Era um dia como todos os outros. O leitor navegava pela internet, a consumir todo o tipo de conteúdos – texto, imagens, som, vídeo – até que clicou num produto – só para ver. A partir daí começou a ser “perseguido” por anúncios e mais anúncios desse mesmo produto. Parece magia, mas tem um nome: remarketing.
Bem, na verdade: retargeting, mas lá chegaremos. Embora os dois termos sejam muitas vezes misturados, existem grandes diferenças. Contudo, o exemplo descrito em cima é um exemplo de remarketing com que todos nos identificamos.
O utilizador demonstra interesse num determinado produto ou serviço e agora há que o conduzir até à conversão. Isso é feito com uma maior exposição, tanto à marca como ao produto.
Isso, por sua vez, tende a funcionar melhor com um toque mais...personalizado.
O objetivo do remarketing é simples: aumentar o número de vendas.
Continue a ler para saber como.
Remarketing é o ato de voltarmos a comunicar com uma pessoa, partindo do pressuposto que existiu um ponto de contacto prévio, nomeadamente online.
É por isso que um dos meios mais utilizados para o remarketing é o email.
Na prática, funciona como um follow-up. Imagine que um utilizador visita o seu website ou a sua loja online.
A pessoa interessa-se por um produto e até o adiciona ao carrinho: demonstra um interesse claro. Contudo, não avançou para a compra.
Isso pode acontecer por uma série de motivos. Todos eles poderão ser discutidos, abordados e corrigidos, mas a curto-médio prazo.
No imediato, somos transportados para a mesma questão: faz sentido pensarmos em remarketing e enviarmos um email a esse utilizador, lembrando-o do assunto?
Este é um dos melhores exemplos de remarketing. Mas existem outros.
Imaginemos que o utilizador até realizou a compra. Talvez faça sentido o envio de um email a agradecer, mas também podemos aproveitar para sugerir outros produtos, certo?
Ou talvez possamos partilhar um artigo de blog sobre como melhor utilizar esse mesmo produto ou serviço que acabou de adquirir?
Por outras palavras, o remarketing mantém o contacto com utilizadores e potenciais consumidores que se enquadrem já na categoria de leads ou mesmo de clientes. Existe um interesse comprovado na marca e nos seus produtos ou serviços.
É por isso que o email é uma das formas de remarketing com mais sucesso.
Afinal, a partilha do seu email pessoal é um dos mais claros sinais de interesse que existe, por parte dos consumidores, ao mesmo tempo, é também um dos modelos mais personalizados que temos à nossa disposição.
Embora o email possa ser considerado um dos melhores canais de comunicação para o remarketing, esta área do marketing digital também faz uso de outros canais de comunicação.
Não é fora do comum vermos algumas ações de remarketing no Facebook ou outras redes sociais, por exemplo. Ou até em canais offline, como o velhinho telefone.
No entanto, para melhor perceber como funciona o remarketing, foquemo-nos no email.
Tal como já deve ser feito em ações de email marketing, tudo começa com a segmentação dos contactos. O mesmo acontece no remarketing, embora, neste caso, a segmentação tem por base o comportamento do utilizador no website.
Por exemplo:
Na prática: são listas de segmentação que definem comportamentos explícitos por parte do utilizador.
Isto é importante porque, a partir do momento em que conhecemos um determinado comportamento, podemos então adaptar os conteúdos disponíveis para um próximo contacto.
Numa campanha de remarketing, um email a enviar para um utilizador que visualizou um produto é bem diferente daquele que enviamos para um cliente que acabou de o adquirir, certo?
Estamos sempre em contacto com os nossos clientes, como estamos sempre a marcar presença com a nossa marca e a reservar um espaço da sua mente para o futuro.
Já a está a ver quais são as vantagens do remarketing?
Além das vantagens do remarketing referidas em cima, vale também a pena referir que as mesmas se justificam com dados. Por exemplo:
Mais de 50% das pessoas admitem gostar de um tratamento mais personalizado ou de se sentirem importantes;
Quase 60% dos consumidores apreciam o facto de serem notificados sempre que os produtos que visitaram num determinado site se encontram em promoção;
E cerca de 40% avaliam como positiva a experiência de serem relembrados do facto de terem “abandonado” o seu carrinho de compras.
Contudo, talvez a maior vantagem do remarketing resida no facto de complementar na perfeição os esforços realizados com o inbound marketing.
Em conjunto, o remarketing e o inbound marketing são como uma autêntica dupla dinâmica do marketing digital.
Isto porque uma das maiores vantagens do inbound marketing precisa mesmo de uma ajuda. Por um lado, é possível atrair um grande número de utilizadores; por outro, a sua assiduidade pode ficar um pouco aquém do desejado.
Com o remarketing, isso deixa de acontecer.
Lembre-se que o remarketing se foca em acelerar a decisão de compra – em converter – enquanto o inbound se concentra na atração de mais utilizadores. Agora, imagine-os a funcionar em conjunto.
Terminamos o artigo com uma distinção importante: retargeting vs remarketing.
Como dissemos logo no início do texto, estes dois termos são muitas vezes misturados. A culpa, se assim lhe podemos chamar, é da Google que chamou à sua ferramenta de retargeting – remarketing Google Ads.
No entanto, a verdade é que o retargeting é uma categoria do próprio remarketing.
A diferença? Na arte do retargeting, os anúncios são mostrados a pessoas com base no seu tráfego web; no remarketing, os esforços estão normalmente limitados ao email, como vimos.
Simplificando: enquanto o remarketing se concentra em comunicar com a mesma pessoa, uma e outra vez; o retargeting concentra-se em comunicar com o mesmo tipo de tráfego online uma e outra vez.
Gostava de começar a utilizar as técnicas de remarketing de modo a estar sempre em contacto com os seus consumidores? Ou talvez direcionar os seus anúncios Google Ads para as pessoas certas?
Seja qual for a sua resposta, antes de avançar para este tipo de técnicas, certo certo é que vai precisa de tráfego orgânico. Ou seja, convém que os utilizados conheçam os seus produtos e serviços.
Para isso, precisa de uma estratégia digital. Quando 85% de toda a navegação na internet começa com uma pesquisa online, é precisamente nesse ponto que uma agência de SEO como a Bluesoft entra em jogo. Fale connosco.
Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft