O significado de reputação digital é indiscutível.
Não tem segredos.
Diz exatamente ao que vem: a forma como o público vê e fala acerca dos seus produtos, dos seus serviços, da sua marca – da sua empresa – no universo digital.
Em suma é a opinião que todos temos de si, deste ou daquele.
Pode ser favorável. Pode ser desfavorável.
E o modo como nos apresentamos, falamos e nos comportamos, faz esta balança pender para um lado ou para o outro.
Este modo de estar tem um nome: online reputation management – gestão de reputação online. É através desta gestão que aumentamos ou diminuímos a nossa reputação digital.
A reputação digital é a ideia que o público tem de uma marca.
Repare que não escrevemos público “digital” ou apenas aquele que se encontra online. Estamos todos online. É inevitável.
E mesmo que não sejamos as pessoas mais digitalmente ativas, pense no seguinte: Antes de fazer uma conta, quantas reviews lê? Quantas críticas, positivas ou negativas? Em quantos sites?
Serve o exemplo para explicar também outro ponto.
Muitas pessoas tendem a limitar a reputação digital à gestão de redes sociais. E embora também seja um ponto de contacto importante, como pode ver aqui, é muito mais do que isso.
A reputação digital inclui também o seu próprio website (claro), o seu blog (se o tiver – e aconselhamos a que o tenha, mas fica para um outro post); inclui campanhas, publicações, inclui notícias, artigos, avaliações, opiniões e comentários – em todos os pontos de contacto.
Se há conteúdo digital assinado com o seu nome, ou acerca do seu nome, entramos no mundo da reputação digital e do online reputation management que monitoriza, avalia e desenha estratégias para que a sua reputação online aumente, o que irá elevar o seu estatuto de autoridade digital e os níveis de posicionamento orgânico.
É o resultado de um trabalho de qualidade que nunca acaba, mas que começa com o nome da sua empresa.
Podemos concordar que o nome e a reputação da sua empresa é uma questão importante, não é?
Por isso…
Com a proliferação das redes sociais e a possibilidade de todas as vozes poderem ser ouvidas, um dos elementos mais críticos para qualquer área de negócio é a sua reputação digital e o online reputation management.
Longe vão os tempos em que as empresas se dirigiam a um público passivo, sem poder de voz audível.
Hoje, seja qual for o tamanho da empresa, procuram-se interações constantes e regulares. Mais do que nunca, temos realmente uma oportunidade para falarmos com o nosso público – para conversarmos.
Fazemo-lo através das redes sociais, de blogs e de caixas de comentários, entre muitos outros canais de comunicação.
Considerar que uma empresa é capaz de sobreviver no contexto atual sem uma presença online positiva ou um posicionamento orgânico respeitável, é relegarmos para segundo plano o nosso próprio público e as suas opiniões. Ou seja, é condenarmo-nos ao fracasso.
Cuidar da sua reputação digital é inevitável.
E se ainda não se convenceu disso, passemos então às vantagens.
A primeira vantagem é o que se costuma chamar de uma ‘lapalissada’:
Nenhuma é perfeita, claro. Como ninguém é.
Mas as marcas que cuidam da sua reputação digital conseguem fidelizar o seu público, gerar fãs, embaixadores e terem filas de quarteirões inteiros de pessoas à espera para comprarem o seu produto.
É importante lembrarmo-nos que o público de hoje é mais crítico e mais interativo.
A reputação digital leva-o a criar verdadeiros defensores da sua marca. Pessoas que o vão defender no caso eventual de uma curva mal feita, seja por que motivo for.
Mas a reputação digital faz mais do que isso.
Quando cuidada, dá-nos uma autoridade digital incomparável.
Essa autoridade, para além de aumentar o nosso posicionamento orgânico, chama ainda mais a atenção – seja de clientes e público, em geral, como de potenciais parceiros de mercado.
O resultado? A sua empresa cresce.
Repare nestas três vantagens claríssimas acerca da reputação digital:
Nada mau, hein?
Portanto, vamos à resposta de um milhão de euros?
Em primeiro lugar, a reputação digital deve ser entendida em duas vertentes: posicionamento e interação. Por esta ordem.
Até porque, sem posicionamento, sem autoridade ou reputação, a interação será praticamente nula.
Este posicionamento atinge-se com o desenha e a aplicação de uma estratégia de marketing digital otimizada, que inclui a monitorização e a gestão de conteúdos direcionados ao seu público-alvo.
Quando os resultados positivos começam a chegar, diz-nos a experiência que vêm acompanhados pelo aumento da interação.
Esta interação deve ser feita através de uma humanização de marca, que por sua vez aumenta o sentimento de pertença do público, bem como a experiência de cliente.
Na Bluesoft, levamos a sua empresa do posicionamento à interação. A nossa especialização é mesmo a autoridade e a reputação digital.
Ainda não se convenceu? Então dê uma vista de olhos à prática: entre em contacto com uma agência de SEO e marketing digital como é a Bluesoft.
Tiago Simonette Teixeira | Bluesoft