O marketing empresarial é como a casa de partida para todas as suas estratégias de comunicação e marketing.
O grande objetivo do marketing empresarial é ajudar a sua empresa a conquistar novos clientes e a fidelizar os que já existem. Ou seja, é a base para o sucesso da sua empresa.
É essencial para que os consumidores e o mercado saibam quem é e o que tem para oferecer, seja em termos de produtos, seja em termos de serviços.
Por isso mesmo, a primeira pergunta que tem mesmo de ser respondida é: porquê?
A sua empresa fornece produtos e serviços de qualidade, certo? Seja qual for a sua área de especialização, o mais certo é que estes se destaquem da concorrência.
Pelo menos, a ideia é essa!
O marketing empresarial dá uma ajuda preciosa ao posicionamento da sua marca, junto do público-alvo.
Com o marketing empresarial vai poder construir uma imagem “à sua imagem” e garantir que todos os esforços realizados seguem a mesma direção.
Neste artigo, vamos começar por explicar o que é o marketing empresarial, qual a sua real importância, como definir os seus principais objetivos e quais são algumas das estratégias digitais que pode adotar para os atingir.
O marketing empresarial é o conjunto de todas as ações tomadas por uma empresa para a captação e fidelização de clientes.
Por “todas as ações”, entenda-se mesmo todas as ações.
Desde o local e o momento nos quais os produtos ou os serviços são desenvolvidos, até à entrega final ao consumidor ou ao cliente e ainda um pouco mais, em contactos de pós-venda ou de avaliação de serviços.
Seja online ou offline, para B2C (Business to Consumer) ou B2B (Business to Business), o marketing empresarial permite-lhe desenhar uma estratégia de vendas única e personalizada à sua empresa.
Mais em baixo, vamos abordar os principais objetivos do marketing empresarial.
No entanto, vale a pena sublinhar o seu grande objetivo:
Alcançar o sucesso da sua empresa e garantir que esta cresça, obtenha vendas e lucros.
Para isso, o marketing empresarial começa por analisar o mercado no qual as empresas se inserem, bem como identifica potenciais lacunas que possam existir nesse mesmo mercado.
Em seguida, são definidos os objetivos e as estratégias para o curto, médio e longo prazo.
Mas há um ponto fundamental que distingue as estratégias de marketing empresarial dos restantes tipos de estratégias.
Como dissemos, o marketing empresarial é o conjunto de todos os esforços da sua empresa.
Isso inclui também o esforço da sua equipa e do trabalho realizado por todos os colaboradores, em conjunto.
Uma vez que estamos a tratar de uma visão global do que é a sua empresa e para onde caminha, é exigido um esforço a todas as suas áreas.
Perceber isto é também entender a real importância do marketing empresarial para o sucesso de qualquer empresa.
Ao marketing empresarial podemos (ou devemos) dar a mesma importância que damos a uma “máquina bem oleada”.
Façamos um pequeno desvio ao mundo do desporto.
Nesta área, é comum ouvirmos essa expressão. Aquela é uma equipa “bem oleada”.
Mesmo no desporto individualizado, como é o caso do ténis ou do golfe, existe uma equipa que apoia o campeão em título.
Quando remam todos na mesma direção, quando a máquina se encontra bem oleada, então o sucesso é apenas uma questão de tempo, certo?
Com o marketing empresarial, acontece o mesmo.
Quando uma equipa de 10, de 50 ou de 200 colaboradores está ciente do papel que tem a cumprir e da sua importância para o sucesso da empresa, como um todo, a sua reputação cresce.
A empresa fala a mesma língua, em todos os canais de comunicação. As suas vantagens são conhecidas e comunicadas por todos, sempre que necessário.
Isso torna-se visível nos seus produtos, nos serviços e na procura por parte dos consumidores.
Além disso, como o marketing empresarial exige também uma boa dose de análise ao mercado e à concorrência, isso vai permitir-lhe estar sempre atualizado.
É munido dessa informação que desenhamos as melhores estratégias de vendas.
Não é por acaso que o conteúdo é rei. A sua empresa vende produtos e serviços de qualidade. É preciso comunicá-los de forma estratégica.
Mas antes do conteúdo, precisamos dessa estratégia.
Em seguida, conheça os quatro pontos fundamentais para a criação de uma estratégia de marketing empresarial eficaz.
