Otimização de Sites
11 nov 2021

Otimização de Sites

A otimização de sites é uma dimensão fundamental do marketing digital. O consumidor do século XXI é hoje um consumidor muito mais informado e exigente. Logo, está mais atento à reputação digital das empresas, seja num primeiro momento de pesquisa de informação, seja num momento posterior de conversão.

Coloque-se no papel de consumidor. Para adquirir um produto ou saber mais sobre um determinado serviço, faz uma pesquisa no Google, certo?

Sabemos que mais de 80% das pesquisas começa por aqui e que uma grande maioria dos consumidores se sente satisfeito com as respostas que encontra logo nos primeiros resultados.

As empresas e as marcas que se encontram nas primeiras posições cumprem todos os requisitos: têm autoridade e reputação digital, apresentam resultados e oferecem uma experiência de utilizador fluída, além de informação relevante e segurança em todos os aspetos. 

Por outras palavras, utilizam técnicas de otimização de sites, nomeadamente de SEO ou Search Engine Optimization.

Se ainda se encontra a pensar sobre se deve ou não investir em otimização de sites, então lembre-se do seguinte: a sua concorrência já o está a fazer. Ou seja, otimizar é imprescindível para atingir os resultados que pretende.

Continue a ler para ficar a par do que é isto da otimização de sites, incluindo os fatores mais relevantes e algumas dicas sobre como começar.

 

O que é a otimização de sites?

A otimização de sites é o conjunto de técnicas utilizadas para garantir que o seu site é otimizado ao ponto de se destacar na primeira página dos motores de pesquisa. 

É um investimento a longo prazo que trabalha com a experiência do utilizador e, ao mesmo tempo, com os algoritmos do Google, para que a sua empresa se transforme numa autoridade digital.

Na verdade, a otimização de sites é um outro nome dado a Search Engine Optimization. Quando trabalha em conjunto com uma agência de SEO como a Bluesoft, os seus resultados traduzem-se em mais visitas ao seu site e, por isso, num potencial aumento de vendas.

O tráfego orgânico aumenta. Contudo, uma estratégia de comunicação digital robusta deve complementar o esforço realizado no orgânico com a criação de campanhas Google Ads, aumentando assim ainda mais o CTR e o tráfego gerado.

 

Qual a importância da otimização de sites?

Num dos muitos estudos de mercado realizados pela HubSpot, os resultados mostraram que a maioria dos utilizadores confia mais nas respostas do Google do que em indicações diretas por parte de familiares ou amigos. 

Nesse mesmo estudo, a importância da otimização de sites demonstra-se nas técnicas utilizadas e nos resultados obtidos: geram leads com mais qualidade e, por isso, aumentam a sua Taxa de Conversão.

Parece que tudo nos traz sempre de volta ao mesmo tema: a experiência do utilizador e o algoritmo do Google. Seja qual for a fase em que se encontra a sua transformação digital, é sempre nestes dois pontos que se deve concentrar, com o SEO a ligá-los num equilíbrio perfeito.

A otimização de sites é fruto do comportamento orgânico dos utilizadores, enquanto navegam na internet. Nos seus primórdios, bastava às empresas fornecerem informação sem grande consideração pela “forma” como era apresentada. Hoje, claro, nada podia estar mais longe da verdade.

Significa isso que as empresas de hoje não se podem dar ao luxo de adiar mais a otimização de sites. É necessário que invistam na sua reputação digital, criando conteúdo atualizado através de blogs, por exemplo, e oferecendo a melhor experiência de utilizador possível.

Aliás, um blog otimizado tem quase tanta importância para o SEO como um site trabalhado com o mesmo propósito. Afinal, o blog acaba por ser um espaço dinâmico, sempre pronto a acrescentar valor.

Até aqui, falámos de otimizações de sites de uma forma genérica. Está na hora de entrarmos nos detalhes.

 

Como fazer a otimização de sites?

A otimização de sites está diretamente associada às técnicas de SEO e, por isso, às áreas de SEO On Page e de SEO Off Page

Ao clicar em cada um dos links vai ficar a saber tudo sobre estas duas áreas essenciais à otimização de sites. Ao colocar estas técnicas em prática está já a dar os primeiros passos na otimização dos seus conteúdos.

