Outbound Marketing
06 jan 2022

Outbound Marketing

Todos os meios de comunicação, incluindo os mais inusitados, servem um propósito: criar interação entre marca e público-alvo.

Escolher os meios de comunicação mais acertados tem muito que se lhe diga, mas entender o que é o outbound marketing é meio caminho andado.

Na prática, tem tudo a ver com quem dá início a essa interação. No outbound marketing o primeiro passo é dado pela marca, interessada em divulgar os seus produtos ou serviços.

Do outro lado, encontramos o inbound marketing, onde a interação depende de uma procura ativa por parte dos consumidores.

Mas esperar que o público procure ativamente por uma empresa, pode não ser suficiente. Às vezes, é mesmo preciso anunciar a sua marca, os seus produtos ou os seus serviços. É preciso colocar-se em frente a milhares de potenciais clientes e dar início à conversa.

Esse é o principal papel do outbound marketing. Por entre as suas vantagens, há uma que se destaca: a abrangência.

Alguns exemplos incluem anúncios em televisão, jornais ou rádio, mas também anúncios em redes sociais ou de pesquisa.

É também aqui que encontramos algumas campanhas de email, a presença em eventos estratégicos e as mais variadas formas de patrocínios.

Seja online ou offline, o grande objetivo do outbound marketing é dar-lhe ampla visibilidade e colocar a sua empresa a falar para milhares ou mesmo milhões de pessoas.

 

O que é o outbound marketing?

Resumidamente, o outbound marketing é a área que amplifica a mensagem de uma empresa e a transmite ao maior número possível de pessoas.

Se pensar nos anúncios mais tradicionais torna-se mais fácil de compreender o que é o outbound marketing. Mas hoje isso está um pouco desatualizado.

Os anúncios da televisão passam também no Youtube. Os que ocupam páginas inteiras em jornais, ocupam espaços em banners online. Os que ouvimos na rádio, interrompem agora alguns dos nossos podcasts favoritos. 

É por isso que há quem defina o outbound marketing como marketing de interrupção. Ao consumirmos conteúdo, somos interrompidos por um anúncio a uma marca pela qual não estávamos necessariamente à procura. 

Contudo, a ideia é mesmo essa: aproveitar a visibilidade que nos oferece para ganharmos espaço na cabeça do consumidor. 

Sabemos que as presenças em vários meios não só significam marcas ativas, como aumentam a confiança das pessoas nessas mesmas marcas. 

Razão pela qual se utiliza o outbound marketing para colocar as maiores marcas a anunciarem em horários nobres da televisão, nos maiores outdoors das cidades ou em uniformes de jogadores das mais variadas áreas do desporto profissional, entre outros milhares de exemplos.

 

Como funciona o outbound marketing?

Há um conceito sem o qual o outbound marketing não funciona: o público-alvo.

Mesmo quando o objetivo é a amplificação da mensagem, os consumidores de um programa são diferentes dos consumidores de outro que são diferentes de outros ainda. Do mesmo modo, há quem se interesse mais pela moda do que pelo futebol ou até do campeonato de e-sports.

O outbound marketing precisa de uma estratégia de meios que tem em consideração o público-alvo.

Mas, para funcionar, precisa de comunicar não só nos espaços mais adequados, como também nos que são capazes de chegar a mais pessoas.

Em seguida, o outbound marketing conta com a criatividade para construir uma mensagem específica ao público-alvo, por um lado, mas ampla o suficiente para abarcar vários perfis diferentes. Depois, tem lugar o processo de venda, online ou offline.

Tem vários passoss e dependem de negócio para negócio, podendo ser utilizados tanto em inbound como em outbound marketing:

  • Nutrition;
  • Apresentação;
  • Negociação;
  • Venda;
  • Pós-venda.

Elaborar sobre cada um destes passos em detalhe, seria uma demanda tremenda para um artigo de blog. Contudo, se imaginar que está a ver um vídeo de Youtube e se depara com um anúncio que não estava à espera, mas que até é do seu interesse, o que faz em seguida? 

Essa é a essência do modo como o outbound marketing funciona.