A análise ao mercado e à concorrência é o primeiro passo para uma estratégia de marketing empresarial. Caso contrário, vai andar às escuras.
E não vale dizer que já sabe quem é quem ou quem faz o quê!
O mercado está sempre a mudar e a surpreender.
Mesmo que as suas suspeitas se venham a confirmar, vale a pena volta a olhar para o mercado com olhos de ver.
Atente nas novas tendências ou oportunidades que a concorrência possa estar a desaproveitar.
Esta análise deve também ser objetiva e abrangente quanto baste. Por vezes, quanto mais ampla é uma pesquisa, mais difícil se torna tomar uma decisão.
Depois de conhecer o mercado e concorrência, torna-se mais fácil de ganhar consciência do que significa ter sucesso numa área de atuação específica.
Tal como no ponto anterior, o importante é que existam metas ou objetivos suficientemente claros para que possam servir como um guia, à medida que a empresa vai crescendo.
Com o tempo, pode ir aprimorando-os.
O que é mesmo importante para o sucesso do marketing empresarial é que estes sejam objetivos realistas e pensados a curto, médio e longo prazo.
A título de exemplo, o número de visitas à página de um website pode ser um objetivo; o número de visitantes que se inscrevem para a newsletter pode ser outro.
Ou talvez o objetivo deva antes passar pelo aumento do número de leitores do blog?
Neste ponto, o sucesso do marketing empresarial depende também da sua própria definição de sucesso. Afinal, existe alguém que conheça melhor a realidade da sua empresa?
Mesmo assim, junte a sua equipa para debater a questão.
Como dissemos no início, o que distingue o marketing empresarial é mesmo o envolvimento de todos.
Se, por um lado, não existe ninguém que conheça a realidade global da sua empresa; por outro, é a sua equipa que tem nas mãos o conhecimento do que é o dia a dia e das oportunidades que aí podem existir.
Seja B2C ou B2B, já conhece o mercado, a concorrência e já definiu objetivos, em conjunto com a sua equipa. Agora, torna-se mais fácil falar com o seu público diretamente.
Fruto do trabalho realizado nos dois pontos anteriores, vai poder começar a criar os conteúdos mais adequados para o que o seu público quer ver respondido.
O marketing empresarial torna-o mais eficiente, também.
Aqui, há mais uma recomendação: segmente o seu público. Por demografia, geografia, ou até por bases comportamentais.
Os conteúdos podem ser mais personalizados graças a este tipo de informações. Por isso, os resultados podem ser ainda melhores.
No mundo digital, o website da sua empresa é o ponto a partir de onde a sua estratégia de marketing empresarial e digital se expande.
É essencial que tome conta desse espaço. Mas, mais do que isso, é também fundamental que o seu público o visite.
Aqui, entra em cena o tráfego orgânico, sobre o qual já escrevemos.
Esta é uma excelente estratégia para aliar aos esforços de marketing empresarial, nomeadamente a médio-longo prazo.
Através do SEO e de outras boas práticas associadas à criação de tráfego orgânico, a reputação digital da sua empresa vai crescer, bem como a sua autoridade numa determinada matéria.
Serão os clientes a chegarem até si e não o contrário!
Todas as decisões associadas aos conteúdos digitais devem ser otimizadas para os motores de pesquisa, como o Google.
Há várias estratégias de SEO que pode aplicar. Conheça-as aqui.
Tudo isto, em conjunto, vai fazer com que atinja os seus objetivos e retire todas as vantagens que o marketing empresarial tem para si.
Os objetivos do marketing empresarial podem ser mais gerais ou mais específicos. Alguns exemplos dos objetivos que podem ser definidos são:
Para que estes objetivos sejam atingidos, devem ser adotadas algumas das estratégias de marketing empresarial definidas no ponto anterior.
Seja no mercado B2C ou B2B, uma estratégia de vendas e de marketing empresarial apresenta vantagens muito claras, como as que mencionámos, ao longo de todo o artigo.
Em conjunto, elas fazem com que a sua autoridade aumente e o seu reconhecimento também.
Mesmo assim, por vezes o barco pode já estar a meio caminho e meio perdido. Noutras vezes, a objetividade na análise pode perder-se também. Ou talvez faltem os meios para a criação de conteúdos e de tráfego orgânico?
Na Bluesoft, vai poder contar com tudo isso e mais. Entre em contacto connsoco e perceba porquê.
Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft