Marketing Personalizado
12 ago 2021

Marketing Personalizado

O marketing personalizado é a melhor experiência de compra possível para mim. E para si, na verdade.

E para cada um dos seus colaboradores. Cada um dos meus colegas. Cada um dos nossos amigos e familiares.

Ou seja, o marketing personalizado é o melhor dos mundos para o cliente, para o consumidor cada vez mais exigente e, claro, para as empresas.

Isto acontece porque cada um de nós é verdadeiramente único e o marketing personalizado leva isso em conta. O seu objetivo é criar experiências também elas únicas, no verdadeiro sentido da palavra, pessoalmente adaptadas a cada um de nós.

Vejamos dois exemplos práticos, mas muito simples, de campanhas que fizeram uso do marketing personalizado ou de experiências que nos fazem sentir únicos, todos os dias.

Lembra-se quando a Coca-Cola colocou os nossos nomes nas latas? Ou, na mesma linha, sabe quando vai ao Starbucks e o seu nome é escrito num dos lados do copo? (Às vezes até de forma errada, quiçá até de propósito?).

São dois exemplos muito simples, é verdade. Mas são uma prova clara do tipo de valorização que podemos oferecer aos consumidores. E é claro que uma estratégia de marketing personalizado vai muito mais além do que incluir os nossos próprios nomes na mensagem a comunicar.

Neste artigo, vamos por isso falar sobre o marketing personalizado, abordar a sua estratégia e alguns exemplos utilizados no dia a dia das empresas e dar a conhecer as suas principais vantagens e potenciais desvantagens.

Comecemos por explicar o que é isto do marketing personalizado.

 

O que é o Marketing Personalizado?

O marketing personalizado é uma forma de valorizar a experiência do consumidor e de, ao mesmo tempo, comunicar de uma maneira mais próxima e pessoal com o público.

Isto é feito a partir do trabalho realizado com dados.

Com base na análise do comportamento dos seus consumidores: os gostos, os hábitos, o histórico, as suas preferências e o seu perfil, criamos uma estratégia de marketing personalizado que permite comunicar direta e especificamente com cada pessoa, quase sempre em exclusivo.

Na prática, passa a comunicar com cada um dos seus clientes, de forma única e próxima, permitindo o estreitar de relações entre marca e consumidor e aumentando a confiança que existe entre um e outro.

Com o marketing personalizado, passamos mesmo a tratar os clientes pelo seu nome próprio; a fazer recomendações de produtos ou serviços, com base nos seus interesses reais; a conversar realmente com eles sobre o que mais gostam e do que gostam menos e sobre o que realmente procuram ou esperam de uma marca específica.

Como vimos, isso é feito através da recolha e análise de dados, que obtemos através dos mais variados pontos de contacto digitais, desde os formulários preenchidos até à interação que existe nas redes sociais, bem como através do histórico de compras, do número de cliques efetuados, da análise à experiência do utilizador e por aí adiante.

Em suma, estas é uma forma de transformamos os dados à nossa disposição, em estratégias digitais que permitem uma comunicação mais próxima e real com os consumidores.

O resultado é a criação de novos conteúdos, serviços, produtos ou experiências personalizadas para um consumidor específico que lhes reconhece valor autêntico.

A título de exemplo, imagine que quer ir tirar umas boas férias e descansar um pouco, mas não sabe ainda para onde ir.

Com base na sua experiência passada e no histórico de compras e viagens, não faz sentido que uma empresa de viagens lhe sugira um roteiro completo, personalizado ao seu gosto único, com dicas, recomendações e sugestões que facilitem todo o processo de escolha e burocracias inerentes?

 

Estratégia de Marketing Personalizado

Sobre o marketing personalizado, não há segredos. Qualquer estratégia a implementar depende diretamente dos dados que tem à sua disposição, bem como da sua análise, a partir da qual se podem desenhar novas ações e planos de comunicação.

No entanto, o importante a reter em qualquer estratégia de marketing personalizado é o mesmo:

O objetivo é passar a comunicar com os seus consumidores de forma única e personalizada, como se de uma conversa cara a cara se tratasse, melhorando globalmente a sua experiência de contacto e compra de produtos ou serviços.

Começam a ficar longe os tempos em que a comunicação era feita exclusivamente em massa.

Como consumidores, apreciamos o facto de sermos tratados como seres-humanos que somos, mais do que um número numa lista de contactos sem fim.

Se tiver sempre isto em mente, o primeiro passo para uma estratégia de marketing personalizado está dado com sucesso.

A partir daí, deve focar-se na recolha e análise de informação, para que possa trabalhar com os dados de forma mais eficiente e daí retirar todas as vantagens.

 

Vantagens e desvantagens do Marketing Personalizado

Ao longo do artigo, temos vindo a mencionar algumas das vantagens mais claras acerca do marketing personalizado.

No entanto, apresentamo-las aqui, resumidamente:

 

Melhor experiência de consumidor

Ao serem impactadas pelo marketing personalizado, as pessoas vão sentir-se valorizadas.

A personalização dos contactos efetuados ou da sugestão de novos produtos e serviços, tendo em conta a sua singularidade, aumenta como um todo a sua experiência de compra.

Isto, por si só, já seria uma grande vantagem. Mas a valorização da pessoa aumenta também a sua confiança – afinal, conhecemo-nos bem, não é? – e isso contribui inevitavelmente para o fortalecimento da sua imagem de marca.

 

Menos informação desnecessária

Quando utiliza o marketing personalizado, faz chegar ao seu público as opções de compra de produtos ou serviços que eles realmente procuram.

Ou seja, reduz o tempo necessário de pesquisa e evita que os seus consumidores se sintam frustrados perante um número infinito de opções potencialmente disponíveis.

Quando vai a um restaurante, por exemplo, prefere receber um menu com 36 opções de escolha ou, digamos, um mais leve, com seis ou sete pratos?

Também isto é marketing personalizado, tendo em conta os gostos e hábitos dos consumidores.

 

Maior Fidelização

Se a experiência for positiva, o mais certo é os consumidores voltarem.

O marketing personalizado valoriza os consumidores de forma única, sugerindo e recomendando opções de acordo com as suas preferências e necessidades.

 

Mais conversões

Tudo isto, em conjunto, faz com que o marketing personalizado contribua para o aumento das conversões, na medida em que, como vimos, aumenta a experiência do consumidor, apresenta-lhe as melhores opções e fideliza-o, ao longo do tempo.

E isso pode ser feito com uma ação tão simples como um CTA personalizado, por exemplo, com estudos que demonstram um aumento de conversões na ordem dos 200%, quando comparado aos CTA mais genéricos.

 

Mas, como em tudo o resto, existem também alguns cuidados a ter.

Não são bem desvantagens do marketing personalizado, mas antes algumas condições prévias que devem ser implementadas, de modo a que tudo corra pelo melhor.

O marketing personalizado tem muitas formas de ganhar vida, mas vive e sobrevive, sobretudo, com base na recolha e na análise correta dos dados – sempre com o consentimento dos utilizadores.

Sem esta informação, não é possível que exista qualquer espécie de marketing personalizado.

O que pode existir, sim, é uma tentativa em adivinhar o que cada um dos seus clientes ou consumidores procura, arriscando-se a classificar todas as ações de comunicação enquanto inoportunas e sem valor.

No dia-a-dia das empresas, devem ser implementadas metodologias que possam alimentar a análise dos dados, o desenho de estratégias de marketing personalizado e a criação de novos conteúdos.

E, quanto a isso, pode contar com a Bluesoft. Basta entrar em contacto.


Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft

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