Já reparam que, a nível profissional, as pessoas ambiciosas, as pessoas motivadas, são geralmente incompreendidas?
Modo geral, não se entende nem se observa o vulgo “primeiro estranha-se depois entranha-se” mediante os que ousam ambicionar. O conceito “sem limites”, o sucesso per si, é acolhido com renitência por um diverso número de pessoas, ideia ironicamente imortalizada em We Hate It When Our Friends Become Successful pelo cantor Morrissey.
O sucesso pessoal alheio é objeto de relutância, dir-se-ia quase visceral, pela maioria.
O hábito, a prática em detrimento da aquisição de experiência, redonda neste sentimento comum, facilmente reconhecido por aqueles que levam a vida presos às suas rotinas.
Quando surge algo diferente, surge também o medo, aquele receio perante a inovação. As oportunidades surgem quando arriscamos, e só arriscamos quando pensamos “sem limites”.
Marketing Pessoal é uma disciplina, um conjunto de estratégias, aplicadas de forma coerente e premeditada, que farão com que confira um maior valor à sua imagem pessoal. Ou seja, é um marketing versado para que o encarem com uma imagem positiva e credível.
Resumindo, podemos afirmar que o Marketing Pessoal consiste em acrescentar valor à sua imagem.
Preservar uma imagem apresentável é imprescindível.
Ser capaz de liderar e inspirar os outros.
Descortinar respostas resulta no incremento da sua marca pessoal.
Compreender e definir os seus pontos fortes de forma a entregar valor a quem o rodeia é fundamental para seu Marketing Pessoal.
Antecipar problemas e prever soluções para os mesmos.
Dar-se a conhecer. Participar ativamente em eventos relacionados com a sua área de atividade.
Definir uma estratégia de Marketing Pessoal eficaz.
Marcar pela autenticidade.
Existem determinadas figuras que marcam pela sua personalidade e originalidade:
Steve Jobs (Apple) adotou uma indumentária minimalista e constante que o acompanhou até ao fim: jeans, camisolas pretas de gola alta e ténis da New Balance;
Mark Zuckerberg (Facebook) restringe o seu guarda roupa às t-shirts cinza;
Salvador Dalí (artista da escola surrealista que vendia a sua assinatura por 72 000 dólares/hora no século XX), cujo bigode inconfundível se tornou uma imagem de marca e que, avaliando pelas mais recentes notícias, se mantém intacto.
Poderíamos recordar outras figuras que souberam promover-se com mestria, ganhando reconhecimento público, contudo um fator é-lhes transversal: o Marketing Pessoal.
É preciso marcar pela diferença para atingir o sucesso. Falta-nos autoconfiança para que se reflita no nosso desempenho pessoal e profissional.
Da mesma forma que posicionamos produtos e serviços, conferindo-lhes visibilidade, necessitamos igualmente de posicionamento.
Na Bluesoft promovemos o Marketing Pessoal internamente, considerando-o imprescindível aos seus membros, pois induz confiança e gera valor tanto na própria empresa como nos seus parceiros e clientes.
Não se confunda Marketing Pessoal e autoconfiança com arrogância. A autoconfiança é algo pessoal, no entanto é necessário trabalhá-la para que esta se torne contagiante.
Uma postura arrogante também pode revelar-se contagiante pois é algo pessoal, mas não gera valor nem na equipa nem nos objetivos da empresa.
Em jeito de conclusão, Philip Kotler, considerado o "Pai do Marketing Moderno", afirmou que "The good news is that Marketing takes an hour to learn. The bad news is that it takes a lifetime to master".
Sofia Cary & Márcio Simões | Bluesoft