Page Authority ou Autoridade da Página
28 jan 2021

Page Authority ou Autoridade da Página

Lembra-se quando, há uns dias, escrevemos no nosso blog sobre page authority? Perdão, escrevemos acerca de domain authority. Descanse, esta confusão é normal.

Em última análise, isto acontece porque a page authority contribui bastante para o domain authority. E é medida, mais ou menos, da mesma forma.

Nesse artigo, alertámos para a importância da qualidade do conteúdo no seu domínio, como um todo. Só assim vai conseguir que outros sites remetam links para o seu, utilizando-o a si como uma referência e aumentando, por isso, a sua notoriedade.

E se o domain authority reforça a autoridade do seu domínio, a page authority faz o mesmo, mas para cada uma das páginas desse domínio.

Cada página terá características específicas. Com qualidades próprias que lhe conferem autoridade numa determinada matéria. 

Quando um site externo o utiliza como referência, remetendo para uma página específica do seu domínio, aumenta a page authority, por um lado, e o domain authority, por outro.

Continue a ler para ficar a saber tudo sobre page authority, incluindo a melhor forma de aumentar esta autoridade. Mas primeiro…

 

O que é a Page Authority?

A page authority, ou autoridade das páginas, é a sua importância dentro e fora do seu domínio. É medido de acordo com um sistema de pontuações, de 0 a 100. 

Este sistema foi desenvolvido pela Moz, que acabou de aumentar a sua autoridade, porque acabámos de remeter mais um link para o seu site.

As pontuações atribuídas a uma página, medem a probabilidade dessa mesma página aparecer nas SERPS – Search Engine Result Pages.

Quanto maior o valor atribuído, maior a probabilidade.

E, no seu conjunto, os vários valores de página associados, contribuem e muito para a sua pontuação geral de domain authority.

A page authority é calculada com base em dezenas de fatores diferentes. Mais de quarenta, no total. 

 

Como é classificada a Page Authority?

A page authority é classificada de acordo com um algoritmo que funciona através de machine learning. Ou seja, o próprio algoritmo vai aprendendo sozinho e alterando-se de forma automática com o tempo, à medida que vai analisando cada vez mais informação.

É por esta razão que a page authority (assim como o domain authority) deve ser entendido como uma métrica relativa de comparação e nunca como um valor absoluto ou objetivo único a seguir.

Em termos de qualidade de página, serve um pouco para termos noção da nossa posição perante a concorrência.

Quer saber qual a pontuação de uma das suas páginas?

 

Onde posso medir a page authority?

Uma vez que o sistema de classificação foi desenvolvido pela Moz, a melhor ferramenta para medir a sua autoridade será mesmo a ferramenta que os próprios criaram. 

Basta colocar aqui o link de uma página específica e esperar o resultado.

Experimente. Compare com outras páginas concorrentes.

E agora?

 

Como aumentar a Autoridade de Página?

Um bom primeiro passo para aumentar a sua page authority é a criação de uma rede de links internos e externos. 

Em quantidade e em qualidade.

Sabemos que a construção desta rede de links funciona como uma espécie de testamento à autoridade da sua página. 

Se os links externos vierem de outras páginas com uma autoridade já estabelecida, ainda melhor. 

Esta é uma das melhores formas de aumentarmos a nossa própria page authority.

No médio e longo prazo, a sua página passa a ser vista como uma página referência. O que vai fazer com que ainda mais sites externos a utilizem, reforçando a sua autoridade e, por isso, a subida de posição nas SERPS

No entanto, a quantidade de fatores associados à métrica de avaliação faz com que a page authority seja difícil de aumentar ou influenciar, com base em apenas uma medida, como o link building.

Se o conteúdo da sua página não for de qualidade e não estiver associado a outras estratégias de SEO…

Bem, não há milagres, verdade?

 

Importância da Page Authority para o SEO

Longe vão os tempos do keyword stuffing.

Hoje, o algoritmo do Google, por exemplo, é capaz de analisar as páginas de um website, bem como o seu conteúdo, tendo em conta o sentido das palavras e a sua relevância para o utilizador.

Se estiver à procura que outros sites remetam para uma das suas páginas, é certo e sabido que essa sua página deve oferecer conteúdo de qualidade

Deve ter mais do que palavras-chave.

Tem de fazer sentido e dar resposta ao problema em questão.

A própria estrutura do texto deve ser pensada para que o mesmo seja “escaneável” – de leitura rápida – para o utilizador. E deve ter em conta outras formas de otimizações técnicas que só uma estratégia de SEO é capaz de oferecer.

À medida que estes elementos vão sendo incorporados e trabalhados, a sua page authority vai aumentando.

Dentro de um domínio, cada página deve ter a sua própria relevância e autoridade. Até porque, para além da page authority, o que realmente importa é a geração de tráfego, os cliques e as conversões.

 

Page Authority vs Domain Authority

Como já deve ter percebido, é a “soma” das suas várias autoridades de página que acabam por influenciar o seu domain authority.

Portanto, se a page authority mede a autoridade de uma página específica, o domain authority acaba por medir a força do seu domínio, como um todo.

Quando se foca no aumento da sua page authority está então, naturalmente, a focar-se também no seu domain authority.

E quanto maior forem ambos os níveis de autoridade, melhor será o seu posicionamento nas páginas de resultados.

E quanto maior for esse posicionamento, maior será a tendência para que outros sites o vejam a si como uma referência e coloquem nos seus próprios textos links que reencaminham para o seu domínio, reforçando essa autoridade já estabelecida.

Entramos então num mundo ideal: um ciclo de crescimento e reforço quase automático do seu posicionamento e autoridade, com base em conteúdo de qualidade e ferramentas de SEO.

Claro que, dito assim, até parece fácil. Mas aumentar a sua reputação digital tem muito que se lhe diga. O melhor é mesmo falar com um especialista.


Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft

partilhe