O PageSpeed Insights é uma ferramenta digital desenvolvida pela Google que promete aumentar os seus resultados e conversões, a partir da velocidade com que o seu site carrega.
São vários os estudos que nos dizem que quanto mais rápido um site demora a carregar, menor será a sua taxa de rejeição.
Por exemplo, sabia que a probabilidade de um utilizador abandonar uma página que demore mais de cinco segundos a carregar ronda os 90%?
A Google desenvolveu o PageSpeed Insights para ajudar marcas e empresas a otimizarem a velocidade dos seus sites.
Quando os seus algoritmos analisam e posicionam um sem-número de sites nas suas páginas de resultados, a velocidade com que os mesmos ‘carregam’ tem um enorme peso no fator de avaliação.
Até porque mesmo quando toda a estrutura, conteúdos e design estão perfeitos, toda a sua estratégia digital pode ir por água abaixo no caso de a velocidade não estar ao nível esperado pelos utilizadores.
Neste artigo, é sobre isso que falamos. Sobre como pode aumentar os resultados da sua empresa, ao utilizar o PageSpeed Insights para aumentar a velocidade com que as páginas do seu site carregam.
O PageSpeed Insights é uma ferramenta online da Google que analisa a velocidade das páginas de um site, diagnostica os potenciais problemas e partilha algumas sugestões sobre como os solucionar.
Também conhecido pela sigla PSI, o PageSpeed Insights ajuda a priorizar quais os problemas a resolver, tendo em conta a origem dos acessos: dispositivo móvel ou desktop.
Além de gratuita, o PageSpeed Insights é também uma ferramenta muito intuitiva e fácil de utilizar.
Depois de analisar um URL, os resultados são-lhe apresentados num valor que varia entre o 0 – 100, divididos em três níveis:
Através do PageSpeed Insights, a Google recomenda que a avaliação se situe no nível “verde”. Mas é importante sublinharmos que um “encarnado” não significa exatamente “mau”. Significa apenas que existem mais problemas do que aqueles que encontra nos níveis superiores.
O valor apresentado pelo PageSpeed Insights é fruto de uma comparação entre as páginas de um determinado URL com a página de “boas práticas” criada pela própria Google e é atribuído com base no que ainda falta resolver para melhorar a performance.
Vejamos como funciona.
Para receber a avaliação do PageSpeed Insights, basta aceder à ferramenta e analisar um URL. Logo depois, tem acesso não apenas ao score da página – o tal valor entre o 0 – 100 – mas também a várias sugestões de otimização.
O PageSpeed Insights apresenta-as com as cores amarelo e encarnado. As sugestões a encarnado são consideradas prioritárias, uma vez que têm mais peso no tempo que as páginas demoram a carregar.
É também natural que cada caso seja um caso. No URL que utilizámos como exemplo para escrever este artigo, uma das sugestões do PageSpeed Insights era tão simples quanto redimensionar cerca de 15 imagens.
De acordo com a sugestão do PageSpeed Insights essa otimização reduz 3,8 segundos no tempo de espera do utilizador.
Contudo, nem todas as otimizações são assim tão simples. No mesmo exemplo de cima, o PageSpeed Insights sugere também “reduzir as operações do thread principal” e isso já requer uma equipa de programação.
Mesmo assim, de acordo com o PageSpeed Insights estaríamos aptos a ganhar mais três segundos.
Em cada uma das otimizações sugeridas, o PageSpeed Insights oferece também uma pequena explicação sobre o assunto e partilha alguns links que nos ajudam a compreender melhor o problema.
Ponto a ponto, a velocidade de carregamento das páginas vai aumentando, ajudando a posicionar a sua empresa nas primeiras posições das SERP – Search Engine Result Pages.
Acima de tudo, o PageSpeed Insights serve para analisar a velocidade com que as páginas de qualquer site carregam e se apresentam aos utilizadores.
Ao mesmo tempo, o PageSpeed Insights corre também um diagnóstico dos potenciais problemas, complementando-os com uma série de otimizações possíveis.
Uma centésima de segundo aqui ou ali pode parecer pouco, mas lembre-se que a velocidade é um fator extremamente importante para o utilizador.
Sempre que uma página demora a carregar, existe tempo suficiente para esse utilizador volte atrás e siga para outra empresa.
Como vimos logo ao início, esta taxa de rejeição pode chegar até aos 90%, no caso de uma página demorar mais do que cinco segundos a carregar. O PageSpeed Inisghts ajuda-nos a garantir que isso não acontece e que não estamos em desvantagem perante a concorrência.
As vantagens do PageSpeed Insights podem aplicar-se a todas as empresas e áreas de negócio. Contudo, estas vantagens tornam-se mais notórias em sites e lojas de e-commerce, onde as taxas de conversão estão diretamente associadas a esta métrica.
Em seguida, conheça as três vantagens principais do PageSpeed Insights:
O PageSpeed Insights Reduz a Taxa de Rejeição
Se a taxa de rejeição chega até aos 90% quando uma página demora cerca de cinco segundos a carregar, esse valor aproxima-se dos 40% quando o tempo desce para apenas três segundos.
Três segundos pode parecer rápido, mas veja bem: mesmo assim pode perder quase metade do tráfego! E de cada vez que um utilizador sai, é uma conversão que se perde.
O PageSpeed Insights Traz Mais Tráfego Orgânico
Sem tráfego, seja ele tráfego orgânico ou tráfego pago, não há mesmo conversões. Contudo, o tráfego orgânico acaba por ser mais valioso, na medida em que ocorre naturalmente e tem menos custos do que o tráfego pago.
A velocidade com que todas as páginas carregam tem um peso significativo para o SEO e o posicionamento das empresas nas páginas de resultados. Neste ponto, é importante ter também em conta as AMP – Accelerated Mobile Pages e o modo como otimizar um site para os dispositivos móveis.
O PageSpeed Insights Gera Mais Conversões
Existem estudos que nos dizem que um segundo de atraso no carregamento das páginas resultam na perda de 7% em conversões.
Ou seja, se uma empresa for capaz de vender 1000 Euros por dia na sua loja e-commerce, um segundo a mais significa perder a oportunidade de subir esse valor em 7%.
Parece pouco? No final do ano, significa que ter perdido a oportunidade de faturar mais cerca de 25.000 Euros.
As otimizações à velocidade com que as páginas do seu site carregam têm um efeito direto no posicionamento e na taxa de conversão dos seus produtos e serviços.
Os ajustes podem ser tão simples quanto a correta utilização de imagens ou tão complexos que justifiquem uma análise aprofundada da estrutura e programação do site.
Seja qual for o caso, pode contar connosco não só para acelerar o seu site mas, acima de tudo, os seus resultados.
Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft