.

Quando uma equipa de 10, de 50 ou de 200 colaboradores está ciente do papel que tem a cumprir e da sua importância para o sucesso da empresa, como um todo, a sua reputação cresce.

A empresa fala a mesma língua, em todos os canais de comunicação. As suas vantagens são conhecidas e comunicadas por todos, sempre que necessário.

Isso torna-se visível nos seus produtos, nos serviços e na procura por parte dos consumidores. 

Além disso, como o marketing empresarial exige também uma boa dose de análise ao mercado e à concorrência, isso vai permitir-lhe estar sempre atualizado.

É munido dessa informação que desenhamos as melhores estratégias de vendas.

 

Estratégias de marketing empresarial

Não é por acaso que o conteúdo é rei. A sua empresa vende produtos e serviços de qualidade. É preciso comunicá-los de forma estratégica.

Mas antes do conteúdo, precisamos dessa estratégia

Em seguida, conheça os quatro pontos fundamentais para a criação de uma estratégia de marketing empresarial eficaz.

 

O Marketing Empresarial exige conhecimento

A análise ao mercado e à concorrência é o primeiro passo para uma estratégia de marketing empresarial. Caso contrário, vai andar às escuras. 

E não vale dizer que já sabe quem é quem ou quem faz o quê!

O mercado está sempre a mudar e a surpreender.

Mesmo que as suas suspeitas se venham a confirmar, vale a pena volta a olhar para o mercado com olhos de ver. 

Atente nas novas tendências ou oportunidades que a concorrência possa estar a desaproveitar.

Esta análise deve também ser objetiva e abrangente quanto baste. Por vezes, quanto mais ampla é uma pesquisa, mais difícil se torna tomar uma decisão.

 

O Marketing Empresarial pede objetivos

Depois de conhecer o mercado e concorrência, torna-se mais fácil de ganhar consciência do que significa ter sucesso numa área de atuação específica.

Tal como no ponto anterior, o importante é que existam metas ou objetivos suficientemente claros para que possam servir como um guia, à medida que a empresa vai crescendo.

Com o tempo, pode ir aprimorando-os. 

O que é mesmo importante para o sucesso do marketing empresarial é que estes sejam objetivos realistas e pensados a curto, médio e longo prazo. 

A título de exemplo, o número de visitas à página de um website pode ser um objetivo; o número de visitantes que se inscrevem para a newsletter pode ser outro.

Ou talvez o objetivo deva antes passar pelo aumento do número de leitores do blog?

Neste ponto, o sucesso do marketing empresarial depende também da sua própria definição de sucesso. Afinal, existe alguém que conheça melhor a realidade da sua empresa?

Mesmo assim, junte a sua equipa para debater a questão.

Como dissemos no início, o que distingue o marketing empresarial é mesmo o envolvimento de todos.

Se, por um lado, não existe ninguém que conheça a realidade global da sua empresa; por outro, é a sua equipa que tem nas mãos o conhecimento do que é o dia a dia e das oportunidades que aí podem existir.

 

O Marketing Empresarial também precisa de um público

Seja B2C ou B2B, já conhece o mercado, a concorrência e já definiu objetivos, em conjunto com a sua equipa. Agora, torna-se mais fácil falar com o seu público diretamente.

Fruto do trabalho realizado nos dois pontos anteriores, vai poder começar a criar os conteúdos mais adequados para o que o seu público quer ver respondido.

O marketing empresarial torna-o mais eficiente, também. 

Aqui, há mais uma recomendação: segmente o seu público. Por demografia, geografia, ou até por bases comportamentais.

Os conteúdos podem ser mais personalizados graças a este tipo de informações. Por isso, os resultados podem ser ainda melhores.

 

O marketing empresarial tem uma morada

No mundo digital, o website da sua empresa é o ponto a partir de onde a sua estratégia de marketing empresarial e digital se expande.

É essencial que tome conta desse espaço. Mas, mais do que isso, é também fundamental que o seu público o visite.

Aqui, entra em cena o tráfego orgânico, sobre o qual já escrevemos.

Esta é uma excelente estratégia para aliar aos esforços de marketing empresarial, nomeadamente a médio-longo prazo.

Através do SEO e de outras boas práticas associadas à criação de tráfego orgânico, a reputação digital da sua empresa vai crescer, bem como a sua autoridade numa determinada matéria. 

Serão os clientes a chegarem até si e não o contrário!

Todas as decisões associadas aos conteúdos digitais devem ser otimizadas para os motores de pesquisa, como o Google.

Há várias estratégias de SEO que pode aplicar. Conheça-as aqui.

Tudo isto, em conjunto, vai fazer com que atinja os seus objetivos e retire todas as vantagens que o marketing empresarial tem para si.

 

Objetivos e vantagens do marketing empresarial

Os objetivos do marketing empresarial podem ser mais gerais ou mais específicos. Alguns exemplos dos objetivos que podem ser definidos são:

  • Aumento do número de vendas
  • Aumento do número de fidelizações
  • Aumento do número de interações
  • Consolidação da marca

Para que estes objetivos sejam atingidos, devem ser adotadas algumas das estratégias de marketing empresarial definidas no ponto anterior.

Seja no mercado B2C ou B2B, uma estratégia de vendas e de marketing empresarial apresenta vantagens muito claras, como as que mencionámos, ao longo de todo o artigo.

Em conjunto, elas fazem com que a sua autoridade aumente e o seu reconhecimento também. 

Mesmo assim, por vezes o barco pode já estar a meio caminho e meio perdido. Noutras vezes, a objetividade na análise pode perder-se também. Ou talvez faltem os meios para a criação de conteúdos e de tráfego orgânico?

Na Bluesoft, vai poder contar com tudo isso e mais. Entre em contacto connsoco e perceba porquê.


Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft

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