Marketing Digital o que é ?
20 fev 2019

Marketing Digital o que é ?

Muito se escreve e fala sobre Marketing Digital, não faltam receitas, estudos e tendências sobre o marketing que se quer online.

Fui programador grande parte da minha vida, desenvolvia código e não queria saber do “resto do mundo”, era obcecado pelo que fazia e adorava!

Nesses tempos, olhava com muita desconfiança o pessoal do marketing e comunicação, algo que ainda acontece, nos dias de hoje, com qualquer geek que se orgulhe do seu trabalho. O mesmo acontece com o marketer que, apesar de ser um comunicador nato, raramente consegue comunicar de forma fluida e construtiva com o geek, ou seja, quem desenvolve tecnologia raramente consegue falar com quem faz marketing, culpa de ambos, vivem em planetas diferentes, e não querem cá misturas!

 

Como nasce uma agência de Marketing Digital em Lisboa

A subida na carreira de um programador quase sempre acontece de forma mais ou menos forçada, dão-te o cargo de consultor, mas a tua linha de raciocínio é esta: “o que eu queria era programar, mas agora sou consultor e tenho que gerir uma equipa de programadores”. De repente, começas a ver os teus colegas programadores como geeks, esfregas os olhos várias vezes e passas a “dar o corpo às balas” pela equipa, ao mesmo tempo começas a falar com o pessoal da gestão e com o pessoal do marketing que agora até parecem pessoas mais normais, esfregas novamente os olhos porque a visão continua turva e, é aqui que se perde um bom programador e se ganha um mau gestor.

Nesse período controverso, apesar das excelentes condições financeiras que auferia, despeço-me para voltar a programar, saio de uma multinacional e vou trabalhar em parceria com um grande amigo, o Paulo Gomes, que por ironia do destino era especialista em marketing e comunicação empresarial. A ideia era juntar a tecnologia ao marketing e ver o que dava, e deu resultado.

Mais do que ganhar clientes e projetos, aprendi a falar e a comunicar com pessoas (tipo terapia da fala), aprendi a importância do marketing e da estratégia com o Paulo, trabalhei e aprendi com pessoas fantásticas, como o grande fotógrafo e amigo Nuno Antunes que me ensinou a olhar para as coisas de outra forma. 

A Isabel Falcão da Revelamos, é uma excelente Storyteller e produtora de conteúdos que me mostrou na prática o que era o Marketing de Conteúdo (designação que ainda não existia naquele tempo).

Fruto desta miscelânea de pessoas extraordinárias que conheci no meu percurso profissional, nasce uma marca dedicada ao marketing digital, constituída por pessoas das áreas da gestão, do marketing, da matemática, da criatividade, da programação e dos conteúdos. A Bluesoft.

 

O que é o Marketing Digital ?

Marketing Digital consiste num conjunto de ações executadas online, que tem como principais objetivos:

  • Criar uma identidade digital da marca;
  • Aumentar a credibilidade, visibilidade e rentabilidade da marca nos vários canais digitais (atrair negócio / leads / conversões);
  • Desenvolver e otimizar ativos digitais que facilitam as interações digitais da marca com os seus utilizadores (publico alvo);
  • Aumentar a reputação digital da marca e sua autoridade.

 

Dentro as suas principais ferramentas estratégicas está a estratégia digital, o SEO (Search Engine Optimization), o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

 

Os segredos de Marketing Digital da Bluesoft

Os clientes pedem resultados, todos querem mais credibilidade, mais visibilidade e mais rentabilidade no digital. Quando o nosso cliente se torna na sua área uma autoridade ou uma referência no digital, a sensação é de “dever cumprido”.

Marketing Digital - Tráfego Orgânico e Posicionamento

1º Segredo de marketing digital: A matemática e o conhecimento do negócio do cliente

Fórmula simplificada = Matemática + Tecnologia Otimizada + Conteúdos Otimizados

85% de toda a navegação da internet começa no Google, a porta de entrada na internet é o Google. 

Hoje em dia, o consumidor tem as mãos no smartphone, e não tem tempo. Não procura, pesquisa e escolhe o que lhe aparece no ecrã. 

Num mundo onde impera o excesso de informação e ruido, onde pagamos para não ter publicidade, como conseguiremos ter visibilidade e rentabilidade no digital?

Obrigatoriamente teremos de ser os primeiros da fila a aparecer, teremos que estar nas primeiras posições dos resultados de pesquisa, o mesmo que dizer, temos que estar na primeira página do Google, e de preferência em todos os resultados da primeira página.

Sendo assim, quais as pesquisas (ou keywords) que devo aparecer na 1ª página do Google?

Mais uma vez entra a linguagem universal em ação, a matemática, teremos de conhecer o que pesquisa o nosso publico alvo e definir um plano e uma estratégia digital. 

 

Por exemplo: 

  • Se tivermos uma clínica de “transplantes capilares” convém saber que em Portugal, todos os meses existe em média 1.600 pesquisas no google pela keyword “transplantes capilares”, o nosso cliente Master Group encontra-se nos 3 primeiros resultados da 1ª página por esta keyword;
  •  No entanto por “implantes capilares” existem todos os meses 1.500 pesquisas, onde mais uma vez o nosso cliente aparece nos 2 primeiros resultados, entre outras tantas keywords de negócio.

Marketing Digital | Keywords Research - Exemplo

Aqui a concorrência perde todos os meses milhares de pesquisas orgânicas.

 

2º Segredo de Marketing Digital: A tecnologia otimizada e o SEO

Quando ouvimos falar de Relojaria Suíça imaginamos máquinas perfeitas, onde a precisão a excelência e o rigor são a chave.

Nos últimos 11 anos temos sido obsessivos com a tecnologia que desenvolvemos, tecnologia otimizada para os motores de busca, tecnologia 100% “Google Friendly” focada no SEO (Search Engine Optimization).

A implementação de dados estruturados e a compatibilidade da pesquisa por voz é apenas uma das muitas boas práticas de otimização que implementamos nas nossas plataformas, desenvolvidas à medida para cada cliente.

A nossa tecnologia permite com facilidade a conquista de reputação e credibilidade orgânica fase à grande concorrência, as plataformas pré-feitas (wordpress, joombla, etc).

 

Por exemplo:

  • Se pesquisar no Google por “exportar para o canadá” o primeiro resultado da primeira página do Google é um artigo redigido com muito poucas palavras, que ganha no posicionamento, aos portais governamentais dedicados ao tema; 
  • O mesmo acontece com as principais keywords dedicadas ao negócio da publicidade, só com um único artigo no nosso blog sobre o tema, conquistamos a 1ª posição por “publicidade orgânica” ou por “publicidade paga”.

 

3º Segredo de Marketing Digital: Conteúdos otimizados ou Marketing conteúdo

Já não é segredo que o seu humano adora de uma boa história, o storytelling tem mais importância como nunca, trazendo para o mercado excelentes contadores de histórias.

Mas não basta só uma boa história, a mesma terá que ser consumida, e para isso tem que ser visível aos utilizadores para seu consumo (utilizadores que não têm tempo).

Os conteúdos têm de refletir o comportamento de pesquisa do publico alvo, cada página deverá ter um FOCO com as “meta tags” devidamente preenchidas, keywords, sinónimos, títulos e subtítulos, mas o mais importante, o conteúdo deverá ser realmente relevante, não só relevante para o utilizador mas também relevante para o motor de busca. 

Mais uma vez entra a matemática, e quando aplicamos a seguinte fórmula com tecnologia otimizada, milagres acontecem:

Marketing Digital | Copy SEO - Legibilidade Flesch-Kincaid

A título de exemplo da aplicação desta fórmula e de um conjunto de outras boas práticas, o nosso artigo sobre “dados estruturados” está na 1ª posição, ganhando ao nível do posicionamento orgânico à própria Google, Wikipédia e linkedin.

Não fazemos conteúdo só para manter os ativos digitais atualizados. Fazemos conteúdo para aumentar os resultados de faturação dos nossos clientes.

 

O Marketing Digital em Portugal

Concluímos facilmente que o somatório de todas as redes sociais e ativos digitais promocionais, representam somente um potencial de conversão de negócio na ordem dos 15%, infelizmente pela facilidade e quantidade de oferta (as tradicionais agências também querem vender digital) muitas marcas aplicam aqui a maior percentagem de investimento, que na maior parte dos casos, revela-se um mau investimento. 

A sigla mais importante do Marketing Digital é o ROI (Return of Investment) o retorno sobre o investimento.

 

Quando e 85% de toda a navegação começa no Google, o bom investimento deverá ser na estratégia e nas boas práticas tecnológicas aliadas ao SEO e à matemática. A sua marca tem que aparecer pelos serviços ou produtos que “vende, porque eu quero, e como tal pesquisei! 

Qualquer cliente Bluesoft encontra-se na primeira página de resultados do Google pelas principais keywords do seu negócio, todos os seus ativos digitais são minuciosamente desenvolvidos para gerarem resultados, com impacto significativo na faturação.

Na Bluesoft o segredo não está no planeamento estratégico, nem na maremática, nem no desenvolvimento à medida, nem nas ferramentas de marketing digital ou na estratégia de marketing de conteúdo. O nosso verdadeiro segredo está “dentro” das pessoas com quem trabalhamos, valorizamos o fator humano, pessoas que têm a motivação, a pro atividade e a coragem para tornar a marca do nosso cliente uma autoridades digital. Porque na Bluesoft geek(s) e marketer(s) andam de mãos dadas :)


Pedro Duarte | Bluesoft

partilhe

1