 

Otimização de sites com SEO

O SEO é a principal técnica utilizada para uma estratégia de otimização de sites. O mesmo é dizer que para otimizar os seus conteúdos, bem como restantes aspetos técnicos, é necessário trabalhar os principais fatores que influenciam o SEO.

Neste caso, falamos da qualidade dos conteúdos produzidos, do tamanho pensado para os textos, dos títulos utilizados e se estão de acordo com as pesquisas feitas pelos utilizadores e ainda da correta utilização das keywords. 

A isto é preciso adicionarmos ainda outros fatores relevantes para a otimização de sites. São os casos da criação de URL’s de leitura fácil, o tempo de permanência nas páginas ou a velocidade com que as mesmas carregam e se apresentam aos utilizadores.

Com uma estratégia de SEO bem delineada, todos os pontos da otimização de sites se alinham e aumentam em eficácia. Geram tráfego e conversões, além de subirem o seu nível de reputação digital.

Para chegar a este nível de resultados, é indispensável o trabalho com dados. O investimento é a longo prazo e o processo pode ser mais complexo do que parece à primeira vista. Mesmo assim, a recompensa é mais do que satisfatória e os resultados mais do que compensam o investimento.

Então, por onde começar?

 

Principais dicas para otimizar sites

Há duas formas de abordar a otimização de sites. A primeira é a que lhe deixa mais tranquilo em relação ao resultado final. 

Trabalhar em conjunto com uma agência de SEO como a Bluesoft significa trabalhar com uma equipa de especialistas na matéria, com resultados demonstrados.

O SEO é um investimento a longo prazo que exige dedicação e tempo. Com os nossos serviços de otimização de sites vai continuar a dedicar o seu tempo à gestão diária da sua empresa, enquanto a nossa equipa se concentra na sua reputação digital.

Mas isto não é uma exigência. É apenas uma garantia de resultados. A segunda forma de otimizar um site é fazê-lo mesmo por si, utilizando ferramentas de otimização de sites disponíveis e dando atenção às seguintes dicas.

Auditoria SEO

Toda a otimização de sites começa com uma auditoria SEO. Este é o método a partir do qual analisa o estado atual do seu site e identifica os potenciais obstáculos ao crescimento orgânico. Na prática, é a partir daqui que fica a conhecer o caminho por onde seguir.

Para começar, utilize as ferramentas disponibilizadas pelo SEMrush ou o QuickSprout, entre as dezenas ou mesmo centenas de outras opções à sua disposição.


Conte com os utilizadores

Para ser capaz de atrair o seu público e gerar leads qualificadas, é necessário estudar e conhecer o seu comportamento antes de proceder à otimização de sites. Descubra os interesses do seu público e fale com eles na mesma língua. Ou seja, faça bom uso das keywords que os próprios utilizam ao fazerem pesquisas na internet.

Neste ponto, a Ubersuggest é uma das ferramentas para otimizar sites mais conhecidas.


Produza conteúdos úteis e informativos

De nada lhe vale saber o que o seu público procura, se depois os conteúdos produzidos não correspondem. A otimização de sites implica a produção de conteúdos relevantes, apresentados de forma a potenciar o tempo de permanência das páginas e a diminuir a Taxa de Rejeição. 


Utilize formatos eficazes e responsivos

No momento de apresentar informação, existem formatos mais eficazes do que outros. Por vezes, o formato de imagem é mais adequado, noutros será o vídeo. O blog é iuma ótima forma de acrescentar valor e contribuir para o crescimento orgânico, além de ser um formato que suporta tanto vídeos, como imagens.

Os conteúdos devem ser os mais dinâmicos possíveis e, ao mesmo tempo, responsivos. E acerca do fator responsivo, tenha também em conta as AMP – Accelerated Mobile Pages

Estes são os principais pontos aos quais deve prestar atenção durante a otimização de sites.

Mas há outros que não deve esquecer, tais como as estratégias de link building ou a realização constante de testes A/B, de modo a garantir que os resultados estão de acordo com as expetativas.

Há muito por onde pode pegar para dar início à otimização de sites. Mas sempre que tiver dúvidas ou se se começar a perder, pode sempre voltar à primeira forma: trabalhar com especialistas e falar com a Bluesoft.


Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft

partilhe