 

Características do outbound marketing

Se a prioridade do outbound marketing é a divulgação dos seus produtos e serviços ao maior número de clientes possíveis, então a aposta é feita na abrangência da mensagem e, em última análise, na quantidade.

Na prática, é como utilizar um megafone no maior número de espaços possíveis, adequados ao seu público-alvo online e offline.

Por isso, uma das características do outbound marketing é também o maior investimento necessário para passar a mensagem.

E porque está a falar para mais pessoas, é também natural que outra das suas características seja um menor engajamento.

Mesmo assim, não é por acaso que existem um sem-número de especialistas na área: é porque os resultados existem e a maior característica do outbound marketing acaba por ser também a sua maior vantagem: o seu ROI – Return on Investment é muito mais rápido.

Isso é verdadeiro para todo o tipo de anúncios. Mas quando o investimento em outbound marketing decresce ou deixa de ser possível, os anúncios acabam e a marca deixa de aparecer. 

É por isso que uma estratégia de outbound marketing deve ser ponderada, tendo em conta a rapidez dos seus resultados e o seu curto-prazo. Já o inbound, onde se incluem as estratégias de SEO, passa por uma visão sustentável a longo prazo.

 

Outbound Marketing e SEO

À primeira vista, parece que outbound marketing e SEO não têm nada a ver um com o outro.

Mas lembre-se do exemplo que demos em cima, sobre estar a ver um canal de Youtube e ser interrompido por um anúncio que, por acaso, até lhe chamou a atenção e despertou interesse.

Em seguida, o mais certo é ir até ao motor de pesquisa do Google e fazer uma pesquisa, seja pela marca do anúncio, seja apenas pelo produto em si mesmo. 

Se por trás do outbound marketing não estiver uma estratégia de conteúdos – idealmente, uma estratégia de SEO – que dê suporte ao elevado investimento que realizou, então está a correr o risco de anunciar um produto que depois é vendido por outra marca que apostou no SEO e se encontrava nos primeiros lugares das SERP – Search Engine Results Page.

A conclusão é simples: evite investir apenas no outbound marketing e procure um complementar a estratégia com o inbound marketing.

 

Inbound vs outbound marketing

Chegados aqui, é agora muito mais simples explicar as principais diferenças entre o inbound e o outbound marketing.

Como vimos, os investimentos e os resultados variam: o outbound marketing precisa de um maior investimento, mas os resultados aparecem mais depressa. Por outro lado, no inbound, os resultados devem ser pensados a longo-prazo, mas o investimento necessário é bastante menor.

Uma vez que os conteúdos de outbound marketing são pensados para as massas, a interação acaba por ser menor do no inbound, pensados para um tipo de público muito específico e produzidos para responderem a perguntas dos consumidores, relevantes.

No inbound existe mais interação com o consumidor

A outra principal diferença está na possibilidade modificar a estratégia: no inbound isso pode ser feito rapidamente, se for necessário.

Mas no outbound marketing, depois da mensagem sair para fora, saiu para fora – no máximo pode cancelar a campanha, mas modificá-la será complicado. Mesmo assim, há vantagens do outbound marketing

 

Vantagens do outbound marketing

Como vimos, o ROI é uma das maiores vantagens do outbound marketing. Mas há outras:

Quando se trata do outbound marketing digital, os resultados são mais fácies de mensurar, assumindo que existe uma equipa especialista em analisar e trabalhar com dados. Isso não é difícil de encontrar. 

O outbound marketing é também um mercado que existe há muitos, muitos anos. Esse facto ajuda a justificar outra vantagem: existe alguma facilidade em montar uma equipa de profissionais experientes na área.

Por último, tendo em conta que está a falar para milhares de pessoas, o outbound marketing permite a validação de algumas estratégias ou premissas internas. Uma estratégia de outbound marketing verifica rapidamente as personas criadas ou a jornada de comprar pensada para os seus produtos ou serviços.

Mas, como vimos, existem também algumas desvantagens, nomeadamente quando a comunicação da sua empresa se concentra exclusivamente neste modelo.

Por isso mesmo, o nosso concelho é que exista um equilíbrio entre o outbound marketing e o inbound, principalmente em SEO. E, nisso, como sabe, somos especialistas.


Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft

partilhe