Este não é um artigo sobre a linha que os atletas passam no fim de uma prova. Também não é sobre nenhuma noção de transcendência. Este artigo é sobre Meta, sim, mas com a sua variante Tags. Meta Tags. Exatamente. Ou seja, sobre comandos em HTML que descrevem o conteúdo de uma página para os motores de pesquisa.
Se calhar parece que seria mais fácil falar sobre o Obikwelu ou sobre metafísica, mas não é verdade. Dê-nos cinco minutos (ou cerca de 3.500 caracteres) para lhe mostrarmos que isto das Meta Tags até é bem fácil de compreender.
As Meta Tags apresentam uma espécie de resumo para os motores de pesquisa saberem sobre o que é o artigo. Lembra-se dos resumos das Edições Europa-América, que usava na escola para não perder cinco anos a ler Os Maias? Pois bem, Meta Tags são uma espécie de Edições Europa-América do Digital Marketing. Sem o Carlos e sem a Maria Eduarda. Mas com um Ramalhete.
Esse Ramalhete é o nosso conhecido SEO (Search Engine Optimization), que serve de aconchego às Meta Tags que pretende trabalhar.
Boa pergunta, caro leitor. A resposta é: claro que são. As Meta Tags são importantes ferramentas de comunicação entre o webmaster e os sites de pesquisa. São elas que chamam o utilizador e são elas que o mantêm no seu site. Aconselhamos, até, a instalação de um Gerador de Meta Tags para ter o seu website com todos os campos nos sítios certos.
Se quer criar uma sólida estratégia de SEO, então precisa de apostar nas Meta Tags. Elas são importantes para o rankeamento do seu wesite, permitindo um bom fluxo de visitantes para e no seu site.
Há vários tipos. Neste artigo, vamos abordar a Meta Tag Title, a Meta Tag Keywords e a Meta Tag Description.
A Meta Tag Title é essencial para a sua estratégia de SEO - tem um impacto direto nas classificações das pesquisas e, ao contrário de outras Meta Tags, esta é visível para o utilizador.
No entanto, para a usar, há que ter em conta o seguinte:
As Meta Keywords são palavras ou expressões que resumem o conteúdo de cada página. Devem estar separadas por vírgulas, sendo são bastante importantes para o Google, por exemplo, interpretar a relevância dos conteúdos publicados na web. São extremamente úteis para descobrir as keywords que os principais concorrentes empregaram para otimizar os seus conteúdos.
A Meta Description tem a responsabilidade de tornar uma página web clicável. É ela que, normalmente, define a descrição exibida nos resultados do Google. Descreva o seu conteúdo de modo a criar interesse no utilizador.
E é isto, chegámos à Meta (pedimos desculpa, tínhamos de fazer esta graça). Fácil, não foi? A ideia é sempre ajudá-lo a rentabilizar o seu site da melhor maneira. As Meta Tags apresentam-se como elementos essenciais nisto do Marketing Digital.
Uma estratégia de SEO tem, forçosamente, de contar Meta Tags. Os conteúdos inseridos nestes campos SEO mudam consoante os websites e têm as suas regras.
André Pereira | Bluesoft