O ROI - Retorno sobre o investimento
19 ago 2021

O ROI - Retorno sobre o investimento

O ROI é uma das siglas mais utilizadas, no dia a dia das empresas.

Pode até nem saber bem o que é ou qual o significado exato de ROI mas, com toda a certeza, já terá ouvido falar nele. 

Comecemos por aí: pelo significado de ROI.

O ROI é uma sigla para a expressão “Return on Investment”, em inglês, cuja tradução para português é “Retorno sobre o Investimento” ou “Retorno de Investimento”.

Mas seja em português, inglês, ou que língua for, o ROI tem sempre o mesmo objetivo: responder à pergunta “depois do investimento que realizei, quais são os meus lucros?”.

Logo por aqui se entende a importância do ROI para qualquer negócio, certo?  

Não admira, por isso, que esta seja uma das palavras mais debatidas nas empresas.

É fundamental saber se está a ganhar ou a perder dinheiro, depois de cada investimento e à medida que o tempo passa. E, neste ponto, tocámos num aspeto essencial do ROI.

Repare que dissemos “cada investimento”.

Isto porque o ROI pode e deve ser utilizado para obter uma imagem geral acerca da saúde financeira da sua empresa, claro.

Mas é quando o utilizamos para a avaliação específica de uma determinada ação que começamos a compreender realmente o seu valor.

Como sabemos, o marketing digital coloca a correr, em paralelo, várias estratégias e ações com o objetivo de gerar resultados – dos mais variados tipos – para a sua empresa. 

Saber o ROI de cada uma destas operações ajuda-nos a perceber quais são as que estão a funcionar, quais as que precisam de ser otimizadas e quais as que talvez tenham de ser eliminadas por completo.

Ter à sua frente o ROI destas várias ações indica-lhe quais são as áreas do negócio quês estão mesmo a funcionar e quais as que podem ser melhoradas.

E isto, com uma conta simples.

Neste artigo, é nisso mesmo que nos vamos focar. Acompanhe-nos para ficar a saber tudo sobre o ROI aplicado ao marketing digital.

 

O que é o ROI?

O ROI – sigla para “Retorno sobre o Investimento” – é uma métrica financeira utilizada para calcular os lucros obtidos após cada investimento.

Com base nos números e nos resultados apresentados pelo ROI, torna-se mais fácil não só comparar os vários investimentos realizados nas várias ações definidas, como torna mais fácil a tomada de decisões necessárias, em relação às mesmas.

É por isso que o ROI deve ser calculado de forma contínua, ao longo do tempo, de modo a não perder o momento em que o mesmo começar a decrescer. 

Por outras palavras, deve ser calculado de modo a poder atuar de imediato. 

Isto acontece porque, na verdade, tudo tem um ROI.

Desde a formação dada a colaboradores, por exemplo, até às próprias campanhas de marketing ou estratégias de fidelização e venda direta.

Em digital, o mesmo é dizer que o ROI pode ser calculado para áreas tão diversas como a produção de conteúdos, as campanhas de Google AdWords ou as estratégias de redes sociais.

Até o ROI dos blogs, em paralelo com uma estratégia de SEO, pode e deve ser calculado.

Onde há um investimento, há a possibilidade de retorno em lucros.

Com o ROI, ficam claros quais são os investimentos que valem a pena, mas também quais são os que podem ser otimizados, de modo a melhorar os seus resultados como um todo.

 

Como o ROI determina o sucesso?

Num mundo tão amplo e cheio de opções como é o mundo digital, é comum instalar-se alguma confusão.

Mesmo para quem já esteja habituado a trabalhar marketing digital, todos os dias. 

Existem um sem número de áreas nas quais se podem aplicar várias estratégias, complementadas por outras tantas ferramentas que dão uma ajuda a chegar aos resultados pretendidos, em conjunto com a análise correta dos dados por parte de equipas especializadas.

É por isso que o ROI é fundamental para determinar o sucesso de cada uma das ações implementadas.

Através do cálculo do ROI, vai ficar a saber de onde vêm as maiores fontes de lucro da empresa.

Vai conhecer quais os pontos de contacto mais eficientes ou quais as campanhas que estão de acordo com os resultados inicialmente previstos. 

Mas é claro que, em última análise, o sucesso não pode depender apenas do ROI. 

Ao ROI devem ser adicionados ainda outros indicadores que nos permitam oferecer uma visão global da estratégia.

Por exemplo, imagine que acabou de criar e implementar uma estratégia de crescimento orgânico do seu website e blog, através da utilização de SEO.

O tempo é um indicador fundamental.

Sabemos que o ROI chegará, mas é preciso darmos algum tempo para que o mesmo se verifique. Do mesmo modo, no caso de uma campanha de crescimento de seguidores nas redes sociais: de que forma podemos calcular o ROI? 

Estes seguidores devem ser seguidores “qualificados”, com um genuíno interesse nos seus produtos ou serviços e, como tal, na sua aquisição. 

Mas em qualquer um dos casos, para saber o ROI, vai precisar de o calcular.

 

Como calcular o ROI?

O ROI pode ser utilizado para calcular o Retorno sobre o Investimento realizado sobre o negócio, por inteiro, ou então para a avaliação de uma ação específica ou apenas uma parte do negócio.

Imagine que a sua é uma pequena empresa, dedicada à venda de produtos regionais online.

Esta empresa tem um website, redes sociais, newsletters e até um blog. Para qualquer um destes, pode calcular o ROI; ou então pode calcular o ROI sobre todo o negócio.

Para calcular o ROI basta fazer uma conta simples – três, na verdade:

  1. Subtrair o custo à receita
  2. Dividir o resultado obtido no ponto 1, pelo custo (novamente)
  3. Multiplicar por 100

Vejamos a fórmula para calcular o ROI, ponto a ponto. 

Vamos utilizar o exemplo descrito em cima, de uma pequena empresa dedicada à venda de produtos online.

A gerente da empresa esteve a estudar o assunto e decidiu mudar da plataforma de e-commerce que utilizava para uma outra, com mais capacidade. 

Para isso, calculou que será preciso investir 2.500 euros – o custo.

Feita a mudança, algum tempo passou e as vendas continuaram.

A empresa regista hoje vendas na ordem dos 6.000 euros por mês. – a receita. 

A gerente começou a questionar-se acerca do ROI e fez as contas:

  1. 6000 – 2500 = 3500
  2. 3500 / 2500 = 1.4
  3. 1.4 x 100 = 140

ROI = 140 % 

Nada mau, certo? 

Neste caso, o ROI – Retorno sobre o investimento – é de 140%. Ou seja, por cada euro investido na nova plataforma, a empresa está a lucrar 1,40 euros.

É também importante que o ROI seja apresentado em percentagens, de modo a poder ser mais facilmente comparável, num momento de análise que inclua vários ROI.

É por isso que, no último ponto, multiplicamos o valor por 100.

É claro que os valores dos ROI de várias ações podem variar bastante, entre si. E embora tenhamos utilizado um exemplo no qual o ROI foi positivo, também é possível que um dia encontre um ROI negativo. Mas sem problemas, lembre-se que é também para isso que serve o cálculo do ROI.

Aliás, até pode ver isso como sendo boas notícias, na medida em que vai ficar a saber por onde começar a dar volta e a resolver o problema. E é para isso que cá estamos.

À procura de aumentar o ROI da sua empresa? Fale connosco. 


Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft

partilhe