Meta Tags - O que o Google vê
12 mar 2020

Meta Tags - O que o Google vê

Este não é um artigo sobre a linha que os atletas passam no fim de uma prova. Também não é sobre nenhuma noção de transcendência. Este artigo é sobre Meta, sim, mas com a sua variante Tags. Meta Tags. Exatamente. Ou seja, sobre comandos em HTML que descrevem o conteúdo de uma página para os motores de pesquisa.

Se calhar parece que seria mais fácil falar sobre o Obikwelu ou sobre metafísica, mas não é verdade. Dê-nos cinco minutos (ou cerca de 3.500 caracteres) para lhe mostrarmos que isto das Meta Tags até é bem fácil de compreender.

 

O que são Meta Tags?

As Meta Tags apresentam uma espécie de resumo para os motores de pesquisa saberem sobre o que é o artigo. Lembra-se dos resumos das Edições Europa-América, que usava na escola para não perder cinco anos a ler Os Maias? Pois bem, Meta Tags são uma espécie de Edições Europa-América do Digital Marketing. Sem o Carlos e sem a Maria Eduarda. Mas com um Ramalhete.

Esse Ramalhete é o nosso conhecido SEO (Search Engine Optimization), que serve de aconchego às Meta Tags que pretende trabalhar.

 

As Meta Tags são importantes?

Boa pergunta, caro leitor. A resposta é: claro que são. As Meta Tags são importantes ferramentas de comunicação entre o webmaster e os sites de pesquisa. São elas que chamam o utilizador e são elas que o mantêm no seu site. Aconselhamos, até, a instalação de um Gerador de Meta Tags para ter o seu website com todos os campos nos sítios certos.

 

Os benefícios das Meta Tags

Se quer criar uma sólida estratégia de SEO, então precisa de apostar nas Meta Tags. Elas são importantes para o rankeamento do seu wesite, permitindo um bom fluxo de visitantes para e no seu site.

 

Tipos de Meta Tags

Há vários tipos. Neste artigo, vamos abordar a Meta Tag Title, a Meta Tag Keywords e a Meta Tag Description.

 

Meta Tag Title

A Meta Tag Title é essencial para a sua estratégia de SEO - tem um impacto direto nas classificações das pesquisas e, ao contrário de outras Meta Tags, esta é visível para o utilizador.

No entanto, para a usar, há que ter em conta o seguinte:

  • cada página deve ter o seu próprio título SEO;
  • usar entre 10 e 65 caracteres;
  • não forçar o uso de keywords;
  • evitar a repetição da keyword mais de uma vez no título;
  • colocar a keyword selecionada para página no início do título.

 

Meta Keywords

As Meta Keywords são palavras ou expressões que resumem o conteúdo de cada página. Devem estar separadas por vírgulas, sendo são bastante importantes para o Google, por exemplo, interpretar a relevância dos conteúdos publicados na web. São extremamente úteis para descobrir as keywords que os principais concorrentes empregaram para otimizar os seus conteúdos.

 

Meta Description

A Meta Description tem a responsabilidade de tornar uma página web clicável. É ela que, normalmente, define a descrição exibida nos resultados do Google. Descreva o seu conteúdo de modo a criar interesse no utilizador.

  • cada página do site deve ter a sua própria descrição SEO;
  • a meta description deve ser breve, conter as melhores keywords e incentivar ao clique;
  • a meta description precisa de ser exata e de facilitar a localização das informações que o usuário procura;

 

Meta Final

E é isto, chegámos à Meta (pedimos desculpa, tínhamos de fazer esta graça). Fácil, não foi? A ideia é sempre ajudá-lo a rentabilizar o seu site da melhor maneira. As Meta Tags apresentam-se como elementos essenciais nisto do Marketing Digital.

Uma estratégia de SEO tem, forçosamente, de contar Meta Tags. Os conteúdos inseridos nestes campos SEO mudam consoante os websites e têm as suas regras.


André Pereira | Bluesoft

partilhe